Meu primeiro projeto completo - Projeto 01 - Maritaca
- Gilberto
- membro
- Mensagens: 3062
- Registrado em: Qui Abr 24, 2008 12:38 am
- Localização: São Paulo, SP - 68 anos
- Contato:
Como disse antes, meu tempo é curto, mas deu para adiantar um pouco mais o projeto.
Esta é a asa cortada pelo ErikFly, agora recebeu o corte dos ailerons e a instalação dos servos antes da entelagem.
[img:5aedc18e45]http://discovirtual.uol.com.br/disco_virtual/ocnl/aeromodelos/projetonov1.jpg[/img:5aedc18e45]
Os ailerons foram retirados da própria asa, trabalhados com o chanfro de 45° e já entelados com vinil branco.
[img:5aedc18e45]http://discovirtual.uol.com.br/disco_virtual/ocnl/aeromodelos/projetonov2.jpg[/img:5aedc18e45]
Não gostei muito de ter que colar os servos e fios, mas por enquanto não achei uma solução melhor.
[img:5aedc18e45]http://discovirtual.uol.com.br/disco_virtual/ocnl/aeromodelos/projetonov3.jpg[/img:5aedc18e45]
A fuselagem ainda precisa de um trato de lixa, mas já está tomando forma. Em cima vê-se o tubo por onde passa a antena do RX auxiliar do rádio HK.
[img:5aedc18e45]http://discovirtual.uol.com.br/disco_virtual/ocnl/aeromodelos/projetonov4.jpg[/img:5aedc18e45]
O espaço ficou apertado para a eletrônica, mas deu para ajeitar tudo.
[img:5aedc18e45]http://discovirtual.uol.com.br/disco_virtual/ocnl/aeromodelos/projetonov5.jpg[/img:5aedc18e45]
Uma vista lateral da fuselagem.
[img:5aedc18e45]http://discovirtual.uol.com.br/disco_virtual/ocnl/aeromodelos/projetonov6.jpg[/img:5aedc18e45]
Os palitos colados no nariz provaram que são úteis em impactos leves de nariz.
[img:5aedc18e45]http://discovirtual.uol.com.br/disco_virtual/ocnl/aeromodelos/projetonov7.jpg[/img:5aedc18e45]
O berço do motor feito de um sanduíche de duas peças de depron e duas de plasticard. Bem colado esse berço provou que dá conta do recado.
[img:5aedc18e45]http://discovirtual.uol.com.br/disco_virtual/ocnl/aeromodelos/projetonov8.jpg[/img:5aedc18e45]
Detalhe da cauda. Optei por não fazer a bequilha móvel, afinal, a pista onde voo não requer que se faça taxi.
[img:5aedc18e45]http://discovirtual.uol.com.br/disco_virtual/ocnl/aeromodelos/projetonov9.jpg[/img:5aedc18e45]
Enquanto isso, o LenhaLab continua fazendo o seu papel, tenho aprendido muito sobre o que funciona e o que não funciona. Suas últimas "fraturas" vieram de uma perda de controle do aileron que o colocou em um parafuso irrecuperável.
[img:5aedc18e45]http://discovirtual.uol.com.br/disco_virtual/ocnl/aeromodelos/lenhalab.jpg[/img:5aedc18e45]
Esta é a asa cortada pelo ErikFly, agora recebeu o corte dos ailerons e a instalação dos servos antes da entelagem.
[img:5aedc18e45]http://discovirtual.uol.com.br/disco_virtual/ocnl/aeromodelos/projetonov1.jpg[/img:5aedc18e45]
Os ailerons foram retirados da própria asa, trabalhados com o chanfro de 45° e já entelados com vinil branco.
[img:5aedc18e45]http://discovirtual.uol.com.br/disco_virtual/ocnl/aeromodelos/projetonov2.jpg[/img:5aedc18e45]
Não gostei muito de ter que colar os servos e fios, mas por enquanto não achei uma solução melhor.
[img:5aedc18e45]http://discovirtual.uol.com.br/disco_virtual/ocnl/aeromodelos/projetonov3.jpg[/img:5aedc18e45]
A fuselagem ainda precisa de um trato de lixa, mas já está tomando forma. Em cima vê-se o tubo por onde passa a antena do RX auxiliar do rádio HK.
[img:5aedc18e45]http://discovirtual.uol.com.br/disco_virtual/ocnl/aeromodelos/projetonov4.jpg[/img:5aedc18e45]
O espaço ficou apertado para a eletrônica, mas deu para ajeitar tudo.
[img:5aedc18e45]http://discovirtual.uol.com.br/disco_virtual/ocnl/aeromodelos/projetonov5.jpg[/img:5aedc18e45]
Uma vista lateral da fuselagem.
[img:5aedc18e45]http://discovirtual.uol.com.br/disco_virtual/ocnl/aeromodelos/projetonov6.jpg[/img:5aedc18e45]
Os palitos colados no nariz provaram que são úteis em impactos leves de nariz.
