Bird of Time - Começando a entelagem...

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
Avatar do usuário
wildcat
membro
Mensagens: 6802
Registrado em: Ter Mar 28, 2006 10:07 pm
Localização: Caraguatatuba/SP

Bird of Time - Começando a entelagem...

Mensagem por wildcat »

Bom dia, pessoal!
Desde que iniciei nos aeromodelos sempre babava nos planadores maiores, até que no ano passado comprei com um colega aqui do e-voo um kit do tão sonhado Bird of Time, finalmente esta semana tive um tempinho e abri de fato a caixa do kit e tirei todas as peças,colocando-as devidamente em seus lugares sobre a planta. Como meu espaço é restrito,precisarei trabalhar e guardar o kit/peças para livrar espaço para as outras atividades...

Inicialmente minha idéia era fazer várias modificações, desde a instalação de ailerons e spoiler até trem de pouso retrátil, mas uma boa amadurecida - quase um ano de kit guardado - me fez pensar melhor e modificar somente para a instalação de um motor, penso ainda na possibilidade de um freio, transformando meu BOT em um "RES".

A construção será feita aos poucos, uma vez que o tempo pros modelos fica cada vez mais curto, mas ainda assim trouxe o kit como forma de esfriar a cabeça com uma atividade diferente e prazerosa! Pretendo ir postando os progressos e debater as melhores alternativas aos problemas que certamente serão encontrados durante a montagem.

A eletrônica em questão já está em mãos.
Motor: DT750 ( pouco mais de 1kg de empuxo com hélices 11x5.5 e 12x6 )
Esc: 30A
Servos: 4 x Turnigy S3317B Servo 19g / 2.5kg
Bateria: 3s de 1500 a 2800 mah, a depender dos acertos de CG
Receptor: 6 canais micro

Andando por forum gringo encontrei várias construções de BOT´s, e a média é de 1100 a 1300 gramas, pretendo deixar o meu pronto para voar na faixa de 1500~1600 gramas. A idéia é tentar economizar o máximo de peso possível nos detalhes, como escolha da entelagem ( utilizarei lightex ao invés de monokote ), modelo será montado com CA, epoxi somente nas partes onde há mais esforço, e daí por diante.

Mas chega de papo e vamos ao que interessa....

Algumas fotos do kit:
[img:b6e31f09fa]http://lh6.ggpht.com/_qetIrit2BgA/S4Xl7pXmhZI/AAAAAAAAABw/5KSvqkrNtr4/s800/DSCI0001.JPG[/img:b6e31f09fa]

[img:b6e31f09fa]http://lh5.ggpht.com/_qetIrit2BgA/S4XmBFkjdSI/AAAAAAAAACA/zZJYBkEXQKc/s640/DSCI0003.JPG[/img:b6e31f09fa]

Como tenho duas plantas, esta ficara sempre esticada - guardada com as peças - e a montagem será feita sobre uma segunda previamente plastificada.
[img:b6e31f09fa]http://lh6.ggpht.com/_qetIrit2BgA/S4XmEUwXtDI/AAAAAAAAACE/9L4w8lHJGKw/s640/DSCI0004.JPG[/img:b6e31f09fa]

Identificação e colocação das peças sobre a planta
[img:b6e31f09fa]http://lh6.ggpht.com/_qetIrit2BgA/S4XneUE_pmI/AAAAAAAAAC4/Q3HDR37AsvU/s640/DSCI0005.JPG[/img:b6e31f09fa]

As nervuras já se encontram ordenadas e separadas, falta separar as longarinas e bordos de ataque e fuga. O grupo de cauda já se encontra todo separado, e é por ele que pretendo dar início a montagem, seguindo pela fuselagem e por último os painéis da asa.

Por enquanto é só, espero que os mais experientes possam me dar orientações e dicas durante a construção!

Abs
Marcelo "Wildcat"
"Se um revolver é um bom argumento, um fuzil é uma verdade científica."
Avatar do usuário
wildcat
membro
Mensagens: 6802
Registrado em: Ter Mar 28, 2006 10:07 pm
Localização: Caraguatatuba/SP

Mensagem por wildcat »

Ahhh, esqueci de comentar, mas estou providenciando uma porta e dois cavaletes pra montar em uma sala que temos livre aqui em casa, pretendo montar o modelo nessa oficininha improvisada!
Avatar do usuário
sancler
membro
Mensagens: 3886
Registrado em: Sáb Mar 21, 2009 5:02 pm
Localização: Palhoça/SC
Contato:

Mensagem por sancler »

Euuuu sempre quis ter um Birdisinhu desses :shock:
coisa linda Marcelo
Att Sancler Claudino
Antes de tentar mudar o mundo,dê três voltas ao redor de sua casa. BRA 16.234
Avatar do usuário
rasec_jj
membro
Mensagens: 2551
Registrado em: Qui Jan 12, 2006 8:06 pm
Localização: Belém, Pa
Contato:

Mensagem por rasec_jj »

Economiza o tempo com as muierada, com os boteco e com os downloads no trono, e tenta conseguir 1 hora por dia no planador!
Desse jeito duvido que o aero voe! hehehehe
Brincadeiras à parte, capricha no bicho. Vou acompanhar!
Abs
Júlio Cesar de Almeida Jr.
Avatar do usuário
Patetta-MG
membro
Mensagens: 1072
Registrado em: Sex Jul 27, 2007 2:08 pm
Localização: Itaúna - MG

Mensagem por Patetta-MG »

César... o cara vive na cidade vizinha à capital mineira da esbórnia... dificil cumprir seu desejo... mas ele consegue...

vai lá marcelo... te falei... procura a porta em topa tudo ou em casas que vende material de demolição... não é possível que não se venda portas ai nessa cidade...

