Espuma poliuretano em aeromodelos

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
A_Almeida
membro
Mensagens: 637
Registrado em: Ter Nov 04, 2008 11:19 am
Localização: Dearborn - MI

Espuma poliuretano em aeromodelos

Mensagem por A_Almeida »

Vantagens da espuma de poliuretano:
Resiste a qualquer solvente, massa plastica e aceita laminacao sobre a superficie usando-se a resina poliester, que custa cerca de 1/4 a 1/3 do valor da resina epoxi alem de leve , facil de lixar e resistente.
No momento estou construindo meu primeiro modelo, um cessna skylane em isopor, mas na hora de dar um acabamento mais esmerado esbarrei em muitas dificuldades devido a incompatibilidade desse material com qualquer massa plastica, primer ou qualquer material a base de solventes, com a alta do dolar a resina epoxi esta carerrima, por isso estou planejando meu proximo modelo em espuma PU.
Seria mais ou menos assim, modelamento da fuselagem e asa como em isopor, depois colaria uma camada de tecido de fibra de vidro e em seguida a laminacao com resina poliester (muito barata), depois um acabamento final com massa plastica e lixa d`agua e finalmente pintura com tinta automotiva e polimento.
Alguem jah se aventurou numa construcao assim? Se sim gostaria de trocar experiencias.
Nao sei onde ouvi isso, mas parece que um inconveniente da espuma PU seria o corte a quente, parece que ela exala um gas venenoso, nao sei se isso eh verdade.
Avatar do usuário
fritiz
membro
Mensagens: 230
Registrado em: Qui Jan 24, 2008 11:28 pm
Localização: gramado-rs

Mensagem por fritiz »

ja pensei em usar mas ainda nao me encorajei
mas acho que teria que fazer um molde do aero e depois injetar a espuma sei la
mas acho que ficaria muito bom e resistente alem de leve
Avatar do usuário
A_Almeida
membro
Mensagens: 637
Registrado em: Ter Nov 04, 2008 11:19 am
Localização: Dearborn - MI

Mensagem por A_Almeida »

[quote:7b23321090="fritiz"]ja pensei em usar mas ainda nao me encorajei
mas acho que teria que fazer um molde do aero e depois injetar a espuma sei la
mas acho que ficaria muito bom e resistente alem de leve[/quote:7b23321090]

Na verdade o metodo ao qual eu me refiro eh comprar blocos solidos de espuma de PU e esculpi-los como se faz com isopor para depois laminar em cima dele, dah um trabalhao, eu ja fiz maquetes de carros usando esse metodo, mas nunca vi num aeromodelo ainda, acho que a densidade eh baixa e com capricho da pra deixar um acabamento espelhado como de um carro, seria ideal para fazer um modelo em escala de um cirrus, motoplanadores, extra 300 ou jatinhos, ou seja, avioes que no modelo real ja tem a fuzelagem liza, nao ficaria bem, por exemplo num warbird que no geral tem que ser rustico. Outra possibilidade e fazer um modelo apenas para laminar um molde sobre ele, para depois a partir do molde tirar o modelo, neste ultimo caso compensaria se o planejado fosse produzir varias unidades.
Avatar do usuário
fritiz
membro
Mensagens: 230
Registrado em: Qui Jan 24, 2008 11:28 pm
Localização: gramado-rs

Mensagem por fritiz »

imaginei que voce estava falando daquela em spray mas sua ideia e boa acho que ficaria otimo
Avatar do usuário
A_Almeida
membro
Mensagens: 637
Registrado em: Ter Nov 04, 2008 11:19 am
Localização: Dearborn - MI

Mensagem por A_Almeida »

http://www.polirigido.com/images/poliuretano/placas_img_1%5B1%5D.jpg

Essa eh a materia prima ao qual me refiro, eh o mesmo metodo usado por exemplo para fazer pranchas de surf.
Avatar do usuário
charles_pereira
membro
Mensagens: 1443
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 11:58 pm
Localização: Brasília
Contato:

Mensagem por charles_pereira »

Parece interessante!

Você já fez algum comparativo de preço e densidade com o P3?
Avatar do usuário
Cyberware
membro
Mensagens: 1728
Registrado em: Sáb Dez 25, 2004 6:24 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Cyberware »

Já fui em uma fábrica de pranchas e o cara me deu um pedaço desse material. É muuuito leve e muuuuuito resistente, mas não da pra cortar no fio quente.

Como não consegui um pedaço para fazer uma fuselagem se quer, deixei pra lá. Pra asa acho inviável por não cortar com fio quente.
Avatar do usuário
Gilberto
membro
Mensagens: 3062
Registrado em: Qui Abr 24, 2008 12:38 am
Localização: São Paulo, SP - 68 anos
Contato:

Mensagem por Gilberto »

O negócio é pegar umas dicas com o fabricante de pranchas, será que uma asa é mais difícil do que uma prancha de surf?
Avatar do usuário
Andressa Gasparelli
membro
Mensagens: 164
Registrado em: Dom Set 14, 2008 1:31 pm

Mensagem por Andressa Gasparelli »

Acho extremamente viável e, quanto as asas, basta comprar chapa, cortá-las mesmo com estilete em pedaços de +/- 20 X 20, afinar e montar com perfis e depois laminar.

100% ótima a idéia. Eu mesma já tinha me interessado, só não sabia onde, nem quem contactar para comprar o material, mas agora vejo que já dei mais um passo.

A propósito eu uso um bloco desse esculpido para bateria e RX no meu Cessna. É levíssimo.
Acho que sou a primeira 'travesti' Aeromodelista do Rio de Janeiro, ou até, do Brasil! :) Abusaaaada!
Avatar do usuário
antonio lasaitis
membro
Mensagens: 271
Registrado em: Sáb Dez 01, 2007 11:47 pm
Localização: peruibe sp

Mensagem por antonio lasaitis »

oi galera eu trabalho como shaper de pranchas de surf e acredito que fuselagens devem ficar legais, mas as asas ja complicam um pouco. ja para modelar o poliuretano tem de ser nas base da lixa mesmo e o acabamento fica bem melhor que o do isopor .

uma asa laminada e polida vai dar quase o mesmo trabalho de uma prancha
Responder