hovercraft

Lanchas, aerobarcos, ekranoplanos, veleiros, trens, modelos estáticos e outras formas de modelismo que, mesmo não voando, nos fazem sonhar alto.
Avatar do usuário
Nicolas
membro
Mensagens: 172
Registrado em: Qua Jul 16, 2008 11:16 am
Localização: Birigui - SP

Mensagem por Nicolas »

Se me desculpa mais não consegui entender este seu ultimo desenho, e na hora de olhar a planta eu não achei por onde o AR passa entre aqueles vãos que parece costelas. ABS
Avatar do usuário
edbmac
membro
Mensagens: 129
Registrado em: Seg Dez 18, 2006 10:26 am
Localização: Lages -Santa Catarina
Contato:

saia

Mensagem por edbmac »

Seguinte fiz um desenho do hover de frente que mostra a lateral e o fundo e a maneira como se prende a saia.na lateral tem que vedar bem então velcro em todo contorno lateral e no fundo pequenos pedaços de velcro pra permitir que o ar saia para o fundo do hover o ar vem de dentro do hover e sai entre as nervuras fiz a saida só entre as tres últimas ja é suficiente!!segue também uma foto do hover visto por baixo. e outra coisa procura melhor no link lá em cima no primeiro post q tem tudo, e não se preocupe com a planta ela nunca tras tudo o que queremos então a adaptação é a melhor ferramenta.
abraço

[URL=http://img228.imageshack.us/my.php?image=hove.jpg][img:2397fe15c6]http://img228.imageshack.us/img228/7580/hove.jpg[/img:2397fe15c6][/URL]

[URL=http://img141.imageshack.us/my.php?image=p1010114f.jpg][img:2397fe15c6]http://img141.imageshack.us/img141/5610/p1010114f.jpg[/img:2397fe15c6][/URL]


[URL=http://img11.imageshack.us/my.php?image=p1010154f.jpg][img:2397fe15c6]http://img11.imageshack.us/img11/7831/p1010154f.jpg[/img:2397fe15c6][/URL]
Eduardo Barp Maciel
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Fiz um também todo em fibra de vidro e usei um motor .46 nele, mas não fiz o modelo do SRN6, eu fiz meu próprio modelo e a saia é bem diferente dessa pois me baseei nas saias dos modelos europeus de competição.
Avatar do usuário
edbmac
membro
Mensagens: 129
Registrado em: Seg Dez 18, 2006 10:26 am
Localização: Lages -Santa Catarina
Contato:

hoverer

Mensagem por edbmac »

Puxa muito legal gostaria de ver seu hover de fibra posta umas fotos ai pra ajudar a galera pois tem poucos detalhes de construção de hovercrafts principalmente das saias.
abraço
Eduardo Barp Maciel
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Esse são os problemas, as saias, revirei aqui no brasil e ninguém me ajudou nisso, revirei a internet e só vi montagens e laminações dos cascos mas nada específico sobre saias a não ser poucos vídeos de costura delas mas nada explicando seu real funcionamento, não é tão simples como eu pensava ser.
Encontrei na Alemanha um engenheiro que me ajudou a projetar a saia e me explicou todo o processo de cálculos a serem feitos para um bom desempenho tanto na terra quanto na água que é a pior parte pois andar na terra é bem mais fácil mas quando chega na água as coisa mudam totalmente e aqui no Brasil ninguém me ajudou, pelo contrário, sempre me desmotivavam alegando diversos impecílios para isso mas ninguém me explicava com detalhes o funcionamento exato delas pois não é somente uma bolsa de ar, é bem mais complexo do que isso assim como vi em seu vídeo do seu modelo o problema que ele teve em se deslocar naquela pequena ondulação do piso onde você fez os testes, aquela imperfeição no solo não poderia ter bloqueado ele como fez pois ele foi feito para se deslocar em qualquer superfície e não apenas em lugares planos e lisos.
Avatar do usuário
Akamatsu
membro
Mensagens: 4119
Registrado em: Sáb Abr 30, 2005 9:54 am
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Akamatsu »

Bela iniciativa de todos. É assim que se cria inovações. A gente fica falando que brasileiro é criativo, porém na prática o pessoal é assim um tanto hipócrita e maldoso. Parabéns, edbmac e LaercioLMB, admiro as suas iniciativas. E do pessoal lá fora, fiquei surpreso que tem pessoas que se dedicam praticamente a fazer somente uma coisa, e ainda mais hobercraftmodelismo. :-). Bom ! Tive vontade de fazer um, agora fica mais fácil porque temos site que dá pelo menos a maior parte das dicas. Tive um, pequeno, que não foi feito por mim, que adquiri de um lote de tralha de aeromodelista que estava a fim de livrar-se porque ocupava demais espaço no apê :-). Era feito de balsa, o fan feito de latão, e sem saia, como era um projetinho de escola, tinha muitos defeitos. Vendo um site dedicado para hovercraftmodelismo facilita bastante ! Problema para mim, é espaço e tempo, que nestes anos começou a ser constante.
Avatar do usuário
William Okamura
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 4017
Registrado em: Ter Mar 15, 2005 11:26 am
Localização: Sao Paulo - Capital
Contato:

Mensagem por William Okamura »

[quote:ac6e1d6de8="Nicolas"]Se me desculpa mais não consegui entender este seu ultimo desenho, e na hora de olhar a planta eu não achei por onde o AR passa entre aqueles vãos que parece costelas. ABS[/quote:ac6e1d6de8]

Nicolas, na foto 4 dah pra ver legal esses detalhes..
http://www.model-hovercraft.com/srn6/srn6skirt.html

pessoal, muito legal esse projeto.. parabens.. ate fiquei com vontade de montar um, principalmente porque nao tem como lenhar!!!kkkk...

abracos.
uʍop ǝpısdn
Avatar do usuário
sancler
membro
Mensagens: 3886
Registrado em: Sáb Mar 21, 2009 5:02 pm
Localização: Palhoça/SC
Contato:

Mensagem por sancler »

[quote:e379b6a45a="okamuwf"][quote:e379b6a45a="Nicolas"]Se me desculpa mais não consegui entender este seu ultimo desenho, e na hora de olhar a planta eu não achei por onde o AR passa entre aqueles vãos que parece costelas. ABS[/quote:e379b6a45a]

Nicolas, na foto 4 dah pra ver legal esses detalhes..
http://www.model-hovercraft.com/srn6/srn6skirt.html

pessoal, muito legal esse projeto.. parabens.. ate fiquei com vontade de montar um, principalmente porque nao tem como lenhar!!!kkkk...

abracos.[/quote:e379b6a45a]
okamuwf
pra lenhar a gente sempre dá um jeitinho :shock: :shock: :shock:
eu pensei que um dirigivel eu iria me dar bem pois a queda é bem lenta , acabei perdendo ele, foi pro espaço e sumiu , nunca mais soube noticias , no minimo já deve ter dado umas 500 voltas na terra :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Antes de tentar mudar o mundo,dê três voltas ao redor de sua casa. BRA 16.234
Avatar do usuário
edbmac
membro
Mensagens: 129
Registrado em: Seg Dez 18, 2006 10:26 am
Localização: Lages -Santa Catarina
Contato:

hovercraft

Mensagem por edbmac »

Ótimas colocações Laercio porém um detalhe que estamos esquecendo é que estamos andando com um modelo de escala reduzida em um terreno em que nada é reduzido estamos com um modelo no terreno real de um hover real acredito que se reduzissemos a rugosidade das superficies onde o modelo trafega não teriamos problemas de deslocamento, mais ainda assim para a água seria um caso a parte. No meu ponto de vista a jogada está no fluxo de ar que sai por baixo do hover pois ele é o responsável pela flutuação e quanto maior ele for menor o atrito e atrito é o único problema que tive na água ele é menos veloz que na terra deve perder 1/3 da velocidade.

Quanto a otimização acredito que alguns cálculos de fisica indicariam um rumo na direção de saber o que está se fazendo e para onde seguir pois temos um fan injetando um fluxo de ar com uma determinada área na entrada, que gera uma pressão dentro da saia e o excesso do ar sai em uma área maior ainda que seria o fundo do hover em contato com o solo e gera também uma altura (colchão de ar)entre a saia e o solo, algumas das variáveis já temos!!

Minha construção foi totalmente empírica nenhum cálculo e muita sorte e alguns conhecimentos em aeromodelismo fucionou mais poderia ser melhor com certeza, vai da vontade de se aprofundar no assunto pesquisar e o que seria melhor ainda desenvolver ai sim seria show imagina não depender de uma planta pronta de cálculos que alguem fez, infelizmente no nosso pais não somos incentivados à pesquisa científica e ao desenvolvimento mais nada que não se possa tomar a iniciativa.

heheh desabafo a parte é isso ai quem ta com vontade de fazer, apóio no que puder obrigado aos amigos
abraços
Eduardo Barp Maciel
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Estão de parabéns!!! Modelo muito bem feito, bem acabado, técnica perfeita e tudo muito bem escrito e explicado. :wink:

Quando eu insisto que o nivel deve ser elevado eu me refiro a isso!!!

Eu realmente estou babando aqui no modelo, ainda bem que ele anda na agua.
:P
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Responder