Combústivel caseiro
- RODRIGOKASP
- membro
- Mensagens: 24
- Registrado em: Ter Set 30, 2008 11:15 am
-
- membro
- Mensagens: 977
- Registrado em: Dom Ago 03, 2008 12:31 am
- Localização: Osasco-SP
-
- membro
- Mensagens: 977
- Registrado em: Dom Ago 03, 2008 12:31 am
- Localização: Osasco-SP
[quote:30980c32ba="RODRIGOKASP"]oi, sou novo no aeromodelismo e humildemente gostaria de saber quanto boto de metanol e quanto boto de oleo de ricino para uma mistura de 1 litro.
agradeço a colaboraçao. abraços: Rodrigo[/quote:30980c32ba]
Enviei um e-mail com um programa chamado Fuel Mix(excel) para calculos de mistura de combustivel, é a coisa mais facil.Nos usamos em torno de 16 a 17% de oleo por litro ou seja para cada litro de combustivel 160ml de oleo e 840ml de alcool.Esta mistura uso a mais de 20 anos.O Oleo que compro aqui em Sampa é muito grosso se fizermos uma mistura com mais oleo o motor morre muito facil pois vai indo e acumula oleo na vela.
agradeço a colaboraçao. abraços: Rodrigo[/quote:30980c32ba]
Enviei um e-mail com um programa chamado Fuel Mix(excel) para calculos de mistura de combustivel, é a coisa mais facil.Nos usamos em torno de 16 a 17% de oleo por litro ou seja para cada litro de combustivel 160ml de oleo e 840ml de alcool.Esta mistura uso a mais de 20 anos.O Oleo que compro aqui em Sampa é muito grosso se fizermos uma mistura com mais oleo o motor morre muito facil pois vai indo e acumula oleo na vela.
Olá.
Acho que encontrei o tópico certo.
Encontrei um tópico num site sobre combustível caseiro, e o autor mencionava uma receita que utilizou por muitos anos no motor dele. Ele utilizava para cada litro do álcool, 16% de óleo 2T sintético, e 6% de óleo de ricino(óleo de mamona), o que perfazia um total de 22% de óleo para cada litro de álcool, ficando uma proporção de 5x1. Mencionava, que essa parte de óleo de ricino serviria para ajudar na lubrificação, pois uma parte deste não se queima diminuindo o atrito entre as partes e conseqüentemente diminuindo a temperatura. Ele utilizava do óleo CASTROL TTS 2T, porém não encontrei este aqui na cidade onde moro. Poderiam me informar qual a marca de óleo 2T sintético que poderia substituir o indicado??
Outra pergunta, e essa é mais cabulosa..... poderia substituir o nitro por éter ou acetona????
Acho que encontrei o tópico certo.
Encontrei um tópico num site sobre combustível caseiro, e o autor mencionava uma receita que utilizou por muitos anos no motor dele. Ele utilizava para cada litro do álcool, 16% de óleo 2T sintético, e 6% de óleo de ricino(óleo de mamona), o que perfazia um total de 22% de óleo para cada litro de álcool, ficando uma proporção de 5x1. Mencionava, que essa parte de óleo de ricino serviria para ajudar na lubrificação, pois uma parte deste não se queima diminuindo o atrito entre as partes e conseqüentemente diminuindo a temperatura. Ele utilizava do óleo CASTROL TTS 2T, porém não encontrei este aqui na cidade onde moro. Poderiam me informar qual a marca de óleo 2T sintético que poderia substituir o indicado??
Outra pergunta, e essa é mais cabulosa..... poderia substituir o nitro por éter ou acetona????
- paulodsouza
- membro
- Mensagens: 30
- Registrado em: Qua Fev 14, 2007 3:43 pm
- Localização: Juiz de Fora - Minas
Texto da net, traduzido pelo GOOGLE:
Misturando você próprio combustível Glow
Combustível Glow modelo é composta de diversas quantidades de metanol, Petróleo, Nitro-metano e outros aditivos. Para misturar o seu próprio combustível que será necessário encontrar uma fonte para os diversos ingredientes e, em seguida, obter alguns recipientes de armazenamento e de equipamentos de medição.
