Minium - Novidades e dúvidas aqui!

Neste fórum falamos sobre os aeromodelos radio-controlados com peso final abaixo de 143,4 gramas, verdadeiras jóias aeromodelísticas.
Avatar do usuário
Chispas
membro
Mensagens: 208
Registrado em: Dom Mar 09, 2008 11:57 am
Localização: Sintra, Portugal
Contato:

Mensagem por Chispas »

Boas.

Parece que alguém já conseguiu um exemplar do Christen Eagle II:
[yt]http://www.youtube.com/watch?v=mMhzapQTG6k[/yt]
http://www.youtube.com/watch?v=mMhzapQTG6k
Fiquem bem.
Chispas
Sempre a chispar :)
Avatar do usuário
brunollo
membro
Mensagens: 773
Registrado em: Dom Set 28, 2008 8:36 am
Localização: Brasília, DF

Mensagem por brunollo »

[quote:bfaddf7ab7]Mas porque fritaria???? Posso colocar uma bateria de 10000000000000000000000A 1S que só vai fazer uma coisa.

Manter o motor funcionando até acabar os contatos. [/quote:bfaddf7ab7]

Calma, Beth, calma. A maioria das pessoas tem dificuldade em entender e diferenciar capacidades de armazenamento de energia e descarga. E é meio chato mesmo de estudar isso nas aulas de física. Muitas pessoas nem tiveram a oportunidade de aprender isso na escola, então cabe à gente ensinar com calma.
Jefferson, aqui vai uma explicação bem simplificada, que vai te ajudar a entender a natureza da eletrônica dos aviões elétricos. O que determina a energia em um circuito é o próprio circuito. Ele transforma uma determinada quantidade de energia (medida em joules) da forma elétrica em outras formas: mecânica e térmica. A velocidade com que ele consegue realizar essa transforação é chamada de potência, e é medida em watts. Para que esse circuito consiga ter essa potência, ele precisa de uma determinada corrente de eletricidade (medida em amperes) o percorrendo. Essa corrente de energia elétrica num aeromodelo vem de uma bateria. A bateria possui duas características: Ela consegue suprir a corrente até uma determinada quantidade (isso é conhecido por descarga) e consegue armazenar uma quantidade específica de energia (isso é chamado de capacidade) A descarga é medida em amperes, pois é uma edida específica de corrente. A capacidade é medida e Amperes-hora e é a medida de corrente estabilizada que ela consegue prover durante o período de uma hora. Há tabém nos circuitos elétricos uma outra medida: a diferença de energia potencial entre dois pólos de um circuito, conhecda também por tensão. A tensão possibilita o "movimento" da energia total percorrendo o circuito, e é medida em volts. Quanto maior a tensão, maior a "quantidade" de energia que percorre o crcuito, e maior, então, a potência daquele circuito.
E como isso tudo funciona no aeromodelo? Uma bateria como a do Minium tem 3,7v de tensão e 70mAh de capacidade e, se eu não me engano, 700mA de descarga. Ela consegue alimentar, idealmente, um motor até esses limites. Esse motor geraria uma potência de aproximados 2,5watts. Mas o motor do Minium não consegue transformar toda essa energia elétrica em mecânica. Ele consegue, digamos, 2w de potência. A 3,7v, isso geraria uma corrente de 540mA. E a corrente máxima que vai percorrer esse circuito será de 540mA. E aí não importa se a bateria tem uma capacidade grande ou pequena, ou se a corrente disponível nessa bateria é grande ou pequena. O que determina a corrente é o circuito.
Outro jeito de você entender é pensar que um motor não gira na rotação máxima o tempo todo. Ele funciona de acordo com a corrente controlada no circuito pelo ESC. De novo, o que controla a corrente é o circuito, não a bateria. O que danifica um circuito é a tensão alta demais. A potência gerada pelo circuito pode ser excessiva, e será transformada em tanta energia térmica que componentes do circuito podem ser queimados. Abraços!
Vamos melhorar o nível do e-voo: se observar grosseria ou falta de educação, CLIQUE NO BOTÃO DENUNCIAR!!!
Avatar do usuário
jefersonalessandro
membro
Mensagens: 936
Registrado em: Dom Out 12, 2008 12:35 pm
Localização: Itauna _mg

