Supermarine Spitfire MK I

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
Mac2
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 5377
Registrado em: Qua Fev 24, 2010 11:47 pm

Fixação da Asa - Spitfire

Mensagem por Mac2 »

Pessoal,
Estou começando a construir a fixação da asa. Abaixo fotos do encaixe que fica próximo ao bico da fuselagem (bordo de ataque da asa). Nas asas pretendo construir um suporte com os buracos para o encaixe destas peças, também utilizando o compensado leve utilizado nesta parte da fixação.
No bordo de fuga pretendo utilizar um parafuso de nylon preso em suporte de compensado colado na fuselagem e na asa embutirei o compensado para dar resistência ao conjunto de fixação.
Abs
Mac2
Anexos
SNC00189.jpg
SNC00189.jpg (23.26 KiB) Exibido 7145 vezes
Os encaixes são os mesmos utilizados na fabricação de móveis.
Os encaixes são os mesmos utilizados na fabricação de móveis.
SNC00188.jpg (25.62 KiB) Exibido 7145 vezes
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
Avatar do usuário
Pivoto
membro
Mensagens: 381
Registrado em: Qua Mar 15, 2006 1:22 pm
Localização: Santa Rita do Sapucaí - MG (1977)

Mensagem por Pivoto »

Mac2,

Normalmente os pinos de fixação ficam na asa e na fuselagem os furos. É dessa forma que a maioria dos fabricantes utiliza (Hangar 9, Top Flite, GWS...).

Parabéns pela construção !!! Tem um post aqui no e-voo da minha construção, um kit da GWS do Corsair...já está quase pronto.

Abs...
Avatar do usuário
Mac2
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 5377
Registrado em: Qua Fev 24, 2010 11:47 pm

Mensagem por Mac2 »

[quote:fb9f021424="Pivoto"]Mac2,

Normalmente os pinos de fixação ficam na asa e na fuselagem os furos. É dessa forma que a maioria dos fabricantes utiliza (Hangar 9, Top Flite, GWS...).

Parabéns pela construção !!! Tem um post aqui no e-voo da minha construção, um kit da GWS do Corsair...já está quase pronto.

Abs...[/quote:fb9f021424]
Pivoto,
Eu já havia notado isto, porém como utilizarei duas asas (uma ainda está em construção) e eu não tenho dois pares de pinos, optei por inverter a posição de fixação. Acredito que não irá ter diferença. Estou acompanhando o seu post. Sou aficcionado por WarBirds e o Corsair é um exemplar muito bonito.
Parabéns pela montagem. Está muito boa mesmo.
Abs
Mac2
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
Avatar do usuário
Mac2
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 5377
Registrado em: Qua Fev 24, 2010 11:47 pm

Modelo da Inspiração

Mensagem por Mac2 »

Pessoal,
Eu não poderia deixar de apresentar o modelo que estou usando como base para a construção do Spit Eletrico:
Meu mascote estático Guillow 504 - Spitfire MK-I (http://www.guillow.com/GuillowDetail.asp?UID=13861451&prod=504&SeriesId=21&FamilyId=1#). Segue abaixo fotos do bichinho para que ele não fique com ciumes do irmão mais novo. O modelo não foi difícil de montar, apesar de ter apenas 40 cm de envergadura, porém tive trabalho com a tinta. Precisei pintá-lo com pincel e a qualidade não ficou boa...
Abs
Mac2
Anexos
SNC00196.jpg
SNC00196.jpg (17.27 KiB) Exibido 7012 vezes
SNC00195.jpg
SNC00195.jpg (21.18 KiB) Exibido 7012 vezes
SNC00194.jpg
SNC00194.jpg (21.33 KiB) Exibido 7012 vezes
SNC00193.jpg
SNC00193.jpg (21.7 KiB) Exibido 7012 vezes
Detalhe da caixa do kit
Detalhe da caixa do kit
prod_det_504.jpg (30.49 KiB) Exibido 7012 vezes
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Está bom sim, mas se me permite um comentário, ainda bem que é estático pois os estabilizadores dele estão desalinhados com a fuselagem e as asas e isso em voo é um problema sério, tente sempre se preocupar com esses detalhes.
Por exemplo, se você cabrar esse aeromodelo, ele tenderá a baixar a cauda o que é normal porém baixando a cauda para a esquerda do aeromodelo obrigando-o a fazer uma curva e isso de saída é muito ruim, pois ele tenderá a fazer essa curva sem velocidade suficiente para se manter estabilizado e vir a entrar em stall de ponta de asa.
cuide sempre desses detalhes mesmo sendo um aeromodelo estático, pois detalhes assim acabam nos acostumando a manter o mesmo erro e o aeromodelo irá ter problemas de voo depois.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Mac2
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 5377
Registrado em: Qua Fev 24, 2010 11:47 pm

Mensagem por Mac2 »

