F-18 de 1,6m qual turbina utilizar?
[quote:0d1fb6b137="Poulps"]Eu havia me esquecido de postar a instalação do novo conjunto de EDF.
EDF HET 90mm + motor KD3674-09XL e ESC de 80A.
[img:0d1fb6b137]http://img62.imageshack.us/img62/7444/dsc00174vs.jpg[/img:0d1fb6b137]
[/quote:0d1fb6b137]
Poulps, é impressão minha ou você não está usando o anel na entrada da EDF? Caso não esteja usando, é sabido que seu uso melhora bastante a performance das EDF's.
Quanto à questão do CG, isto parece ser padrão nestes jatos! O meu Berkut também, se colocado com o CG de fábrica, fica com tanto peso de nariz que, durante a decolagem, se você aliviar o stick do profundor o jato vai direto para o chão, como pode ser visto em vários vídeos dele no you tube. Tem que se recuar o CG!
Ou seja, o CG de fábrica também está errado!
Abraços e boa sorte!
Disney
EDF HET 90mm + motor KD3674-09XL e ESC de 80A.
[img:0d1fb6b137]http://img62.imageshack.us/img62/7444/dsc00174vs.jpg[/img:0d1fb6b137]
[/quote:0d1fb6b137]
Poulps, é impressão minha ou você não está usando o anel na entrada da EDF? Caso não esteja usando, é sabido que seu uso melhora bastante a performance das EDF's.
Quanto à questão do CG, isto parece ser padrão nestes jatos! O meu Berkut também, se colocado com o CG de fábrica, fica com tanto peso de nariz que, durante a decolagem, se você aliviar o stick do profundor o jato vai direto para o chão, como pode ser visto em vários vídeos dele no you tube. Tem que se recuar o CG!
Ou seja, o CG de fábrica também está errado!
Abraços e boa sorte!
Disney
A diferença entre aeromodelista e piloto de aeromodelo são as obras de arte que colocamos para voar!
ACCA - Sócio 006 * BRA 16905
ACCA - Sócio 006 * BRA 16905
- Andre Mauricio
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- Registrado em: Qui Out 21, 2010 11:59 am
- Localização: Brasília - DF
- Contato:
Está com boa aceleração. O que uma boa EDF não faz!
Teria voado bem não fosse o CG atrasado. Costumo calcular o CG usando o desenho abaixo. Modelos velozes é bom deixar o CG entre 20% e 25% da corda média!
[img:d6ed6f8f12]http://www.e-voo.com/forum/files/enflexada_185.jpg[/img:d6ed6f8f12]
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=20459
Se preferir poderá usar o programa abaixo:
http://fwcg.3dzone.dk/
Agora para ficar perfeito só falta um motor mais eficiente. Uma sugestão seria o motor HET 600-37-2 1700kv (255g) ou o ARC 36-55 1.5 1850kv (234g). Ambos adequados a EDF HET 9305 com LiPO 6s!
Testes abaixo:
[b:d6ed6f8f12]WEMOTEC MIDIFAN TEST RESULTS[/b:d6ed6f8f12]
HET 600-37-2 Typhoon on 6 cells: 1300W for 2.5kg thrust.
ARC 3655-1.5 on 6 cells: 1700W for 2.7kg thrust!
ARC 3675-1 on 6 cells: 1500W for 2.7kg thrust!
[b:d6ed6f8f12]HET-9305 FAN TEST RESULTS[/b:d6ed6f8f12]
ARC 3655-1.5 on 6 cells: 1470W for 2.6kg thrust!
ARC 3675-1 on 6 cells: 1380W for 2.6kg thrust!
http://www.rcuniverse.com/forum/m_10458760/anchors_10458760/mpage_1/key_/anchor/tm.htm#10458760
Abraços,
Caio
Teria voado bem não fosse o CG atrasado. Costumo calcular o CG usando o desenho abaixo. Modelos velozes é bom deixar o CG entre 20% e 25% da corda média!
[img:d6ed6f8f12]http://www.e-voo.com/forum/files/enflexada_185.jpg[/img:d6ed6f8f12]
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=20459
Se preferir poderá usar o programa abaixo:
http://fwcg.3dzone.dk/
Agora para ficar perfeito só falta um motor mais eficiente. Uma sugestão seria o motor HET 600-37-2 1700kv (255g) ou o ARC 36-55 1.5 1850kv (234g). Ambos adequados a EDF HET 9305 com LiPO 6s!
