Poste de jardim HO para maquete

Lanchas, aerobarcos, ekranoplanos, veleiros, trens, modelos estáticos e outras formas de modelismo que, mesmo não voando, nos fazem sonhar alto.
Avatar do usuário
Balan
membro
Mensagens: 316
Registrado em: Ter Jun 12, 2007 4:29 pm
Contato:

Poste de jardim HO para maquete

Mensagem por Balan »

No modelismo a coisa que mais me deixa nervoso é quando vou comprar alguma coisa e me pedem os tubos. A impressão que dá é que os caras acham que somos trouxas... Se você tentar comprar postes de jardim, com iluminação, nas tradicionais lojas de ferreomodelismo, o mais barato que você vai achar é a 19,50 cada sem o frete. Aqui em Curitiba me pediram, na maior cara dura, até 70 reais por poste. Tá na cara que não dá para fazer maquete com esses preços.
Na terceira foto desmonto em segmentos o poste de jardim que estou fabricando. É muito fácil, e se você for fazer em certa quantidade, 1o ou mais, o custo vai ser de mais ou menos 3,00 cada poste. Realmente vale a pena!
O poste está dividido em 9 partes; 1 - Um rodízio de cortina com o topo arredondado; 2 - Arruela (levar o rodízio e comprar a arruela do mesmo tamanho); 3 - Ponta da tampa da caneta Bic Diamante (serve como vidro da luminária); 4 - lâmpada 12 volts pequena; 5 - Pequeno pedaço (5 mm.) de cano de cobre para refrigeração. É para assentar e colar nele o vidro da luminária; 6 - 6 centímetros de caninho (retirado do segmento mais fino dessas antenas de TV que vem da China e são vendidas em lojas de 1,99); 7 - 1 cm de cano de cobre (conforme ítem 5). Chanfrar para dar um visual melhor; 8 e 9 - Arruelas para dar acabamento e assentar na táboa da maquete.
Alguns detalhes para ficar mais claro: No caso das arruelas da base, a menor tem um furo exatamente do diâmetro do caninho de antena, e a segunda é para dar um visual melhor e permitir uma melhor fixação à mesa. Com relação à alimentação, eu uso dois fios bem finos, senão vai ficar difícil passar pelo cano. Com relação ao vidro (plástico) que vai ser retirado da canet Bic, cada um vê qual é o tamanho que deva ser cortado. Normalmente tenho tirado 8 mm. da tampa da caneta. Quem quiser mais detalhes pode pedir que não tem erro.
Na primeira foto o poste terminado. Na segunda foto colocado em um jardim e ligado. Atenção para o detalhe do acabamento superior do poste: todos os rodízios são feitos de material translúcido, portanto a luz passa por ele e dá um efeito muito interessante.
Anexos
Poste montado e com acabamento final.
Poste montado e com acabamento final.
DSC_0019posteint.JPG (26.95 KiB) Exibido 16781 vezes
DSC_0054net.JPG
DSC_0054net.JPG (39.44 KiB) Exibido 16861 vezes
Poste de jardim net.jpg
Poste de jardim net.jpg (11.52 KiB) Exibido 16878 vezes
Avatar do usuário
ivangouveia
membro
Mensagens: 121
Registrado em: Ter Dez 23, 2008 11:53 pm
Localização: Itapeva - SP - Brasil
Contato:

Mensagem por ivangouveia »

[b:a21045df24]Balan[/b:a21045df24],
:D Muito obrigado por estar compartilhando mais essa dica. Pretendo fazer uma maquete: casa com jardim, etc. Vou precisar fazer os postes e a dica vem a calhar.
Achei um pouco trabalhoso, mas se eu conseguir um terço da beleza desses seus postes, já fico contente. Parabéns. :D
Avatar do usuário
Balan
membro
Mensagens: 316
Registrado em: Ter Jun 12, 2007 4:29 pm
Contato:

Mensagem por Balan »

Ivan, só parece "trabalhoso", mas não é. O material é muito fácil de achar, e se você vai fabricar uns dez, por exemplo, você vai cortando o total de peças de cada unidade, e depois só montar. No caso do caninho de refrigeração, ele pode ser perfeitamente dispensável, mas o poste não vai ficar tão bonito. Aí na sua cidade, certamente há fornecedor desses caninhos de refrigeração, e para fazer dez postes (no exemplo acima, você vai usar no máximo uns 15 centímetros desse caninho. É muito barato. Os postes em si, como já expliquei, a gente faz com o segmento mais fino dessas antenas de TV que vêm da China. Em Curitiba elas são encontradas a 3,50. Cada uma delas dá para tirar dois segmentos com aproximadamente 20 centímetros. Dá, no mínimo, 4 postes. O restante da antena você usa em outras criações, e pelo que vi você também gosta de "inventar"... Acredito que a sua maior dificuldade vai ser as lampadazinhas de 12 volts. Aqui eu as compro em loja de equipamentos eletrônicos. O ideal são aquelas que vem sem o rabinho de fio, porque um dos terminais, para facilitar, vocês já deixa aterrado no poste que é de metal, e o outro fio você solda num dos polos da lâmpada. Depois é só soldar um fio da base do poste para a frente que dará continuidade ao aterramente e servirá como um dos polos. Vá em frente. É bem simples, mesmo. Sucesso na futura maquete. A propósito, para mais imagens da minha maquete, acessem a página abaixo:
[url]http://www.ferreomodelismo.blogger.com.br[/url]
Avatar do usuário
zé paulo
membro
Mensagens: 1657
Registrado em: Ter Jun 06, 2006 4:29 pm

Mensagem por zé paulo »

Bom dia Mestre

- Aqui quem vos fala é o gafanhoto ( tá certo que é um gafanhoto graaaande ), mas estou declaranto explicitamente que voce é o mestre dos mestres, e me sinto lisongeado em poder acompanhar essa maravilha ao vivo !

