DX7 com bateria carregada demais

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
Cowboy
membro
Mensagens: 56
Registrado em: Sex Ago 15, 2008 7:55 pm
Contato:

DX7 com bateria carregada demais

Mensagem por Cowboy »

Amigos,

Esqueci meu TX (DX7) carregando por quase 36 horas, ele tem uma NIMH de 9.6 e 1100ma a hora que liguei o TX marcou no display 11.8v !
Desconectei a bateria do tx e nao liguei mais, aparentemente a bateria nao vazou, pois nao tinha nenhum liquido nem umidade, mas será que estraguei a bateria ? O que acham ?
Obrigado




S!
Avatar do usuário
Marcelo Galli
membro
Mensagens: 818
Registrado em: Seg Jun 12, 2006 10:58 pm
Localização: Penápolis,SP 41

Mensagem por Marcelo Galli »

não amigo pode ficar tranquilo pois a bateria tem um (podemos chamar)diodo que quando ah mais carga do que ela pode segurar este mesmo corta a carga

portanto fique tranquilo ok

abs marcelo galli
1º eu entendi... momento bixo no coro,hora cordeiro...o 2º um ser desprezivel....agora tem o 3º
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

[quote:a47f524471="eletricomaniaco"]não amigo pode ficar tranquilo pois a bateria tem um (podemos chamar)diodo que quando ah mais carga do que ela pode segurar este mesmo corta a carga

portanto fique tranquilo ok

abs marcelo galli[/quote:a47f524471]

Você inventou esse absurdo pessoalmente ou alguém ajudou?

Desconsiderando esse disparate do colega, se a bateria estava em carga lenta (C/10, ou cerca de 100 mA de corrente de carga, no seu caso), provavelmente não sofreu danos. Se a bateria não estava excessivamente quante quando você a desconectou do caregador, fique tranquilo. Quanto à tensão, uma bateria Nixx tem tensão nominal durante a descarga de 1,2V, mas quando foi recentemente carregada pode chegar a quase 1,6V por célula, isso explica o valor de tensão que você citou.
Abraços !
Avatar do usuário
Marcos Garcia
membro
Mensagens: 140
Registrado em: Ter Nov 28, 2006 6:33 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Marcos Garcia »

[quote:4927ae6f85="eletricomaniaco"]não amigo pode ficar tranquilo pois a bateria tem um (podemos chamar)diodo que quando ah mais carga do que ela pode segurar este mesmo corta a carga

portanto fique tranquilo ok

abs marcelo galli[/quote:4927ae6f85]


Marcelo, bateria não tem diodo.
Voce pode estar se referindo a um diodo usado na entrada da alimentação do TX, para no caso de voce ligar a bateria invertida não danificar o seu rádio...abs
Avatar do usuário
Marcelo Galli
membro
Mensagens: 818
Registrado em: Seg Jun 12, 2006 10:58 pm
Localização: Penápolis,SP 41

Mensagem por Marcelo Galli »

[quote:a207114c9c="claudiorfernandes"][quote:a207114c9c="eletricomaniaco"]não amigo pode ficar tranquilo pois a bateria tem um (podemos chamar)diodo que quando ah mais carga do que ela pode segurar este mesmo corta a carga

portanto fique tranquilo ok

abs marcelo galli[/quote:a207114c9c]

Você inventou esse absurdo pessoalmente ou alguém ajudou?

Desconsiderando esse disparate do colega, se a bateria estava em carga lenta (C/10, ou cerca de 100 mA de corrente de carga, no seu caso), provavelmente não sofreu danos. Se a bateria não estava excessivamente quante quando você a desconectou do caregador, fique tranquilo. Quanto à tensão, uma bateria Nixx tem tensão nominal durante a descarga de 1,2V, mas quando foi recentemente carregada pode chegar a quase 1,6V por célula, isso explica o valor de tensão que você citou.
Abraços ![/quote:a207114c9c]




Ola claudio segue esta foto do objeto não identificado que estava dentro da bateria do meu dx7

Amanha cedo vo ligar para o sr deosmar e tirar apenas uma duvida com ele
e posto a respeito do absurdo ok (se quiser procurar saber a respeito fique a vontade)

[img:a207114c9c]http://i719.photobucket.com/albums/ww194/marcelogalli/P7150003.jpg[/img:a207114c9c]
[img:a207114c9c]http://i719.photobucket.com/albums/ww194/marcelogalli/P7150001.jpg[/img:a207114c9c]


claudio o sr pra mim era uma pessoa que eu tinha muito respeito mesmo não o conhecendo pessoalmente
pra mim hoje voce é um ser desprezivel

sem mais
1º eu entendi... momento bixo no coro,hora cordeiro...o 2º um ser desprezivel....agora tem o 3º
Avatar do usuário
Marcelo Galli
membro
Mensagens: 818
Registrado em: Seg Jun 12, 2006 10:58 pm
Localização: Penápolis,SP 41

Mensagem por Marcelo Galli »

