Supermarine Spitfire MK I
Agora a eletrônica:
São dois motores, dois Speed Controls e três servos de 9g. Para terminar ainda falta o Radio (um HobbyKing de 7 canais) e a bateria Rhino de 1750 mAh e 3S 20C.
Ainda não sei qual motor irei utilizar. Se alguem tiver uma dica, será muito bem vinda.
Abs
Marco
São dois motores, dois Speed Controls e três servos de 9g. Para terminar ainda falta o Radio (um HobbyKing de 7 canais) e a bateria Rhino de 1750 mAh e 3S 20C.
Ainda não sei qual motor irei utilizar. Se alguem tiver uma dica, será muito bem vinda.
Abs
Marco
- Anexos
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- Motor da HobbyKing 750 kv e esc de 35A (esse motor é "du mal")
- SNC00123.jpg (36.52 KiB) Exibido 9456 vezes
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- Motor RC Smart de 1084 kv arrematado no e-bay por USD 10,00 com ESC de 30 A da mesma marca. Não conheço essa marca e não tenha a mínima ideia se ele irá servir para este aero.
- SNC00126.jpg (34.61 KiB) Exibido 9456 vezes
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- Detalhe de toda a eletrônica junta.
- SNC00120.jpg (39.76 KiB) Exibido 9456 vezes
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
- Roger g.p.
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- Mensagens: 1427
- Registrado em: Sex Mai 29, 2009 2:20 pm
- Localização: Içara, SC, 17
[quote:67b4fde4f0="Roger g.p."]cuidado com esse esc hein, falam mal dele ( o de 35A).
Muito legal a asa.
Abraços.[/quote:67b4fde4f0]
Roger,
Obrigado pela dica. Vou tomar cuidado com este ESC. Aliás, existe algum ESC Xing Ling que não seja arriscado?
Segue abaixo novas fotos do chapeado em depron 2mmm, por enquanto somente a parte inferior da asa.
Muito legal a asa.
Abraços.[/quote:67b4fde4f0]
Roger,
Obrigado pela dica. Vou tomar cuidado com este ESC. Aliás, existe algum ESC Xing Ling que não seja arriscado?
Segue abaixo novas fotos do chapeado em depron 2mmm, por enquanto somente a parte inferior da asa.
- Anexos
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- SNC00127.jpg (32.96 KiB) Exibido 9377 vezes
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- SNC00129.jpg (32.86 KiB) Exibido 9377 vezes
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- SNC00133.jpg (31.44 KiB) Exibido 9377 vezes
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- SNC00135.jpg (31.86 KiB) Exibido 9377 vezes
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
- LaercioLMB
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- Mensagens: 13807
- Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
- Localização: Porto Alegre - RS- 53
Está ficando ótima a asa, ela ficará um pouco mais pesada do que a de isopor, mas verá que terá bem mais resistência.
Eu usei 4 varetas de fibra para garantir que as asas não viessem a fechar e com ótimo resultado final, tenha cuidado com isso pois somente 2 varetas em uma asa estrutural poderá não ser o suficiente.
Outra coisa que você notará em uma asa estrutural é a facilidade de manutenção sem agregar peso extra após o conserto pois estará trocando a peça danificada por uma boa e não apenas inserindo mais cola onde trincou ou quebrou.
Uma diferença entre a minha e a sua forma de chapear as asas é que eu usei uma chapa de depron 2 mm praticamente inteira na parte inferior das asas, para garantir um pouco mais a resistência da união entre elas. somente a parte superior é que foi feito em dias partes.
Eu usei 4 varetas de fibra para garantir que as asas não viessem a fechar e com ótimo resultado final, tenha cuidado com isso pois somente 2 varetas em uma asa estrutural poderá não ser o suficiente.
Outra coisa que você notará em uma asa estrutural é a facilidade de manutenção sem agregar peso extra após o conserto pois estará trocando a peça danificada por uma boa e não apenas inserindo mais cola onde trincou ou quebrou.
Uma diferença entre a minha e a sua forma de chapear as asas é que eu usei uma chapa de depron 2 mm praticamente inteira na parte inferior das asas, para garantir um pouco mais a resistência da união entre elas. somente a parte superior é que foi feito em dias partes.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
[quote:b40b16feb0="LaercioLMB"]Está ficando ótima a asa, ela ficará um pouco mais pesada do que a de isopor, mas verá que terá bem mais resistência.