- Ainda não vi os postes instalados e acesos. Sábado estarei por aí prá gente babar !!

- Fora os aviões pendurados na oficina que o Balan tem. !
Dá até vontade de voltar a mexer com os "Glows"


Parabéns.

GRande abraço
Avatar do usuário
Riven
membro
Mensagens: 1840
Registrado em: Qua Dez 13, 2006 4:16 pm
Localização: Porto Velho/RO

Mensagem por Riven »

Muito bacana, adoro maquetes e essa informação é demais !!!

Será que podem ser utilizados leds difusos preparados para 12v no lugar das lâmpadas ? Se for possível, diminui-se a dificuldade para a localização de lâmpadas de 12v e os leds são pequenos e relativamente potentes.
Avatar do usuário
Balan
membro
Mensagens: 316
Registrado em: Ter Jun 12, 2007 4:29 pm
Contato:

Mensagem por Balan »

Riven, até que pode, mas nas vezes em que tentei a substituição, a coisa ficou meio artificial. As lâmpadas ficam mais "naturais", se assim podemos dizer. Um detalhe importante nisso tudo: como as lâmpadas são de 12 volts, no meu caso estou usando uma fonte específica para elas de 10 volts. Diminui um pouco a intensidade de luz e dá maior durabilidade às lâmpadas.
Vou dar uma dica importante: você pode usar como fonte essas fontes para computador, que você vai pagar uns dez reais. Elas têm diversas saídas: de 5 volts, de 12 volts e outras saídas com voltagens negativas (que não vêm ao caso). O que interessa mesmo é o seguinte: Fio preto - negativo; Fio vermelho – 5 volts; Fio amarelo – 12 volts. Como essas fontes têm uma amperagem muito boa, dá para ligar uma infinidade de lâmpadazinhas (ou lampadinhas?) na maquete sem problema algum.
Experimente as duas e tire suas próprias conclusões.
Abaixo uma foto frente e verso de uma fonte típica para computadores.
Anexos
Fio preto - negativo; vermelho 5 volts e amarelo 12 volts.
Fio preto - negativo; vermelho 5 volts e amarelo 12 volts.
DSC_0056net.JPG (20.71 KiB) Exibido 16766 vezes
Avatar do usuário
Riven
membro
Mensagens: 1840
Registrado em: Qua Dez 13, 2006 4:16 pm
Localização: Porto Velho/RO

Mensagem por Riven »

Entendi...

Mas ainda insistindo um pouco com relação aos leds, eles possuem variantes em suas capacidades de iluminação, quem sabe o uso de um led mais fraco e talvez até levemente lixado possa ser utilizado em substituição às lâmpadas com o efeito desejado, inclusive existem leds de coloração amarelada, quem sabe dessa forma eles possam ser utilizados sem a inconveniência de tirar a naturalidade desejada em uma maquete.

Com relação ao uso da fonte de compurador para a alimentação, é muito interessante, realmente uma boa idéia.
Avatar do usuário
Balan
membro
Mensagens: 316
Registrado em: Ter Jun 12, 2007 4:29 pm
Contato:

Mensagem por Balan »

Riven, uma outra opção e a utilização de resistores para diminuir a voltagem, e consequentemente o nível de iluminação do led. Esse é um recurso fácil e barato quando eu uso o led como lâmpada de sinalização noturna em cima dos prédios.
Se tiver tempo dê uma olhadinha no endereço abaixo, que há diversas fotos da maquete que estou fazendo. Na foto do edifício da Farinha Anaconda, há um led ao lado do pára-raio. Nele usei um resistor para que o led ficasse bem fraquinho e desse um visual mais natural.
[url]http://www.ferreomodelismo.blogger.com.br[/url]
Avatar do usuário
Riven
membro
Mensagens: 1840
Registrado em: Qua Dez 13, 2006 4:16 pm
Localização: Porto Velho/RO

Mensagem por Riven »

Caramba !!!

Muito show, parabens !!!

Eu vi o led, mas ele não está ligado na fotos, mas penso que deva ter proporcionado o efeito desejado, pois pelo que pude verificar, você é bastante caprichoso e detalhista.

Eu adoro maquetes, mas não tenho muito "geito" para a coisa e nem tampouco habilidade, criatividade e paciência, ítens necessários para trabalhos primorosos.

Mas penso, um dia, utilizar uma planta de casa e à partir dela, iniciar uma maquete, simples, mas funcional e de preferência com alguns detalhes caprichados para "brincar" com carros R/C 1:10 ou modelos estáticos 1:18.
Avatar do usuário
Balan
membro
Mensagens: 316
Registrado em: Ter Jun 12, 2007 4:29 pm
Contato:

Mensagem por Balan »

Na foto abaixo eu incluo os postes em outra área da maquete. Agora eles foram deslocados para a frente das lanchonetes que ficam na estação de passageiros interna. Nesse caso, como eles ficarão próximos das mesas que serão colocadas na frente das lanchonetes, diminuí a altura deles para 5 cms. A foto mostra que nesse lugar, um pouco menores, o visual ficou mais equilibrado. Não deixem de visitar o link abaixo.
[url]http://www.ferreomodelismo.blogger.com.br[/url]
Anexos
Imagem199.jpg
Imagem199.jpg (28.52 KiB) Exibido 16647 vezes
Responder