[quote="Marcos Garcia"][quote:ef8ef2f94d="eletricomaniaco"]não amigo pode ficar tranquilo pois a bateria tem um (podemos chamar)diodo que quando ah mais carga do que ela pode segurar este mesmo corta a carga

portanto fique tranquilo ok

abs marcelo galli[/quote:ef8ef2f94d]


Marcelo, bateria não tem diodo.
Voce pode estar se referindo a um diodo usado na entrada da alimentação do TX, para no caso de voce ligar a bateria invertida não danificar o seu rádio...abs[/quote


amigo veja a foto por favor ok :twisted:

abs
1º eu entendi... momento bixo no coro,hora cordeiro...o 2º um ser desprezivel....agora tem o 3º
Avatar do usuário
Vinicius Fantini
membro
Mensagens: 2604
Registrado em: Qui Fev 15, 2007 10:08 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Vinicius Fantini »

[quote:24fbbd0149="eletricomaniaco"]
Ola claudio segue esta foto do objeto não identificado que estava dentro da bateria do meu dx7
[img:24fbbd0149]http://i719.photobucket.com/albums/ww194/marcelogalli/P7150003.jpg[/img:24fbbd0149]
[img:24fbbd0149]http://i719.photobucket.com/albums/ww194/marcelogalli/P7150001.jpg[/img:24fbbd0149]
[/quote:24fbbd0149]

Olá Marcelo, cara eu tive a curiosidade de pegar o meu DX7 e o JR 9303 e procurar o dispositivo (para testar no multimetro e ver o que é)

Com certeza dentro da bateria do meu não está. A sua bateria é a de Ni-MH AA 1500 mAh 9.6v? Original do rádio?

No JR 9303 que é mesma bateria tambem não está.

Pelo diamentro do fio é impossivel ser da bateria.

Ele está dentro do rádio?

Você me deixou com muitas dúvidas. :shock:

O unico diodo que eu conheço é o que tem dentro do rádio entre a bateria e a trilha principal da placa que o Sr. Aroldo Parente da Aeromodelli retirou do meu Futaba para conseguir ciclar a bateria via plug P4.

Estou confuso! :?

Tambem não consegui achar o datasheet deste componente :?

Ou a sua bateria não é original ou você esta passando uma informação errada que pode prejudicar o equipamento dos colegas.
Anexos
Fio da bateria bem mais fino.
Fio da bateria bem mais fino.
15072009026.jpg (35.74 KiB) Exibido 9223 vezes
O tempo de vôo é diretamente proporcional ao número de lenhas.
Avatar do usuário
Marcos Garcia
membro
Mensagens: 140
Registrado em: Ter Nov 28, 2006 6:33 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Marcos Garcia »

Vinicius, nem o datasheet, e nem digitando no google.

Marcelo, podem ser usados diodos em baterias de "LIPO" para derrubar a tensão e usálas no TX, não vejo porque usar um diodo em uma bateria de Ni-MH. abs
Avatar do usuário
Vinicius Fantini
membro
Mensagens: 2604
Registrado em: Qui Fev 15, 2007 10:08 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Vinicius Fantini »

Verdade Marcos, o diodo (1N4004 ou 4007) colocado em serie com a bateria de [b:bce52bdde4]LIPO[/b:bce52bdde4] serve para derrubar a voltagem em 0,8 volt. Como o rádio "apita" em uma voltagem abaixo da recomendada para LiPO de 3S. Usa-se o diodo para que quando apite a LIPO ainda estar acima da voltagem recomendada recomendado.

Por isso perguntei se a bateria é a original.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

[quote:9cea765ffd="viniciusfantini"]Verdade Marcos, o diodo (1N4004 ou 4007) colocado em serie com a bateria de [b:9cea765ffd]LIPO[/b:9cea765ffd] serve para derrubar a voltagem em 0,8 volt. Como o rádio "apita" em uma voltagem abaixo da recomendada para LiPO de 3S. Usa-se o diodo para que quando apite a LIPO ainda estar acima da voltagem recomendada recomendado.

Por isso perguntei se a bateria é a original.[/quote:9cea765ffd]
´
É difícil alguém especificar de forma correta como você falou, é exatamente isso que o diodo faz e serve no Tx e não como a maioria pensa que o diodo serve somente para baixar a tensão da bateria para proteger o TX.
Agora a peçinha que o nosso amigo mostrou trata-se de um termistor que serve apenas para desligar a bateria no caso dela superaquecer durante a carga evitando assim explosão, a bateria da estação total na qual eu trabalho tem isso também e a função é de desligar a bateria do carregador no caso de aqueçimento da bateria evitando explosão da mesma durante a carga e não um diodo como o nosso amigo explicou.
Agora não sei especificar se esse termistor vem junto com a bateria ou foi colocado pelo usuário anterior se este Tx foi comprado de segunda mão pois desconheço o TX em detalhes para afirmar ou contestar o que foi dito pelos amigos que postaram sobre essa bateria ter ou não ter esse dispositivo.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Responder