Abraços
Avatar do usuário
sancler
membro
Mensagens: 3886
Registrado em: Sáb Mar 21, 2009 5:02 pm
Localização: Palhoça/SC
Contato:

Mensagem por sancler »

[quote:c696bf6a62="rasec_jj"]Economiza o tempo com as muierada, com os boteco e com os downloads no trono, e tenta conseguir 1 hora por dia no planador!
Desse jeito duvido que o aero voe! hehehehe
Brincadeiras à parte, capricha no bicho. Vou acompanhar!
Abs[/quote:c696bf6a62]

Uma hora pela manhã ao acordar , pois a tarde não vai sair nada que preste , devido ao teor etilico :P :P :P :P :P :P :P :P kkkkkkkkkk
Antes de tentar mudar o mundo,dê três voltas ao redor de sua casa. BRA 16.234
Avatar do usuário
wildcat
membro
Mensagens: 6802
Registrado em: Ter Mar 28, 2006 10:07 pm
Localização: Caraguatatuba/SP

Mensagem por wildcat »

[quote:c5831fb7af="sancler"]Euuuu sempre quis ter um Birdisinhu desses :shock:
coisa linda Marcelo
Att Sancler Claudino[/quote:c5831fb7af]
Sai pra lá, Zeca.... hehehe


[quote:c5831fb7af="rasec_jj"]Economiza o tempo com as muierada, com os boteco e com os downloads no trono, e tenta conseguir 1 hora por dia no planador!
Desse jeito duvido que o aero voe! hehehehe
Brincadeiras à parte, capricha no bicho. Vou acompanhar!
Abs[/quote:c5831fb7af]

Mais fácil o BOT não voar! hheheheh
Mas esse vai devagar, sem pressa pra sair no capricho!



[quote:c5831fb7af="Patetta-MG"]César... o cara vie vizinha a capital mineira da isbórnia... dificil cumprir seu desejo... mas ele consegue...

vai lá marcelo... te falei... procura a porta em topa tudo ou em casas que vende material de demolição... não é possível que não se venda portas ai nessa cidade...

Abraços[/quote:c5831fb7af]

Já fui e não achei nada parecido com o que preciso, só aquelas decoradas ou trabalhadas, de metal tem várias! hehehe

Mas pra montar a fuselagem e grupo de cauda tenho espaço, os painéis de asa é que me preocupam!

Abs
"Se um revolver é um bom argumento, um fuzil é uma verdade científica."
Avatar do usuário
Daniel Chagas
membro
Mensagens: 305
Registrado em: Qua Jun 13, 2007 7:42 pm
Localização: São Paulo - Z/L

Mensagem por Daniel Chagas »

Belo modelo Marcelão! Quando estiver pronto quero ve-lo ao vivo e a cores, e talvez dar uma voada com ele! hehehehe

Abraço e boa montagem.
Avatar do usuário
C.Brum
membro
Mensagens: 346
Registrado em: Dom Ago 03, 2008 7:41 pm

Mensagem por C.Brum »

Ha, ha!!!

Taí o tópico que eu estava esperanndo!

Já pensou na idéia do motor removível que conversamos anteriormente?

Pode ser que eu esteja querendo ensinar padre a rezar missa, mas dê uma olhada como ficou o meu SL: http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?p=756778#756778

Fiquei muito satisfeito com o resultado.

Grande abraço e sucesso na construção.

E por favor, fotos, muitas fotos!
Avatar do usuário
wildcat
membro
Mensagens: 6802
Registrado em: Ter Mar 28, 2006 10:07 pm
Localização: Caraguatatuba/SP

Mensagem por wildcat »

[quote:2a1ee47ff3="Daniel Chagas"]Belo modelo Marcelão! Quando estiver pronto quero ve-lo ao vivo e a cores, e talvez dar uma voada com ele! hehehehe

Abraço e boa montagem.[/quote:2a1ee47ff3]

Grande "DaniHELL".... TUdo certinho por aí?
Esse modelão não tem prazo pra voar, vou trabalhar nele sempre que me sobrar um tempinho, é a atividade secundária por enquanto!
Mas pode ter certeza que irá sim voar com a máquina quando estiver pronta.

Abração



[quote:2a1ee47ff3="C.Brum"]Ha, ha!!!

Taí o tópico que eu estava esperanndo!

Já pensou na idéia do motor removível que conversamos anteriormente?

Pode ser que eu esteja querendo ensinar padre a rezar missa, mas dê uma olhada como ficou o meu SL: http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?p=756778#756778

Fiquei muito satisfeito com o resultado.

Grande abraço e sucesso na construção.

E por favor, fotos, muitas fotos![/quote:2a1ee47ff3]

Salve.... to vendo que a gente vai se divertir um bocado nessa construção!
Muito boa a solução que encontrou pra motorizar o SL, a idéia pra fazer o mesmo no BOT é interessante, mas acho que irei voá-lo muito mais como motoplanador que de fato em lift.

Mas podemos ir desenvolvendo a idéia sim, o que me preocupa é que vou girar hélices de 12 polegadas no modelo, essa estrutura de suporte de motor vai ter que ser um tanto grande e o arrasto aumentaria demais!

Com certeza o modelo ficaria uma simpatia com o motor sob os painéis de asa, o seu ficou muito bonito!

Abs
Responder