Supermarine Spitfire MK I

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
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Mac2
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Mensagem por Mac2 »

Agora a eletrônica:
São dois motores, dois Speed Controls e três servos de 9g. Para terminar ainda falta o Radio (um HobbyKing de 7 canais) e a bateria Rhino de 1750 mAh e 3S 20C.
Ainda não sei qual motor irei utilizar. Se alguem tiver uma dica, será muito bem vinda.
Abs
Marco
Anexos
Motor da HobbyKing 750 kv e esc de 35A (esse motor é "du mal")
Motor da HobbyKing 750 kv e esc de 35A (esse motor é "du mal")
SNC00123.jpg (36.52 KiB) Exibido 9450 vezes
Motor RC Smart de 1084 kv arrematado no e-bay por USD 10,00 com ESC de 30 A da mesma marca. Não conheço essa marca e não tenha a mínima ideia se ele irá servir para este aero.
Motor RC Smart de 1084 kv arrematado no e-bay por USD 10,00 com ESC de 30 A da mesma marca. Não conheço essa marca e não tenha a mínima ideia se ele irá servir para este aero.
SNC00126.jpg (34.61 KiB) Exibido 9450 vezes
Detalhe de toda a eletrônica junta.
Detalhe de toda a eletrônica junta.
SNC00120.jpg (39.76 KiB) Exibido 9450 vezes
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Roger g.p.
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Mensagem por Roger g.p. »

cuidado com esse esc hein, falam mal dele ( o de 35A).

Muito legal a asa.

Abraços.
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Mac2
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Mensagem por Mac2 »

[quote:67b4fde4f0="Roger g.p."]cuidado com esse esc hein, falam mal dele ( o de 35A).

Muito legal a asa.

Abraços.[/quote:67b4fde4f0]

Roger,

Obrigado pela dica. Vou tomar cuidado com este ESC. Aliás, existe algum ESC Xing Ling que não seja arriscado?

Segue abaixo novas fotos do chapeado em depron 2mmm, por enquanto somente a parte inferior da asa.
Anexos
SNC00127.jpg
SNC00127.jpg (32.96 KiB) Exibido 9371 vezes
SNC00129.jpg
SNC00129.jpg (32.86 KiB) Exibido 9371 vezes
SNC00133.jpg
SNC00133.jpg (31.44 KiB) Exibido 9371 vezes
SNC00135.jpg
SNC00135.jpg (31.86 KiB) Exibido 9371 vezes
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LaercioLMB
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Mensagem por LaercioLMB »

Está ficando ótima a asa, ela ficará um pouco mais pesada do que a de isopor, mas verá que terá bem mais resistência.
Eu usei 4 varetas de fibra para garantir que as asas não viessem a fechar e com ótimo resultado final, tenha cuidado com isso pois somente 2 varetas em uma asa estrutural poderá não ser o suficiente.
Outra coisa que você notará em uma asa estrutural é a facilidade de manutenção sem agregar peso extra após o conserto pois estará trocando a peça danificada por uma boa e não apenas inserindo mais cola onde trincou ou quebrou.

Uma diferença entre a minha e a sua forma de chapear as asas é que eu usei uma chapa de depron 2 mm praticamente inteira na parte inferior das asas, para garantir um pouco mais a resistência da união entre elas. somente a parte superior é que foi feito em dias partes.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
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Mac2
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Mensagem por Mac2 »

[quote:b40b16feb0="LaercioLMB"]Está ficando ótima a asa, ela ficará um pouco mais pesada do que a de isopor, mas verá que terá bem mais resistência.
Eu usei 4 vareta de fibra para garantir que as asas não viessem a fechar e com ótimo resultado final, tenha cuidado com isso pois somente 2 varetas em uma asa estrutural poderá não ser o suficiente.
Outra coisa que você notará em uma asa estrutural é a facilidade de manutenção sem agregar peso extra após o conserto pois estará trocando a peça danificada por uma boa e não apenas inserindo mais cola onde trincou ou quebrou.[/quote:b40b16feb0]


Achei bem mais precisa que a asa cortada com fio quente. A tecnica do fio pode ser muito útil para asas retas. Para fechar a construção da asa, falta o chapeado superior. Acredito que a sua técnica seja realmente mais recomendada mas fiquei com receio da dificuldade devido ao diedro de 6 graus de cada lado. Da próxima vez tentarei fazer em uma única peça.
Abs
Marco
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LaercioLMB
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Mensagem por LaercioLMB »

