Novo projeto: Republic P-47 D Thunderbolt - env. 27 pol.
Deu para trabalhar um pouco no modelo durante a semana, a construção progrediu bastante.
Terminando as estruturas das asas:
Terminando as estruturas das asas:
- Anexos
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- Aileron separado da estrutura.
- Asa 29.jpg (25 KiB) Exibido 14954 vezes
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- Chapeamento da parte superior terminado.
- Asa 26.jpg (33.64 KiB) Exibido 14954 vezes
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- Chapeamento da parte inferior terminado.
- Asa 25.jpg (37.18 KiB) Exibido 14954 vezes
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- Modo como o chapeamento e os cap strips são fixados para secar a cola.
- Asa 27.jpg (27.68 KiB) Exibido 14954 vezes
Sempre dá para melhorar alguma coisa...
Terminando a fuselagem:
- Anexos
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- Blocos que formam o final da fuselagem na cauda colados e pré ajustados.
- Fuselagem 25.jpg (24.84 KiB) Exibido 14957 vezes
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- Colando a frente da fuselagem e o acabamento da extremidade traseira da fuselagem.
- Fuselagem 24.jpg (32.28 KiB) Exibido 14957 vezes
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- Colando chapas provisórias para simular as espessuras de leme e estabilizador.
- Fuselagem 23.jpg (29.32 KiB) Exibido 14957 vezes
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- Preparando blocos para o acabamento no final da fuselagem. A ferramenta era a melhor que eu dispunha.
- Fuselagem 22.jpg (35.98 KiB) Exibido 14957 vezes
Sempre dá para melhorar alguma coisa...
Fazendo o acabamento da fuselagem, foi primeiro utilizado a plaininha na cauda e depois lixado com lixas 80, 120, 220 e 400.
- Anexos
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- Nariz acabado.
- Fuselagem 28.jpg (21.21 KiB) Exibido 14949 vezes
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- Contorno do nariz lixado dando continuidade ao contorno da fuselagem.
- Fuselagem 27_5.jpg (22.79 KiB) Exibido 14949 vezes
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- Acabamento da cauda lixado.
- Fuselagem 27.jpg (28.11 KiB) Exibido 14949 vezes
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- Desbaste do acabamento da cauda com a plaininha.
- Fuselagem 26.jpg (35.83 KiB) Exibido 14949 vezes
Sempre dá para melhorar alguma coisa...
Continuando o acabamento da fuselagem:
- Anexos
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- Peças prontas para iniciar os ajustes e adições para montagem.
- Montagem 01.jpg (39.87 KiB) Exibido 14947 vezes
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- Alojamento e carenagem inferior da asa separados.
- Fuselagem 32.jpg (30.75 KiB) Exibido 14947 vezes
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- Recortando o alojamento da asa.
- Fuselagem 31.jpg (22.17 KiB) Exibido 14947 vezes
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- Ültima etapa da construção da fuselagem.
- Fuselagem 30.jpg (26.49 KiB) Exibido 14947 vezes
Sempre dá para melhorar alguma coisa...
Vai precisar também de uma cabine de plástico transparente; para modelos menores, de VL, eu faço por moldagem a quente em placa de plástico transparente. Como não disponho de equipamento de vacuum forming, vou tentar fazer as cabines por esse processo.
Será necessário um modelo para moldar a cabine.
Este post encerra o que foi feito até agora.
Será necessário um modelo para moldar a cabine.
Este post encerra o que foi feito até agora.
- Anexos
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- Pré acabamento do modelo.
- Cabine 06.jpg (19.04 KiB) Exibido 14944 vezes
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- Modelo pré moldado e ajustado à fuselagem, faltando acabamento.
- Cabine 05.jpg (18.42 KiB) Exibido 14944 vezes
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- Pré moldagem do modelo.
- Cabine 03.jpg (25.6 KiB) Exibido 14944 vezes
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- Preparação de bloco para construção de modelo para a cabine.
