F-18 de 1,6m qual turbina utilizar?
- Poulps
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- Registrado em: Dom Fev 26, 2006 10:26 pm
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Caio,
Muito obrigado pelas informações, estou aprendendo um monte de coisa nova !
Só uma dúvida, como projeto o duto de entrada ?
Devo fazer apenas uma especie de "corneta" com uma abertura na frente 20% maior que o diametro da turbina ?
O comprimento deste cone deve ser curto ou longo ?
Na saída da EDF devo acrescentar também um cone afunilando a saída ?
Com que medidas ? Afunilar 10% do diametro já está ok ?
Obrigado !
Paulo Pires
Muito obrigado pelas informações, estou aprendendo um monte de coisa nova !
Só uma dúvida, como projeto o duto de entrada ?
Devo fazer apenas uma especie de "corneta" com uma abertura na frente 20% maior que o diametro da turbina ?
O comprimento deste cone deve ser curto ou longo ?
Na saída da EDF devo acrescentar também um cone afunilando a saída ?
Com que medidas ? Afunilar 10% do diametro já está ok ?
Obrigado !
Paulo Pires
Quem voa uma vez, quer voar sempre !
Isso! Na entrada poderá colocar um anel tipo uma corneta!
Existem várias formas de melhorar o direcionamento do ar para dentro do fan.
A forma mais simples é fazer o diâmetro do anel ~20% maior que o diâmetro do fan que neste caso seria 105mm. Isso aumentará a velocidade de fluxo dentro do fan em ~75%!
A área efetiva desse fan (FSA) corresponde a um diâmetro de 79mm, portanto o duto de saída deve possuir área entre 85% e 100% FSA, que corresponde a um diâmentro entre 73mm e 79mm!
Fazendo o diâmetro de saída com 73mm a velocidade de fluxo aumenta em ~17% com pouca perda no empuxo. Por outro lado ao reduzir o diâmetro abaixo de 73mm o empuxo começa a ficar prejudicado.
Qual o diâmetro do duto na saída do F-18? Por acaso é menor que 73mm?
http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=945836
Existem várias formas de melhorar o direcionamento do ar para dentro do fan.
A forma mais simples é fazer o diâmetro do anel ~20% maior que o diâmetro do fan que neste caso seria 105mm. Isso aumentará a velocidade de fluxo dentro do fan em ~75%!
A área efetiva desse fan (FSA) corresponde a um diâmetro de 79mm, portanto o duto de saída deve possuir área entre 85% e 100% FSA, que corresponde a um diâmentro entre 73mm e 79mm!
Fazendo o diâmetro de saída com 73mm a velocidade de fluxo aumenta em ~17% com pouca perda no empuxo. Por outro lado ao reduzir o diâmetro abaixo de 73mm o empuxo começa a ficar prejudicado.
Qual o diâmetro do duto na saída do F-18? Por acaso é menor que 73mm?
http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=945836
- Poulps
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EDF 89 mm vista lateral - detalhe do cooler na parte de trás do motor.
[img:47b3d639e2]http://img22.imageshack.us/img22/9517/pict0007bmp.jpg[/img:47b3d639e2]
EDF vista Frontal
[img:47b3d639e2]http://img215.imageshack.us/img215/5343/pict0006g.jpg[/img:47b3d639e2]
Entrada de ar - vista externa - Medidas 58x80mm
[img:47b3d639e2]http://img714.imageshack.us/img714/1585/pict0005b.jpg[/img:47b3d639e2]
Dutos de saída - vista interna
[img:47b3d639e2]http://img46.imageshack.us/img46/7901/pict0004en.jpg[/img:47b3d639e2]
Dutos de entrada - vista interna
[img:47b3d639e2]http://img40.imageshack.us/img40/8391/pict0003wd.jpg[/img:47b3d639e2]
Bocais de saída da EDF - Diametro 52mm
[img:47b3d639e2]http://img20.imageshack.us/img20/1135/pict0002nj.jpg[/img:47b3d639e2]
Não reparem a fiação toda bagunçada, mas tive que remover a EDF e sua instalação eletrica ficou solta por dentro do modelo.
O diametro dos dutos de saída não atendem a regra, onde seu diametro não deveria ser inferior a 73mm .
Isto deve estar provocando a perda acentuda da EDF na decolagem.
