Térmica II (vale a pena fazê-lo RC?)

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
Avatar do usuário
david loos
membro
Mensagens: 1144
Registrado em: Qua Jun 29, 2005 7:21 pm
Localização: Brusque SC

Térmica II (vale a pena fazê-lo RC?)

Mensagem por david loos »

boa tarde pessoal!

recentemente comprei um kit PIPER da Guillow´s á elástico e gostei bastante da montagem dele, foi minha primeira experiência com balsa, achei tão legal a estrutura do modelo, e a construção que deixei o modelo apenas na balsa, sem entelagem pendurado em meu quarto :D
fora minha bermuda de fibra (aquelas de banho) que eu derreti com CA hehehe a montagem foi 10!

bom, gostei tanto de perder 2 dias inteiros sem dormir e sem comer direito aficcionado naquele kit, que decidi comprar outro kit, aproveitando que estou em uma fase meio doente por planadores, estava fuçando na casa aerobrás, e vi o Térmica II com 139 cm de envergadura e logo pensei em montá-lo e fazer RC...

sei que uma vez foi discutido isso aqui no fórum, mas pesquisei bastante e não acho mais o tópico, acho que já foi deletado... a princípio iria usar estes equipamentos:

Receptor R6N GWS
2 servos 9g
bateria NiMh 6v (tenho uma pequena aqui...)

o que acham, é possível a conversão com estes equipamentos? ele é um planador que se comporta bem em uma colina? alguém já fez estas modificações? seria meu segundo modelo em balsa e queria saber se isto é possível para um iniciante!

abraço e bons Vôos!
PP5 WLU"
Avatar do usuário
rgmanica
membro
Mensagens: 2038
Registrado em: Seg Nov 24, 2003 11:01 pm
Localização: Passo Fundo - RS

Mensagem por rgmanica »

Tem muita gordura. Deve usar servos de menos de 5g. Esse receptor também tá gordinho... Bateira! máximo 4 células. Daí ele pode vir a termicar. O kit original também tem madeiras parrudas.
No seu setup, tem que reforçar e ir pra colina.

Aí em Brusque, colina rende mais que termica, né não?
Avatar do usuário
sancler
membro
Mensagens: 3886
Registrado em: Sáb Mar 21, 2009 5:02 pm
Localização: Palhoça/SC
Contato:

Mensagem por sancler »

[quote:c62b36b368="rgmanica"]Tem muita gordura. Deve usar servos de menos de 5g. Esse receptor também tá gordinho... Bateira! máximo 4 células. Daí ele pode vir a termicar. O kit original também tem madeiras parrudas.
No seu setup, tem que reforçar e ir pra colina.

Aí em Brusque, colina rende mais que termica, né não?[/quote:c62b36b368]
Em Brusque tem um lugar que não me recordo o nome , lá perto da Bungüe e perto consequentemente do asas do vale qué é ótimo para térmicas , os parapentes decolam e ficam lá o dia todo , a galera leva até marmita para almoçar durante o vôo que normalmente passa de 6 horas .
Antes de tentar mudar o mundo,dê três voltas ao redor de sua casa. BRA 16.234
Avatar do usuário
rgmanica
membro
Mensagens: 2038
Registrado em: Seg Nov 24, 2003 11:01 pm
Localização: Passo Fundo - RS

Mensagem por rgmanica »

Térmica mesmo ou lift de encosta?
Avatar do usuário
Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4459
Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Re: Térmica II (vale a pena fazê-lo RC?)

