Onde fica o transistor?
Onde fica o transistor?
Onde fica o transistor de acionamento do motor?
no esc?
no motor?
dá pra trocar só ele?
O motor é um brushed speed 550!
o esc é de 30 A
bat. 3s 1800mah 15C
quando eu encaixo a bateria o motor está ligando direto e os servos se mexem.
Um colega me disse que pode ser que o transistor de acionamento do motor esteja em curto e é só trocá-lo.
pode ser outra coisa?
no esc?
no motor?
dá pra trocar só ele?
O motor é um brushed speed 550!
o esc é de 30 A
bat. 3s 1800mah 15C
quando eu encaixo a bateria o motor está ligando direto e os servos se mexem.
Um colega me disse que pode ser que o transistor de acionamento do motor esteja em curto e é só trocá-lo.
pode ser outra coisa?
- alexcmag
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Este transístor se chama Power MOSFET, MOSFET ou FET para os íntimos, e fica no ESC.
Mas pode ser que tenha mais coisa errada, é preciso diagnosticar o problema real antes.
Indo por partes, recomendo:
1) Ligar somente o ESC (sem receptor, servos ou motor) à bateria, e verificar se entre os fios preto e vermelho que iriam para o receptor tem 5V.
2) Se passar neste teste (isto é, se tiver 5V), ligar tudo, menos motor, e verificar se o resto funciona corretamente.
3) Se passar no teste anterior, se o ESC é de 30A, o MOSFET deve ser grande (TO-220), com 3 terminais e uma aleta, talvez ligado a um dissipador, talvez mais que um. O pino 3 deve estar ligado ao negativo da bateria (isto você mede com o multímetro, na função de teste de continuidade, que tem símbolo de diodo ou de beep), e o pino 2 deve estar ligado ao negativo do motor (idem). Descubra qual ou quais são eles.
4) Verifique se com a bateria ligada, mas sem o motor, e com o acelerador no mínimo, no pino 1 tem 0V. Com o acelerador no máximo deve ter próximo de 5V, ou próximo da tensão da bateria neste pino. E com o acelerador no meio deve ter pouco mais da média destes valores. Se estiver, o resto do circuito provavelmente está normal e apenas o FET está em curto mesmo.
Se for só isto, e o encapsulamento for o TO220 (o mais provável), recomendo trocar por um IRL3713, a resistência interna dele é tão baixa que a corrente é limitada apenas pelos terminais. Internamente ele aguentaria mais de 200A contínuos e picos de 1000A, portanto duvido que queime de novo.
Se puder, poste umas fotos do ESC.
Mas pode ser que tenha mais coisa errada, é preciso diagnosticar o problema real antes.
Indo por partes, recomendo:
1) Ligar somente o ESC (sem receptor, servos ou motor) à bateria, e verificar se entre os fios preto e vermelho que iriam para o receptor tem 5V.
2) Se passar neste teste (isto é, se tiver 5V), ligar tudo, menos motor, e verificar se o resto funciona corretamente.
3) Se passar no teste anterior, se o ESC é de 30A, o MOSFET deve ser grande (TO-220), com 3 terminais e uma aleta, talvez ligado a um dissipador, talvez mais que um. O pino 3 deve estar ligado ao negativo da bateria (isto você mede com o multímetro, na função de teste de continuidade, que tem símbolo de diodo ou de beep), e o pino 2 deve estar ligado ao negativo do motor (idem). Descubra qual ou quais são eles.
4) Verifique se com a bateria ligada, mas sem o motor, e com o acelerador no mínimo, no pino 1 tem 0V. Com o acelerador no máximo deve ter próximo de 5V, ou próximo da tensão da bateria neste pino. E com o acelerador no meio deve ter pouco mais da média destes valores. Se estiver, o resto do circuito provavelmente está normal e apenas o FET está em curto mesmo.
Se for só isto, e o encapsulamento for o TO220 (o mais provável), recomendo trocar por um IRL3713, a resistência interna dele é tão baixa que a corrente é limitada apenas pelos terminais. Internamente ele aguentaria mais de 200A contínuos e picos de 1000A, portanto duvido que queime de novo.
Se puder, poste umas fotos do ESC.
- Everton de Castro
- membro
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- Registrado em: Sáb Mar 28, 2009 11:34 pm
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Mark, poderia me dizer qual o seu rx tx ? O meu é da E-sky e se eu ligar a bateria no rx e o tx nao estiver ligado... Ele fica doidão, com motor topado e os servos dançando... Pode ser que este nao seja o seu problema, mas no meu caso é. Então nao custa nada testar, ligue o rx somente com o tx ligado pra ver blz ?
Meu rx e tx é da (art-tech), e realmente se não ligar o tx primeiro ele fica louco ! mas não e isso não. porque esse problema apareceu em pleno voo.
Estava voando tranquilamente quando derrepente o motor foi para 100% de potência! travou na potência máxima!
Tive que ficar voando até acabar abateria!
agora quando eu encaixo a bateria o motror liga e os servos se torcem para um lado!
Estava voando tranquilamente quando derrepente o motor foi para 100% de potência! travou na potência máxima!
Tive que ficar voando até acabar abateria!
agora quando eu encaixo a bateria o motror liga e os servos se torcem para um lado!
- alexcmag
- Equipe E-voo.com
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- Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
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Humm... não dá pra ver muita coisa...
Pergunta: se ligar somente o ESC à bateria com o motor (sem receptor e servos), o motor liga?
Se isto acontecer, com certeza o ESC tem problemas, então tire o termoretrátil e faça uma nova foto. Se não conseguir focar, coloque uma lula entre a lente e o ESC, às vezes ajuda.
Pergunta: se ligar somente o ESC à bateria com o motor (sem receptor e servos), o motor liga?
Se isto acontecer, com certeza o ESC tem problemas, então tire o termoretrátil e faça uma nova foto. Se não conseguir focar, coloque uma lula entre a lente e o ESC, às vezes ajuda.
- Julio Cesar
- membro
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- Registrado em: Sáb Jan 03, 2004 3:36 pm
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