2008.11.16 - Pq. Villa-Lobos - II Copa Erkki Bohm

Aqui ficam os comentários e fotos dos eventos e encontros semanais, uma pequena memória do aeromodelismo elétrico nacional

Moderadores: Paulinho, Alvaro Sala, benites

Akamatsu
membro

2008.11.16 - Pq. Villa-Lobos - II Copa Erkki Bohm

Mensagempor Akamatsu » 16 Nov 2008 20:00

Bom depois de um tempão sem postar fotos aqui vai também para abrir o tópico.:-)
http://good-times.webshots.com/slideshow/568711544GGpPaX
Foi legal a prova, apesar de estar bem "desligado" neste dia. :-D.
"Toda unanimidade é burrice." Nelson Rodrigues.
Caveat Emptor ! Caveat Venditor! Cave Canem !
"... looping the loop and defying the ground ... "

Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Contato:

Mensagempor Alvaro Sala » 16 Nov 2008 22:45

Planilha:
Conforme o regulamento da prova, os vôos estavam sendo cronometrados até 60 segundos. Assim, os vôos de grande duração foram computados na planilha mas valeram apenas 60 pontos.
Anexos
Planilha.jpg
Planilha.jpg (37.65 KiB) Exibido 6672 vezes
Voo livre, a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana.

Eduardo Flaquer
membro

Villa

Mensagempor Eduardo Flaquer » 16 Nov 2008 22:59

Alvaro e todos os demais:

Parabéns pela maravilhosa prova de vôo livre!

Pô, como é difícil trimar um planador deste tamanho...

Obrigado pela ajuda: Alvaro, Omar, Ricardão, Peninha.

Até o Fernando, da AEROBRÁS (é, aquele mesmo que há mais de 40 anos "amaciava" os motores WB que eu tinha) apareceu por lá.

Isto serviu para acrescentarmos uma modalidade a mais em nosso aeromodelismo (meu e do Carlos).

Abraços a todos que lá estavam.

Eduardo

Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Contato:

Mensagempor Alvaro Sala » 16 Nov 2008 23:21

Eu tenho várias considerações a fazer.
Vou começar agradecendo à Casa Aerobrás que este ano se fez representar na pessoa do grande Fernando. Ele compareceu no Villa para nos trazer 5 kits de brinde (fora o Gavião para o lanterninha).

PS: Na prova do ano passado a Aerobrás cedeu os Troféus.
Anexos
Brindes.jpg
Brindes.jpg (39.28 KiB) Exibido 6659 vezes
Voo livre, a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana.

Eduardo Yamin
membro

Mensagempor Eduardo Yamin » 16 Nov 2008 23:24

Meus Parabéns:
- Casa Aerobrás pelos premios
- Álvaro pela organização e todo trabalho pré, durante e pós prova.
- Beto vencedor! o Chico dele voa MUITO mais que os outros.
- Carlos e Xará Flaquer e demais iniciantes que mostraram sede em aprender a nova modalidade, vencendo os obstáculos sem desanimar, vôo livre não é facil! mas garanto que agora estão fisgados!
- Prof. Omar que não estava competindo, mesmo assim foi para ajudar e prestigiar, afinal todo esse sucesso é "culpa" sua!
- Todos pela garra de fazer acontecer o vôo livre Paulista.

Qual será a próxima?

Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Contato:

Mensagempor Alvaro Sala » 16 Nov 2008 23:34

Sr. Yamin já viu a planilha e ficou feliz. Guardei seu troféu e seu brinde que eu escolhi na sua ausencia (presente de grego de novo).