Testes abaixo:
[b:d6ed6f8f12]WEMOTEC MIDIFAN TEST RESULTS[/b:d6ed6f8f12]
HET 600-37-2 Typhoon on 6 cells: 1300W for 2.5kg thrust.
ARC 3655-1.5 on 6 cells: 1700W for 2.7kg thrust!
ARC 3675-1 on 6 cells: 1500W for 2.7kg thrust!
[b:d6ed6f8f12]HET-9305 FAN TEST RESULTS[/b:d6ed6f8f12]
ARC 3655-1.5 on 6 cells: 1470W for 2.6kg thrust!
ARC 3675-1 on 6 cells: 1380W for 2.6kg thrust!
http://www.rcuniverse.com/forum/m_10458760/anchors_10458760/mpage_1/key_/anchor/tm.htm#10458760
Abraços,
Caio
- Poulps
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- Registrado em: Dom Fev 26, 2006 10:26 pm
- Localização: São bernardo do Campo
[quote:d142d6f696="Yensid"][quote:d142d6f696="Poulps"]Eu havia me esquecido de postar a instalação do novo conjunto de EDF.
EDF HET 90mm + motor KD3674-09XL e ESC de 80A.
[img:d142d6f696]http://img62.imageshack.us/img62/7444/dsc00174vs.jpg[/img:d142d6f696]
[/quote:d142d6f696]
Poulps, é impressão minha ou você não está usando o anel na entrada da EDF? Caso não esteja usando, é sabido que seu uso melhora bastante a performance das EDF's.
Quanto à questão do CG, isto parece ser padrão nestes jatos! O meu Berkut também, se colocado com o CG de fábrica, fica com tanto peso de nariz que, durante a decolagem, se você aliviar o stick do profundor o jato vai direto para o chão, como pode ser visto em vários vídeos dele no you tube. Tem que se recuar o CG!
Ou seja, o CG de fábrica também está errado!
Abraços e boa sorte!
Disney[/quote:d142d6f696]
Sim, estou o usando o anel de entrada na EDF.
As EDF´s da HET acompanham este anel de entrada e um dissipador de calor para o motor também.
A única coisa que não gostei desta EDF é de a minha veio desbalanceada.
Ela costuma vir balanceada de fabrica.
E após o balanceamento , ficou jóia !
E sobre o C.G, realmente os chienses não fazem ideia do que é isto...
Toda vez que monto um jato chinês é um sufoco o primeiro voo.
Obrigado pela força e boa sorte com a reconstrução do Berkut !
EDF HET 90mm + motor KD3674-09XL e ESC de 80A.
[img:d142d6f696]http://img62.imageshack.us/img62/7444/dsc00174vs.jpg[/img:d142d6f696]
[/quote:d142d6f696]
Poulps, é impressão minha ou você não está usando o anel na entrada da EDF? Caso não esteja usando, é sabido que seu uso melhora bastante a performance das EDF's.
Quanto à questão do CG, isto parece ser padrão nestes jatos! O meu Berkut também, se colocado com o CG de fábrica, fica com tanto peso de nariz que, durante a decolagem, se você aliviar o stick do profundor o jato vai direto para o chão, como pode ser visto em vários vídeos dele no you tube. Tem que se recuar o CG!
Ou seja, o CG de fábrica também está errado!
Abraços e boa sorte!
Disney[/quote:d142d6f696]
Sim, estou o usando o anel de entrada na EDF.
As EDF´s da HET acompanham este anel de entrada e um dissipador de calor para o motor também.
A única coisa que não gostei desta EDF é de a minha veio desbalanceada.
Ela costuma vir balanceada de fabrica.
E após o balanceamento , ficou jóia !
E sobre o C.G, realmente os chienses não fazem ideia do que é isto...
Toda vez que monto um jato chinês é um sufoco o primeiro voo.
Obrigado pela força e boa sorte com a reconstrução do Berkut !
Quem voa uma vez, quer voar sempre !
- Poulps
- membro
- Mensagens: 538
- Registrado em: Dom Fev 26, 2006 10:26 pm
- Localização: São bernardo do Campo
[quote:f8b3feed53="Andre Mauricio"]Eu acho que se colocar um motor Pusher bem potente ele voa que e uma beleza :D
Het e Hyperion são marcas caras, mas tem motores de alto KV que tem um bom empuxo.[/quote:f8b3feed53]
Cheqguei a comprar o motor para monta-lo Pusher, uma vez que eu já estava perdendo a paciencia com todos os problemas que este jato apresentou e do alto custo do desenvolvimento....
