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Aeromodelismo elétrico

Como tirar parafusos espanados

Qual o motor certo para qual modelo, qual hélice para tal redução, quantas voltas de fio em tal brushless.

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Como tirar parafusos espanados

Mensagempor Arthur94 » 22 Out 2009 09:30

iai gente, blz? tem tempo que estou com um motor glow aqui, mas quando eu peguei ele, ele estava a muito tempo parado e o óleo secou dentro dele, e os parafusos de abrir o cabeçote estão espanados.
Eu queria saber se tem algum metodo que eu possa tirar esses parafusos sem ter que levar em torneadora.São 4 parafusos philips espanados
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Re: Como tirar parafusos espanados

Mensagempor LaercioLMB » 22 Out 2009 14:23

[quote:27fe70a0e0="Arthur94"]iai gente, blz? tem tempo que estou com um motor glow aqui, mas quando eu peguei ele, ele estava a muito tempo parado e o óleo secou dentro dele, e os parafusos de abrir o cabeçote estão espanados.
Eu queria saber se tem algum metodo que eu possa tirar esses parafusos sem ter que levar em torneadora.São 4 parafusos philips espanados[/quote:27fe70a0e0]

Não são parafusos philips, são parafusos allen provavelmente 2,5mm
mas antes de começar a desmontar ele, use óleo em spray, pode ser o WD40 ou similar para ir amolecendo o óleo velho e soltar as peças sem forçar elas, pode deixar o motor dentro de uma lata com querosene que é até melhor antes de começar a desmontar ele se não só irá danificar o conjunto camisa/pistão dele.
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Mensagempor paulogazola » 22 Out 2009 14:28

Uma regra geral que aprendi com parafusos (vagabundos): se você forçar ele "espana". Tanto na cabeça (perde o encaixe Fenda ou Philips), espana a rosca interna ou mesmo quebra no meio (este era mesmo de uma liga metálica vagabunda).

Uma técnica que eu uso para tirar parafusos, e que acabou virando hábito automático é assim:
1) chave de fenda/phillips tem tamanho (nem todos sabem disso). Use a maior possível, para ter mais apoio. Chaves estreitas demais (largura) ou finas demais (espessura) danificam o parafuso e podem dar cagada.
2) chave de fenda tem fio, como uma faca. Mas, é ao contrário: numa faca vc afia ele para cortar melhor, enquando que na chave de fenda o fio é ORTOGONAL, ou seja, tentando deixar a cabeça quadrada, para encaixar bem no parafuso, dando mais firmeza.
3) Não devemos jamais forçar um parafuso além do bom senso. Quando você sente que o parafuso é mole e está para estanar, e dá aquele medo, eu faço assim: (digamos que esteja soltando) DESAPERTO o parafuso 1/8 de volta, e volto a apertar 1/16 de volta, depois desaperto mais 1/8 de volta e volto a apertá-lo 1/16 de volta. Assim, você vai-vem-vai-vem... com ele, mas sempre vindo mais do que indo. Assim, você ganha SENSIBILIDADE (pra ver se está indo tudo bem, o que não acontece se você forçá-lo em apenas um sentido) e acaba espanando o parafuso para os dois lados, um compensando o outro. Se você forçar apenas em um sentido, já era.
4) jogue os parafusos estragados fora, providenciando novos, se puder.
>>> No entanto, isso só serve para a cabeça espanada.

No teu caso parece que é a rosca mesmo que espanou (certo?).

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Mensagempor Arthur94 » 22 Out 2009 18:37

laercioLMB,

Eram parafusos philips sim, mas espanaram...
o motor é um de vcc que o ex da minha irmã me deu, eu quero abri-lo só pra limpar e ver se coloco pra funcionar.eu coloquei em aguarrás por um tempo mas os parafusos tão que tão.

PauloGazola,

o que espanou foi a cabeça dos parafusos, ele veio meio espanado já, eu eu piorei mais ainda.
eu levei em uma torneadora pra saber qto era pra tirar e R$ 30,00, pra tirar 4 mizeros parafusos.Eu tentei de todo jeito tirar aqueles parafusos e eles não saem. :evil:

Será que aquele WD40 serviria para tirar?mas lembrando que a cabeça dos parafusos estão totalmente espanadas.
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Mensagempor LaercioLMB » 22 Out 2009 19:09

