Transformador para arco de corte

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
apatitucci
membro
Mensagens: 236
Registrado em: Qua Out 05, 2005 8:53 pm
Localização: Manaus

Transformador para arco de corte

Mensagem por apatitucci »

Estou montando um arco de corte de isopor e gostaria de trabalhar com uma tensão menor que 110V.
Achei uma sugestão de arco com transformador aqui: http://www.geocities.com/amigosdovoo/html/cortador-isopor-aparelho.htm
Nesse artigo é recomendado um transformador para 30V e 12A.
Achei no mercado local um transformador de 36V e 3A e gostaria de saber de quem conhece um pouco mais de elétrica se 3A é suficiente para o arco :?::?:
Avatar do usuário
Celso Barsotti
membro
Mensagens: 186
Registrado em: Dom Mai 29, 2005 8:05 am
Localização: Campo Limpo Paulista , SP

Mensagem por Celso Barsotti »

não !! o transformador tem que ser para 12 amperes , senão ele não aguenta (esquenta!)
Avatar do usuário
FabioLM
membro
Mensagens: 192
Registrado em: Sex Ago 19, 2005 10:13 am
Localização: Santo André

Mensagem por FabioLM »

Mas porque precisa ser menos de 110V ?

é trabalho a mais, no meu arco, em série com 1m de fio de chuveiro (devidamente desentortado), eu ligo um aquecedor.

O aquecedor tem duas temperaturas, que dão 400 e 800 W. Assim ele tem a função de regular a corrente que passa pelo fio de niquel cromo.

Funciona perfeito, claro que vc não deve ficar encostando no fio com pé descalço né, mas fora isso não tem problema :D
Frequência: 72.330
Zagolina | P-51 PSS | JW para o DS 8)
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14800
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

12A é muita coisa.

Eu uso um transformador de 110 para 24V, 5A, dá conta legal.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
apatitucci
membro
Mensagens: 236
Registrado em: Qua Out 05, 2005 8:53 pm
Localização: Manaus

Transformador para arco de corte

Mensagem por apatitucci »

Obrigado pelas dicas!

O pessoal dos amigos do vôo também sugeriu 5A. Comentaram que 3A talvez fosse pouco para aquecer o fio. Vou tentar achar alguma coisa com 5A por aqui.

PS: Estou em Manaus e aqui apesar da "Zona Franca" é meio difícil achar muitos dos materias que vocês mencionam. P.ex. isopor P2 ou P3 não achei por aqui... mas isso é outro papo... :)
Avatar do usuário
Pedro Guilherme
membro
Mensagens: 1898
Registrado em: Sáb Set 17, 2005 12:39 am
Localização: Esteio - RS

Re: Transformador para arco de corte

Mensagem por Pedro Guilherme »

Ola amigo. Tb tive problemas para fazer este cortador mas mandei fazer um. Veja nos endereços abaixo o cortador(que pode ser encomendado por meu intermédio e tb o aeromodelo Piper que fiz usando-o. Isso que sou novato e foi o primeiro aeromodelo que fiz seguinte a planta de um de balsa para elétrico.
Abraços
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?p=69618#69618
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=6464
Avatar do usuário
phado
membro
Mensagens: 74
Registrado em: Ter Out 26, 2004 4:45 pm
Localização: curitiba, pr

PQ

Mensagem por phado »

Não sei porque tem que ter 12a...

Eu fiz meu arco com um dimmer e ligo direto na tomada 110v, depois é só regular o dimmer até o fio ficar vermelho e só alegria...
Avatar do usuário
Celso Barsotti
membro
Mensagens: 186
Registrado em: Dom Mai 29, 2005 8:05 am
Localização: Campo Limpo Paulista , SP

Mensagem por Celso Barsotti »

Oprimeiro cortador de isopor que fiz , foi com lampadas de 200 w em serie , usava 6 lampadas pra cortar 1 metro de isopor P3
Depois resolvi fazer um eletronico , montei um Dimmer com um TIC246 em seguida um transformador que eu mesmo modifiquei ,
que pelos calculos chegaria uns 30A de saida
Dando folgado p/ cortar quase 1,5 mts de isopor P3
Por isso que falei sobre os 12A
me desculpem se passei alguma dica ou.... errada!!
(Obs; o dimmer controla os 220v de entrada, a saida (segundario) 30v x 30amperes
FUNCIONA QUE É UMA MARAVILHA!!!!!!!!!
ABRAÇOS!!!!!!
Responder