Tinha comprado outro C5055 com helice 12x6.
Mas esteticamente fica feio... e o barulho da EDF dá outro tom ao voo do modelo também !
Agora acredito ter encontrado um conjunto razoavel. Semana que vem espero postar um video do voo dele !
Het e Hyperion são marcas caras, mas tem motores de alto KV que tem um bom empuxo.[/quote:f8b3feed53]
Cheqguei a comprar o motor para monta-lo Pusher, uma vez que eu já estava perdendo a paciencia com todos os problemas que este jato apresentou e do alto custo do desenvolvimento....
Tinha comprado outro C5055 com helice 12x6.
Mas esteticamente fica feio... e o barulho da EDF dá outro tom ao voo do modelo também !
Agora acredito ter encontrado um conjunto razoavel. Semana que vem espero postar um video do voo dele !
Quem voa uma vez, quer voar sempre !
- Poulps
- membro
- Mensagens: 538
- Registrado em: Dom Fev 26, 2006 10:26 pm
- Localização: São bernardo do Campo
[quote:912b3f096b="caioect"]Está com boa aceleração. O que uma boa EDF não faz!
Teria voado bem não fosse o CG atrasado. Costumo calcular o CG usando o desenho abaixo. Modelos velozes é bom deixar o CG entre 20% e 25% da corda média!
[img:912b3f096b]http://www.e-voo.com/forum/files/enflexada_185.jpg[/img:912b3f096b]
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=20459
Se preferir poderá usar o programa abaixo:
http://fwcg.3dzone.dk/
Agora para ficar perfeito só falta um motor mais eficiente. Uma sugestão seria o motor HET 600-37-2 1700kv (255g) ou o ARC 36-55 1.5 1850kv (234g). Ambos adequados a EDF HET 9305 com LiPO 6s!
Testes abaixo:
[b:912b3f096b]WEMOTEC MIDIFAN TEST RESULTS[/b:912b3f096b]
HET 600-37-2 Typhoon on 6 cells: 1300W for 2.5kg thrust.
ARC 3655-1.5 on 6 cells: 1700W for 2.7kg thrust!
ARC 3675-1 on 6 cells: 1500W for 2.7kg thrust!
[b:912b3f096b]HET-9305 FAN TEST RESULTS[/b:912b3f096b]
ARC 3655-1.5 on 6 cells: 1470W for 2.6kg thrust!
ARC 3675-1 on 6 cells: 1380W for 2.6kg thrust!
http://www.rcuniverse.com/forum/m_10458760/anchors_10458760/mpage_1/key_/anchor/tm.htm#10458760
Abraços,
Caio[/quote:912b3f096b]
Grande Caio!
Seus comentários são sempre muito bem vindos !
Comprei a EDF HET conforme sua indicação. É boa mesmo !
Pretendo trocar o conjunto no futuro por uma EDF+Motor da série 700 e dependendo até usar 8S.
Acredito até que você possa me ajudar a complemtar este tópico com mais informações:
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=106947&highlight=
O tamanho fisico deste conjunto é mesmo do que tenho hoje , então a troca vai ser tranquila !
O motor da HK até que saiu bem nos 2.5KG de empuxo medidos, consumindo 76A.
A eficiencia dele realmente não é das melhores, pois o bicho esquenta para valer , mas por agora vou fazer os testes com ele e depois troco.
Sobre o C.G , obrigado pelas dicas. Vou fazer as medidas e posto aqui o resultado.
Mas fiquei com duas dúvidas neste aspecto :
- O F-18 extende a área da raiz da asa ao longo da fuselagem , até o cockpit. Devo incluir esta área toda na conta do C.G ?
[img:912b3f096b]http://www.areamilitar.net/DIRECTORIO/im_aer/F18_H_Shcomp.jpg[/img:912b3f096b]
- Eu posicinei a EDF mais ao fundo no jato, isto pode atrapalhar o voo ?
Qual é a posição recomendada da EDF com relação ao C.G ? Qunato mais longe melhor ?
Um grande abraço e muito obrigado pelas dicas !
Poulps
Teria voado bem não fosse o CG atrasado. Costumo calcular o CG usando o desenho abaixo. Modelos velozes é bom deixar o CG entre 20% e 25% da corda média!
