Quer obter respostas aos seus problemas? leia isto
Enviado: Dom Jan 08, 2006 1:55 pm
Este documento é uma tradução e adaptação do texto "How to Ask Questions The Smart Way", de Eric S. Raymond, hospedado em
[url]http://www.catb.org/~esr/faqs/smart-questions.html[/url]
A chave para conseguir que suas perguntas sejam respondidas em qualquer fórum, listas de email ou newsgroup é escrever sua pergunta de modo que aqueles a quem você está perguntando QUEIRAM responder à sua questão.
Em um fórum técnico gratuito, os usuários não recebem nenhum retorno além da satisfação de estar ajudando e do desafio mental de resolver algum problema complicado.
Entretanto, se você não gastar um pouco de tempo para tentar responder à sua pergunta por si próprio, ou pensar com um pouco mais de profundidade nela, é bem provável que sua pergunta seja ignorada em favor de outros que apresentem essas qualidades. Caso você não tenha como fazer isso, por questão de tempo ou outra razão qualquer, é melhor contratar auxílio profissional PAGO, pois assim você terá mais chances de obter auxílio.
A chave: faça sua "lição de casa" a fim de facilitar a nossa ajuda.
Pense bem em seu problema. Se você nem ao menos tentou resolver seu problema, nós podemos saber disso só pela pergunta. Este é o tipo de pergunta que é ignorada sempre, pois é sempre a ponta de um iceberg de follow-ups.
Procure primeiro. Se eu puder encontrar sua resposta em 5 minutos, usando nada além do Google, significa que você não fez sua lição, e será uma perda de tempo. Antes de perguntar, leia qualquer documentação disponível no site onde você procura suas respostas, faça uma busca no Google e leia pelo menos a primeira página e alguns itens nela. Então, depois de fazer isso, mencione o que fez na sua pergunta.
Tente remover todas as sua suposições antes de perguntar. "Como rodar Linux no Windows?" é uma má pergunta, pois a maior probabilidade é que você não quer fazer isso, mas apenas rodar o Linux. Conte-nos qual é seu objetivo inicial, e quais as suas limitações. Não assuma que está no caminho certo.
Especifique seu problema corretamente. Comece por uma pequena descrição, depois dê os passos exatos para recriar o problema, qual era o resultado esperado e qual é o erro. Certifique-se de informar as versões dos softwares usados, assim como do sistema operacional. Se o problema for intermitente, tente explicar como o problema aparece - ou mencione que você não conseguiu isolar a causa.
Descreva brevemente (!) que soluções você já tentou. Isso pode nos dar mais informações para resolver o problema.p/li]
Leia seu post com cuidado! Verifique que esteja escrito corretamente e em linguagem clara. Deixe sua conversa fiada para seus colegas adolescentes no messenger. Certifique-se de colocar todas as informações necessárias e remover qualquer coisa que não tenha a ver com o tópico em questão.
Escreva um assunto elucidativo, que reflita sua questão ou pelo menos o tópico. Assuntos como "AJUDEM!", "SOCORRO!" e outros são inúteis. Linhas de assunto como "Erro ao converter um arquivo de vídeo no formato .AVI para DVD". O assunto é o primeiro modo de pegar nosso interesse. Não desperdice.
Faça perguntas, não afirmações. Isso pode parecer óbvio, mas aparentemente não é. ERRADO: "O programa X não funciona porque ...". CERTO: "Estou usando o programa X para fazer ..., mas estou com um erro ... O que pode estar errado?"
Assuma que você é quem está fazendo algo errado, e tenha uma atitude humilde e cortês, mesmo que você ache secretamente que o erro é de outra pessoa. É melhor que se prove que você está certo, e receber desculpas de quem errou, do que ser arrogante e rude, e ter de desculpar-se depois por um erro seu.
Evite perguntas do tipo "Posso fazer ...?". Tente. Deu certo? Então pode. Se não, a resposta é não.
Evite perguntas do tipo: "Como posso...". Essa é uma pergunta com resposta longa, que não é bem recebida em um forum. Se não pudermos responder sua pergunta em um parágrafo ou dois, não vamos responder. ERRADO: "Como posso reformatar o meu PC?". CERTO: "Que programa posso usar para reformatar o meu PC?"
Depois que você obteve uma resposta:
Se você não entendeu uma respostas, usa as mesmas técnicas da primeira pergunta: faça uma busca, leia os manuais, etc. Não assuma que, uma vez que alguém lhe respondeu uma vez, esse alguém estará pessoalmente devotado a resolver seu problema. Também assegure-se de que um follow up é mesmo um follow up, e não uma pergunta nova, a qual deverá ser colocada em um novo tópico.
Agradeça. Há chance de você precisar de ajuda novamente. Se você "pagar" a quem lhe respondeu com a satisfação de ter ajudado, este irá lembrar mais facilmente de você no futuro e estará mais propenso a responder a outra pergunta sua.
Se você encontrar a resposta por conta própria, poste-a no seu tópico para que outros usuários possam se beneficiar disso. Afinal a internet funciona basicamente com ajuda MÚTUA.