- Cabine 01.jpg (29.42 KiB) Exibido 14944 vezes
Sempre dá para melhorar alguma coisa...
- krekrek
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Ricardao, me desculpe a demora na apresentacao da confecção do tutorial, mas estou notando que quando realizo os procedimentos que descrevi anteirormente no seu projeto, so esta sendo exportada a asa e nao o modelo todo.
Ainda estou meio sem tempo para refazer todo o projeto, pois foi ele que usei nas fotos (print) do tutorial, que ja esta pronto.
Gostaria de entender melhor o porque de ter usado esse perfil de asa para o seu modelo.
Pelo que li em alguns projetos do P-47, o perfil usado pelo engenheiro A. Kartveli foi o Republic S-3.
Que inclusive eh encontrado no profili 2.
Voce tentou usar esse perfil?
Ainda estou meio sem tempo para refazer todo o projeto, pois foi ele que usei nas fotos (print) do tutorial, que ja esta pronto.
Gostaria de entender melhor o porque de ter usado esse perfil de asa para o seu modelo.
Pelo que li em alguns projetos do P-47, o perfil usado pelo engenheiro A. Kartveli foi o Republic S-3.
Que inclusive eh encontrado no profili 2.
Voce tentou usar esse perfil?
O perfil original do Thunderbolt foi projetado para fazer voar um avião de 8800 kg a 690 km/h - Reynolds de 4.750.000 e carga alar de 4.000 g/dm².
Como o que "eu queria" era fazer voar um aeromodelo de 180 g a 40 km/h - Reynolds de 100.000 e carga alar de 20 g/dm², nem pensei em usar o perfil original, utilizei o XFLR5 para descobrir que perfil seria melhor para conseguir o que "eu queria". É isso que eu tento dizer quando falo que a gente precisa antes saber o que quer fazer, para depois modelar e ir mudando as variáveis até conseguir isso.
Como o que "eu queria" era fazer voar um aeromodelo de 180 g a 40 km/h - Reynolds de 100.000 e carga alar de 20 g/dm², nem pensei em usar o perfil original, utilizei o XFLR5 para descobrir que perfil seria melhor para conseguir o que "eu queria". É isso que eu tento dizer quando falo que a gente precisa antes saber o que quer fazer, para depois modelar e ir mudando as variáveis até conseguir isso.
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Simplificando um pouco, o número de Reynolds (Re), é um número adimensional definido na Mecânica dos Fluídos e utilizado conforme a Teoria dos Modelos. Adimensional significa que na determinação desse número, as dimensões (m, kg, seg, e todas as outras) entram no numerador e no denominador do cálculo e o resultado é um número sem dimensões; com isso pode ser usado para comparar modelos de tamanhos diferentes e que estiverem sendo utilizados em fluídos com características diferentes - quando o Re é o mesmo, o comportamento também é o mesmo.
As variáveis que entram no cálculo do Re são:
- Densidade do fluído,
- Viscosidade do fluído,
- Velocidade do modelo em relação ao fluído ou vice versa,
- Comprimento do modelo - no nosso caso as cordas médias de asa e/ou estabilizador.
Para o caso dos aeromodelos, como o ar é sempre o mesmo e comparando tudo nas CNPT, o cálculo se resume a:
Re = 68459 x Velocidade x Corda média - onde a velocidade deve estar em m/s e a corda média em m.
Sempre pensando no mesmo fluído e nas mesmas condições de pressão e temperatura, para a gente o Re expressa um compromisso entre a velocidade relativa ar-aeromodelo e o tamanho do aeromodelo.
O Re é utilizado para definir as polares dos perfis e também para as polares da aeronave, de forma que quando a gente sabe o tamanho do aeromodelo e a velocidade em que ele irá voar também sabe os valores de Re e quais as polares que devem ser analisadas para escolher os aerofólios com as características que deseja: cl, cd, cm.