Conforme combinado com o Fernando, o Gavião ficou com o lanterninha da prova.
Parece que o Peninha teve prolemas porque o pavio desloca o CG enquanto queima.
Anexos
Lanterna.jpg
Lanterna.jpg (38.31 KiB) Exibido 6656 vezes

Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Contato:

Mensagempor Alvaro Sala » 16 Nov 2008 23:48

Destaque especial para o Vitor Marcucci, de Campinas que compareceu com seu Chico e obrigou seu pai (Giacomo) a rebocá-lo.
Ficou em 5º lugar mas resolvemos dar a opção de ser o primeiro a escolher o brinde como uma espacial deferência pela iniciativa de viajar 100 Km para nos honrar com sua presença.
Anexos
Campinas.jpg
Campinas.jpg (37.57 KiB) Exibido 6653 vezes

Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Contato:

Mensagempor Alvaro Sala » 16 Nov 2008 23:53

O Vitor levou um "Vespinha". Eu, pessoalmente achei uma grande opção.

Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Contato:

Mensagempor Alvaro Sala » 17 Nov 2008 00:00

Ricardão recebendo o troféu de terceiro colocado.
Anexos
terceiro.jpg
terceiro.jpg (37.41 KiB) Exibido 6651 vezes

Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Contato:

Mensagempor Alvaro Sala » 17 Nov 2008 00:02

O segundo colocado eu posto as fotos amanhã.

alle
membro

Mensagempor alle » 17 Nov 2008 09:42

Mais afinal de contas teve ''vai perde'' por falta de fosforos ou não ?
Pena que não deu pra ir.
abraço

alle

Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Contato:

Mensagempor Alvaro Sala » 17 Nov 2008 12:24

Alle,
Eu perdi o meu Chico porque coloquei pavio mas esqueci de acender. O Edimicio Ferreira não colocou porque subestimou o próprio modelo, achou que nem ia voar muito bem e também perdeu. Já o Beto pegou uma térmica das graúdas voou 110 seg e determalizou o modelo.

[quote:7bbbc5f1e2="Rene Queiroz"]Parabens a todos!!!
O pouco tempo que permaneci na Prova me trouxe muitas recordações.
É muito gratificante ver um bando de malucos tentando fazer o melhor vôo com um modelo dificil de trimar como o véio CHICO.
Gente boa de reboque!
E um lembrete: Acendam o PAVIO! né mesmo Sala?
Parabens Mesmo!!!
Na proxima Prova vou estar com um Chico "Matador" prá atrapalhar um pouquinho!!!
Parabens!!![/quote:7bbbc5f1e2]

Rene,
Foi muito legal você ter aparecido e ajudado na direção da prova.Contamos com você na próxima.

Eduardo Yamin
membro

Mensagempor Eduardo Yamin » 17 Nov 2008 12:59

[quote:ec5aa2b092="Alvaro Sala"]Já o Beto pegou uma térmica das graúdas voou 110 seg e determalizou o modelo.[/quote:ec5aa2b092]

O Beto estava trimando o modelo com um elástico de DT cortado de tripa de mico e muito grosso, recomendei que ele mudasse para um bem mais fino, o do tipo ortodôntico que era garantia maior que o pavio queimasse o elástico. Eu que acendi o pavio e ainda dei a dica do lançamento pro "concorrente", imagina a apreensão.... se o modelo não determalizasse, eu estaria correndo até agora atrás do modelo...ou fugindo do Beto! :lol:
Instintivamente nos primeiros vôos estávamos usando o pavio longo, para 2min como nos P30, mas a impressão que dá é que esse pavio queimou beeeem mais lentamente do que devia. :wink: apesar da preocupação, foi um dos lindos vôos do dia, daqueles que você pensa: lindo! mas vai perdê! e agora? não vai determalizar nunca mais? será que acendi direito o barbante? e o modelo subindo subindo...acho que fud3u.. já tinha desistido de acreditar no DT quando o elástico rompeu... ufa!

Um honroso "vôo mais longo determalizado" do dia.