Eu medindo usar um pequeno recipiente utilizado na cozinha para medir as diversas quantidades e tenho um lote de recipientes de armazenamento de combustível que sobraram forma quando eu comprei combustíveis comerciais.
A base para a mistura de combustível é Glow;
80% metanol + 20% em volume de óleo
Isto vai correr bem na maior parte dos motores Glow, porém você pode querer acrescentar alguns outros compostos para animar-te um bocadinho.
Nitro-metano pode ser adicionado para melhorar a alimentação, um bom desporto é homogeneizar tipo;
Nitro 5%, 75% de metanol e 20% de óleo
Você pode continuar a aumentar o Nitro conteúdo de até cerca de 15%, reduzindo a quantidade de metanol que você usa. NÃO reduzir o teor de óleo, o velho provérbio está em dúvida se adicionar óleo.
Você também pode usar acetona, que irá assistir quando você tem um motor que irá executar justa não uniformemente. (Shell adicionar 3% em volume, de acetona para seu produto metanol Shell "A").
Existem vários tipos de óleo que pode utilizar, Castor Baseado (Castrol M, etc) ou sintéticos (Coolpower, etc). Há muito conjecturas sobre o que é melhor, no entanto, é sua decisão de definir qual dos lados da linha que vai em pé. Pessoalmente eu uso para Castor apenas um motivo, se você fizer acidentalmente encostar o seu motor fora de longe, mamona geralmente irá protegê-lo melhor do que óleos sintéticos.
Muito tem sido escrito sobre isto, no final, é uma decisão sua.
Eu coloquei uma planilha simples para permitir que você trabalhe com os montantes que você precisa. As instruções estão no interior e é protegido senha para que você não pode sobrescrever acidentalmente a fórmula's. A senha é nenhum grande segredo, é "combustível". Espero que seja de alguma ajuda ....
[i:58a23410fe][b:58a23410fe]Fonte: [url]http://www.willingtons.com/mymac/fuelmix.htm[/url][/b:58a23410fe][/i:58a23410fe]
Misturando você próprio combustível Glow
Combustível Glow modelo é composta de diversas quantidades de metanol, Petróleo, Nitro-metano e outros aditivos. Para misturar o seu próprio combustível que será necessário encontrar uma fonte para os diversos ingredientes e, em seguida, obter alguns recipientes de armazenamento e de equipamentos de medição.
Eu medindo usar um pequeno recipiente utilizado na cozinha para medir as diversas quantidades e tenho um lote de recipientes de armazenamento de combustível que sobraram forma quando eu comprei combustíveis comerciais.
A base para a mistura de combustível é Glow;
80% metanol + 20% em volume de óleo
Isto vai correr bem na maior parte dos motores Glow, porém você pode querer acrescentar alguns outros compostos para animar-te um bocadinho.
Nitro-metano pode ser adicionado para melhorar a alimentação, um bom desporto é homogeneizar tipo;
Nitro 5%, 75% de metanol e 20% de óleo
Você pode continuar a aumentar o Nitro conteúdo de até cerca de 15%, reduzindo a quantidade de metanol que você usa. NÃO reduzir o teor de óleo, o velho provérbio está em dúvida se adicionar óleo.
Você também pode usar acetona, que irá assistir quando você tem um motor que irá executar justa não uniformemente. (Shell adicionar 3% em volume, de acetona para seu produto metanol Shell "A").
Existem vários tipos de óleo que pode utilizar, Castor Baseado (Castrol M, etc) ou sintéticos (Coolpower, etc). Há muito conjecturas sobre o que é melhor, no entanto, é sua decisão de definir qual dos lados da linha que vai em pé. Pessoalmente eu uso para Castor apenas um motivo, se você fizer acidentalmente encostar o seu motor fora de longe, mamona geralmente irá protegê-lo melhor do que óleos sintéticos.
Muito tem sido escrito sobre isto, no final, é uma decisão sua.
Eu coloquei uma planilha simples para permitir que você trabalhe com os montantes que você precisa. As instruções estão no interior e é protegido senha para que você não pode sobrescrever acidentalmente a fórmula's. A senha é nenhum grande segredo, é "combustível". Espero que seja de alguma ajuda ....
