Motor Turnigy cheirando queimado e esquentando...

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
jpedro_jau
membro
Mensagens: 226
Registrado em: Sex Fev 19, 2010 12:54 am
Localização: Jaú/SP

Motor Turnigy cheirando queimado e esquentando...

Mensagem por jpedro_jau »

Pessoal, como sou novatão no elétrico, gostaria que alguem me ajudasse.

Fiquei preocupado pq fedeu queimado!!!

Tenho um Extra Red Shark da Iperyon ( https://www.asaseletricas.com.br/loja/product_info.php?cPath=16_53&products_id=2287 ).

Nele eu instalei:

-Motor Turnigy 35-30
http://www.hobbyking.com/hobbycity/store/uh_viewItem.asp?idProduct=3883

-ESC Tower Pro 30A
http://www.hobbyking.com/hobbycity/store/uh_viewItem.asp?idProduct=658

-Packs estou usando 2 tipos: 1800mhA e 1500mhA, ambos de 3s.

Hoje aqui em casa, eu liguei só pra mostrar para meu sobrinho o aviao, derrepente ele soltou: "Fedidinho esse aviãozinho né tio."... ...pra minha preocupação.

Cheirou queimado, eu desliguei na hora, o motor estava quente. Esperei esfriar liguei o pack novamente e esperei, sem dar motor, com ele parado, o motor começou a esquentar. Eu acelerei um pouco, deixei com pouquissimo giro ele deu uma esfriada. Mas parou ele esquenta.
Alguem saberia me dizer oque pode ser?
Desde já, obrigado a todos...
Joao Pedro Mott - Futaba 10CHP - T-Rex 550E - Alware Streak 800 - SkyWalker fpv - Gaui 500X
Avatar do usuário
Rafael Baldin
membro
Mensagens: 564
Registrado em: Sex Fev 06, 2009 2:38 pm
Localização: São Bernardo do Campo - SP

Mensagem por Rafael Baldin »

Qual o tamanho da hélice que você esta usando?
Rafaell
membro
Mensagens: 17
Registrado em: Sáb Fev 20, 2010 2:36 pm
Localização: Minas gerais

Mensagem por Rafaell »

ta ligado direito os fios?
Avatar do usuário
jpedro_jau
membro
Mensagens: 226
Registrado em: Sex Fev 19, 2010 12:54 am
Localização: Jaú/SP

Mensagem por jpedro_jau »

Fios ligados direito, já voei com ele umas 3 tardes, fazendo uns 4 voos em cada aproximadamente.
A hélice que eu estou usando é 11x4.7 (Exatamente essa: http://www.hobbyking.com/hobbycity/store/uh_viewItem.asp?idProduct=9847 ). Será que de ter ligado ele segurando na mao e acelerado tudo por uns 10 segundos pode ter ferrado o motor?
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

[quote:73813db71b="Rafael Baldin"]Qual o tamanho da hélice que você esta usando?[/quote:73813db71b]

[2]
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
jpedro_jau
membro
Mensagens: 226
Registrado em: Sex Fev 19, 2010 12:54 am
Localização: Jaú/SP

Mensagem por jpedro_jau »

Será que fritou o motor?
white_m0u5e
membro
Mensagens: 1067
Registrado em: Qua Jul 08, 2009 10:23 pm
Contato:

Mensagem por white_m0u5e »

Essa hélice é bem grandinha pra ele ..
Sem contar que a eficiência do motor , com essa hélice , é bem baixa.
Vira uma torradeira mesmo.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Coloca nele uma APC 9X6 e verá a diferença tanto em eficiência quanto em economia de bateria, isso sem falar que o motor só irá amornar.
Hélice de 11" para ele é pedir para queimar.

E outra, nem nas especificações do aeromodelo fala em hélices de 11", leia sempre atentamente todas as recomendações e nunca tente usar uma hélice só para que não fique guardada e sem uso pois a economia de pagar por uma hélice a mais poderá te custar um ESC e um motor.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
jpedro_jau
membro
Mensagens: 226
Registrado em: Sex Fev 19, 2010 12:54 am
Localização: Jaú/SP

Mensagem por jpedro_jau »

Cara, eu só segui oque um amigo aqui estava usando e estava satisfeito. Eu achei que seria uma boa seguir quem testou e deu certo, mas pelo jeito nao é o aconselhavel nesse caso.
Vou ver se arrumo uma hélice 9x6 pra ele.
Vou testar e falo pra vcs novamente.
Obrigado denovo!!!
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

[quote:b1f18afa0f="jpedro_jau"]Cara, eu só segui oque um amigo aqui estava usando e estava satisfeito. Eu achei que seria uma boa seguir quem testou e deu certo, mas pelo jeito nao é o aconselhavel nesse caso.
Vou ver se arrumo uma hélice 9x6 pra ele.
Vou testar e falo pra vcs novamente.
Obrigado denovo!!![/quote:b1f18afa0f]

Cada construção tem suas particularidades diferentes, independente se é ou não o mesmo modelo de aeromodelo.
Esse motor que você está usando é o mesmo que eu tenho aqui e uma hélice de 11" ele vai fritar sim a não ser que você use uma bateria 2S nele ao invés de uma 3S e a hélice sendo uma slowflyer, te dará dependendo do aeromodelo e peso dele, um voo mais estável e calmo.
Por exemplo, se nas especificações do motor sugere hélices de 8" a 11" e baterias 2S a 4S, significa que as hélices menores são para as baterias maiores, tipo a 4S que foi recomedada ao motor, mas se usares a hélice 11" não poderá usar a bateria 4S, terá que usar a 2S e no caso de optar por uma hélice 9" ou 10" poderá optar por baterias 2S, 3S ou 4S dependendo do passo da hélice, se for uma hélice de9" com passo de 4" poderá até usar a bateria 4S, mas se a hélice for de 9" porém com um passo de 8", terá que ver se a 3S se desenvolve bem ou terá que usar a 2S.

Vejo aqui que a maioria dos aeromodelistas não presta atenção nesse detalhe que é tão importante para o correto rendimento do motor pois se as especificações dizem que pode usar hélices desde 8" até 11", terá que ver as baterias e não querer que o motor funcione com todas as hélices usando a bateria 3S por exemplo.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Responder