Página 1 de 4

Como tirar parafusos espanados

Enviado: Qui Out 22, 2009 9:30 am
por Arthur94
iai gente, blz? tem tempo que estou com um motor glow aqui, mas quando eu peguei ele, ele estava a muito tempo parado e o óleo secou dentro dele, e os parafusos de abrir o cabeçote estão espanados.
Eu queria saber se tem algum metodo que eu possa tirar esses parafusos sem ter que levar em torneadora.São 4 parafusos philips espanados

Re: Como tirar parafusos espanados

Enviado: Qui Out 22, 2009 2:23 pm
por LaercioLMB
[quote:27fe70a0e0="Arthur94"]iai gente, blz? tem tempo que estou com um motor glow aqui, mas quando eu peguei ele, ele estava a muito tempo parado e o óleo secou dentro dele, e os parafusos de abrir o cabeçote estão espanados.
Eu queria saber se tem algum metodo que eu possa tirar esses parafusos sem ter que levar em torneadora.São 4 parafusos philips espanados[/quote:27fe70a0e0]

Não são parafusos philips, são parafusos allen provavelmente 2,5mm
mas antes de começar a desmontar ele, use óleo em spray, pode ser o WD40 ou similar para ir amolecendo o óleo velho e soltar as peças sem forçar elas, pode deixar o motor dentro de uma lata com querosene que é até melhor antes de começar a desmontar ele se não só irá danificar o conjunto camisa/pistão dele.

Enviado: Qui Out 22, 2009 2:28 pm
por paulogazola
Uma regra geral que aprendi com parafusos (vagabundos): se você forçar ele "espana". Tanto na cabeça (perde o encaixe Fenda ou Philips), espana a rosca interna ou mesmo quebra no meio (este era mesmo de uma liga metálica vagabunda).

Uma técnica que eu uso para tirar parafusos, e que acabou virando hábito automático é assim:
1) chave de fenda/phillips tem tamanho (nem todos sabem disso). Use a maior possível, para ter mais apoio. Chaves estreitas demais (largura) ou finas demais (espessura) danificam o parafuso e podem dar cagada.
2) chave de fenda tem fio, como uma faca. Mas, é ao contrário: numa faca vc afia ele para cortar melhor, enquando que na chave de fenda o fio é ORTOGONAL, ou seja, tentando deixar a cabeça quadrada, para encaixar bem no parafuso, dando mais firmeza.
3) Não devemos jamais forçar um parafuso além do bom senso. Quando você sente que o parafuso é mole e está para estanar, e dá aquele medo, eu faço assim: (digamos que esteja soltando) DESAPERTO o parafuso 1/8 de volta, e volto a apertar 1/16 de volta, depois desaperto mais 1/8 de volta e volto a apertá-lo 1/16 de volta. Assim, você vai-vem-vai-vem... com ele, mas sempre vindo mais do que indo. Assim, você ganha SENSIBILIDADE (pra ver se está indo tudo bem, o que não acontece se você forçá-lo em apenas um sentido) e acaba espanando o parafuso para os dois lados, um compensando o outro. Se você forçar apenas em um sentido, já era.
4) jogue os parafusos estragados fora, providenciando novos, se puder.
>>> No entanto, isso só serve para a cabeça espanada.

No teu caso parece que é a rosca mesmo que espanou (certo?).

Enviado: Qui Out 22, 2009 6:37 pm
por Arthur94
laercioLMB,

Eram parafusos philips sim, mas espanaram...
o motor é um de vcc que o ex da minha irmã me deu, eu quero abri-lo só pra limpar e ver se coloco pra funcionar.eu coloquei em aguarrás por um tempo mas os parafusos tão que tão.

PauloGazola,

o que espanou foi a cabeça dos parafusos, ele veio meio espanado já, eu eu piorei mais ainda.
eu levei em uma torneadora pra saber qto era pra tirar e R$ 30,00, pra tirar 4 mizeros parafusos.Eu tentei de todo jeito tirar aqueles parafusos e eles não saem. :evil:

Será que aquele WD40 serviria para tirar?mas lembrando que a cabeça dos parafusos estão totalmente espanadas.

Enviado: Qui Out 22, 2009 7:09 pm
por LaercioLMB
O óleo e o querosene eu sugeri para limpar o motor e não para soltar os parafusos.
sugiro que pague o valor para retirarem com ferramentas mais apropriadas do que você chegar a danificar o cabeçote do motor tentando.
No meu caso eu usaria uma furadeira com todo o cuidado e uma broca do diâmetro da cabeça do parafuso, iria furando bem devagar apertando o gatilho da furadeira aos poucos para que ela não atinja a velocidade máxima dela até a cabeça dos parafusos serem removidas, depois disso retiro o cabeçote ficando apenas as hastes dos parafusos podendo ser retirados segurando-os com um alicate de preferencia de pressão.
Se tens condições de fazer isso sem danificar o cabeçote com a broca vá em frente mas se tens alguma dúvida mande fazer fora.

Enviado: Qui Out 22, 2009 7:24 pm
por Arthur94
mas assim, se eu furar até remover a cabeça do parafuso, vai ficar o resto do parafuso dentro do cabeçote, e não irá saír do mesmo jeito, a naõ ser que os parafusos tenham rosca só lá em baixo deles

Enviado: Qui Out 22, 2009 7:26 pm
por LaercioLMB
[quote:38ab02fbe2="Arthur94"]mas assim, se eu furar até remover a cabeça do parafuso, vai ficar o resto do parafuso dentro do cabeçote, e não irá saír do mesmo jeito, a naõ ser que os parafusos tenham rosca só lá em baixo deles[/quote:38ab02fbe2]

As roscas dos parafusos são no bloco do motor e não no cabeçote pois se fossem no cabeçote também jamais iria dar aperto no cabeçote ao bloco do motor quando as cabeças dos parafusos encostassem no cabeçote.

Enviado: Qui Out 22, 2009 8:07 pm
por Arthur94
entendi, vou fazer então esse metodo, com muito cuidado claro. mas lembrando que é um motor .15 Antigo, a rosca é no bloco do motor mesmo né?

Enviado: Qui Out 22, 2009 8:21 pm
por LaercioLMB
Todos os motores são com as roscas no bloco do motor independendo da marca ou da cilindrada dele, e quando fores comprar novos parafusos, compre parafusos allen pois o aço deles é 8.8 sendo mais resistente a pressões e a calor pois parafusos comuns são de um tipo de aço ruim para esse uso e podem espanar facilmente mesmo depois de aqueçidos.
Leve o pedaço do parafuso que retirou em uma loja especializada em parafusos e compre parafusos allen, não coloque mais parafusos philips pois terá novamente problemas em retirar eles.
Nenhum motor a combustão por mais marca diabo que seja não vem com parafusos philips parafusando o cabeçote ao bloco do motor.

Enviado: Qui Out 22, 2009 9:18 pm
por Arthur94
Ok, Muuuito Obrigado pela ajuda, se der eu posto fotos aqui da retirada dos parafusos.

qualquer loja que vende parafusos serve pra comprar parafusos allen?