[i:58a23410fe][b:58a23410fe]Fonte: [url]http://www.willingtons.com/mymac/fuelmix.htm[/url][/b:58a23410fe][/i:58a23410fe]
-
- membro
- Mensagens: 101
- Registrado em: Sáb Jul 07, 2007 12:46 am
- Localização: São José dos Campos, SP
Éter ou acetona não substitui o nitrometano.
O nitrometano não gera rendimento por alterar o índice de cetagem ou octanagem do combustível, mas sim por ter molécula de oxigênio em sua composição que permite queimar maior quantidade de combustível para o mesmo volume de mistura, permitindo assim que vc gere maior potência.
A acetona ou éter servem apenas para aumentar o poder de cetagem do combustível, permitindo que inicie e mantenha combustão a baixa temperatura mais facilmente.. eles são essenciais para motores glow convertidos a diesel.
Pena que devido as restrições do éter, não se acha para comprar.. por culpa do pessoal que manipula drogas, o governo controla o éter, pois é um produto utilizado por estes..
é sempre assim, os honestos pagam pelos desonestos.. só por isso que eu não tenho modelos diesel.
Abraços,
Matheus
O nitrometano não gera rendimento por alterar o índice de cetagem ou octanagem do combustível, mas sim por ter molécula de oxigênio em sua composição que permite queimar maior quantidade de combustível para o mesmo volume de mistura, permitindo assim que vc gere maior potência.
A acetona ou éter servem apenas para aumentar o poder de cetagem do combustível, permitindo que inicie e mantenha combustão a baixa temperatura mais facilmente.. eles são essenciais para motores glow convertidos a diesel.
Pena que devido as restrições do éter, não se acha para comprar.. por culpa do pessoal que manipula drogas, o governo controla o éter, pois é um produto utilizado por estes..
é sempre assim, os honestos pagam pelos desonestos.. só por isso que eu não tenho modelos diesel.
Abraços,
Matheus
Glow rules
- Ericfly
- membro
- Mensagens: 1490
- Registrado em: Sáb Set 20, 2003 8:56 pm
- Localização: Ottawa, ON Canada
[quote:530bd1a405="sayron"]O certo é 200ml de oleo pra cada litro de metanol ou 250ml de oleo pra cada litro de metanol?[/quote:530bd1a405]
Depende... (resposta de administrador).
Convém lembrar que o correto (pelo menos na minha explicação) é:
200 ou 250ml de óleo para cada litro de COMBUSTÍVEL, que já inclui o óleo.
É mais fácil usar a notação tradicional da receita: partes de metanol:partes de óleo.
A primeira opção (mistura 4:1) é boa para quase todos os motores, principalmente os fabricados nos últimos 5 anos.
Alguns até aguentam 5:1 (16% de óleo), mas tome cuidado... Veja a recomendação do fabricante.
Alguns motores, principalmente os motores com bucha de bronze (em vez de rolamentos) no girabrequim, e mais antigos, precisam mistura 250ml para cada litro de combustível (ou apenas "3:1" na receita!). Motores CB25, os antigos Sassi, e outros, funcionarão por mais tempo se usar mistura 3:1.
Ah, nunca amacie um CB25 com mistura rica demais. Estoura a biela, que não tem bronzina. Como eu descobri isto? Imagine... :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Depende... (resposta de administrador).
Convém lembrar que o correto (pelo menos na minha explicação) é:
200 ou 250ml de óleo para cada litro de COMBUSTÍVEL, que já inclui o óleo.
É mais fácil usar a notação tradicional da receita: partes de metanol:partes de óleo.
A primeira opção (mistura 4:1) é boa para quase todos os motores, principalmente os fabricados nos últimos 5 anos.
Alguns até aguentam 5:1 (16% de óleo), mas tome cuidado... Veja a recomendação do fabricante.
Alguns motores, principalmente os motores com bucha de bronze (em vez de rolamentos) no girabrequim, e mais antigos, precisam mistura 250ml para cada litro de combustível (ou apenas "3:1" na receita!). Motores CB25, os antigos Sassi, e outros, funcionarão por mais tempo se usar mistura 3:1.
Ah, nunca amacie um CB25 com mistura rica demais. Estoura a biela, que não tem bronzina. Como eu descobri isto? Imagine... :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Espécime híbrido de Homo Electricus, Homo Termicus e Homo Slopiens