Companheiros,
Ao construirem os seus modelos, o que determina a escolha entre aileron e leme ? Ou tanto faz, como tanto fez?
aileron x leme
- Luís Henrique Rodrigues
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Amigo,
Dizem que Ailerons são para curvas mais fechadas e Leme apenas para dar direção ao modelo. Aí você escolhe. Se não me engano, quando se usa Ailerons, não há tanta necessidade de leme. No caso de asa poliédrica, não necessita de ailerons...
Acho que geralmente usam Ailerons e Leme ao mesmo tempo, em modelos acrobáticos. Em um treinador para iniciante, não há muita necessidade, apenas leme. A não ser que o piloto queira desfrutar mais...
ºº Mas vai que eu falei besteira... ºº
Também quero saber mais sobre isso.. :)
Abraços,
Luís Henrique.
Dizem que Ailerons são para curvas mais fechadas e Leme apenas para dar direção ao modelo. Aí você escolhe. Se não me engano, quando se usa Ailerons, não há tanta necessidade de leme. No caso de asa poliédrica, não necessita de ailerons...
Acho que geralmente usam Ailerons e Leme ao mesmo tempo, em modelos acrobáticos. Em um treinador para iniciante, não há muita necessidade, apenas leme. A não ser que o piloto queira desfrutar mais...
ºº Mas vai que eu falei besteira... ºº
Também quero saber mais sobre isso.. :)
Abraços,
Luís Henrique.
"Resistir ao desejo talvez seja uma das formas mais discretas de amar a vida."
Luiz Felipe Pondé.
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- Brucutu
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bom....
pelo menos no aeromodelismo glow o povo geralmente aprende a voar e fazer curvas utilizando o aileron, afinal é muito mais rápido e preciso para acertar a inclinação da asa!
e mais tarde aprende a utilizar o leme!
Particularmente eu prefiro fazer curvas no aileron... mas é legal também usar um leme ao mesmo tempo!
pelo menos no aeromodelismo glow o povo geralmente aprende a voar e fazer curvas utilizando o aileron, afinal é muito mais rápido e preciso para acertar a inclinação da asa!
e mais tarde aprende a utilizar o leme!
Particularmente eu prefiro fazer curvas no aileron... mas é legal também usar um leme ao mesmo tempo!
"Quando todos pensam o mesmo, ninguém está pensando!" (Walter Lippmann)
Se o avião tiver diedro, não é necessário ailerons, pois ele se auto estabiliza. Aliás, se vc colocar ailerons em um modelo com diedro eles só vão atrapalhar, pois vão lutar contra a auto-estabilização do modelo. O leme funciona perfeitamente nestes modelos, dá toda a conta do recado :D .
Se por algum motivo o avião for inclinado e não tiver diedro nas asas, ele permanecerá nesta posição por um booooom tempo até se estabilizar :shock: , será meio crítico retomar o controle, então é preciso ailerons. Nestes modelos o leme realmente não é lá muito necessário, eu só acho que ele é bom para o pouso, que é quando ele se torna bem util 8) .
Quando se fala em acrobacia a história é outra, é bom ter tudo, pra fazer de tudo, inclusive, uma curva perfeita em planadores com leme e aileron é feita usando primeiro aileron, e depois um tico de leme e profundor juntos, tudo isso pra otimizar o vôo e não perder altura :shock:
UUUiiiiia, eh isso :D
Se por algum motivo o avião for inclinado e não tiver diedro nas asas, ele permanecerá nesta posição por um booooom tempo até se estabilizar :shock: , será meio crítico retomar o controle, então é preciso ailerons. Nestes modelos o leme realmente não é lá muito necessário, eu só acho que ele é bom para o pouso, que é quando ele se torna bem util 8) .
Quando se fala em acrobacia a história é outra, é bom ter tudo, pra fazer de tudo, inclusive, uma curva perfeita em planadores com leme e aileron é feita usando primeiro aileron, e depois um tico de leme e profundor juntos, tudo isso pra otimizar o vôo e não perder altura :shock:
UUUiiiiia, eh isso :D
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Zagolina | P-51 PSS | JW para o DS
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- alexcmag
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Faltou dizer que curva coordenada de aileron e leme é bem complicado de se conseguir.
Em um avião grande, o piloto vai sentado dentro, então além dele sentir no corpo se a curva está coordenada ou não (isto é, se precisa de mais leme ou menos leme), ele tem o turn-coordinator, basicamente uma bolinha em líquido que fica na vertical quando a curva está OK.
[img:98b16ec029]http://www.falcongauge.com/images/product%20images/coordinator.jpg[/img:98b16ec029]
Em um avião grande, o piloto vai sentado dentro, então além dele sentir no corpo se a curva está coordenada ou não (isto é, se precisa de mais leme ou menos leme), ele tem o turn-coordinator, basicamente uma bolinha em líquido que fica na vertical quando a curva está OK.
[img:98b16ec029]http://www.falcongauge.com/images/product%20images/coordinator.jpg[/img:98b16ec029]
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Aleirons e leme
Em um avião quando se faz uma curva para esquerda, o aleiron direito abaixa, aumentando a curvatura da asa e consequentemente a sustentação, e o aleiron esquerdo levanta diminuindo a sustentação. Como a asa direita está com mais sustentação e a esquerda com menos ele inclina-se para a esquerda. A asa direita, por ficar com uma superfície de asa maior, causa mais arrasto, por isso ocorre uma guinada adversa, ou seja o nariz do avião é puxado para o lado direito (de fora da curva). Por isso é preciso usar o leme para esquerda para manter o nariz "no lugar" - isso é o vôo coordenado.
Os aviões com diedro positivo (pontas das asas mais altas) são mais estáveis, ou seja tendem a voltar em vôo horizontal, porque ao se fazer uma curva e se inclinar o avião ele começa a derrapar para o centro da curva (glissada). Isso forma um vento lateral. No caso do diedro positivo esse vento lateral pega na parte de baixo da asa que está do lado interno da curva e a "empurra" para cima.
Andrey
Os aviões com diedro positivo (pontas das asas mais altas) são mais estáveis, ou seja tendem a voltar em vôo horizontal, porque ao se fazer uma curva e se inclinar o avião ele começa a derrapar para o centro da curva (glissada). Isso forma um vento lateral. No caso do diedro positivo esse vento lateral pega na parte de baixo da asa que está do lado interno da curva e a "empurra" para cima.
Andrey