Página 1 de 8

Mini Linha de Montagem FNM - Etapa atual: Finalização

Enviado: Sex Jul 10, 2009 9:22 pm
por ivangouveia
Olá, pessoal :) ,

Já faz algum tempo que não posto nada no forum. Agora estou estudando as possibilidades de uma Mini Linha de Montagem FNM, ou quase isso. Na verdade não funciona como uma linha de montagem tal como a conhecemos, mas faz com que a gente não se perca no projeto. Neste caso, os FNMs D11.000. A minha maior dificuldade é que eu sempre teimo em fazê-los de metal, gasta muito mais tempo. Críticas, sugestões e demais comentários são bem vindos.

Algumas fotos do projeto:






Se desejar ver mais fotos, aqui está o link: http://www.oficinaaberta.com.br/montagem/fnm_a/fnm_a.asp


Montagem da cabine FNM Standard





Obrigado
Ivan Gouveia

Enviado: Sáb Jul 11, 2009 11:04 am
por Balan
Ivan, esse seu trabalho é realmente incrível! Não sei como consegue esse detalhismo todo e essa qualidade! Quanto a fazer montagem em série vai depender muito do seu objetivo. Você pretende começar a vender as suas réplicas? Se a resposta for "sim" aí de repente vale a pena começar a pensar em algumas matrizes para injetoras de plástico. Só que como você deve saber muito bem, matrizes são caras e você vai ter que vender muito para compensar o investimento.
Produzir esse tipo de material para vender só no mercado interno é contraproducente. Se cair na unha das lojas, só elas ganham, e você só trabalha. Eles colocam margens irreais e os produtos não rodam. Então o único risco é só o seu...
Esse é o paradoxo do sonho, do idealismo: quando você pretender voar mais alto percebe que há um monte de coisas que atrapalham. Mas não esquecer que mesno sendo um brilhante artista, é possível ganhar dinheiro com a arte. Só o tempo poderá oferecer respostas e amadurecer os seus projetos. Enquanto nós humildes amigos ficamos torcendo para que tudo dê certo. Um grande abraço.

Enviado: Sáb Jul 11, 2009 11:53 am
por ivangouveia
[b:598f64c1d4]Balan[/b:598f64c1d4], obrigado pelo comentário.
O que você disse sobre as formas comercialização faz muito sentido. Não estou certo se pretendo fazer para vender essas miniaturas. Resolvi fazer 10 porque tem uns colecionadores que vem me cobrando isso há uns dois anos. Acho que montar em série, por enquanto, não passa de uma experiência e brincadeira. Mas se ver nisso alguma viabilidade de produção e possibilidade de lucro, vou rever tudo isso que você falou, principalmente sobre as matrizes e injetoras de plástico.

Obrigado por estar sempre presente, com suas observações atentas e precisas.

Enviado: Sáb Jul 11, 2009 12:00 pm
por JairVenturii
Ivan mais você pretende depois montar aviões??? isso vai dar um lucro cara parabéns mesmo está muito perfeito

Enviado: Sáb Jul 11, 2009 12:12 pm
por ivangouveia
[b:2d1ead9e56]JairVenturii[/b:2d1ead9e56], muito obrigado.
Projetos e vontade não faltam, o problema é que pôr em prática leva algum tempo e esforço. No momento tenho um avião começado, também na escala 1:25, um EADS CASA 295 cuja pintura final deverá ser no estilo camuflado.

Enviado: Sáb Jul 11, 2009 12:13 pm
por claudiorfernandes
Ivan, seu trabalho é único, e eu pessoalmente acho que você deve sim fazer as peças em lotes, mas de edição limitada, e à venda em um site particular ou algo assim, pelo SEU preço. Que pague quem quiser...
Tempos atrás eu vi uma página de um cara que faz réplicas das conchas do Nautilo (molusco) em madeira, e as coloca à venda. É um trabalho de impressionante precisão e beleza... E na área de "vendas" ele tem as fotos e o preço de cada peça (única). Coisas na faixa de US$ 1500,00. E várias delas constam como "sold"... hehehe..
Abraços e parabéns mais uma vez !

Enviado: Sáb Jul 11, 2009 12:28 pm
por ivangouveia
[b:9cdb4a40fc]claudiorfernandes[/b:9cdb4a40fc], obrigado.
Você tem razão, acho que, se for fazer para vender, faço uns 10 de cada modelo e ponho no meu site. Sem pressa de vender.

Enviado: Sáb Jul 11, 2009 12:35 pm
por claudiorfernandes
Eu gosto de trabalhar com madeira, em especial quebra-cabeças, brinquedos pedagógicos e luminárias. Estou afastado da serra por problemas de saúde e outros alheios ao meu controle há mais de um ano, mas até o fim de 2009 pretendo estar pelo menos parcialmente na ativa novamente.
E pretendo fazer exatamente isso, peças unicas ou em edições limitadas (preferencialmente peças numeradas e assinadas) e oferecer à venda pela net... Também já tentei lojas, associações de artesãos e etc.. não funciona para quem faz trabalho diferenciado e bom...

Enviado: Sáb Jul 11, 2009 1:22 pm
por Zoil Junior
Ivan, eu não poderia passar por este tópico sem parabenizado.
Lindo seu trabalho.
Quando estiver colocando a venda me passa uma mp pois sobrando uns cobre por aqui, eu gostaria de ter um na minha estante.
Forte abraço.

Enviado: Sáb Jul 11, 2009 1:32 pm
por ivangouveia
Obrigado por comentarem.

[b:270ce147a4]claudiorfernandes[/b:270ce147a4],
Gosto muito de trabalho em madeira e estou torcendo para que as coisas fiquem favoráveis e que sua saúde se restaure para que você possa voltar logo a fazer esse tipo de trabalho. Abraços.

[b:270ce147a4]Zoil Junior[/b:270ce147a4],
Anotei seu nome aqui na minha lista. Farei contato. Abraços.

Mais uma foto da simulação de motagem do eixo da tração.
[img:270ce147a4]http://www.oficinaaberta.com.br/montagem/fnm_a/fnm_a.12.jpg[/img:270ce147a4]