Materiais alternativos.

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
Avatar do usuário
Paulo Leitner
membro
Mensagens: 1097
Registrado em: Ter Jun 21, 2005 3:58 am
Contato:

Mensagem por Paulo Leitner »

André Starling,

A caxeta não chega a ser um "material alternativo", como essa madeira "pITA"... Ela é vendida normalemnte nas casas de aeromodelismo, e eu mesmo a uso MUITO...É uma madeira amarela, com cheiro fraco e mais sÊco do que o cedro, dura pacas, mas pesada. Quanto mais amarela, mais dura e mais pesada.

Eu uso miuito para fazer longarinas. É barata, muito mais dura que o cedro e quase tão resiustente quanto o hinoki, mas bem pesadinha.

Mas a madeira usada para fazer caixotes de fruta é o pinho mesmo, de refugo de madeireiras.


ABS!
Avatar do usuário
rgmanica
membro
Mensagens: 2038
Registrado em: Seg Nov 24, 2003 11:01 pm
Localização: Passo Fundo - RS

MYLAR !!!

Mensagem por rgmanica »

Já que usar material alternativo é o que liga, segue uma breve descrição desse material muito usado pelos gringos e que eu estou disponibilizando na seção de vendas do forum


O mylar é um material especial que é fabricado pela Dupont (patente registrada). Ele é usado em muitas aplicações, que vão desde a plastificação de folhas a revestimento de satélites. Sabe o robô aquele que foi pra marte? Pois é, tinha mylar nele, não sei onde, mas tinha!!!

Ele é um filme de poliester que pra nós aeromodelistas, serve para entelagem! (alguns usam com película isolante para moldes)...

Ele não tem cor, ou melhor, a cor é chamada pelo gringos de cristal... Mas pode ser pintado!
A vantagem dele, é que é muito leve e resistente. Pra ti ter uma idéia, entelei um planador de 3,40 com mylar e fita duplaface! Seguramente te afirmo que é no mínimo 10X mais fino e tão resistente quanto o monokote. A leveza nem se compara.
Fiz uma emenda com fita duplaface, não gostei do visual e depois emendei com uma seladora de saquinhos! Ficou Beleza. Creio que colando emende também!

Abraços,
Rômulo
A Pare!
André Jeber D. Starling
membro
Mensagens: 43
Registrado em: Seg Mai 16, 2005 5:38 pm

Caxêta.

Mensagem por André Jeber D. Starling »

[quote:26ef76d6df="Paulo Leitner"]André Starling,

A caxeta não chega a ser um "material alternativo", como essa madeira "pITA"... Ela é vendida normalemnte nas casas de aeromodelismo, e eu mesmo a uso MUITO...É uma madeira amarela, com cheiro fraco e mais sÊco do que o cedro, dura pacas, mas pesada. Quanto mais amarela, mais dura e mais pesada.

Eu uso miuito para fazer longarinas. É barata, muito mais dura que o cedro e quase tão resiustente quanto o hinoki, mas bem pesadinha.

Mas a madeira usada para fazer caixotes de fruta é o pinho mesmo, de refugo de madeireiras.

[color=blue:26ef76d6df]Em Belo Horizonte temos madereiras que vendem a Caxêta no metro cúbico, vc pode escolher qual "peça" te serve melhor, entre as mais leves e as mais pesadas, daí é só levar pra cortar como quiser.
Concordo que muitos caixotes mais "ordinários" são feitos de pinho, mas "us bão" são de Caxêta, daí o nome da madeira[/color:26ef76d6df].



ABS![/quote:26ef76d6df][color=blue:26ef76d6df][/color:26ef76d6df]
Avatar do usuário
Paulo Leitner
membro
Mensagens: 1097
Registrado em: Ter Jun 21, 2005 3:58 am
Contato:

Mensagem por Paulo Leitner »

Tô com possibilidade de usar um bom ateliêr de cerâmica.. sendo assim:

Existe algum material cerâmico que possa ser usado nos nossos modelos?
Avatar do usuário
Dario
membro
Mensagens: 616
Registrado em: Dom Set 04, 2005 11:20 pm

Mensagem por Dario »

