Escala da balanca indoor

Nos aeromodelos de vôo livre reside a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana. Elétricos, à elástico ou catapultados, este é o lugar!
Avatar do usuário
Omar Grassetti
membro
Mensagens: 1994
Registrado em: Qui Mai 06, 2004 10:58 am
Localização: sp

Escala da balanca indoor

Mensagem por Omar Grassetti »

A questão levantada pelo Sergio e o Gustavo sobre a escala exponencial da balancinha indoor acabou por gerar um método prático de se fazer a divisão da escala e de como se obter uma grama sem muito drama.

1-Uma folha de sulfite 75g. pesa 5 gramas.( pelo menos a minha folha pesou)
2-Dividindo-se a folha por 5 teremos uma grama.
3-cortando-se a tira de uma grama em 20 tiras iguais, teremos 20 tiras pesando 0,05g cada uma.
4-as tiras vão sendo colocadas uma a uma progressivamente na balança e a cada tira acrescentada teremos uma subdivisão de 0,05g. Basta ir marcando essas subdivisões e no final teremos a escala completa e com mais precisão do que se tivessemos simplesmente dividido a escala em partes iguais.

Embora a difença seja irrelevante, vale a pena, pois esse método é também mais prático para se obter a divisão.

Conclusão: acabou ficando mais precisa e mais fácil de fazer.

Valeu, Sergio e Gustavo.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Para quem não tem uma balança capaz de pesar uma folha para fazer gabarito, recomendo fazer o que já sugeriram no outro tópico: pesar um pacote de 100 ou 500 na padaria, dividir pelo número de folhas para saber quanto pesa a folha e dividir pelo comprimento da folha para saber quanto pesa cada milímetro linear.

Aí usar quantos milímetros forem necessários para completar as divisões da balancinha, este método dá uma boa calibração e todo mundo tem um monte de papel, uma régua escolar e uma padaria próxima...

A gramatura mais comum de papel é 75g/m².

A folha A4 tem 1/16 de metro quadrado, portanto se for de 75g/m² pesará 4,688g.

A folha carta (8,5pol*11pol) é um pouco mais larga, um pouco mais curta e tem área um pouco menor, tem 0,06032m² portanto uma folha deveria pesar 4,524g.

A folha legal (8,5pol*14pol) é um pouco maior, tem 0,7677m² e portanto uma folha deveria pesar 5,758g.

Aliás, quem for pesar na padaria poderia passar o valor aferido e, se possível, a marca do papel. Seria interessante apurar o quanto a gramatura é precisa, de repente nas próximas vezes nem precisa pesar nada, só recortar um pedaço de papel para calibrar.
Editado pela última vez por alexcmag em Ter Ago 23, 2005 12:04 pm, em um total de 1 vez.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
gustabmo
membro
Mensagens: 4337
Registrado em: Seg Mai 03, 2004 9:58 pm
Localização: Sao Paulo - SP
Contato:

Mensagem por gustabmo »

Pesarei na minha balanca de padaria que tenho em casa...

Vou pesar um bloco, depois pesar folhas individuais pra ver se tem diferenca, e se tiver animado ainda peso uns pedacos variados de folhas variadas.
Gustavo - São Paulo/SP
Avatar do usuário
gustabmo
membro
Mensagens: 4337
Registrado em: Seg Mai 03, 2004 9:58 pm
Localização: Sao Paulo - SP
Contato:

Mensagem por gustabmo »

alexcmag escreveu:A folha A4 tem 1/16 de metro quadrado, portanto se for de 75g/m² pesará 4,688g.

A folha carta (8,5pol*11pol) é um pouco maior, tem 0,06032m² portanto uma folha deveria pesar 4,524g.

Olha que curioso: a carta é maior que a A4 na altura mas menor na largura e acaba resultando numa area menor!
Gustavo - São Paulo/SP
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

gustabmo escreveu:
alexcmag escreveu:A folha A4 tem 1/16 de metro quadrado, portanto se for de 75g/m² pesará 4,688g.

A folha carta (8,5pol*11pol) é um pouco maior, tem 0,06032m² portanto uma folha deveria pesar 4,524g.

Olha que curioso: a carta é maior que a A4 na altura mas menor na largura e acaba resultando numa area menor!