[img:912b3f096b]http://www.e-voo.com/forum/files/enflexada_185.jpg[/img:912b3f096b]
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=20459
Se preferir poderá usar o programa abaixo:
http://fwcg.3dzone.dk/
Agora para ficar perfeito só falta um motor mais eficiente. Uma sugestão seria o motor HET 600-37-2 1700kv (255g) ou o ARC 36-55 1.5 1850kv (234g). Ambos adequados a EDF HET 9305 com LiPO 6s!
Testes abaixo:
[b:912b3f096b]WEMOTEC MIDIFAN TEST RESULTS[/b:912b3f096b]
HET 600-37-2 Typhoon on 6 cells: 1300W for 2.5kg thrust.
ARC 3655-1.5 on 6 cells: 1700W for 2.7kg thrust!
ARC 3675-1 on 6 cells: 1500W for 2.7kg thrust!
[b:912b3f096b]HET-9305 FAN TEST RESULTS[/b:912b3f096b]
ARC 3655-1.5 on 6 cells: 1470W for 2.6kg thrust!
ARC 3675-1 on 6 cells: 1380W for 2.6kg thrust!
http://www.rcuniverse.com/forum/m_10458760/anchors_10458760/mpage_1/key_/anchor/tm.htm#10458760
Abraços,
Caio[/quote:912b3f096b]
Grande Caio!
Seus comentários são sempre muito bem vindos !
Comprei a EDF HET conforme sua indicação. É boa mesmo !
Pretendo trocar o conjunto no futuro por uma EDF+Motor da série 700 e dependendo até usar 8S.
Acredito até que você possa me ajudar a complemtar este tópico com mais informações:
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=106947&highlight=
O tamanho fisico deste conjunto é mesmo do que tenho hoje , então a troca vai ser tranquila !
O motor da HK até que saiu bem nos 2.5KG de empuxo medidos, consumindo 76A.
A eficiencia dele realmente não é das melhores, pois o bicho esquenta para valer , mas por agora vou fazer os testes com ele e depois troco.
Sobre o C.G , obrigado pelas dicas. Vou fazer as medidas e posto aqui o resultado.
Mas fiquei com duas dúvidas neste aspecto :
- O F-18 extende a área da raiz da asa ao longo da fuselagem , até o cockpit. Devo incluir esta área toda na conta do C.G ?
[img:912b3f096b]http://www.areamilitar.net/DIRECTORIO/im_aer/F18_H_Shcomp.jpg[/img:912b3f096b]
- Eu posicinei a EDF mais ao fundo no jato, isto pode atrapalhar o voo ?
Qual é a posição recomendada da EDF com relação ao C.G ? Qunato mais longe melhor ?
Um grande abraço e muito obrigado pelas dicas !
Poulps
Quem voa uma vez, quer voar sempre !
Só evite deixar o modelo muito pesado o que pode prejudicar a carga alar.
Qual o peso do modelo com a configuração atual?
O ideal seria utilizar uma configuração potente sem agregar peso, deixando o modelo o mais leve possível.
Resumindo, alta relação potência:peso, empuxo:peso>1 e baixa carga alar.
Pelo menos a série 700 (60-68) ainda é mais leve que o KD 3674.
Não precisa incluir essa área extra no cálculo do CG. Se deixar entre 20 e 25% da corda média da asa principal certamente irá voar bem.
Um abraço,
Caio
Qual o peso do modelo com a configuração atual?
O ideal seria utilizar uma configuração potente sem agregar peso, deixando o modelo o mais leve possível.
Resumindo, alta relação potência:peso, empuxo:peso>1 e baixa carga alar.
Pelo menos a série 700 (60-68) ainda é mais leve que o KD 3674.
Não precisa incluir essa área extra no cálculo do CG. Se deixar entre 20 e 25% da corda média da asa principal certamente irá voar bem.
Um abraço,
Caio
Boa tarde a todos, vou retomar também a montagem do meu F-18, nesta semana comprei uma RC- Lander 90mm 1900kv,
http://shop.rc-electric-jets.com/RC-Lander-90-mm-1900kv-6S-Dynamic-Power-EDF-LEDFDPS90-1A19.htm
Assim que chegar posto mais informações.
Paulo, parabéns pelo avanço no seu jato, espero que em breve consigamos coloca-los no ar.
Abs
http://shop.rc-electric-jets.com/RC-Lander-90-mm-1900kv-6S-Dynamic-Power-EDF-LEDFDPS90-1A19.htm
Assim que chegar posto mais informações.
Paulo, parabéns pelo avanço no seu jato, espero que em breve consigamos coloca-los no ar.
Abs