[img:47b3d639e2]http://img22.imageshack.us/img22/9517/pict0007bmp.jpg[/img:47b3d639e2]
EDF vista Frontal
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Entrada de ar - vista externa - Medidas 58x80mm
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Dutos de saída - vista interna
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Dutos de entrada - vista interna
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Bocais de saída da EDF - Diametro 52mm
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Não reparem a fiação toda bagunçada, mas tive que remover a EDF e sua instalação eletrica ficou solta por dentro do modelo.
O diametro dos dutos de saída não atendem a regra, onde seu diametro não deveria ser inferior a 73mm .
Isto deve estar provocando a perda acentuda da EDF na decolagem.
Quem voa uma vez, quer voar sempre !
O fan de 89mm possui 79mm de FSA (área: 4902 mm2).
A área de entrada do F-18 possui 58 x 80mm ~4640mm2 (95% FSA). Não é o ideal, mas não deve interferir muito. Deve ser maior que 4902mm2 (100% FSA).
A área do anel (arredondamento) na entrada possui 62 x 84mm ~ 5208mm2 (106% FSA). Aqui o arredondamento pode ser aumentado com um pouco de lixa.
A área de saída referente ao diâmetro de 52mm é de 2124mm2 (43% FSA). Realmente é muito pequena para um fan de 89mm... certamente o empuxo está sendo fortemente reduzido. Teria que aumentar para um diâmetro de pelo menos 71mm (80% FSA).
Por outro lado as dimensões do duto do F-18 são compatíveis com um fan de 70mm. Por exemplo, a EDF HET 6904 possui FSA de 61mm (área: 2922 mm2).
Neste caso a área de entrada do fan deve possuir entre 2922mm2 (100% FSA) e 3740mm2 (128% FSA). Como á área é um pouco menor que a área do F-18, poderá fazer um duto adequado ~52 x 72mm, com anel na entrada um pouco maior ~(58 x 80 mm)!
A área de saída deve ter diâmetro entre 52mm (85% FSA) e 61mm (100% FSA). Aqui não precisa alterar nada... a área de saída está perfeita para um fan de 70mm.
A área de entrada do F-18 possui 58 x 80mm ~4640mm2 (95% FSA). Não é o ideal, mas não deve interferir muito. Deve ser maior que 4902mm2 (100% FSA).
A área do anel (arredondamento) na entrada possui 62 x 84mm ~ 5208mm2 (106% FSA). Aqui o arredondamento pode ser aumentado com um pouco de lixa.
A área de saída referente ao diâmetro de 52mm é de 2124mm2 (43% FSA). Realmente é muito pequena para um fan de 89mm... certamente o empuxo está sendo fortemente reduzido. Teria que aumentar para um diâmetro de pelo menos 71mm (80% FSA).
Por outro lado as dimensões do duto do F-18 são compatíveis com um fan de 70mm. Por exemplo, a EDF HET 6904 possui FSA de 61mm (área: 2922 mm2).
Neste caso a área de entrada do fan deve possuir entre 2922mm2 (100% FSA) e 3740mm2 (128% FSA). Como á área é um pouco menor que a área do F-18, poderá fazer um duto adequado ~52 x 72mm, com anel na entrada um pouco maior ~(58 x 80 mm)!
A área de saída deve ter diâmetro entre 52mm (85% FSA) e 61mm (100% FSA). Aqui não precisa alterar nada... a área de saída está perfeita para um fan de 70mm.
- Poulps
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Cara, é por isto que no teste individual de empuxo da EDF ela dá 1kG de empuxo cada , e as duas montadas no jato dão apenas 1,2KG somadas .(deveria dar 2Kg total)
Isto é que é perda !
Muito obrigado pelas dicas !
Caio, você acerdita que eu possa re-apoveitar estes motores se eu comprar apenas as EDF´s de 70mm sem motor ? (estou com certas restrições financeiras no momento)
O motor é um 3645 de 1450KV (achei as especs. Originais deles) de 1200W.
Um deles eu re-enrolei para 2900Kv - 100Amp.
Ou , e se utilizar apenas uma EDF 90mm neste modelo?
Obrigado !
Isto é que é perda !
Muito obrigado pelas dicas !
Caio, você acerdita que eu possa re-apoveitar estes motores se eu comprar apenas as EDF´s de 70mm sem motor ? (estou com certas restrições financeiras no momento)
O motor é um 3645 de 1450KV (achei as especs. Originais deles) de 1200W.
Um deles eu re-enrolei para 2900Kv - 100Amp.
Ou , e se utilizar apenas uma EDF 90mm neste modelo?
Obrigado !
