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Enviado: Seg Mar 23, 2009 12:46 am
por Rho
FUSELAGEM

Enviado: Seg Mar 23, 2009 8:19 am
por Ricardão
Dá para ver que você já executou outras montagens com balsa, sabe o que está fazendo e que daí vai sair alguma coisa digna de ser classsificada como aeromodelo.

Bonita construção, limpa e precisa. Vamos acompanhar, certos de que você vai conseguir bons resultados.

Se você aceita um palpite, coloque os arremates das pontas de asa e os reforços inclinados na lateral da fuselagem, a função deles é estrutural e podem evitar contratempos - lembre que você ampliou o modelo e parece que manteve a mesma configuração da estrutura, só aumentando espessuras; está correndo risco de ter uma estrutura menos rígida.

Já pensou na eletrônica que vai usar?

Abraço!

Enviado: Seg Mar 23, 2009 10:34 pm
por Rho
Ricardão escreveu:Dá para ver que você já executou outras montagens com balsa, sabe o que está fazendo e que daí vai sair alguma coisa digna de ser classsificada como aeromodelo.

Montei apenas 3 ou 4 modelos das Casas Aerobrás - tipo elástico, quando tinha uns 15 anos (estou com 39 agora)...

Ricardão escreveu:Se você aceita um palpite, coloque os arremates das pontas de asa e os reforços inclinados na lateral da fuselagem, a função deles é estrutural e podem evitar contratempos - lembre que você ampliou o modelo e parece que manteve a mesma configuração da estrutura, só aumentando espessuras; está correndo risco de ter uma estrutura menos rígida.

Você é bastante observador, realmente a construção é baseada numa ampliação e omiti os "reforços inclinados" da fuselagem que costumeiramente aparecem. Porém não tinha varetas de 3 mm e os contornos todos foram feitos com 10 mm e os reforços com 8 ou 5 mm. Está bem reforçado e rigido desta maneira.

De qualquer modo obrigado pela sugestão.

Ricardão escreveu:Já pensou na eletrônica que vai usar?

Estou aguardando um motor E-max CF2822, Speed E-max de 18A, Bateria Lipo 3s de 1300mA. Já providenciei 3 micro servos E-Fly digitais de 8g.

Vamos ver quando chegar a hora de voar!!!!!

Enviado: Ter Mar 24, 2009 10:03 am
por flavioborges
vou acompanhar a montagem estou querendo fazer um treinador em balsa para minha namorada. Parabens esta ficando show.

Enviado: Ter Mar 24, 2009 10:14 am
por titanioo
tá ficano show!
tó acompanhando!

Enviado: Ter Mar 24, 2009 10:22 am
por Ricardão
[quote:59c473f6ff="Rho"]Estou aguardando um motor E-max CF2822, Speed E-max de 18A, Bateria Lipo 3s de 1300mA. Já providenciei 3 micro servos E-Fly digitais de 8g.

Vamos ver quando chegar a hora de voar!!!!![/quote:59c473f6ff]

O CF2822 com GWS 9x5 DD e 3s de 1300mAh vai voar bem esse modelo mesmo que fique com 1 kg. O ESC de 18 A eu montaria do lado de fora da fuselagem para refrigerar bem e evitar o risco de queimar. Com essa bateria de 1300 mAh o tempo de vôo pode ser 8-10 min se não abusar do acelerador e vai esquentar um pouco, nada que preocupe, é só esperar esfriar antes de recarregar.

Abraço!

Enviado: Qua Mar 25, 2009 12:37 am
por Rho
[quote:dc862d3c55="Ricardão"]Com essa bateria de 1300 mAh o tempo de vôo pode ser 8-10 min se não abusar do acelerador e vai esquentar um pouco, nada que preocupe, é só esperar esfriar antes de recarregar.[/quote:dc862d3c55]

Gostaria de uma autonomia de 20 min, como conseguir isso com esse motor e com esse ESC (E-max CF2822 e E-max 18A)?

[i:dc862d3c55][b:dc862d3c55]Novas fotos[/b:dc862d3c55][/i:dc862d3c55]
Est faltando montar ailerons, profundor e leme. Também vou dar acabamento no final das asas e estabilizador.[/i]

Enviado: Qua Mar 25, 2009 9:10 am
por Ricardão
A capacidade da bateria é medida em mAh, logo a sua de 1300 mAh suporta uma corrente de 1300 mA (que é o mesmo que 1,3 A) durante 1 h, levando a tensão de 4,2 V por célula até 3,0 V por célula.

O CF2822 com toda a aceleração, uma hélice GWS 9x5 DD e 4,2 V por célula na 3S drena 15 A da bateria e dá empuxo próximo de 750 g. Se a tensão da bateria se mantivesse constante durante toda a descarga, a carga da sua bateria duraria (1300/15000) h = 0,0867 h = 5,2 min. Como na prática a tensão da bateria vai diminuindo à medida que ela vai sendo descarregada, é de se esperar que o tempo seja um pouco diferente desses 5,2 min; a potência no eixo do motor, a corrente e a rotação também vão diminuindo com a descarga da bateria.

Para conseguir uma autonomia de 20 min com a bateria de 1300 mAh, precisaria estar consumindo mais ou menos 3,9 A durante todo o tempo de vôo - isso daria perto de 300 g de empuxo com CF2822/GWS 9x5. Para esse modelo que vai pesar perto de 800 g é impraticável, precisaria de uma bateria com mais capacidade.

Usando uma hélice GWS 9x5, esse motor tem mais ou menos o seguinte desempenho:

1/4 de motor - 4 A - 310 g - 5800 rpm - 45 km/h
1/2 motor - 8 A - 500 g - 7400 rmp - 56 km/h
3/4 motor - 12 A - 670 g - 8400 rpm - 64 km/h
pleno motor - 15 A - 770 g - 9100 rpm - 69 km/h

Digamos que nesse vôo de 20 min que você quer, você use 2 min a pleno motor, 4 minutos a 3/4 de motor e o resto - 14 min a meio motor, precisaria de uma bateria com capacidade próxima de 3200 mAh, que é cara e pesada.

Eu tenho um Stick de 900 g e 1 m de envergadura que voa uns 12 minutos com uma bateria de 1800 mAh e esse conjunto de propulsão; recomendaria uma bateria entre 1800 e 2200 mAh e é claro se satisfazer com um tempo de vôo um pouco menor.

Caso o modelo fique bem mais leve (~600 g), você pode usar uma hélice GWS 8x4 DD e daí as correntes (e tudo o que depende delas) vão ser 30% menores e o tempo de vôo 50% maior.

Arremate estabilizador horizontal

Enviado: Seg Mar 30, 2009 12:53 am
por Rho
Ricardão escreveu:... coloque os arremates das pontas de asa ...

Já pensou na eletrônica que vai usar?


Hoje só fiz isso - uma das pontas do estabilizador horizontal e o leme.

Quem sabe amanhã pego firme?!?

Enviado: Seg Mar 30, 2009 12:16 pm
por Leonardo M.T.
Muito bom, sugiro Lightex para a entelagem.