Câmera grande angular

Nada mais interessante do que tirar uma foto de você mesmo do ponto de vista do seu modelo voando, ou do seu bairro, ou dos lugares onde passou as férias, ou então pilotar tendo a visão como se estivesse dentro do seu modelo (FPV). Divida estas imagens conosco!
Avatar do usuário
Ericfly
membro
Mensagens: 1490
Registrado em: Sáb Set 20, 2003 8:56 pm
Localização: Ottawa, ON Canada

Câmera grande angular

Mensagem por Ericfly »

Esta câmera é para instalar no pára-choque do carro, para quem não sabe manobrar direito ou não enxerga direito, ou mulheres em geral :twisted: :twisted: :twisted: .
A questão aqui é que ela advoga ter campo de 150graus de visão.
Estava pensando: seria uma boa para FPV? Ou distorce muito? Ela parece ter boa resolução.
http://www.dealextreme.com/details.dx/sku.13052

Abs

Eric
Espécime híbrido de Homo Electricus, Homo Termicus e Homo Slopiens
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14800
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Acho que dá muita distorção.

Até dá pra usar se tiver como selecionar imagem, mas acho que o cérebro não se acostuma facilmente com a referência visual, pois algo que aparece em cima na imagem na verdade pode não estar em cima, mas bem mais à esquerda.

Nossa perspectiva normal de visão equivale a uma lente de cerca de 50mm (em câmera Reflex 35mm) ou cerca de 8mm (para sensor de 1/4").

Lente de 4mm para sensor de 1/4" já seria grande-angular.

1,7mm já é uma olho-de-peixe, distorce muito.

Esta lente (1,7mm) em um sensor de 1/4" (6,35mm) dá na mesma proporção de uma lente de 9,37mm em uma câmera 35mm.

Como referência, a imagem abaixo é de uma lente de pouco mais de 10mm:

[img:c95f30f8c2]http://upload.wikimedia.org/wikipedia/en/thumb/1/1a/FisheyeDistortion.jpg/800px-FisheyeDistortion.jpg[/img:c95f30f8c2]
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19364
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Eric coloque duas cameras e faça experiencias com estereoscopia... acho que vc vai gostar.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
As de espadas
membro
Mensagens: 166
Registrado em: Ter Abr 03, 2007 1:48 pm
Localização: Criciuma-sc

Mensagem por As de espadas »

um exemplo de função esteroscopica

http://www.surveyor.com/stereo/
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14800
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Humm... estereoscopia não vai funcionar muito bem neste caso não...

Segundo o texto que achei, nossa visão estereoscópica só funciona até 670m de distância, mas isto é com nossa visão direta: http://www.cefetsc.edu.br/~geomensura/download/aerofotogametria.pdf

A resolução do olho humano é de 576 megapixels, a distância focal é geralmente 22mm e a abertura máxima é em média f:3,5, trabalha com ISO800 no escuro e ISO1 de dia. A abertura máxima diminui com a idade, assim como a capacidade de auto-foco. Isto explica bem por que muitas vezes vemos algo perfeitamente bem e nitidamente, mas quando tiramos uma foto com uma câmera de vários megapixels com o zoom no máximo não aparecem os detalhes que percebemos visualmente.

Como estas micro-câmeras geralmente têm resolução de uns 300 quilopixels (umas 2 mil vezes pior), só se conseguiria ter o efeito estereoscópico até uns 15m de distância se a distância entre as câmeras for semelhante à nossa distância inter-pupilar. Mesmo aumentando com o uso de câmeras mais distantes não vai ficar grande coisa. No exemplo do robô os objetos estão relativamente próximos, mas em um aeromodelo não estarão tão próximos assim.

Dados dobre o olho humano: http://www.clarkvision.com/imagedetail/eye-resolution.html
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19364
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

... a intensão é ter duas cameras para ter uma diferença mesmo que pequena e depois com ajuda de um programa que o André Allodi me forneceu fazer mapas.

Eles usam é verdade cameras de alta potencia sobrevoando a superficie e tirando fotos continuas, depois com ajuda de um agrimensor e com pontos determinados fazem o detalhamento da topologia.

Se der pra fazer com um modelo o eric vai ganhar uma boa grana.

Mas as fotos tem que ser tirada em angulo reto....
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19364
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

... e vai ter que saber com boa precisão a altitude do modelo tb.

Eric... se for aproveitado para o que estou dizendo o campo é muito amplo e tem muito serviço pois os custos de se fazer isso com uma aeronave é enorme.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Antonio Garcia
membro
Mensagens: 1054
Registrado em: Qui Set 20, 2007 4:43 pm
Localização: Niterói, RJ

Mensagem por Antonio Garcia »

Não espere muita qualidade destas camerazinhas baratinhas da dealextreme. Eu comprei um outro modelo, de 12 doletas, comum, e a imagem não é muito boa. Inclusive veio com muitos deadpixels e hotpixels. Mas fiquei impresisonado com a capacidade dela de "enxergar" no escuro. Meu objetivo com ela é fazer vôos de teste de alcance, dentro do especificado é claro (~1500m), para não colocar em risco a minha camera principal, a digital de 7MP.
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19364
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Claro que pra fazer um trabalho desse é preciso ter duas cameras iguais e de boa qualidade.

Pra voar por diversão é desnecessario, mas uma boa camera sempre tras melhor resultado.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Edgard
Equipe E-voo.com
Mensagens: 8230
Registrado em: Qui Mar 11, 2004 9:48 am
Localização: São Paulo - SP 55

Mensagem por Edgard »

Fiz este filme com uma lente Grande angular, o resultado deve ficar próximo.

Lembrando que baixei a resolução para subir o filme e o dia estava muito nublado, que piora a qualidade da imagem.

[yt]BmStpYT8zaM[/yt]
Caso seja necessário, cliquem no denunciar, o resto pode deixar que a administração se preocupa
Responder