Nova construção: RJ2-B (Novo cowl e novo motor)
- Rafael Ritter
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Nova construção: RJ2-B (Novo cowl e novo motor)
Pessoal, estou partindo para minha terceira construção e, como gosto de modelos exclusivos, nada mais natural do que fazer a segunda versão do RJ2-A que se mostrou um excelente esportivo.
Características do novo projeto (RJ2-B):
Estrutura: balsa x ciano acrilato
Chapeamento: balsa 1mm
Envergadura: 1,30m
Peso alvo: a definir
Trens retráteis: modelo a definir
Motorização: a definir
Grupos móveis:
Ailerons: 2 servos 9g
Profundores: 1 servo 9g
Leme: 1 servo 9g
Flaps: em estudo
Acabamento: técnica de pintura a definir
Nele, serão resolvidos os seguintes problemas encontrados no RJ2-A:
1. Trem de pouso do nariz muito frágil
2. CG muito próximo ao bordo de ataque
3. Área do leme um pouco pequena, causando trepidação em altas velocidades em dias com muito vento
Sei que pode não parecer muito interessante aos olhos de quem esperaria a construção de um novo modelo, mas o fato de já conhecer as características dele ameniza as dificuldades que certamente encontrarei por ser o meu primeiro aeromodelo de médio porte.
Início previsto: assim que a grana entrar :)
Características do novo projeto (RJ2-B):
Estrutura: balsa x ciano acrilato
Chapeamento: balsa 1mm
Envergadura: 1,30m
Peso alvo: a definir
Trens retráteis: modelo a definir
Motorização: a definir
Grupos móveis:
Ailerons: 2 servos 9g
Profundores: 1 servo 9g
Leme: 1 servo 9g
Flaps: em estudo
Acabamento: técnica de pintura a definir
Nele, serão resolvidos os seguintes problemas encontrados no RJ2-A:
1. Trem de pouso do nariz muito frágil
2. CG muito próximo ao bordo de ataque
3. Área do leme um pouco pequena, causando trepidação em altas velocidades em dias com muito vento
Sei que pode não parecer muito interessante aos olhos de quem esperaria a construção de um novo modelo, mas o fato de já conhecer as características dele ameniza as dificuldades que certamente encontrarei por ser o meu primeiro aeromodelo de médio porte.
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Poucos monoplanos são mais elegantes do que a maioria dos biplanos!
-->Cuidado: usuário viciado em pó de balsa<--
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- Rafael Ritter
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Respondendo ao pessoal.
Ítalo, ele é todo em balsa, não usa depron. O cowl foi feito com garrafa pet com auxílio de um molde de gesso.
Celso Jr, o post da construção deste está aqui:"
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=46825
Cyberware, o problema qdo se fala em acabamento é apenas um: peso. Neste caso, como se trata de um aeromodelo de 90cm de envergadura com trens retráteis, tive que economizar. Para ficar em 500g, utilizei varetas de balsa de 2 e 3mm. O peso extra de 2 servos + linkagens + retráteis + rodas + reforços em compensado aeronáutico em um aeromodelo deste tamanho pode fazer um estrago dos grandes se subestimado. De qualquer forma, se veres os requisitos deste novo projeto, verás que ele será chapeado em balsa 1mm. E a idéia de fazer um modelo maior é justamente para facilitar o trabalho de acabamento.
Ítalo, ele é todo em balsa, não usa depron. O cowl foi feito com garrafa pet com auxílio de um molde de gesso.
Celso Jr, o post da construção deste está aqui:"
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=46825
Cyberware, o problema qdo se fala em acabamento é apenas um: peso. Neste caso, como se trata de um aeromodelo de 90cm de envergadura com trens retráteis, tive que economizar. Para ficar em 500g, utilizei varetas de balsa de 2 e 3mm. O peso extra de 2 servos + linkagens + retráteis + rodas + reforços em compensado aeronáutico em um aeromodelo deste tamanho pode fazer um estrago dos grandes se subestimado. De qualquer forma, se veres os requisitos deste novo projeto, verás que ele será chapeado em balsa 1mm. E a idéia de fazer um modelo maior é justamente para facilitar o trabalho de acabamento.
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- Rafael Ritter
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Pois então Cyberware. O problema é que este aí também terá um conjunto de retráteis, e mais uma coisinha que estou estudando e que deverá estar no projeto também: fowler flaps. http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=48731
Desta forma, não sei se terei muita folga. Mas espero poder caprichar no acabamento.
Só nao entendi uma coisa. Olhei as fotos do tópico que passaste, mas não entendi muito bem o que é a técnica de stripping. Poderias explicar melhor?
Desta forma, não sei se terei muita folga. Mas espero poder caprichar no acabamento.
Só nao entendi uma coisa. Olhei as fotos do tópico que passaste, mas não entendi muito bem o que é a técnica de stripping. Poderias explicar melhor?
- Rafael Ritter
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Fiz o cálculo da carga alar e fiquei preocupado.
Area Alar = 1180 * (215 + 190) /2 * 0,0001
Area Alar = 23,895dm2
Fiz uma estimativa para 2 alvos de peso. 1000g (otimista) e 1200g (pessimista).
Carga Alar = 1000g / 23,895 = 41,849
Carga Alar = 1200g / 23,895 = 50,219
Mas acho que não chegarei a 1Kg. Fiz um cálculo simples fazendo uma projeção baseada no modelo atual e cheguei a uma previsão de 850g. Isso dá uma carga alar de 35.5g/dm2, o que é menos que o atual.
De qualquer forma, vou estudar a possibilidade de alongar um pouco a envergadura ou a corda, pois há ainda o peso dos flaps, inexistentes no modelo atual.
Area Alar = 1180 * (215 + 190) /2 * 0,0001
Area Alar = 23,895dm2
Fiz uma estimativa para 2 alvos de peso. 1000g (otimista) e 1200g (pessimista).
Carga Alar = 1000g / 23,895 = 41,849
Carga Alar = 1200g / 23,895 = 50,219
Mas acho que não chegarei a 1Kg. Fiz um cálculo simples fazendo uma projeção baseada no modelo atual e cheguei a uma previsão de 850g. Isso dá uma carga alar de 35.5g/dm2, o que é menos que o atual.
De qualquer forma, vou estudar a possibilidade de alongar um pouco a envergadura ou a corda, pois há ainda o peso dos flaps, inexistentes no modelo atual.