Mensagem por Alvaro Sala »

[quote:3e29fb0461="david loos"]Térmica II (vale a pena fazê-lo RC?)[/quote:3e29fb0461]

Eu já fiz essa transformação e não gostei do resultado. O Térmica II é um planador de reboque voo livre, então tem características próprias de voo livre.
Muito volume de cauda com estabilizador sustentador, o que o torna um modelo estável porém pouco manobrável.
Pouco leme pra RC.
Pra voo livre usa-se o CG perto de 50% da corda e pouca decalagem, isso também teria que ser mudado.
A asa não tem estrutura para aguentar um Hi Start do tipo dos mini térmicos que ele vai exigir devido ao peso final com eletrônica.
Fora isso tem o problema do peso da balsa que a Aerobrás está colocando nos Kits.
Eu compraria um Kit ou escolheria uma planta de um modelo desenhado para RC.
Voo livre, a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana.
Avatar do usuário
Eduardo Yamin
membro
Mensagens: 6278
Registrado em: Qui Dez 25, 2003 10:30 am
Localização: Capital Federal, Buenos Aires, Argentina

Re: Térmica II (vale a pena fazê-lo RC?)

Mensagem por Eduardo Yamin »

[quote:5f4e6e1936="Alvaro Sala"]Eu compraria um Kit[/quote:5f4e6e1936]

Eu também acho. talvez o POP?
O KIT - http://eduardoyamin.blogspot.com/2009/11/pop.html
ASA - http://eduardoyamin.blogspot.com/2009/11/pop-asa.html
Fuselagem - http://eduardoyamin.blogspot.com/2009/12/pop-fuselagem.html
Abs,
EY
Avatar do usuário
david loos
membro
Mensagens: 1144
Registrado em: Qua Jun 29, 2005 7:21 pm
Localização: Brusque SC

Mensagem por david loos »

bom, aqui em Brusque até tem áres com térmicas, não as conheço muito bem, mas por aqui ser um vale, acho que é melhor planadores de encosta mesmo, Sancler, o lugar perto da Bungue não é em Brusque, é em Gaspar, cidade vizinha, dá +o- 25 km da inha casa, é o morro do parapente como é conhecido, lá é muito bom, o pessoal salta de lá e pousa nas cidades vizinhas, tem muitas térmicas lá!

bom, então vou desistir do modelinho mesmo... queria algo que coubesse no meu orçamento hehe a grana anda meio curta, achei que seria uma boa o kit da aerobrás... o kit POP é em balsa, gostei de trabalhar com balsa, mas acho que pela complexidade do modelo não darei jeito na montagem... eu queria algo que fosse mais simples para um iniciante, e que custe barato, muuito barato hehehe pois não quero perder muito na montagem ( mesmo sabendo que talvez não de jeito na montagem hehe)

alguém pode me indicar um kit de que seja barato e que um iniciante pode montar sem problemas? o setup que irei usar é o mencionado acima!

abraço!
alefis
membro
Mensagens: 3
Registrado em: Qua Jul 16, 2008 9:09 pm
Localização: Brasília, DF

Mensagem por alefis »

Fiz a conversão para rc do térmica II, gostei muito do resultado. Entelei a asa com lightex e passei 5 camadas de dope na fuselagem. 2 servos de 9 gramas, receptor comum de 4 canais e uma bateria lipo 3s de 400ma. Para ser sincero, nunca vi planar tanto. Infelizmente parece que a Aerobrás parou de vendê-lo, não sei por que, mas compraria outro se pudesse.
Avatar do usuário
Eduardo Yamin
membro
Mensagens: 6278
Registrado em: Qui Dez 25, 2003 10:30 am
Localização: Capital Federal, Buenos Aires, Argentina

Mensagem por Eduardo Yamin »

Eu só indiquei o POP porque voce falou no térmica II que é construido em balsa, é mais barato e muito mais simples de construir.
Se não quer gastar 100 reais num kit realmente não é nem pra POP nem pra térmica.....
Avatar do usuário
david loos
membro
Mensagens: 1144
Registrado em: Qua Jun 29, 2005 7:21 pm
Localização: Brusque SC

Mensagem por david loos »

é... não pelo preço e sim pela dificuldade do modelo hehe, aqui na região, andei pesquisando e vi que é melhor planadores de colina, o POP serve? é possível montá-lo com o setup que mencionei acima? quanto custa este kit do POP? e onde posso encontrá-lo?

abraço!
Responder