Vc pode fazer uma zaggi de barro, assim quando ela cair, se integrará muito bem ao barranco. :lol:
Avatar do usuário
Danangeli
membro
Mensagens: 962
Registrado em: Qui Ago 26, 2004 12:59 pm

Re: materiais alternativos

Mensagem por Danangeli »

[quote:1f0efc4ae7="Celso Barsotti"]Alguem ja ouviu falar ou conhece uma planta chamada PITA OU SISAL ???
Se alguem conhece-la ,entre e troque ideias até mais........[/quote:1f0efc4ae7]


Também já ouvi falar + não conheço pessoalmente.....................Outra madeira bem leve é encontrada na Paineira(árvore cheia de espinhos) e a madeira da árvore da "fruta do conde" também é leve (essa eu já constatei ser forte leve)......mas tem q ter o dom e ferramentas pra conseguir extrair uma chapa perfeira, ou uma longarina retinha.....
Avatar do usuário
Celso Barsotti
membro
Mensagens: 187
Registrado em: Dom Mai 29, 2005 8:05 am
Localização: Campo Limpo Paulista , SP

reforço p/ asa

Mensagem por Celso Barsotti »

O Paulo!
Tu que entendes de BALSA. (se bem que minha pergunta é um mixer)
Eu cortei uma asa de isopor P3 ,e estou querendo fazer umreforço
com longarinas de Hinoki(cipreste japones)
Uma colada na outra , nna espessura do perfil á 1/3 da corda
e depois colar um BA e um BF de balsa apropriados (da AEROBRAS)
Depois meter cola 77 e dar acabamento c/ fita adesiva.
O perfil é o S4083 (8%) modificado
Existe outro material P/ a longarina????
Este sistema funciona????

(espero q não esteja no tópico errado!!)

Obrigado!!
Avatar do usuário
Cristiano Campos
membro
Mensagens: 480
Registrado em: Sex Dez 23, 2005 1:32 pm
Localização: Bagé/RS/TCHÊ

Isopor ou Depron?

Mensagem por Cristiano Campos »

Ola galera, estou com a seguinte dúvida: Depron e Isopor de bandejas é a mesma coisa? Procurei Depron aqui na minha cidade Bagé/RS e nao achei, ninguem conhece isso... ehhehehe (cidade do interior) :evil: Mas achei bastante bandejinha de carne, frios e pizza... heheheh :P Olhando no site alguns avioes, vi que usavam o tal Depron, que é muitooo parecido (pelo menos na foto)com o isopor que uso para fazer planadores para minha filha brincar... Fica a pergunta: Depron é o memso Isopor de bandeja? Obrigado pela atenção de todos e BOAS FESTAS DE FIM DE ANO PRA TODO MUNDO. Abraços a todos.
Avatar do usuário
bugfly
membro
Mensagens: 109
Registrado em: Qui Dez 08, 2005 5:14 pm
Localização: Sao Joao de Meriti - RJ

Mensagem por bugfly »

Rapaz,

Eu creio que sim, pq se nao for, já fiz 2 avioes de bandeija e palito de churrasco.

To vendo se dps eu faço um modelo só de bandeija (air camper ou slow stick)

Eu estou fazendo um de elastico, sera q rola usar elastico de documento? (aqueles que algumas pessoas ararram no pulso, no dinheiro, no cabelo...)

[]´s
Se navegar é preciso, imagine voar...

Voo livre - 9;Planador - 2;Elastico - 1;bits - Em construção;controlados - Comprando peças

-=[BugFly]=-
Avatar do usuário
Cristiano Campos
membro
Mensagens: 480
Registrado em: Sex Dez 23, 2005 1:32 pm
Localização: Bagé/RS/TCHÊ

hahehahe

Mensagem por Cristiano Campos »

E ai... blz... bah tche, acho que de borrachinha de dinheiro nao rola eim... eu tambem por aki ja fiz varios de bandejinha, minha filha adora... agora to pensando em fazer um de borracha de soro... só tenho algumas dúvidas... será que posso usar caninho de aluminio de antena para fazer o corpo dele, e como devo fazer a helice? que comprimento, largura, peso, graus de enclinação... Bueno... vo ficando por aqui. Feliz Ano Novo a Todos.
Responder