Alterei os termos, o Carta tem 8,5pol (21,6cm, mais largo que o A4) x 11pol (27,9cm, mais baixo que o A4)
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
gustabmo
membro
Mensagens: 4337
Registrado em: Seg Mai 03, 2004 9:58 pm
Localização: Sao Paulo - SP
Contato:

Mensagem por gustabmo »

alexcmag escreveu:Alterei os termos, o Carta tem 8,5pol (21,6cm, mais largo que o A4) x 11pol (27,9cm, mais baixo que o A4)

Realmente eu confundi qual o formato que é mais alto e estreito...
Gustavo - São Paulo/SP
Avatar do usuário
Omar Grassetti
membro
Mensagens: 1994
Registrado em: Qui Mai 06, 2004 10:58 am
Localização: sp

Mensagem por Omar Grassetti »

A folha que eu pesei era A4 75g da marca Chamex e deu 5 gramas.
Acho que para o propósito está mais do que resolvido.

Lembrem-se de que a intenção é facilitar a vida de quem pretende se iniciar no indoor e não assustar as pessoas com essa busca frenética pela presisão absoluta, onde, repito: muito se teoriza e pouco se constroi.

Fazer o cara sair pela rua levando uma pacoteira de sulfite numa carriola até a padaria, e ainda ter de pagar o mico de explicar pro portuga por que raios ele está querendo fazer essa maluquice, é um pouco demais. Não acham?

É somente uma singela e despretenciosa balancinha caseira, para auxiliar na construção de modelos indoor, nada mais.

Eu ficaria bem mais satisfeito se depois de postar a balancinha tivesse lido comentarios do tipo: "poxa que legal, isso me animou a começar a construção do meu modelinho indoor". E teriamos mais um modelo voando no Ibirapuera.
felipe_curvello
membro
Mensagens: 499
Registrado em: Qui Fev 12, 2004 1:54 pm
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Mensagem por felipe_curvello »

[quote:aab219afcf="Omar Grassetti"]
(...)
e ainda ter de pagar o mico de explicar pro portuga por que raios ele está querendo fazer essa maluquice, é um pouco demais. Não acham?
(...)[/quote:aab219afcf]

Omar,

O pior é que já fiz isso ... não com um bolo de folhas, mas com um planador já montado ...
O portuga não estava lá, na hora, tive de explicar para as meninas que atendem ao balcão, mesmo.
Mas, como já era casado, na época, não esquentei com o mico que estava pagando ... :mrgreen:
Avatar do usuário
betocastrucci
membro
Mensagens: 2758
Registrado em: Sex Jan 02, 2004 6:19 pm
Localização: Vinhedo SP - 50

Mensagem por betocastrucci »

não é mais fácil construir o mais leve possivel e pronto? :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D
Omar, por falar em mais fácil, qual o modelo que voce recomenda para os iniciantes, o A-6 mesmo?
Beto
Avatar do usuário
Omar Grassetti
membro
Mensagens: 1994
Registrado em: Qui Mai 06, 2004 10:58 am
Localização: sp

Mensagem por Omar Grassetti »

Beto,

sem dúvida construir o mais leve possível é a melhor forma.
Porém no caso do indoor a balança tem muita utilidade. Com ela vocë pode selecionar as longarinas mais leves, verificar o quanto a cola acrescenta de peso numa asa e até comparar duas asas para ver se você conseguiu fazer uma mais leve do que a anterior. Um Penny Plane, por exemplo, tem um target de peso e a balança ajuda a atingi-lo.

Contudo, dá para viver sem ela, os meus dois modelos indoor foram feitos na orelhada e estão voando muito bem para os nossos padrões.

O legal da balança é que ela nos faz perceber o quanto algumas coisas (mesmo as minúsculas) são pesadas. é algo assim como:"depois que passei a usar a balancinha, minha vida mudou"

Eu não tenho nenhuma dúvida que o A-6 é o melhor modelo para se iniciar no Indoor. Gostei tanto do resultado do meu que já estou até construindo outro.

Acho que a seqüencia ideal seria a seguinte:

A-6
Beans 8x10 e/ou Science Olympiad (Wright stuff)
Penny Plane
Easy B (ou F1L que é o Easy B categoria FAI)
F1M (categoria FAI para iniciantes em F1D)
F1D

Se um dia eu conseguir chegar ao F1M já vai estar bom demais.
Responder