Pessoal,
Tenho um motor OS 120 4T Surpass com poucos vôos. Ele atualmente está no Nariz de um Extra 300 da Goldberg acho q 23 ou 25% não sei exatamente qual a escala. Tem 1,80 de asa aproximadamente.
Minha pergunta é a seguinte: é plenamente possível transformar este motor para Alcool ou Gasolina normal? Li uma vez q teria q trocar o CDI e algo mais não sei exatamente. Sou leigo no assunto, porém gostaria de saber dos mais experientes se isto é realmente possível sem ocasionar danos ao motor, qual a perda estimada de potência? E se alguém sabe de alguma loja ou pessoa q faça este tipo de serviço, se existir é claro. rs.
Muito obrigado a todos!
É possível Transformar um Glow OS 120 4 tempos Surpasss?
É possível Transformar um Glow OS 120 4 tempos Surpasss?
Abraço a todos
- vitorette
- membro
- Mensagens: 813
- Registrado em: Qua Ago 15, 2007 5:49 pm
- Localização: Rondonopolis - Mato Grosso
Ricio, leia o tópico abaixo, que trata da instalação de uma ignição CDI em um motor Glow.
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=69406
Nele, provavelmente suas dúvidas serão sanadas. Quanto à potência existe um ganho, pelo menos foi assim no ASP61. Quanto ao combustível, só aconselho o uso da gasolina se você colocar um carburador próprio para esse combustível, o alcool de posto seria a opção mais econômica, porém a mais problemática devido à péssima qualidade de nossos combustíveis. Mas, se você conseguir alcool absoluto, 100% puro, ou metanol de boa qualidade, você vai ter um motor muito potente e econômico, mesmo que esses dois últimos combustíveis cheguem a custar R$ 5,00 o litro. Acima disso é melhor fazer algumas contas, pois o galão de combustível pronto sem nitro deve estar em torno de R$ 30,00. A quantidade de óleo, que deve ser apropriado para o tipo de combustível, no caso do alcool é de 10%. Eu usei o Delf Super Kart, existem outros óleos no mercado basta pesquisar, todos com um valor equivalente à R$ 15,00, para frascos de 500ml. Com a ignição você poderia usar um combustível de R$ 7,50 o litro com ótimo resultado, tanto em desempenho quanto em econômia. Com a ignição instalada, você pode continuar usando o combustível nitrado, vai resultar em um econômia da ordem de 40% no consumo, sem perder rendimento. Na verdade com a ignição é você quem decide qual combustível usar. A instalação pode ser feita por você mesmo, bastando para isso um pouco de paciência.
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=69406
Nele, provavelmente suas dúvidas serão sanadas. Quanto à potência existe um ganho, pelo menos foi assim no ASP61. Quanto ao combustível, só aconselho o uso da gasolina se você colocar um carburador próprio para esse combustível, o alcool de posto seria a opção mais econômica, porém a mais problemática devido à péssima qualidade de nossos combustíveis. Mas, se você conseguir alcool absoluto, 100% puro, ou metanol de boa qualidade, você vai ter um motor muito potente e econômico, mesmo que esses dois últimos combustíveis cheguem a custar R$ 5,00 o litro. Acima disso é melhor fazer algumas contas, pois o galão de combustível pronto sem nitro deve estar em torno de R$ 30,00. A quantidade de óleo, que deve ser apropriado para o tipo de combustível, no caso do alcool é de 10%. Eu usei o Delf Super Kart, existem outros óleos no mercado basta pesquisar, todos com um valor equivalente à R$ 15,00, para frascos de 500ml. Com a ignição você poderia usar um combustível de R$ 7,50 o litro com ótimo resultado, tanto em desempenho quanto em econômia. Com a ignição instalada, você pode continuar usando o combustível nitrado, vai resultar em um econômia da ordem de 40% no consumo, sem perder rendimento. Na verdade com a ignição é você quem decide qual combustível usar. A instalação pode ser feita por você mesmo, bastando para isso um pouco de paciência.
- vitorette
- membro
- Mensagens: 813
- Registrado em: Qua Ago 15, 2007 5:49 pm
- Localização: Rondonopolis - Mato Grosso
[quote:952b4d8f5a="Ricio"]legal vou ler o tópico, obrigado por sua ajuda amigo.[/quote:952b4d8f5a]Mesmo depois de ler, talvez você não se anime em desmontar um motor 4T para fazer a instalação do suporte do sensor da ignição, não se iniba pois o pessoal falou sobre a possibilidade de intalar uma abraçaceira e fixar o sensor no bloco do motor sem precisar furá-lo. Percebi durante o uso do ASP com a ignição, furei a carcaça para fixar o sensor, que o aero ficava muito sujo de óleo quando voava. Como vendi o motor ASP, vou instalar a ignição em um OS 70 Ultimate 4T, notei que a sujeira de óleo aumentou. Ao remover os parafusos que fixavam o sensor saía mais combustível, o novo dono falou que vai achar um jeito de tapar os furos para resolver o problema. Por esse motivo, estou pensando seriamente em optar pelo uso da abraçadeira na próxima instalação. A fixação do imã vai continuar do mesmo jeito.
______________________
"mais não é sempre melhor."
"mais não é sempre melhor."
- rgmanica
- membro
- Mensagens: 2038
- Registrado em: Seg Nov 24, 2003 11:01 pm
- Localização: Passo Fundo - RS
E isso que nem foi levado em conta a reação de um álcool diferente do metanol...
Se só colocar ignição, vela e álcool de posto, ou até mesmo um álcool PA, não vai passar e gambiarra, pois outros álcoois tem c--omposição quimica diferente e vai mudar todo o funcionamento do motor. Um 4 tempos, ainda tem o agravante do tunning do motor que tem um limite curto de timing das válvulas.
Se só colocar ignição, vela e álcool de posto, ou até mesmo um álcool PA, não vai passar e gambiarra, pois outros álcoois tem c--omposição quimica diferente e vai mudar todo o funcionamento do motor. Um 4 tempos, ainda tem o agravante do tunning do motor que tem um limite curto de timing das válvulas.