[b:ec5aa2b092]Sobre o Chico[/b:ec5aa2b092]
O pessoal se acostumou a criticar o modelo pelo pequeno tamanho, que é difícil de rebocar etc. Minha opinião é que o modelo é muito estável para o tamanho que tem, necessita sim de algum treino para adquirir sensibilidade mas com a prática pode tranquilamente servir de base de treino para outras categorias maiores de planadores de reboque, ele sobe muito bem e permite várias correções de trajetória durante a subida, mesmo com veto rajado, por isso não vejo necessidade de leme automático, nem uso de timers mais sofisticados.
Se voce consegue colocar na cabeça no momento certo ele dá um delicioso puxão pra cima indicando a térmica, ai basta folgar a linha para desengatar que ele começa a girar.

Lembrando que modelo com menor margem de estabilidade voa melhor em velocidades diferentes, permitindo alterar pressão na linha sem que o modelo tenha tendências indesejadas, um bom compromisso de M.E. indica (1º e 2º lugares pelo menos) um CG de aprox. 50% da corda. Além de voar com leme neutro, e com um bom tilt no estab. Mesmo assim, durante o reboque, o modelo tende à entrar pro lado do tilt, consegui (as vezes) neutralizar essa tendência me posicionando um pouco desalinhado com o vento e usando-o à meu favor.

Carlos Flaquer da Rocha
membro

Mensagempor Carlos Flaquer da Rocha » 17 Nov 2008 14:35

Gostaria muito de agradecer a todos que estavam lá. Em especial ao Álvaro, Peninha, Edu Yamin, Omar e Ricardão, caras que realmente gostam do fazem, e por isso fazem-no muito bem. O Álvaro fez tão bem que... deixa prá lá! Agradeço novamente pela ajuda e, mais que isso pelo engrandecimento pessoal que eles nos proporcionaram.

O Chico é um belo planador, mas um pouco difícil de trimar, creio que devido ao seu tamanho. Mas bem trimado, e bem rebocado, pode-se facilmente perdê-lo.

Abraços a todos!

betocastrucci
membro

Mensagempor betocastrucci » 17 Nov 2008 19:12

Antes de mais nada, queria agradecer ao Álvaro pela oportunidade que nos deu de participar de uma prova bem disputada, lindos troféus e ainda os kits da Aerobrás, meus meninos estão querendo montar o avião que veio junto com o troféu usando os alfinetinhos :D :D
E também a todos os participantes, pois todos ajudaram e foram ajudados, o dia foi maravilhoso, valeu a viagem até sampa. E ao Edu Yamin, que sem sua ajuda meus modelos nunca voariam :D :D :D :D :D :D e no caso do Chico, não teria voltado pra casa :D :D :D :D :D :D Vamos treinar rebocar planadores para voar em Enbalse com o Elios.
Não acho o Chico dificil de trimar, o meu trimei no quintal de casa e nunca mais precisei mudar nada, a não ser um chumbinho a mais ou a menos para alterar o CG dependendo das condições de vento e térmicas. E como frisou o Edu Y, serve muito bem como escola para reboque de modelos maiores, e também para mostrar que D/T não é luxo. Fazia tempos que não me sentia tão feliz quando vi o estabilizador do meu Chico se soltando e o modelo dando aquelas estoladas típicas da determalizada. :D 8)
Outra sensação muito boa, comparo à de um peixe na ponta da linha, foi quando senti no cabo de reboque a térmica dando a puxada no modelo, foi soltar o cabo e correr atrás do Chico, rezando pro pavio queimar a borracha.
Mas como é dificil rebocar um modelo, horas precisa correr muito, horas precisa parar e voltar-se para o modelo, um exercício e tanto, principalmente debaixo do solão que estava ontem. Mas me deixou com aquela sensação de vamos tentar de novo, só mais um voozinho... Acho que esse treco vicia :D :D

Omar Grassetti
membro

Mensagempor Omar Grassetti » 17 Nov 2008 20:20

Vicia mesmo.

Voar vôo livre é quase uma batalha. Porém é muito gratificante quando conseguimos domar um modelo e ver o resultado do esforço num belissimo vôo. O prazer de ver um modelo determalizando e indescritivel.