O óleo e o querosene eu sugeri para limpar o motor e não para soltar os parafusos.
sugiro que pague o valor para retirarem com ferramentas mais apropriadas do que você chegar a danificar o cabeçote do motor tentando.
No meu caso eu usaria uma furadeira com todo o cuidado e uma broca do diâmetro da cabeça do parafuso, iria furando bem devagar apertando o gatilho da furadeira aos poucos para que ela não atinja a velocidade máxima dela até a cabeça dos parafusos serem removidas, depois disso retiro o cabeçote ficando apenas as hastes dos parafusos podendo ser retirados segurando-os com um alicate de preferencia de pressão.
Se tens condições de fazer isso sem danificar o cabeçote com a broca vá em frente mas se tens alguma dúvida mande fazer fora.
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Mensagempor Arthur94 » 22 Out 2009 19:24

mas assim, se eu furar até remover a cabeça do parafuso, vai ficar o resto do parafuso dentro do cabeçote, e não irá saír do mesmo jeito, a naõ ser que os parafusos tenham rosca só lá em baixo deles

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Mensagempor LaercioLMB » 22 Out 2009 19:26

[quote:38ab02fbe2="Arthur94"]mas assim, se eu furar até remover a cabeça do parafuso, vai ficar o resto do parafuso dentro do cabeçote, e não irá saír do mesmo jeito, a naõ ser que os parafusos tenham rosca só lá em baixo deles[/quote:38ab02fbe2]

As roscas dos parafusos são no bloco do motor e não no cabeçote pois se fossem no cabeçote também jamais iria dar aperto no cabeçote ao bloco do motor quando as cabeças dos parafusos encostassem no cabeçote.
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Mensagempor Arthur94 » 22 Out 2009 20:07

entendi, vou fazer então esse metodo, com muito cuidado claro. mas lembrando que é um motor .15 Antigo, a rosca é no bloco do motor mesmo né?

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Mensagempor LaercioLMB » 22 Out 2009 20:21

Todos os motores são com as roscas no bloco do motor independendo da marca ou da cilindrada dele, e quando fores comprar novos parafusos, compre parafusos allen pois o aço deles é 8.8 sendo mais resistente a pressões e a calor pois parafusos comuns são de um tipo de aço ruim para esse uso e podem espanar facilmente mesmo depois de aqueçidos.
Leve o pedaço do parafuso que retirou em uma loja especializada em parafusos e compre parafusos allen, não coloque mais parafusos philips pois terá novamente problemas em retirar eles.
Nenhum motor a combustão por mais marca diabo que seja não vem com parafusos philips parafusando o cabeçote ao bloco do motor.
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Mensagempor Arthur94 » 22 Out 2009 21:18

Ok, Muuuito Obrigado pela ajuda, se der eu posto fotos aqui da retirada dos parafusos.

qualquer loja que vende parafusos serve pra comprar parafusos allen?

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Mensagempor Arthur94 » 22 Out 2009 21:19

E quando eu conseguir tirar os parafusos, o que me aconselha para a limpeza do motor? obs: não tenho combustivel.

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Mensagempor LaercioLMB » 22 Out 2009 22:00

Querosene mesmo.
Tenha o cuidade na remoção dos rolamentos, trá que tirar eles sim pois se o motor está parado a um bom tempo, provavelmente estará com as esferas dos rolamentos oxidadas e terá que trocar.
A mínima oxidação já é motivo para danos no motor, é acnselhável trocar os rolamentos antes que tenha que trocar o motor.
custam menos de 15,00 cada rolamento, não se preocupe com preços mas não use rolamentos de segunda linha pois esses motores trabalham com grandes rotações.
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Mensagempor Arthur94 » 22 Out 2009 22:05

aonde eu arrumo esses rolamentos? pq é um motor antigo e pequeno(.15) e não é de marca conhecida.

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Mensagempor LaercioLMB » 22 Out 2009 22:21

Em lojas especializadas em rolamentos industriais.
Veja no catálogo telefônico de sua cidade e procure por rolamentos no índice que encontrará endereços de lojas especializadas em rolamentos.
Retire os rolamentos do motor e leve junto para comprar outros, pelas medidas dele eles tm as referencias nos catálogos e saberão qual é, nem precisa dizer que é para motor de aeromodelo, rolamentos não tem uso específico pois a maioria dos rolamentos são de uso universal podendo ser utilizados em diversas aplicações diferentes.
rolamentos de motores glow não são fabricados exclusivamente para motores glow.
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Mensagempor Arthur94 » 23 Out 2009 19:51

ok, valeu, assim q der eu desmonto o motor e posto fotos aqui, e compro os rolamentos novos.valem pelas respostas ae..

