Onde fica o transistor?

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
Mark
membro
Mensagens: 62
Registrado em: Dom Fev 01, 2009 3:12 pm
Localização: São paulo

Onde fica o transistor?

Mensagem por Mark »

Onde fica o transistor de acionamento do motor?

no esc?
no motor?
dá pra trocar só ele?


O motor é um brushed speed 550!
o esc é de 30 A
bat. 3s 1800mah 15C

quando eu encaixo a bateria o motor está ligando direto e os servos se mexem.
Um colega me disse que pode ser que o transistor de acionamento do motor esteja em curto e é só trocá-lo.
pode ser outra coisa?
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14799
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Este transístor se chama Power MOSFET, MOSFET ou FET para os íntimos, e fica no ESC.

Mas pode ser que tenha mais coisa errada, é preciso diagnosticar o problema real antes.

Indo por partes, recomendo:
1) Ligar somente o ESC (sem receptor, servos ou motor) à bateria, e verificar se entre os fios preto e vermelho que iriam para o receptor tem 5V.
2) Se passar neste teste (isto é, se tiver 5V), ligar tudo, menos motor, e verificar se o resto funciona corretamente.
3) Se passar no teste anterior, se o ESC é de 30A, o MOSFET deve ser grande (TO-220), com 3 terminais e uma aleta, talvez ligado a um dissipador, talvez mais que um. O pino 3 deve estar ligado ao negativo da bateria (isto você mede com o multímetro, na função de teste de continuidade, que tem símbolo de diodo ou de beep), e o pino 2 deve estar ligado ao negativo do motor (idem). Descubra qual ou quais são eles.
4) Verifique se com a bateria ligada, mas sem o motor, e com o acelerador no mínimo, no pino 1 tem 0V. Com o acelerador no máximo deve ter próximo de 5V, ou próximo da tensão da bateria neste pino. E com o acelerador no meio deve ter pouco mais da média destes valores. Se estiver, o resto do circuito provavelmente está normal e apenas o FET está em curto mesmo.

Se for só isto, e o encapsulamento for o TO220 (o mais provável), recomendo trocar por um IRL3713, a resistência interna dele é tão baixa que a corrente é limitada apenas pelos terminais. Internamente ele aguentaria mais de 200A contínuos e picos de 1000A, portanto duvido que queime de novo.

Se puder, poste umas fotos do ESC.
Avatar do usuário
Everton de Castro
membro
Mensagens: 1982
Registrado em: Sáb Mar 28, 2009 11:34 pm
Localização: Iguatu - CE

Mensagem por Everton de Castro »

Mark, poderia me dizer qual o seu rx tx ? O meu é da E-sky e se eu ligar a bateria no rx e o tx nao estiver ligado... Ele fica doidão, com motor topado e os servos dançando... Pode ser que este nao seja o seu problema, mas no meu caso é. Então nao custa nada testar, ligue o rx somente com o tx ligado pra ver blz ?
Avatar do usuário
Mark
membro
Mensagens: 62
Registrado em: Dom Fev 01, 2009 3:12 pm
Localização: São paulo

Mensagem por Mark »

Olha a foto dele aqui:Esse MTO220 seria onde?
Anexos
esc1.JPG
esc1.JPG (36.53 KiB) Exibido 6897 vezes
Avatar do usuário
Mark
membro
Mensagens: 62
Registrado em: Dom Fev 01, 2009 3:12 pm
Localização: São paulo

Mensagem por Mark »

verso....
Anexos
esc3.JPG
esc3.JPG (39.93 KiB) Exibido 6896 vezes
Avatar do usuário
Mark
membro
Mensagens: 62
Registrado em: Dom Fev 01, 2009 3:12 pm
Localização: São paulo

Mensagem por Mark »

Meu rx e tx é da (art-tech), e realmente se não ligar o tx primeiro ele fica louco ! mas não e isso não. porque esse problema apareceu em pleno voo.
Estava voando tranquilamente quando derrepente o motor foi para 100% de potência! travou na potência máxima!
Tive que ficar voando até acabar abateria!
agora quando eu encaixo a bateria o motror liga e os servos se torcem para um lado!
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14799
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Humm... não dá pra ver muita coisa...

Pergunta: se ligar somente o ESC à bateria com o motor (sem receptor e servos), o motor liga?

Se isto acontecer, com certeza o ESC tem problemas, então tire o termoretrátil e faça uma nova foto. Se não conseguir focar, coloque uma lula entre a lente e o ESC, às vezes ajuda.
Avatar do usuário
Mark
membro
Mensagens: 62
Registrado em: Dom Fev 01, 2009 3:12 pm
Localização: São paulo

Mensagem por Mark »

Eu liguei (bateria + esc + motor) = Motor ligou!
Não é pra ligar?

..Estou tentando postar uma foto melhor, só que o site só aceita até 40k!
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14799
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Bateria + ESC + motor não deveria ligar o motor. Se está ligando, o FET está em curto.

Não é tamanho de foto, é definição. Basta estar no foco e com tamanho razoável que serve para identificar o componente.
Avatar do usuário
Julio Cesar
membro
Mensagens: 1488
Registrado em: Sáb Jan 03, 2004 3:36 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Julio Cesar »

Dessolde o diodo que está em paralelo com a saída do motor, se continuar ligando o motor, substitua o fet por um IRF3205, é o que fica mais próximo à saída do motor, pois o mais distante é o bec, já que eu não vi o bec no verso da placa.
Júlio César
Responder