Bit Esc

Neste fórum falamos sobre os aeromodelos radio-controlados com peso final abaixo de 143,4 gramas, verdadeiras jóias aeromodelísticas.
Oscar Junior
membro
Mensagens: 56
Registrado em: Seg Ago 23, 2004 8:10 pm
Localização: Brasília, DF

Mensagem por Oscar Junior »

Pode deixar, vou programar o bichinho ai testaremos.....
Me avisem qdo forem voar....
Stuka
membro
Mensagens: 640
Registrado em: Qui Set 02, 2004 6:34 pm
Localização: Brasília-DF

Mensagem por Stuka »

Caro Oscar vc. é daqui do DF?....se for, estaremos nesse domingo (se o tempo ajudar - à tarde ), no estacionamento da Faculdade de Administração da UNB - ao lado do bambuzal....eu o Lenildo, Eashi, Eric, Mate...e outros curiosos...heheheh...leva sua tecnologia pra gente ver de perto e aprender um pouco mais.
Avatar do usuário
Rafael Cotrim
membro
Mensagens: 993
Registrado em: Ter Jul 27, 2004 6:00 pm

Mensagem por Rafael Cotrim »

e ai como anda o projeto??
Oscar Junior
membro
Mensagens: 56
Registrado em: Seg Ago 23, 2004 8:10 pm
Localização: Brasília, DF

Mensagem por Oscar Junior »

Bom, terminei o adaptador para gravação do Pic, confeccionei a PCB, gravei o PIC, fiz a soldagem dos componentes PQP é FD.....

O esc realmente funciona, fiz apenas alguns testes estáticos. O meu está apresentando alguns problemas que desconfio ser por problemas na calibração do oscilador no pic.

A versão que gravei no pic, apresenta auto cut-off programável qdo se liga o esc. Neste momento, qdo da programação, ele apresenta comportamento instável. Necessitando que o mesmo seja reiniciado algumas vezes.

A partir do momento que foi realizada a programação do auto cut-off, o esc está pronto para uso.

Os botões up e down, funcionam para acelerar e desacelerar o motor em seus limites. Qdo mantemos qq um dos dois botões apertados, rapidamente ele alcança o extremo de funcionamento, ou seja, aceleração total ou desligado.

Outra caracterísitca interessante, acredito ainda q por problemas na calibração do oscilador, é que quando tento setar uma velocidade intermediária, o esc não mantém a acelaração, realizando aumento gradativo até atingir a aceleração máxima.

Vou realizar ainda mais uma conferência no circuito, realmente é muito pequeno e defícil de realizar a soldagem.

Mas como está, já é possível sua utilização dentro dos limites de corrente do IRLML2502.

Infelizmente estou sem muito tempo, mas logo que possível posto novas notícias.
Oscar Junior
membro
Mensagens: 56
Registrado em: Seg Ago 23, 2004 8:10 pm
Localização: Brasília, DF

Mensagem por Oscar Junior »

Ai está o carinha...
Oscar Junior
membro
Mensagens: 56
Registrado em: Seg Ago 23, 2004 8:10 pm
Localização: Brasília, DF

Mensagem por Oscar Junior »

Esta tranqueira ai é o meu gravador de pic com o adaptador SMD. É feio mas funciona.
Avatar do usuário
Rafael Shumman
membro
Mensagens: 32
Registrado em: Ter Jul 20, 2004 1:16 am
Localização: brasil

Mensagem por Rafael Shumman »

Oscar Junior escreveu:Esta tranqueira ai é o meu gravador de pic com o adaptador SMD. É feio mas funciona.


Oscar, o gravador da foto é o mesmo do link ( http://feng3.cool.ne.jp/en/rcd.html ) antes recomendado?

Por acaso você tentou utilizar o primeiro código, o sem o cut-off? Se esse for mais estável eu o consideraria melhor, por se tratar de construção de pequenos modelos ou indoor, acho desnecessário o cut-off.

Uma dúvida, quando o motor está em velocidade máxima, pressionando o botão de incrementação o que acontece? E quando está cortado, pressionando o botão de decrementação?
Oscar Junior
membro
Mensagens: 56
Registrado em: Seg Ago 23, 2004 8:10 pm
Localização: Brasília, DF

Mensagem por Oscar Junior »

Oi Rafael,

O gravador da foto é realmente o RCD. Agora uma opção interessante como eu disse anteriormente é o JDM. Com ele consegui gravar além do 12F629 os seguintes pics: 16f84a, 12c508 e 509. Com o RCD vc não vai gravar o 12c508 e 509.... Bom, mas como é muito barato a contrução, fiz os dois..... e tá tudo bem...

Com relação as suas perguntas, como eu já havia confeccionado a PCB, optei pelo código com o cut-off. Se vc utilizar o código original, a sinalização nos pinos do pic é diferente.

Quando se está em aceleração máxima, e pressiono o incremento, a aceleração mantém-se estável no topo, ocorre o mesmo no movimento inverso.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Desculpe me intrometer neste assunto, mas já que é para programar PIC, soldar SMD, usar microfets, etc. não vale mais a pena tirar o TX2/RX2, colocar um codificador e um decodificador que já sejam proporcionais para os 3 canais e usar só a parte de RF original?
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

mexeu em vespeiro :shock:
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Responder