Ganhei um presente: hélice folder de madeira monopá!!!

Nos aeromodelos de vôo livre reside a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana. Elétricos, à elástico ou catapultados, este é o lugar!
Avatar do usuário
betocastrucci
membro
Mensagens: 2758
Registrado em: Sex Jan 02, 2004 6:19 pm
Localização: Vinhedo SP - 50

Ganhei um presente: hélice folder de madeira monopá!!!

Mensagem por betocastrucci »

conversando com o seu Carlos sobre montar um dos modelos do Dick Korda da década de 30 devidamente eletrificado, contei que gostaria de ver um desses movido a elástico mesmo, como o original, de preferencia o que usava hélice monopá.
qual não foi minha surpresa ao receber um presente do seu Carlos: a referida hélice de madeira, que segundo ele era vendido pela Aerobrás na década de 40, assim como o kit do Korda, com a condição de que montasse e fizesse voar o tal modelo 8)
desafio lançado, estou atrás de uma planta decente do Korda Wakefield que usava esta hélice. existem várias plantas de modelos do Dick Korda, o cara era muito produtivo :D . pelo que descobri até agora é um modelo de 44 polegadas de asa (110 cm) com fuselagem varetada entelado em papel japones.
como todos meus modelos adoram árvores e das mais altas :( :D :D :D pretendo usar o que se chama de r/c assist, usar o rádio apenas para comandar a direção que o modelo irá tomar (ou melhor em que árvore pousar :D :D :D ) usando 2 canais (leme e profundor) com equipamento pico da gws.
Anexos
pá recolhida
pá recolhida
korda02.JPG (28.49 KiB) Exibido 6988 vezes
hélice folder de madeira e monopá, comparando com uma gws 10x8
hélice folder de madeira e monopá, comparando com uma gws 10x8
korda01.JPG (29.99 KiB) Exibido 6988 vezes
Beto
Avatar do usuário
Paulo Leitner
membro
Mensagens: 1097
Registrado em: Ter Jun 21, 2005 3:58 am
Contato:

Mensagem por Paulo Leitner »

O cebola só não tem a planta do XPTO-05 pois ainda não inventaram, mas o dia que inventarem achoq ue o cebola recebrá, em primeira mão, uma planta para conversão rc....

Por acaso é este o KOrda ao qual vcs se referem? Esse é o detentor do récorde de 1937, com incríveis 54 minutos de voo........................... :shock: :shock:

ABS!
Anexos
image002_small1.jpg
image002_small1.jpg (5.88 KiB) Exibido 6977 vezes
Avatar do usuário
betocastrucci
membro
Mensagens: 2758
Registrado em: Sex Jan 02, 2004 6:19 pm
Localização: Vinhedo SP - 50

Mensagem por betocastrucci »

este da foto é o Record Holder, tem hélice bipá convencional. o da monopá é o Wakefield Winner, bem parecido. a planta que tenho foi scanneada fora da escala e está dificil (impossivel) de ler as instruções e medidas.
Anexos
korda1.GIF
korda1.GIF (18.68 KiB) Exibido 6969 vezes
Beto
Avatar do usuário
Diego Barbosa
membro
Mensagens: 200
Registrado em: Ter Mai 10, 2005 9:36 am
Localização: auriflama-sp

hélice monopa

Mensagem por Diego Barbosa »

desculpa a engenuidade, mas como funciona esta hélice monopa? não é preciso um peso do outro lado pra equilibrar o peso da hélice? o modelo não fica vibrando?
vlw.
att: diego
Avatar do usuário
gustabmo
membro
Mensagens: 4337
Registrado em: Seg Mai 03, 2004 9:58 pm
Localização: Sao Paulo - SP
Contato:

Re: hélice monopa

Mensagem por gustabmo »

[quote:eb7b01cccd="Diego Barbosa"]desculpa a engenuidade, mas como funciona esta hélice monopa? não é preciso um peso do outro lado pra equilibrar o peso da hélice? o modelo não fica vibrando?[/quote:eb7b01cccd]
Precisa do peso sim. É só olhar na foto que ele está lá!
Gustavo - São Paulo/SP
Avatar do usuário
PeteRThomaSU
membro
Mensagens: 575
Registrado em: Qua Dez 17, 2003 4:39 pm
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por PeteRThomaSU »

Qual é a vantagem da monopa?!?
valeww!
Avatar do usuário
guga
membro
Mensagens: 2163
Registrado em: Dom Jun 13, 2004 6:08 pm
Localização: Makawao, Maui Hawaii e São Paulo / SP

Mensagem por guga »

Eu Tambem tenho a planta do Dick Korda... 8)
Aeromodelistas... Crescei e Eletrificaivos...
Avatar do usuário
Maicon
membro
Mensagens: 1441
Registrado em: Qua Jan 04, 2006 5:09 pm
Localização: Garibaldi, RS 95720-000

Mensagem por Maicon »

Tem como coloca a planta disponivel pra DOWNLOAD??? Obrigado
Avatar do usuário
Omar Grassetti
membro
Mensagens: 1994
Registrado em: Qui Mai 06, 2004 10:58 am
Localização: sp

Mensagem por Omar Grassetti »

Beto, acho uma boa idéia fazer o modelo radio assisted mantendo o uso do elástico. Isso vai preservar as características do modelo e a graça do Korda está justamente no elástico. O rádio no caso pode funcionar como uma espécie de destermalizador high tech.
Avatar do usuário
betocastrucci
membro
Mensagens: 2758
Registrado em: Sex Jan 02, 2004 6:19 pm
Localização: Vinhedo SP - 50

Mensagem por betocastrucci »

esse projeto ainda está de pé. só estou esperando uma planta decente....
Responder