Quem voa uma vez, quer voar sempre !
As EDFs de 70mm não possuem espaço suficiente para o motor de 36mm... aceitam no max motores de 28mm!
Por outro lado o F-18 poderá ficar bom com uma EDF de 90mm, mas terá que fazer varias alterações no modelo para a instalação de um duto de entrada e saída adequado ao fan.
Antes de qualquer alteração precisa acertar o kv do motor para obter máximo aproveitamento do fan! Também precisa ver se esse motor vai suportar os 1200W ou mais!
A EDF 89mm de 7 pás com um motor adequado vai gerar mais de 2,0kg de empuxo!
Por outro lado o F-18 poderá ficar bom com uma EDF de 90mm, mas terá que fazer varias alterações no modelo para a instalação de um duto de entrada e saída adequado ao fan.
Antes de qualquer alteração precisa acertar o kv do motor para obter máximo aproveitamento do fan! Também precisa ver se esse motor vai suportar os 1200W ou mais!
A EDF 89mm de 7 pás com um motor adequado vai gerar mais de 2,0kg de empuxo!
Boa tarde amigos,....primeiramente gostaria de agradecer a todos pelas contribuições neste tópico....
Em minha pesquisa por motores para meu f-18 achei este aqui....que esta com um preço atrativo....gostaria da opnião de vcs quanto a este produto para uma futura compra...
segue link:
http://cgi.ebay.com/Outrunner-Brushless-Motor-1750KV-90mm-EDF-for-Aircraf_W0QQitemZ150421125834QQcmdZViewItemQQptZRadio_Control_Parts_Accessories?hash=item2305cc3aca
Abs.
Douglas
Em minha pesquisa por motores para meu f-18 achei este aqui....que esta com um preço atrativo....gostaria da opnião de vcs quanto a este produto para uma futura compra...
segue link:
http://cgi.ebay.com/Outrunner-Brushless-Motor-1750KV-90mm-EDF-for-Aircraf_W0QQitemZ150421125834QQcmdZViewItemQQptZRadio_Control_Parts_Accessories?hash=item2305cc3aca
Abs.
Douglas
Não sei te dizer se esse conjunto do Ebay é bom! Só testando para saber.
Como foi colocado acima o F-18 possui um duto de saída muito pequeno para utilizar um fan de 90mm! Não conseguirá o empuxo necessário nestas condições. Precisará fazer algumas correções.
Já que pretende investir num conjunto novo, recomendo pegar duas EDFs de 70mm e dois motores adequados ao fan. Neste caso as correções serão mínimas.
Como o modelo é um pouco pesado precisará de dois conjuntos (EDF 70mm/motor) eficientes que suportem pelo menos 800W cada.
Caso converta o F-18 para utilizar somente uma EDF de 90mm vai precisar de um conjunto eficiente que suporte bem 1200W!
Como foi colocado acima o F-18 possui um duto de saída muito pequeno para utilizar um fan de 90mm! Não conseguirá o empuxo necessário nestas condições. Precisará fazer algumas correções.
Já que pretende investir num conjunto novo, recomendo pegar duas EDFs de 70mm e dois motores adequados ao fan. Neste caso as correções serão mínimas.
Como o modelo é um pouco pesado precisará de dois conjuntos (EDF 70mm/motor) eficientes que suportem pelo menos 800W cada.
Caso converta o F-18 para utilizar somente uma EDF de 90mm vai precisar de um conjunto eficiente que suporte bem 1200W!
bom dia a todos...
seguindo os conselhos dos amigos comprei os seguintes materiais...e vamos esperar a chegada para os teste....
2 x Φ64×H75 7-blade Electric Ducted Fan ( EDF ) - http://www.himodel.com/plane/Φ64×H75_7-blade_Electric_Ducted_Fan_EDF.html
2 x Φ77×H84 7-blade Electric Ducted Fan ( EDF ) - http://www.himodel.com/plane/Φ77×H84_7-blade_Electric_Ducted_Fan_EDF.html
2x 4370KV Inrunner Brushless Motor 3.17mm Shaft F380-2848 - http://www.himodel.com/electric/4370KV_Inrunner_Brushless_Motor_3.17mm_Shaft_F380-2848.html
Quem tiver mais alguma sugestão....agradeço.
Abs
Douglas
seguindo os conselhos dos amigos comprei os seguintes materiais...e vamos esperar a chegada para os teste....
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Quem tiver mais alguma sugestão....agradeço.
Abs
Douglas