Agradeço ao usuario Tonbo do site www.phpmania.org Que disponibilizou este mesmo texto em seus foruns.
[url]http://www.catb.org/~esr/faqs/smart-questions.html[/url]
A chave para conseguir que suas perguntas sejam respondidas em qualquer fórum, listas de email ou newsgroup é escrever sua pergunta de modo que aqueles a quem você está perguntando QUEIRAM responder à sua questão.
Em um fórum técnico gratuito, os usuários não recebem nenhum retorno além da satisfação de estar ajudando e do desafio mental de resolver algum problema complicado.
Entretanto, se você não gastar um pouco de tempo para tentar responder à sua pergunta por si próprio, ou pensar com um pouco mais de profundidade nela, é bem provável que sua pergunta seja ignorada em favor de outros que apresentem essas qualidades. Caso você não tenha como fazer isso, por questão de tempo ou outra razão qualquer, é melhor contratar auxílio profissional PAGO, pois assim você terá mais chances de obter auxílio.
A chave: faça sua "lição de casa" a fim de facilitar a nossa ajuda.
Pense bem em seu problema. Se você nem ao menos tentou resolver seu problema, nós podemos saber disso só pela pergunta. Este é o tipo de pergunta que é ignorada sempre, pois é sempre a ponta de um iceberg de follow-ups.
Procure primeiro. Se eu puder encontrar sua resposta em 5 minutos, usando nada além do Google, significa que você não fez sua lição, e será uma perda de tempo. Antes de perguntar, leia qualquer documentação disponível no site onde você procura suas respostas, faça uma busca no Google e leia pelo menos a primeira página e alguns itens nela. Então, depois de fazer isso, mencione o que fez na sua pergunta.
Tente remover todas as sua suposições antes de perguntar. "Como rodar Linux no Windows?" é uma má pergunta, pois a maior probabilidade é que você não quer fazer isso, mas apenas rodar o Linux. Conte-nos qual é seu objetivo inicial, e quais as suas limitações. Não assuma que está no caminho certo.
Especifique seu problema corretamente. Comece por uma pequena descrição, depois dê os passos exatos para recriar o problema, qual era o resultado esperado e qual é o erro. Certifique-se de informar as versões dos softwares usados, assim como do sistema operacional. Se o problema for intermitente, tente explicar como o problema aparece - ou mencione que você não conseguiu isolar a causa.
Descreva brevemente (!) que soluções você já tentou. Isso pode nos dar mais informações para resolver o problema.p/li]
Leia seu post com cuidado! Verifique que esteja escrito corretamente e em linguagem clara. Deixe sua conversa fiada para seus colegas adolescentes no messenger. Certifique-se de colocar todas as informações necessárias e remover qualquer coisa que não tenha a ver com o tópico em questão.
Escreva um assunto elucidativo, que reflita sua questão ou pelo menos o tópico. Assuntos como "AJUDEM!", "SOCORRO!" e outros são inúteis. Linhas de assunto como "Erro ao converter um arquivo de vídeo no formato .AVI para DVD". O assunto é o primeiro modo de pegar nosso interesse. Não desperdice.
Faça perguntas, não afirmações. Isso pode parecer óbvio, mas aparentemente não é. ERRADO: "O programa X não funciona porque ...". CERTO: "Estou usando o programa X para fazer ..., mas estou com um erro ... O que pode estar errado?"
Assuma que você é quem está fazendo algo errado, e tenha uma atitude humilde e cortês, mesmo que você ache secretamente que o erro é de outra pessoa. É melhor que se prove que você está certo, e receber desculpas de quem errou, do que ser arrogante e rude, e ter de desculpar-se depois por um erro seu.
Evite perguntas do tipo "Posso fazer ...?". Tente. Deu certo? Então pode. Se não, a resposta é não.
Evite perguntas do tipo: "Como posso...". Essa é uma pergunta com resposta longa, que não é bem recebida em um forum. Se não pudermos responder sua pergunta em um parágrafo ou dois, não vamos responder. ERRADO: "Como posso reformatar o meu PC?". CERTO: "Que programa posso usar para reformatar o meu PC?"
Depois que você obteve uma resposta:
Se você não entendeu uma respostas, usa as mesmas técnicas da primeira pergunta: faça uma busca, leia os manuais, etc. Não assuma que, uma vez que alguém lhe respondeu uma vez, esse alguém estará pessoalmente devotado a resolver seu problema. Também assegure-se de que um follow up é mesmo um follow up, e não uma pergunta nova, a qual deverá ser colocada em um novo tópico.
Agradeça. Há chance de você precisar de ajuda novamente. Se você "pagar" a quem lhe respondeu com a satisfação de ter ajudado, este irá lembrar mais facilmente de você no futuro e estará mais propenso a responder a outra pergunta sua.
Se você encontrar a resposta por conta própria, poste-a no seu tópico para que outros usuários possam se beneficiar disso. Afinal a internet funciona basicamente com ajuda MÚTUA.
Agradeço ao usuario Tonbo do site www.phpmania.org Que disponibilizou este mesmo texto em seus foruns.