No vôo livre tudo é incerto e nunca sabemos se o modelo volta para casa ou some no Azul Maravilhoso num momento mágico. Viver é correr riscos. Não dá para viver sem isso!

Parabéns Beto, por mais essa vitória e parabéns a todos que participaram dessa belíssima prova!

Parabéns ao Alvaro e parabéns à Aerobrás!

Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Contato:

Mensagempor Alvaro Sala » 17 Nov 2008 20:51

Aqui o vice campeão recebendo o troféu das mãos do Omar.
Além do troféu ele ganhou um Kit do "Gafanhoto". Outro planador de reboque.

[quote:5d8625aaf1="Eduardo Yamin"]Escolhi o Gafanhoto porque é outro planador de reboque e eu estou mesmo precisando perder barriga.[/quote:5d8625aaf1]
Anexos
vice.jpg
vice.jpg (39.17 KiB) Exibido 6545 vezes

Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Contato:

Mensagempor Alvaro Sala » 17 Nov 2008 21:02

O Vencedor da prova e BI-CAMPEÃO.
Anexos
Campeao.jpg
Campeao.jpg (35.04 KiB) Exibido 6539 vezes

Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Contato:

Mensagempor Alvaro Sala » 17 Nov 2008 21:17

Os ganhadores do troféu "VAI PERDÊ!!!!"

Edimico Ferreira e Alvaro Sala voltaram pra casa sem Chico...
Anexos
Os Sabidinhos.jpg
Os Sabidinhos.jpg (36.41 KiB) Exibido 6532 vezes

Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Contato:

Mensagempor Alvaro Sala » 17 Nov 2008 21:45

Foto geral debaixo das árvores porque o sol estava de rachar.
Da esquerda para a direita.
Em pé: Peninha, Alvaro, Ricardão, Akamatsu, Vitor e Beto.
Sentado ou agachado: Ferreira, Danilo, William e Omar.
Anexos
Turma.jpg
Turma.jpg (39.41 KiB) Exibido 6522 vezes

Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Contato:

Mensagempor Alvaro Sala » 17 Nov 2008 22:11

Agradeço a todos que me parabenizam.
Parabenizo a todos que participam e colaboram.
Tive trabalho pra essa prova funcionar mas sou apenas um sentimental e juro que essa cena é recompensa suficiente pra mim.
Atire a primeira pedra aquele que não ficar emocionado com essa foto.
Anexos
Vitor.jpg
Vitor.jpg (36.87 KiB) Exibido 6515 vezes

edimicio ferreira
membro

Os ventos levaram meu chico

Mensagempor edimicio ferreira » 17 Nov 2008 22:14

Gostaria de dizer q estou muito feliz por fazer parte de um grupo de pessoas tão maravilhosas, como vocês, meus mais novos amigos e dizer também q aprendo mais a cada dia q passa, com o e-voo e com todos vocês.
Gostaria de deixar os meus parabens ao primeiro colocado e a todos os q participaram e parabens tambem ao Alvaro pela sua dedicação e empenho, sempre trabalhei em grupo e em um grupo temos q ter pessoas como o Alvaro.
Por fim gostaria de agradecer em especial o Alvaro, o professor Omar, o grande Ricardão e o Eduardo Yamim, gostaria de dizer q tenho vocês como o meu incentivo e aminha base deste grupo. obrigado mesmo e um grande abraço a todos vocês.

Eduardo Yamin
membro

Mensagempor Eduardo Yamin » 17 Jan 2009 23:58

[quote:5965f675b0]Aqui o vice campeão recebendo o troféu das mãos do Omar.
Além do troféu ele ganhou um Kit do "Gafanhoto". Outro planador de reboque. [/quote:5965f675b0]

Estou terminando de montar meu[url=http://eduardoyamin.blogspot.com/2009/01/planador-gafanhoto.html] Gafanhoto.[/url]
Missão cumprida.
Abs,
EY

Voltar para “Voamos”