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Como funciona speed control do brushless?

Enviado: Dom Ago 21, 2005 7:55 pm
por Eduardo Nishi
Funcionamento, esquemas e sites?

Enviado: Dom Ago 21, 2005 8:09 pm
por neto_guima
basicamente, ele faz o papel das escovas do motor brushed, ou seja, ligando um polo, desligando o outr, ligando de novo.....

uma das vantagens do motor bruslhess, eh que não ah desgaste das escovas.

Enviado: Dom Ago 21, 2005 8:45 pm
por Eduardo Nishi
neto_guima escreveu:basicamente, ele faz o papel das escovas do motor brushed, ou seja, ligando um polo, desligando o outr, ligando de novo.....

uma das vantagens do motor bruslhess, eh que não ah desgaste das escovas.
´gostaria de mais detalhes como o circuito e a importancia do circuito integrado HALL.

Enviado: Dom Mar 18, 2007 11:00 am
por jdomes
[quote:9c00491a05="Eduardo Nishi"][quote:9c00491a05="neto_guima"]basicamente, ele faz o papel das escovas do motor brushed, ou seja, ligando um polo, desligando o outr, ligando de novo.....

uma das vantagens do motor bruslhess, eh que não ah desgaste das escovas.[/quote:9c00491a05]´gostaria de mais detalhes como o circuito e a importancia do circuito integrado HALL.[/quote:9c00491a05]


Na verdade fisicamente um motor brushless é semelhante a um ventilador de teto, ou seja, o bobinado é fixo e o rotor com ímas é móvel ao contrário de motores comuns inclusive de eletrodomésticos, portanto não há escovas e a fiação é diretamente ligado ao bobinado, mas ele possue três terminais para ligação, semelhante a um motor de rede elétrica (bomba de poço, máquinas, etc.) é ligado a uma fonte de tensão alternada ou pulsante, ou seja, fica sempre trocando de polaridade, um fio é positivo e outro é negativo e vice-versa de modo a produzir um campo magnético girante internamente no motor e consequentemente o rotor (eixo) gira. E para fornecer esta tensão alternada a partir de baterias onde fornece tensão contínua, daí entra um speed control específico que além de fazer a função de speed convencional que é de controlar a velocidade faz também a conversão de tensão contínua para alternada, portanto funciona em par casado com o motor. Neste link mostra uma animação de como funciona: http://www.servomag.com/flash/4-pole/smi-motor007.htm

Não conheco a construção e funcionamento detalhado do circuito em sí, citando seus componentes, mas existem diversos posts e circuitos alternativos mostrando o funcionamento

Enviado: Dom Mar 18, 2007 12:20 pm
por alexcmag
A função do ESC brushless é gerar corrente trifásica para o motor a partir da corrente contínua da bateria.

Na indústria isto é chamado de inversor trifásico.

Nos modelos é chamado de ESC brushless.

Os sensores hall são usados para saber a posição do motor e trocar de fase no momento certo, obtendo assim o máximo de performance. Em coolers de PC, drives de CD e outras aplicações é fácil colocar 3 sensores hall junto ao motor, e portanto estes controladores são com sensores.

Em aeromodelos, carros e motos elétricas geralmente fica complicado mecanicamente colocar sensores junto ao motor, para resolver o problema usa-se a tensão gerada pelo movimento do ímã na(s) bobina(s) que não estão sendo alimentadas pode ser medida com a mesma finalidade. Neste caso os ESCs são chamados sensorless (sem sensores).

Tem mais detalhes neste tópico: http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?p=77591

Enviado: Dom Mar 18, 2007 12:21 pm
por Julio Cesar
[quote:fceb5d59b4="Eduardo Nishi"]...gostaria de mais detalhes como o circuito e a importancia do circuito integrado HALL.[/quote:fceb5d59b4]

Nosso escs são sensorless, portanto não usam sensores de efeito Hall. Nos CDroms estes sensores servem para indicar ao controlador qual a posição do rotor (Bell). Nos escs, ele recebe esta informação induzida pelo pólo que não está alimentado naquele momento.

Enviado: Dom Mar 18, 2007 12:23 pm
por Julio Cesar
Alex, não vi sua resposta e acabei duplicando a informação.