[quote:7442b46f7f="LaercioLMB"]Está bom sim, mas se me permite um comentário, ainda bem que é estático pois os estabilizadores dele estão desalinhados com a fuselagem e as asas e isso em voo é um problema sério, tente sempre se preocupar com esses detalhes.
Por exemplo, se você cabrar esse aeromodelo, ele tenderá a baixar a cauda o que é normal porém baixando a cauda para a esquerda do aeromodelo obrigando-o a fazer uma curva e isso de saída é muito ruim, pois ele tenderá a fazer essa curva sem velocidade suficiente para se manter estabilizado e vir a entrar em stall de ponta de asa.
cuide sempre desses detalhes mesmo sendo um aeromodelo estático, pois detalhes assim acabam nos acostumando a manter o mesmo erro e o aeromodelo irá ter problemas de voo depois.[/quote:7442b46f7f]
Laercio,
Você tem toda razão. Logo que terminei a construção este modelo sofreu um pequeno acidente no dia da faxina aqui em casa e acabou quebrando o estabilizador.
PS: Você tem um olho muito bom mesmo. Nada como a experiência...
Abs
Mac2
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

As coisas são boas quando as falhas econtradas são poucas ou até mesmo ingnoráveis.
Se procurarmos sempre olhar o que tem de bom, muitos aeromodelos aqui poderiam ser considerados ótimos e não é somente aparência que eu conto, pois a aparência não faz ele voar, temos que considerar todas as flhas possíveis, é como degustar um bom vinho, não procuramos sentir o que ele tem de bom e sim o que tem de ruim e se nada encontrarmos de ruim aí sim é um ótimo vinho.
Aeromodelos temos que observar as falhas de construção e não as qualidades, pois infelizmente são as falhas que poderão causar um acidente e não as qualidades da construção. Se o vinil ficou um pouco enrugado em um ponto, se a tinta ficou riscada pelo pincel, isso tudo só vale visualmente e não mudará em nada o voo, agora se a fuselagem não está alinhada ou se a asa está empenada ou o estabilizador desalinhado, isso sim fará diferença no voo do aeromodelo.

Pelas fotos o seu aeromodelo demonstra estar muito lindo mesmo e como é estático, o desalinhamento não mudará nada, porém são esses detalhes que buscamos na construção de um aeromodelo que irá voar e se não dermos a devida atenção aos mínimos detalhes, o voo poderá não sair como desejamos e aí já viu né, é queda na certa.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Mac2
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 5377
Registrado em: Qua Fev 24, 2010 11:47 pm

Mensagem por Mac2 »

Laercio,
A cada post seu, é uma nova lição para mim. Eu nunca havia pensado em reparar nos defeitos e sim nas partes boas.
Quando aconteceu o acidente que acabou quebrando o estabilizador horizontal, fiquei muito chateado, porém ainda consegui consertá-lo, mas ficou com esse desalinhamento. Hoje ele é o "enfeite" do buffet que tenho na entrada do apartamento. Quando alguem entra em meu apartamento já fica sabendo que tem aficcionados por aviação.
Desde pequeno e até hoje aos 41 não abandonei esta paixão. Escutar suas dicas e críticas tem agregado muito ao nosso hobby.
Continue sempre assim.
Abs
Mac2
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Eu é quem lhe agradeço pela sua compreenção de notar em um comentário que a princípio seria visto negativamente pela maioria e logo sem pensarem já saem apedrejando com tudo que se acham no direito, pois uma critica não é para avacalhar com uma construção e sim alertar o que está errado e poder ser consertado antes de um acidente.
É muito bom ler palavras assim como você escreveu pois nos fazem ver que ainda podemos continuar a dar dicas mesmo que em comentários negativos pois tem gente que sabe entender e interpretar corretamente uma critica e não simplesmente interpretar como algo ruim ou negativista.

Abraços.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Mac2
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 5377
Registrado em: Qua Fev 24, 2010 11:47 pm

Retomando a construção

Mensagem por Mac2 »

PessoAll,
Depois de alguns dias sem fazer nada no aeromodelo, hoje retomei a construção da asa estrutural em Depron, pois chegou o trem de pouso que irei colocar.
A ideia é ter duas asas, uma maciça, pintada e entelada com fita transparente, sem nenhum trem de pouso para aterrisar de barriga na grama ou no mato a outra estrutural, emassada com Super Massa tapa Tudo, pintada nas mesmas cores da anterior e com trem de pouso acionado por dois servos.
Este aero tem a caracteristica de "abrir as pernas" para o lado contrário dos demais aviões (como por exemplo, o Tucano), dificultado a utilização de apenas um servo na raiz da asa. Ainda não sei quais servos irei utilizar, mas não pode ser nada muito grande porque será embutido na asa antes do fechamento do perfil com depron 2mm.
Bom chega de falar e vamos ao que interessa, as fotos:
Anexos
Visão do trem de pouso encaixado com as rodas nas asas.
Visão do trem de pouso encaixado com as rodas nas asas.
SNC00007.jpg (17.01 KiB) Exibido 6839 vezes
Detalhe do encaixe de um dos lados do trem de pouso
Detalhe do encaixe de um dos lados do trem de pouso
SNC00006.jpg (11.64 KiB) Exibido 6839 vezes
Detalhe dos mecanismos do trem de pouso
Detalhe dos mecanismos do trem de pouso
SNC00003.jpg (13.02 KiB) Exibido 6839 vezes
Trem de pouso sobre uma folha A4 para noção das dimensões.
Trem de pouso sobre uma folha A4 para noção das dimensões.
SNC00002.jpg (10.05 KiB) Exibido 6839 vezes
Imagem que utilizei como base para definir a posição e angulos do trem de pouso.
Imagem que utilizei como base para definir a posição e angulos do trem de pouso.
Spit.jpg (13.97 KiB) Exibido 6839 vezes
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
Responder