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Enviado: Sex Fev 26, 2010 2:30 pm
por felipe_emc
[quote:327f5fbbc8="LaercioLMB"]Melhora bastante sim, só cuide o passo dela para não ser muito grande, vai ficar mais escala ainda.
Para essa envergadura, hélices de 8", no máximo 9" são ideais.[/quote:327f5fbbc8]
Nesse caso, qual seria aproximadamente o passo necessário para uma tripá de 8" ou 9" ficar equivalente às recomendadas bipás de 11x3.8 ou 11x4.7?

Seria legal mesmo uma tripá pra deixar o visual mais escala, mas o mais importante é o voo dele...De preferência mais lento do que um Spitfire escala desta envergadura, pra amenizar alguns problemas de pilotagem :lol:

Enviado: Sex Fev 26, 2010 3:22 pm
por LaercioLMB
Bom, o passo exato eu ainda não sei como te ajudar, mas sei que terá muitos que saberão te dar essa resposta bem exata.
Quanto ao voo ser lento ou rápido, não é o hélice o maior responsável nisso e sim o perfil da asa que foi escolhido.
No caso em que desejamos um voo mais lento, eu recomendo o Clark Y que é um dos mais lentos, gera um puco mais de arrasto que é um dos fatores que deixam ele mais lento, pois arrasto é como um freio, quanto maior, mais lento o aeromodelo até ficar sem condições de voar ou voar bem.
O tipo de perfil em uma asa é que definirá se o aeromodelo será rápido ou lento pois cada tipo de perfil tem uma necessidade de maior ou menor velocidade para ter sustentação não sendo somente isso a carga alar.
Um exemplo disso é que não adianta usarmos um perfil simétrico com uma grande área de asa e ter com isso uma carga alar bem baixa para podermos voar mais devagar que a única coisa que conseguimos com isso é facilitar o stall de ponta de asa pois o perfil exige mais velocidade para um bom desempenho embora com a carga alar sendo baixa ele decole mais facilmente o que não muda o fator velocidade para aquele tipo de perfil pois ele só terá o seu bom desempenho atuando dentro das velocidades a ele destinadas.
O mesmo acontece com perfis lentos, nãoa dianta colocar eles em um aeromodelo acrobático na esperança de ter um aeromodelo lento se na hora de fazermos um looping ou tentar fazer um torque com ele o perfil não ajudar em nada, se bem que um perfil clark Y se consegue fazer ótimos loopings mas já um voo de faca fica muito complicado.
Se o perfil que você usou é simétrico, não tente fazer ele ficar muito lento pois terá sérios problemas em baixas velocidades.
A única coisa que poderá te ajudar a deixar ele um pouco mais lento com perfil simétrico é colocar um ângulo incidente na asa para que ela te ajude a subir com um pouco menos de velocidade mas ainda terá o fator de desempenho dela em baixas velocidades que não será dos melhores.

Enviado: Sex Fev 26, 2010 3:33 pm
por Mac2
Caros,
Estou pensando então em testar com uma hélice tripá de 8" com passo 4 (http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=5247&Product_Name=GWS_HD8040_3_Blade_Prop_(2pc_pack)#)
Como temos diversas hélices em casa, poderemos testar o compartamento e avaliar de forma empírica qual a melhor escolha.
O perfil da asa não é simetrico, mas não é totalmente chato na parte inferior. Utilizei o mesmo perfil da planta disponibilizada no site http://www.flyelectric.ukgateway.net/spitfire.htm

PS: O Felipe_emc é meu piloto e também herdeiro de minhas contas, portanto ele está me ajudando muito nesta empreitada.

Att

Marco

Enviado: Sex Fev 26, 2010 3:56 pm
por LaercioLMB
É, tem jeito de ser boa essa para o seu aeromodelo pois pelo que está lá, com uma 3S ela dei mais de 800g de empuxo que será ótimo para os eu aeromodelo.

Enviado: Sex Fev 26, 2010 11:04 pm
por Mac2
Mais algumas fotos dos detalhes da construção

Enviado: Sáb Fev 27, 2010 12:17 pm
por Mac2
PessoALL,
A tinta spray que estava pensando em usar não está mais disponível na loja (Colorgin Esmalte ECO - Base água). Vou tentar improvisar com esmalte acrílico branco e corantes PVA. já estou preparando uma superfície de teste para avaliar os resultados. Existe um esmalte acrilico da Suvinil que possui secagem ao toque em 30 minutos. Alguem já usou este tipo de tinta?

Enviado: Sáb Fev 27, 2010 11:05 pm
por Mac2
Conforme prometido, segue a minha conclusão sobre a utilização do esmalte acrílico:
Possui bom acabamento, levemente brilhante no isopor com a massa Renner, porém se for diluído, perde o brilho e a cobertura fica prejudicada.
Na amostra abaixo, utilizei o esmalte acrilico suvinil puro (branco) e depois adicionei os corantes PVA nas cores Verde e Preto. na amostra verde houve a diluição com 1/4 de água e nas amostras cinza e branco a aplicação foi pura (tinta + corante). Agora só resta saber o quanto agregou de peso, como não tenho uma balança de precisão, vou ficar devendo esta informação para vocês.
Abs
Marco

Enviado: Seg Mar 01, 2010 12:35 am
por Mac2
Pessoal,
Estou preocupado com a geometria da asa eliptica cortada com fio quente. Estou pensando em construir uma asa estrutural. Como já havia montado alguns modelos em balsa em escalas menores (inclusive um Spitfire), acredito ser mais "confiável" a asa estrutural. A construção do P51 do Laercio me mostrou ser possível a utilização do depron para isto, mas tenho dúvidas com o peso. Alguém já fez o comparativo entre os dois tipos de asas (estrutural e maciça)???

Abs

Marco

Enviado: Ter Mar 02, 2010 12:01 am
por Mac2
Continuando a saga da construção do Spitfire, resolvi construir uma nova asa para o aero, mas agora estrutural. Aproveitei as dicas e experiência do Laercio na construção do P51 e comecei a construir a asa estrutural em depron 4mm. Segue abaixo a sequencia de montagem da asa. Ao final vou ter a comparação entre os dois modelos de asa, pois não pretendo me desfazer da asa maciça.

Enviado: Qui Mar 04, 2010 10:17 pm
por Mac2
Continuando com a construção:
Ontem terminei a estrutura das duas semi-asas e do suporte central. Fiz a encamenda do Depron de 2mm para fazer o chapeado da asa estrutural e junto com as placas (comprei duas) veio um material que é no mínimo curioso. Um tipo de depron preto chapeado por um tipo de papel cartão. É bem resistente e utilizei um pedaço deste material para servir de suporte para o servo dos ailerons.
Também chegou parte da eletrônica que utilizarei no modelo. Hoje fiz a junção das duas semi-asas ao suporte central.
Abs
Marco