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Mensagempor LaercioLMB » 23 Out 2009 21:27

Esse endereço poderá ter os rlamentos que procura ou poderá te indicar quem tenha em Brasilia.

Primeira Linha Com Rolamentos Ltda.
(61) 361-2299
Sia Sul, Qd 5c, Bl D, Lj 84

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Mensagempor Arthur94 » 23 Out 2009 22:04

ôo rapaiz, valeu, vou ligar lá assim que der, valeu ai pela disponibilidade da ajuda.

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Mensagempor LaercioLMB » 24 Out 2009 02:19

[quote:fae32a7414="Arthur94"]ôo rapaiz, valeu, vou ligar lá assim que der, valeu ai pela disponibilidade da ajuda.[/quote:fae32a7414]

Ainda bem que eu conheço Brasilia, estive aí várias vezes, namorava uma garota de Brasilia e eu ficava ali na W3 S Q714 que não deu certo hehehe e namorei outra do Grande Colorado lá do Condomínio Vivendas Bela Vista e hoje estou casado com ela hehehehe tirei ela daí hhehehehehe.
Sempre tento ajudar no que posso e no que consigo.

Abraços e bons voos.
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Mensagempor lenildo » 24 Out 2009 12:37

[quote:b6e21fe017="LaercioLMB"]Esse endereço poderá ter os rlamentos que procura ou poderá te indicar quem tenha em Brasilia.

Primeira Linha Com Rolamentos Ltda.
(61) 361-2299
Sia Sul, Qd 5c, Bl D, Lj 84[/quote:b6e21fe017]

Outro local onde vc pode encontrar rolamentos é na Real Rolamentos, já consegui um para um automodelo que não achei em outro local. Não sei o endereço, mas fica no SIA próximo a Primeira Linha na mesma quadra da Caixa Econômica.

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Mensagempor LaercioLMB » 24 Out 2009 12:51

[quote:704a72e0d4="lenildo"][quote:704a72e0d4="LaercioLMB"]Esse endereço poderá ter os rlamentos que procura ou poderá te indicar quem tenha em Brasilia.

Primeira Linha Com Rolamentos Ltda.
(61) 361-2299
Sia Sul, Qd 5c, Bl D, Lj 84[/quote:704a72e0d4]

Outro local onde vc pode encontrar rolamentos é na Real Rolamentos, já consegui um para um automodelo que não achei em outro local. Não sei o endereço, mas fica no SIA próximo a Primeira Linha na mesma quadra da Caixa Econômica.[/quote:704a72e0d4]

Realmente, isso é uma regra básica em Brailia, cada setor é destinado a um determinado comércio e o Setor Industrial é onde ele irá encontrar rolamentos de todos os tipos e marcas, por isso a denominação de SIa, Setor de Industria na quadra 5C no bloco D na loja 84.
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Mensagempor Arthur94 » 24 Out 2009 16:09

èe, o bom do SIa é isso, se vc quer rolamentos, basta saber onde fica area de rolamentos lá e pronto, tem um monte lá, mas não é só no sia não, na W3 sul e norte tb é assim. Resumindo, como o amigo ai de cima falou, Brasilia toda é assim.

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Mensagempor LaercioLMB » 24 Out 2009 17:00

[quote:2a731e872e="Arthur94"]èe, o bom do SIa é isso, se vc quer rolamentos, basta saber onde fica area de rolamentos lá e pronto, tem um monte lá, mas não é só no sia não, na W3 sul e norte tb é assim. Resumindo, como o amigo ai de cima falou, Brasilia toda é assim.[/quote:2a731e872e]

A W3 Norte tem bastante comércio de auto peças e similares já a W3 sul não tem nada disso, lá fica o Pátio Brasil e diversos mercados, residencias e pousadas mas lojas de peças não tem não e no extremos da W3 sul é o setor hospitalar.
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Mensagempor Arthur94 » 24 Out 2009 19:55

mas sem ser na ponta da w3 sul tem sim muitas lojas e comercios.

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Mensagempor LaercioLMB » 24 Out 2009 19:58

[quote:0dc7f62484="Arthur94"]mas sem ser na ponta da w3 sul tem sim muitas lojas e comercios.[/quote:0dc7f62484]

sim, tem, como te falei antes, mercados, vestuários, calçados mas nada de peças e coisas industriais e metalúrgicas.
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Mensagempor Arthur94 » 24 Out 2009 20:59

aah, sim. eu nao vou muito praqueles lados, por isso não sabia


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