Eu usei 4 vareta de fibra para garantir que as asas não viessem a fechar e com ótimo resultado final, tenha cuidado com isso pois somente 2 varetas em uma asa estrutural poderá não ser o suficiente.
Outra coisa que você notará em uma asa estrutural é a facilidade de manutenção sem agregar peso extra após o conserto pois estará trocando a peça danificada por uma boa e não apenas inserindo mais cola onde trincou ou quebrou.[/quote:b40b16feb0]
Achei bem mais precisa que a asa cortada com fio quente. A tecnica do fio pode ser muito útil para asas retas. Para fechar a construção da asa, falta o chapeado superior. Acredito que a sua técnica seja realmente mais recomendada mas fiquei com receio da dificuldade devido ao diedro de 6 graus de cada lado. Da próxima vez tentarei fazer em uma única peça.
Abs
Marco
Eu usei 4 vareta de fibra para garantir que as asas não viessem a fechar e com ótimo resultado final, tenha cuidado com isso pois somente 2 varetas em uma asa estrutural poderá não ser o suficiente.
Outra coisa que você notará em uma asa estrutural é a facilidade de manutenção sem agregar peso extra após o conserto pois estará trocando a peça danificada por uma boa e não apenas inserindo mais cola onde trincou ou quebrou.[/quote:b40b16feb0]
Achei bem mais precisa que a asa cortada com fio quente. A tecnica do fio pode ser muito útil para asas retas. Para fechar a construção da asa, falta o chapeado superior. Acredito que a sua técnica seja realmente mais recomendada mas fiquei com receio da dificuldade devido ao diedro de 6 graus de cada lado. Da próxima vez tentarei fazer em uma única peça.
Abs
Marco
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
- LaercioLMB
- membro
- Mensagens: 13807
- Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
- Localização: Porto Alegre - RS- 53
É, realmente o fio quente pode ajudar muito em asa retas, mas em asas trapezoidais ou elípticas é bem complicado isso e por esse motivo usei o padrão estrutural para fazer as minhas.
Eu ia fazer a princípo com isopor, mas um aqui me falou que não tinha como cortar elas como eu queria, o outro queria mudar o perfil que eu escolhi alegando estar muito alto o perfil na raiz e o outro me pediu R$200,00 para fazer as asas e resolvi depois de tantas controvérsias fazer ela estrutural como se fosse em balsa e o resultado final para mim foi ótimo, as asas aguentaram 3Kg e a fuselagem pesa apenas 460g. Isso significa que as asas irão aguentar alguns G's de força em cima em uma arremetida ou até mesmo um looping.
Eu ia fazer a princípo com isopor, mas um aqui me falou que não tinha como cortar elas como eu queria, o outro queria mudar o perfil que eu escolhi alegando estar muito alto o perfil na raiz e o outro me pediu R$200,00 para fazer as asas e resolvi depois de tantas controvérsias fazer ela estrutural como se fosse em balsa e o resultado final para mim foi ótimo, as asas aguentaram 3Kg e a fuselagem pesa apenas 460g. Isso significa que as asas irão aguentar alguns G's de força em cima em uma arremetida ou até mesmo um looping.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Laercio,
Acredito que se não for estrutural, somente o CNC consegue chegar no perfil correto para as asas elipticas, caso contrário, o construtor tem que ser muito bom na lixa para acertar o perfil, mas o risco à saúde não compensa a "economia".
Abs
Marco
Acredito que se não for estrutural, somente o CNC consegue chegar no perfil correto para as asas elipticas, caso contrário, o construtor tem que ser muito bom na lixa para acertar o perfil, mas o risco à saúde não compensa a "economia".
Abs
Marco
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
Olá!
Estou gostando de ver sua construção.
O aero dos meus sonhos é o Spitfire, um dia quero ter uma réplica voadora desse lindo avião.
Estou há anos juntando documentação para um dia poder construí-lo. Por enquanto vou aprendendo com vocês.
Quanto à asa elíptica, realmente é um desafio para o aeromodelista, e para o Spitfire, é recomendado um pouco de washout nas pontas.
Tenho um artigo bem antigo da revista RCM, sobre como fazer asas elípticas com isopor, usando o arco de corte, pelo método da deformação.
Eu me assustei com a complexidade, mas para vocês que estão acostumados a cortar asa de isopor, pode não ser difícil.