[img:5aedc18e45]http://discovirtual.uol.com.br/disco_virtual/ocnl/aeromodelos/projetonov7.jpg[/img:5aedc18e45]
O berço do motor feito de um sanduíche de duas peças de depron e duas de plasticard. Bem colado esse berço provou que dá conta do recado.
[img:5aedc18e45]http://discovirtual.uol.com.br/disco_virtual/ocnl/aeromodelos/projetonov8.jpg[/img:5aedc18e45]
Detalhe da cauda. Optei por não fazer a bequilha móvel, afinal, a pista onde voo não requer que se faça taxi.
[img:5aedc18e45]http://discovirtual.uol.com.br/disco_virtual/ocnl/aeromodelos/projetonov9.jpg[/img:5aedc18e45]
Enquanto isso, o LenhaLab continua fazendo o seu papel, tenho aprendido muito sobre o que funciona e o que não funciona. Suas últimas "fraturas" vieram de uma perda de controle do aileron que o colocou em um parafuso irrecuperável.
[img:5aedc18e45]http://discovirtual.uol.com.br/disco_virtual/ocnl/aeromodelos/lenhalab.jpg[/img:5aedc18e45]
Avião tem cauda e não calda; Avião tem nariz e não bico; Avião plana e não plaina; É fuselagem e não fuseca.
- Gilberto
- membro
- Mensagens: 3062
- Registrado em: Qui Abr 24, 2008 12:38 am
- Localização: São Paulo, SP - 68 anos
- Contato:
Este Depron foi de bandejinha mesmo, comprei um pacote em uma loja de embalagens.
Mas foi o último assim, já aprendi o que precisava com ele, o acabamento não fica bom, pois ficam várias emendas, e além disso é frágil, principalmente no nariz.
Meu próximo projeto será um anfíbio "baseado" no SeaBee, e nesse vou usar uma placa de depron comprada em uma loja de material artístico, mas ainda é muito fino.
Mas antes ainda vou montar o Ugly Acro do Sancler que eu já comprei, preciso "afinar" o dedo no Stick para pilotar melhor.
Mas assim que for possível, pretendo voltar para a balsa, estou com uma saudade de 40 anos do cheirinho da balsa e do dope (O MINISTÉRIO DA SAÚDE ADVERTE, CHEIRAR DOPE VICIA).
Mas foi o último assim, já aprendi o que precisava com ele, o acabamento não fica bom, pois ficam várias emendas, e além disso é frágil, principalmente no nariz.
Meu próximo projeto será um anfíbio "baseado" no SeaBee, e nesse vou usar uma placa de depron comprada em uma loja de material artístico, mas ainda é muito fino.
Mas antes ainda vou montar o Ugly Acro do Sancler que eu já comprei, preciso "afinar" o dedo no Stick para pilotar melhor.
Mas assim que for possível, pretendo voltar para a balsa, estou com uma saudade de 40 anos do cheirinho da balsa e do dope (O MINISTÉRIO DA SAÚDE ADVERTE, CHEIRAR DOPE VICIA).
- Gilberto
- membro
- Mensagens: 3062
- Registrado em: Qui Abr 24, 2008 12:38 am
- Localização: São Paulo, SP - 68 anos
- Contato:
Finalmente o projeto está 99% concluído.
Realizei o primeiro voo dele neste domingo em Caracas e me surpreendi, comportou-se exatamente como eu queria, um sport treinador. Responde bem aos comandos, é estável e o perfil tem excelente desempenho, enfrentou o vento com bravura e tem um ótimo planeio com o motor cortado.
Faz "tuneau" (roll) lento mas seguro, consegue segurar um voo de dorso razoável.
Também, contrariando a ideia de que somente asa alta pode ser treinador, este é a prova de que uma asa baixa também pode ser estável e dócil, é tudo uma questão de diedro.
Abaixo as fotos da fase final (pós voo).
Este projeto não saiu com o acabamento ideal, cometi várias falhas, mas é o processo de aprendizagem.
Como não tinha fita adesiva colorida eu apliquei fita de embalagem transparente mesmo em toda a asa, mas a fuselagem não está entelada.
Pintei o modelo com uma tinta que sobrou da pintura do meu portão (tinta esmalte automotiva diluída com aguarrás) na pistola. Bem, eu sei que vai acabar descascando, mas como deu uma boa cobertura eu apliquei essa mesmo. E um detalhe, não ataca o DEPRON.
O peso bruto ficou perto de 700g, mas com o motor 2215-20 ficou ótimo.