Mensagem por jefersonalessandro »

:shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:
Acho que entendi :roll:
Estou aproveitando o tempo que estou atoa aqui na loja estou estudando muito,por isso este tanto de pergunta ,mas é assim que se aprende obrigado
Avatar do usuário
jefersonalessandro
membro
Mensagens: 936
Registrado em: Dom Out 12, 2008 12:35 pm
Localização: Itauna _mg

Mensagem por jefersonalessandro »

Meu minium deu pau :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry:
Hoje eu trouxe o minium para loja e coloquei ele para recarregar, e fui ao banco e outros lugares deve ter ficado mais ou menos 2 horas na carga,quando cheguei peguei o bichinho coloquei no carro fui para uma quadra coberta aqui perto,chegando la coloquei a bateria fiz alguns testes de recepção tudo ok,quando lancei... coloquei na potencia máxima para pegar altura senti que falhava as vezes,quando fiz o retorno morreu o motor apenas profundor e calda funcionava,posei tranqüilamente e fui verificar o que tinha acontecido, liguei o motor girou lentamente e parou,porque sera ? outras mudanças que percebi,foi que quando coloco a bateria ele não mais apita continuamente ,somente quando desligo o radio ele apita(normal),profundor e calda esta funcionando rapidamente não mostrando sinal de fraqueza da bateria,será que o motor abriu o bico mesmo ? sera a eletrônica?Se alguem tiver alguma opinião do que possa estar acontecendo .......aguardo respostas
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Cauda... é[b:19841c8339] CAUDA.[/b:19841c8339] Pela bilhonésima vez é cauuuuda.

Primeiro.

No manual diz claramente que jamais deve deixar a bateria conectda ao carredor após o periodo de carga.

Segundo.

Analizar um equipamento eletronico a distancia é assunto pra Pai de Santo.

Terá que ir até meu lab na semana que vem para que eu possa ver o que acontece.


Ca[b:19841c8339]uuuu[/b:19841c8339]daaaaa.. ca[b:19841c8339]l[/b:19841c8339]da é de caramélo
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
jefersonalessandro
membro
Mensagens: 936
Registrado em: Dom Out 12, 2008 12:35 pm
Localização: Itauna _mg

Mensagem por jefersonalessandro »

kkkkkk é Marco voce me mata de rir :lol: ,tolerancia zero.........Marco o problema que moro em minas estou muito longe, se tivesse perto com certeza daria um pulo ai....dê uma opiniao
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Se estava tudo em ordem antes de vc ter fritado a bateria...

Mas manda pra mim por sedex que eu vejo.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
jefersonalessandro
membro
Mensagens: 936
Registrado em: Dom Out 12, 2008 12:35 pm
Localização: Itauna _mg

Mensagem por jefersonalessandro »

Será.. visualmente ela esta normal,mesmo ela com problema a eletrônica ainda funciona ?
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

[quote:38f4552b5e="jefersonalessandro"]Será.. visualmente ela esta normal,mesmo ela com problema a eletrônica ainda funciona ?[/quote:38f4552b5e]


.... eu tinha uma televisão que visualmente está perfeita, só não funcionava.

Sem estar com o equipamento na mão e em cima da bancada fica dificil heim.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
shoiti
membro
Mensagens: 2098
Registrado em: Qua Set 12, 2007 12:22 pm
Localização: maringa-PR

Mensagem por shoiti »

hahaha

teste com outra bateria.
pode ser até bateria de celular com adaptação no conector...

isso se voce tem noção básica em eletronica e um bom multimetro em mãos...

se uma das duas opção não confere, melhor enviar pro marco mesmo...
Responder