No XFLR5 a gente precisa mandar calcular as polares dos perfis para uma faixa de Re's abrangendo no mínimo aqueles em que as superfícies de sustentação do nosso aeromodelo irão trabalhar; a faixa de 1.000 a 1.000.000 que eu recomendo no tópico do Me109 costuma abranger toda a gama de Re's dos aeromodelos. Para as polares da aeronave, o software considera as variáveis que a gente define e as determinações de Re passam a ser problema dele.
As variáveis que entram no cálculo do Re são:
- Densidade do fluído,
- Viscosidade do fluído,
- Velocidade do modelo em relação ao fluído ou vice versa,
- Comprimento do modelo - no nosso caso as cordas médias de asa e/ou estabilizador.
Para o caso dos aeromodelos, como o ar é sempre o mesmo e comparando tudo nas CNPT, o cálculo se resume a:
Re = 68459 x Velocidade x Corda média - onde a velocidade deve estar em m/s e a corda média em m.
Sempre pensando no mesmo fluído e nas mesmas condições de pressão e temperatura, para a gente o Re expressa um compromisso entre a velocidade relativa ar-aeromodelo e o tamanho do aeromodelo.
O Re é utilizado para definir as polares dos perfis e também para as polares da aeronave, de forma que quando a gente sabe o tamanho do aeromodelo e a velocidade em que ele irá voar também sabe os valores de Re e quais as polares que devem ser analisadas para escolher os aerofólios com as características que deseja: cl, cd, cm.
No XFLR5 a gente precisa mandar calcular as polares dos perfis para uma faixa de Re's abrangendo no mínimo aqueles em que as superfícies de sustentação do nosso aeromodelo irão trabalhar; a faixa de 1.000 a 1.000.000 que eu recomendo no tópico do Me109 costuma abranger toda a gama de Re's dos aeromodelos. Para as polares da aeronave, o software considera as variáveis que a gente define e as determinações de Re passam a ser problema dele.
Sempre dá para melhorar alguma coisa...
- krekrek
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- Registrado em: Seg Jun 02, 2008 3:46 am
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Blz, estou enviando o tuto sem ter tido aquele tempo ( ate hoje! ) para refazer todo o modelo do P-47
Primeiro saliento que podem existir formas melhores de executar, mas essa foi a que pensei primeiro, apos dar aquela primeira olhada rapida no software.
Me perdoem pela demora, e tambem pelo tuto nao estar totalmente nos minimos detalhes, caso tenha esquecido de algo.
Tambem agradeço aos que puderem incorporar melhorias.
Programas utilizados:
- XFLR5
- Excell (Optei pelo excell por ser um programa que todos conhecem e facil aquisição/utilizacao. Mas eh como mirar um canhao para uma formiga, comparando o que sera feito.)
- Bloco de Notas
- Windows Explorer
- AutoCAD
Primeiro saliento que podem existir formas melhores de executar, mas essa foi a que pensei primeiro, apos dar aquela primeira olhada rapida no software.
Me perdoem pela demora, e tambem pelo tuto nao estar totalmente nos minimos detalhes, caso tenha esquecido de algo.
Tambem agradeço aos que puderem incorporar melhorias.
Programas utilizados:
- XFLR5
- Excell (Optei pelo excell por ser um programa que todos conhecem e facil aquisição/utilizacao. Mas eh como mirar um canhao para uma formiga, comparando o que sera feito.)
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O XLFR5 ja pode ser fechado - 1.1.jpg (30.2 KiB) Exibido 16043 vezes
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- Começando com o XFLR5, com o projeto aberto e pronto, va em:
Wing/Plane
Current Wing/Plane
Export VLM Panels... - 1.jpg (30.88 KiB) Exibido 16043 vezes
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Obrigado Deus Todo Poderoso, Criador de tudo e de todos, por tudo que me deste e que ainda tens a me dar nessa vida e na outra