DÚVIDA: MOTOR E COMBUSTÍVEL

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
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mlekedoido
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DÚVIDA: MOTOR E COMBUSTÍVEL

Mensagem por mlekedoido »

Galera, estou com uma certa curiosidade, e gostaria de saber se alguém já tentou e se funciona. Bem a princípio é um motor glow não preparado para usar etanol.

Gostaria de saber, se caso eu preparar um combustível feito a base de álcool absoluto com pureza de 99,9% e usar óleo de mamona como lubrificante, o motor iria funcionar em regime normal ?

Caso não funcione com o proposto combustível, alguém pode me explicar o pq de não funcionar ?
obs: eu sei q há diferenças moleculares e físico- químicas entre as duas substâncias ( metanol e etanol )... mas não são diferenças gritantes de combustão ao meu ver. Desculpem-me caso eu tenha falado M... :lol:

Caso funcione, esse combustível poderia causar algum dano ao motor ou anormalidade no regime de combustão ?

E caso alguém tenha alguma outra receita de combustível alternativo (que funcione e não destrua o motor ), onde o metanol é substituído por alguma outra substância......... postem por favor.

Obrigado :D
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claudiorfernandes
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Mensagem por claudiorfernandes »

O poder calorifico é totalmente diferente...
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Abib
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Mensagem por Abib »

A Estequiometria é diferente, o tempo de queima é diferente..

Lá no nosso Forum sobre Automodelismo existe um tópico com mais de 70 páginas só sobre esse assunto..

Nos "Finalmente", acabaram por usar metanol e óleo sintético como qualquer outro combustível..
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mlekedoido
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Mensagem por mlekedoido »

Galera, olha aí :

http://www.youtube.com/watch?v=zEIJiyjT-78&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=Cpd7wwgZbZc

Parece q motores normais glow, podem trabalhar com alcool etílico (etanol).
Vou ver se descubro a receita.... para postar aki.
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Abib
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Mensagem por Abib »

ô Jezuis.. Eu disse que nos finalmente eles acabaram voltando pro Metanol..

MAs como percebi que a teimosia tá forte, vamos colocar alguns "Milestones":

SIM, é claro que podem rodar com etanol.. Motor roda com qualquer coisa..

Mas você vai perder lenta, aceleração (vai "engasopar") e final (nunca vai ter o mesmo rendimento.. além de superaquecer e detonar o motor com muito mais facilidade..

Receita? Tem de monte..

Quem recomenda? Só a molecada insensata que não tem muita noção do funcionamento de um motor..

Ou se você comprar o motor OS Bio... http://www.rcuniverse.com/forum/m_5865578/mpage_1/key_Bio,ethanol/tm.htm
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mlekedoido
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Mensagem por mlekedoido »

vlw Abib !!!
Desculpa a burrice hehehe
É q eu so novo no assunto... e tenho q tirar dúvida com os feras hehehe
vlw o esclarecimento
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LaercioLMB
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Mensagem por LaercioLMB »

[quote:18c891cca5="mlekedoido"]vlw Abib !!!
Desculpa a burrice hehehe
É q eu so novo no assunto... e tenho q tirar dúvida com os feras hehehe
vlw o esclarecimento[/quote:18c891cca5]

A primeira dúvida que tens que tirar é que se um motor foi projetado para trabalhar com um determinado combustível, é por que esse combustível escolhido foi o que melhor proporcionou rendimento ao motor, se não teriam usado gasolina mesmo.
Se engenheiros renomados projetam algo, quem é você para contestar a não ser que já seja um PHD em Egenharia Mecânica, caso contrário, tente primeiro aprender como e por que os motores funcionam, quais os seus princípios, quais suas relações de compressão e tudo mais, cada combustível requer uma taxa de compressão diferente pois se fosse assim tão fácil, todo mundo iria botar diesel nos carros por ser mais barato que a gasolina.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
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vitorette
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Mensagem por vitorette »

Cara compra um litro de alcool absoluto faz a mistura com 10% de óleo e manda ver. Se o motor tiver aquele anel de calço no caçote, tem que retirar pois sem ele vai aumentar a taxa de compressão que é justamente para usar o motor sem a adição de nitro. Alguns motores mais modernos nem precisam ser mexidos. Ai, você vai ver que, o motor terá um rendimento menor do que se usasse nitro. O BE, da OS sofre do mesmo mal. Vai ter que esperar um pouco para o motor aquecer, o BE também precisa disso. E vai ter um trabalho um pouco maior na regulagem da agulha. Com alcool absoluto, creio que terá poucos problemas. Mas, se usar o metanol vai ter um pouco menos de trabalho. Só um pouco menos. Mas, sem nitro o rendimento nunca vai ser dos melhores. Porém funciona perfeitamente. Outro detalhe, quanto maior o motor menos perda de potência você vai ter. Um OS 55 BE, rende menos que um AX46 e quase igual a um 46LA. O que menos sentiu foi o 120BE, justamente por ser maior. Jamais espere um rendimento maravilhoso, mas algo proximo ao satisfatório.
Eu usei alcool de posto em um motor, mas instalei uma ignição CDI. Ai, já seria uma outra alternativa. Mesmo assim, optei no final por usar o metanol que é muito mais estável na sua composição do que o alcool das bombas de nossos postos.
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rgmanica
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Mensagem por rgmanica »

Oi Vitorette,

O que é rendimento pra ti? Refere-se a consumo, consumo X potência, potência...
O que é alcool absoluto? PA? Mas qual? Anidro, Etílico... metanol... Etanol...
Cada um desses alccois tem um poder calorífico diferente, mesmo todos sendo PA. E também, precisam de compressões diferentes para obter o máximo desempenho. Uns mais, outros... menos.

Essas informações sobre os OS BE são suas?
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vitorette
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Localização: Rondonopolis - Mato Grosso

Mensagem por vitorette »

[quote:fff91671e6="rgmanica"]Oi Vitorette,
Essas informações sobre os OS BE são suas?[/quote:fff91671e6]
Não, são de quem usou. Tem uma comunidade no Orkut de alguns usuários que colocaram todo tipo de mistura dentro desses motores. Sabia?
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