É, realmente o fio quente pode ajudar muito em asa retas, mas em asas trapezoidais ou elípticas é bem complicado isso e por esse motivo usei o padrão estrutural para fazer as minhas.
Eu ia fazer a princípo com isopor, mas um aqui me falou que não tinha como cortar elas como eu queria, o outro queria mudar o perfil que eu escolhi alegando estar muito alto o perfil na raiz e o outro me pediu R$200,00 para fazer as asas e resolvi depois de tantas controvérsias fazer ela estrutural como se fosse em balsa e o resultado final para mim foi ótimo, as asas aguentaram 3Kg e a fuselagem pesa apenas 460g. Isso significa que as asas irão aguentar alguns G's de força em cima em uma arremetida ou até mesmo um looping.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
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Mac2
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Mensagem por Mac2 »

Laercio,
Acredito que se não for estrutural, somente o CNC consegue chegar no perfil correto para as asas elipticas, caso contrário, o construtor tem que ser muito bom na lixa para acertar o perfil, mas o risco à saúde não compensa a "economia".
Abs

Marco
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Orson
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Mensagem por Orson »

Olá!
Estou gostando de ver sua construção.
O aero dos meus sonhos é o Spitfire, um dia quero ter uma réplica voadora desse lindo avião.
Estou há anos juntando documentação para um dia poder construí-lo. Por enquanto vou aprendendo com vocês.

Quanto à asa elíptica, realmente é um desafio para o aeromodelista, e para o Spitfire, é recomendado um pouco de washout nas pontas.

Tenho um artigo bem antigo da revista RCM, sobre como fazer asas elípticas com isopor, usando o arco de corte, pelo método da deformação.
Eu me assustei com a complexidade, mas para vocês que estão acostumados a cortar asa de isopor, pode não ser difícil.

O link abaixo pode demorar um pouquinho para abrir, pois o .pdf tem 4.29MB

[url]http://www.rcmplans.com/issues/requested/content/features/pdf/r-fe-foam-071988-1-1.pdf[/url]

Espero que tenha utilidade para alguém!

Abraços e estou acompanhando

Orson
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Mac2
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Mensagem por Mac2 »

[quote:bc94e88f73="Orson"]Olá!
Estou gostando de ver sua construção.
O aero dos meus sonhos é o Spitfire, um dia quero ter uma réplica voadora desse lindo avião.
Estou há anos juntando documentação para um dia poder construí-lo. Por enquanto vou aprendendo com vocês.

Quanto à asa elíptica, realmente é um desafio para o aeromodelista, e para o Spitfire, é recomendado um pouco de washout nas pontas.

Tenho um artigo bem antigo da revista RCM, sobre como fazer asas elípticas com isopor, usando o arco de corte, pelo método da deformação.
Eu me assustei com a complexidade, mas para vocês que estão acostumados a cortar asa de isopor, pode não ser difícil.

O link abaixo pode demorar um pouquinho para abrir, pois o .pdf tem 4.29MB

[url]http://www.rcmplans.com/issues/requested/content/features/pdf/r-fe-foam-071988-1-1.pdf[/url]

Espero que tenha utilidade para alguém!

Abraços e estou acompanhando

Orson[/quote:bc94e88f73]
Orson,
Muito bom o material disponibilizado. Esta técnica eu não conhecia. Acredito ser muito eficiente, porém deve dar muito trabalho para se chegar na deformação necessária para o perfil da asa. Vale o estudo e a tentativa de construção por este método. Obrigado pela ajuda.
Abs

Marco
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Mac2
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Mensagem por Mac2 »

Está chegando a hora de pensar no acabamento (pintura e detalhes). Estou pensando em pintá-lo como o modelo da foto abaixo, só que substituindo o azul pelo verde.
Abs
Marco
Anexos
Spitfire3.jpg
Spitfire3.jpg (33.64 KiB) Exibido 9263 vezes
SpitfireContraRotatingProps.jpg
SpitfireContraRotatingProps.jpg (30.9 KiB) Exibido 9263 vezes
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