O link abaixo pode demorar um pouquinho para abrir, pois o .pdf tem 4.29MB
[url]http://www.rcmplans.com/issues/requested/content/features/pdf/r-fe-foam-071988-1-1.pdf[/url]
Espero que tenha utilidade para alguém!
Abraços e estou acompanhando
Orson
Estou gostando de ver sua construção.
O aero dos meus sonhos é o Spitfire, um dia quero ter uma réplica voadora desse lindo avião.
Estou há anos juntando documentação para um dia poder construí-lo. Por enquanto vou aprendendo com vocês.
Quanto à asa elíptica, realmente é um desafio para o aeromodelista, e para o Spitfire, é recomendado um pouco de washout nas pontas.
Tenho um artigo bem antigo da revista RCM, sobre como fazer asas elípticas com isopor, usando o arco de corte, pelo método da deformação.
Eu me assustei com a complexidade, mas para vocês que estão acostumados a cortar asa de isopor, pode não ser difícil.
O link abaixo pode demorar um pouquinho para abrir, pois o .pdf tem 4.29MB
[url]http://www.rcmplans.com/issues/requested/content/features/pdf/r-fe-foam-071988-1-1.pdf[/url]
Espero que tenha utilidade para alguém!
Abraços e estou acompanhando
Orson
[quote:bc94e88f73="Orson"]Olá!
Estou gostando de ver sua construção.
O aero dos meus sonhos é o Spitfire, um dia quero ter uma réplica voadora desse lindo avião.
Estou há anos juntando documentação para um dia poder construí-lo. Por enquanto vou aprendendo com vocês.
Quanto à asa elíptica, realmente é um desafio para o aeromodelista, e para o Spitfire, é recomendado um pouco de washout nas pontas.
Tenho um artigo bem antigo da revista RCM, sobre como fazer asas elípticas com isopor, usando o arco de corte, pelo método da deformação.
Eu me assustei com a complexidade, mas para vocês que estão acostumados a cortar asa de isopor, pode não ser difícil.
O link abaixo pode demorar um pouquinho para abrir, pois o .pdf tem 4.29MB
[url]http://www.rcmplans.com/issues/requested/content/features/pdf/r-fe-foam-071988-1-1.pdf[/url]
Espero que tenha utilidade para alguém!
Abraços e estou acompanhando
Orson[/quote:bc94e88f73]
Orson,
Muito bom o material disponibilizado. Esta técnica eu não conhecia. Acredito ser muito eficiente, porém deve dar muito trabalho para se chegar na deformação necessária para o perfil da asa. Vale o estudo e a tentativa de construção por este método. Obrigado pela ajuda.
Abs
Marco
Estou gostando de ver sua construção.
O aero dos meus sonhos é o Spitfire, um dia quero ter uma réplica voadora desse lindo avião.
Estou há anos juntando documentação para um dia poder construí-lo. Por enquanto vou aprendendo com vocês.
Quanto à asa elíptica, realmente é um desafio para o aeromodelista, e para o Spitfire, é recomendado um pouco de washout nas pontas.
Tenho um artigo bem antigo da revista RCM, sobre como fazer asas elípticas com isopor, usando o arco de corte, pelo método da deformação.
Eu me assustei com a complexidade, mas para vocês que estão acostumados a cortar asa de isopor, pode não ser difícil.
O link abaixo pode demorar um pouquinho para abrir, pois o .pdf tem 4.29MB
[url]http://www.rcmplans.com/issues/requested/content/features/pdf/r-fe-foam-071988-1-1.pdf[/url]
Espero que tenha utilidade para alguém!
Abraços e estou acompanhando
Orson[/quote:bc94e88f73]
Orson,
Muito bom o material disponibilizado. Esta técnica eu não conhecia. Acredito ser muito eficiente, porém deve dar muito trabalho para se chegar na deformação necessária para o perfil da asa. Vale o estudo e a tentativa de construção por este método. Obrigado pela ajuda.
Abs
Marco
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
Está chegando a hora de pensar no acabamento (pintura e detalhes). Estou pensando em pintá-lo como o modelo da foto abaixo, só que substituindo o azul pelo verde.
Abs
Marco
Abs
Marco
- Anexos
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- Spitfire3.jpg (33.64 KiB) Exibido 9269 vezes
-
- SpitfireContraRotatingProps.jpg (30.9 KiB) Exibido 9269 vezes
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001