[img:b1ef2a8dff]http://discovirtual.uol.com.br/disco_virtual/ocnl/aeromodelos/GEDC0689.JPG[/img:b1ef2a8dff]
[img:b1ef2a8dff]http://discovirtual.uol.com.br/disco_virtual/ocnl/aeromodelos/GEDC0690.JPG[/img:b1ef2a8dff]
[img:b1ef2a8dff]http://discovirtual.uol.com.br/disco_virtual/ocnl/aeromodelos/GEDC0691.JPG[/img:b1ef2a8dff]
[img:b1ef2a8dff]http://discovirtual.uol.com.br/disco_virtual/ocnl/aeromodelos/GEDC0692.JPG[/img:b1ef2a8dff]
[img:b1ef2a8dff]http://discovirtual.uol.com.br/disco_virtual/ocnl/aeromodelos/GEDC0694.JPG[/img:b1ef2a8dff]
[img:b1ef2a8dff]http://discovirtual.uol.com.br/disco_virtual/ocnl/aeromodelos/GEDC0695.JPG[/img:b1ef2a8dff]
[img:b1ef2a8dff]http://discovirtual.uol.com.br/disco_virtual/ocnl/aeromodelos/GEDC0698.JPG[/img:b1ef2a8dff]
[img:b1ef2a8dff]http://discovirtual.uol.com.br/disco_virtual/ocnl/aeromodelos/GEDC0699.JPG[/img:b1ef2a8dff]
[img:b1ef2a8dff]http://discovirtual.uol.com.br/disco_virtual/ocnl/aeromodelos/GEDC0700.JPG[/img:b1ef2a8dff]
Realizei o primeiro voo dele neste domingo em Caracas e me surpreendi, comportou-se exatamente como eu queria, um sport treinador. Responde bem aos comandos, é estável e o perfil tem excelente desempenho, enfrentou o vento com bravura e tem um ótimo planeio com o motor cortado.
Faz "tuneau" (roll) lento mas seguro, consegue segurar um voo de dorso razoável.
Também, contrariando a ideia de que somente asa alta pode ser treinador, este é a prova de que uma asa baixa também pode ser estável e dócil, é tudo uma questão de diedro.
Abaixo as fotos da fase final (pós voo).
Este projeto não saiu com o acabamento ideal, cometi várias falhas, mas é o processo de aprendizagem.
Como não tinha fita adesiva colorida eu apliquei fita de embalagem transparente mesmo em toda a asa, mas a fuselagem não está entelada.
Pintei o modelo com uma tinta que sobrou da pintura do meu portão (tinta esmalte automotiva diluída com aguarrás) na pistola. Bem, eu sei que vai acabar descascando, mas como deu uma boa cobertura eu apliquei essa mesmo. E um detalhe, não ataca o DEPRON.
O peso bruto ficou perto de 700g, mas com o motor 2215-20 ficou ótimo.
[img:b1ef2a8dff]http://discovirtual.uol.com.br/disco_virtual/ocnl/aeromodelos/GEDC0689.JPG[/img:b1ef2a8dff]
[img:b1ef2a8dff]http://discovirtual.uol.com.br/disco_virtual/ocnl/aeromodelos/GEDC0690.JPG[/img:b1ef2a8dff]
[img:b1ef2a8dff]http://discovirtual.uol.com.br/disco_virtual/ocnl/aeromodelos/GEDC0691.JPG[/img:b1ef2a8dff]
[img:b1ef2a8dff]http://discovirtual.uol.com.br/disco_virtual/ocnl/aeromodelos/GEDC0692.JPG[/img:b1ef2a8dff]
[img:b1ef2a8dff]http://discovirtual.uol.com.br/disco_virtual/ocnl/aeromodelos/GEDC0694.JPG[/img:b1ef2a8dff]
[img:b1ef2a8dff]http://discovirtual.uol.com.br/disco_virtual/ocnl/aeromodelos/GEDC0695.JPG[/img:b1ef2a8dff]
[img:b1ef2a8dff]http://discovirtual.uol.com.br/disco_virtual/ocnl/aeromodelos/GEDC0698.JPG[/img:b1ef2a8dff]
[img:b1ef2a8dff]http://discovirtual.uol.com.br/disco_virtual/ocnl/aeromodelos/GEDC0699.JPG[/img:b1ef2a8dff]
[img:b1ef2a8dff]http://discovirtual.uol.com.br/disco_virtual/ocnl/aeromodelos/GEDC0700.JPG[/img:b1ef2a8dff]
Avião tem cauda e não calda; Avião tem nariz e não bico; Avião plana e não plaina; É fuselagem e não fuseca.
- warne
- membro
- Mensagens: 5918
- Registrado em: Ter Abr 22, 2008 1:10 am
- Localização: Teresina, Piauí
- Contato:
Opa...assim que voltar para casa, vou construir o meu...e vou postar fotos!!!Parabéns pelo seu projeto
Abs
Warne
Abs
Warne
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. F.A.
https://www.youtube.com/channel/UCZdCMXN0Jtnr0W08CFVpjSQ
https://www.youtube.com/channel/UCZdCMXN0Jtnr0W08CFVpjSQ