Mini-torno mecânico construído em casa - Atualização 01

Lanchas, aerobarcos, ekranoplanos, veleiros, trens, modelos estáticos e outras formas de modelismo que, mesmo não voando, nos fazem sonhar alto.
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

O certo mesmo era mandar fazer teste hidrostático, mas estamos no Brasil, certo ?
Avatar do usuário
-=|Novelli|=-
Equipe E-voo.com
Mensagens: 2044
Registrado em: Seg Nov 10, 2003 3:06 pm
Localização: São Paulo SP

Mensagem por -=|Novelli|=- »

por isso no meu eu preferi prender com 3 cintas de aço daquelas de prender em poste. nao afeta o cilindro! (uso um de extintor e meu pressostato está regulado para 50 lb e a valvula de segurança para 70). abs!
Religion, ideology, resources, land, spite, love or "just because"... No matter how pathetic the reason, it's enough to start a war.
Alanmuriel
membro
Mensagens: 1
Registrado em: Qua Mar 16, 2011 9:47 am
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Alanmuriel »

Nesse site também enontrei algumas coisas interessantes sobre torno mecanico
[url]www.tornosmecanico.com.br[/url]
Avatar do usuário
ivangouveia
membro
Mensagens: 121
Registrado em: Ter Dez 23, 2008 11:53 pm
Localização: Itapeva - SP - Brasil
Contato:

Mensagem por ivangouveia »

Pessoal, obrigado pela participação neste tópico. Aprendi bastante com ele.

Alanmuriel, obrigado por citar o site com os tornos.

O maior drama para nós modelistas, é comprar um equipamento tão caro para ser usado somente no hobby.

Quanto ao meu mini torno. Atualmente, desmontei um notebook e coloquei o coloquei para controlar o torno. O display foi montado na frente do torno, uns 35cm acima. O controle é digital. Ainda estou fazendo modificações nele.

Obrigado.
Avatar do usuário
valmir
membro
Mensagens: 11
Registrado em: Qua Set 30, 2009 6:04 am
Localização: platina-sp

Mensagem por valmir »

Enfim esta pronto de certo modo é claro, ainda falta a valvula de segurança mas ja é totalmente funcional obrigado pelas opinioes até mais.[/img]100_0823[img][/img]desculpem mas nao estou conseguindo inserir minhas fotos.
antiferugem
membro
Mensagens: 2
Registrado em: Ter Fev 07, 2012 5:01 pm
Localização: Portugal-Nazaré

Mensagem por antiferugem »

Bom tópico!

Já tinha pensado em construir um mini torno
Este tópico despertou de de novo a vontade de começar a construção
Já encontrei algumas coisas na sucata, logo tiro umas fotos

preciso de uma pequena ajuda; Como fez para tirar a folga nos dois pontos que marquei?


Obrigado pelo tópico e pela ajuda


[img][url=http://postimage.org/image/wr1tcbg5d/][img:85ee0ececc]http://s16.postimage.org/wr1tcbg5d/mini_torno_s.jpg[/img:85ee0ececc][/url][/img]

chiii! Só agora reparei que falta um R em antiferrugem, mas não me vou preocupar
com isso, assim até poupo uma letra hi,hi,hi. :lol:
Avatar do usuário
ivangouveia
membro
Mensagens: 121
Registrado em: Ter Dez 23, 2008 11:53 pm
Localização: Itapeva - SP - Brasil
Contato:

Mensagem por ivangouveia »

[b:9836df0e3d]antiferrugem[/b:9836df0e3d], obrigado pela participação no tópico.
Já fiz muita alteração no projeto e não postei as modificações por dois motivos: falta de tempo e porque o tópico já estava meio esquecido.

Refiz toda a mesa coordenada e atualmente uso dois perfis de aço em cima da viga "I". Com essa mudança, praticamente não há folga nos locais mencionados. O ideal seria posicionar o perfil quadrado de aço (20mm x 20mm) de quina para cima, o que eu não fiz. Assim, eliminaria toda a folga. Quanto mais pesada a mesa coordenada for, tanto melhor.

Também não uso mais os controles manuais de posicionamento da peça de corte. É tudo digital. Desmontei um notebook e o converti na central de comandos e programação do torno. Assim que der tempo, posto essas modificações.

Abraços,

Ivan Gouveia
antiferugem
membro
Mensagens: 2
Registrado em: Ter Fev 07, 2012 5:01 pm
Localização: Portugal-Nazaré

Mensagem por antiferugem »

Ivan Gouveia
Encontrei este tópico ao fazer uma pesquisa, reparei que estava parado, como tinha muitas visitas resolvi fazer a pergunta e contribuir um pouco.

A falta de tempo é um problema para quem gosta de fazer coisas, nunca chega para tudo.

Também achei que seria difícil tirar aquelas folgas, por isso perguntei.

No barramento principal tenho o problema resolvido, porque é redondo e tem afinação

No carro transversal ainda não sei como vou fazer, ando a ver se encontro um na sucata

Aqui está uma foto do material que encontei na sucata a 70 centimos o kilo


[img:c4f6132e2a]http://s18.postimage.org/piyyis0x5/material_torno_3.jpg[/img:c4f6132e2a][/ur


Agora tem muito trabalhinho pela frente, mas acho que vai ficar bonito

Obrigado, um abraço.
Responder