VANT - Brasil

Nada mais interessante do que tirar uma foto de você mesmo do ponto de vista do seu modelo voando, ou do seu bairro, ou dos lugares onde passou as férias, ou então pilotar tendo a visão como se estivesse dentro do seu modelo (FPV). Divida estas imagens conosco!
Avatar do usuário
Rubens Antonio Alves
membro
Mensagens: 22
Registrado em: Qui Jul 13, 2006 4:58 pm
Localização: Goiania GO

VANT - Brasil

Mensagem por Rubens Antonio Alves »

Bem como a sociedade acadêmica esta bem distante da sociedade civil no Brasil, resolvi trazer para o evoo uma discussão que acho interessante para a nossa comunidade e sociedade como um todo.
Trata se de financiamento para desenvolvimento se sistema embarcado de controle VANT. pela Finep com recursos de 9.000.000,00, quem quiser acompanhar estes projetos pode observar os pre_eleitos .
No final do ano passado apresentei como TCC um sistema de controle controle autônomo para aeromodelos , nao consegui conclui-lo de modo a instalar no aeromodelo , mas o mesmo ja controla no simulador de voo FlightGear, modelos como o cesna 182 desde a decolagem ate a aterrissagem . com base no desempenho obtido neste projeto pessoal, fui convidado a fazer mestrado na UFG.
Apresentamos o projeto a Finep mas infelizmente nao obtivemos a classificação necessária diante dos concorrentes, mas ja estou procurando outras empresas para obter financiamento.
Um dado que gostaria de deixar apenas para mostrar como se trata de tecnologia sensível, é o fato de se adquirir sistemas como o micropilot só apos a uma consulta de finalidade de aplicação e por um preço que varia por volta de 8000,00$$ , isso se for para instituição de pesquisa.
O meu sistema devera entrar em operação em julho , pronto para voo completo e ja instalado no aeromodelo.



http://www.finep.gov.br//fundos_setoriais/ct_aero/ct_aero_editais.asp?codFundo=12
Anexos
estagio atual da placa que estou desenvolvendo
estagio atual da placa que estou desenvolvendo
VANT.JPG (36.17 KiB) Exibido 9727 vezes
rodrigohoe
membro
Mensagens: 9
Registrado em: Seg Dez 24, 2007 12:51 pm
Localização: Navegantes, SC

Mensagem por rodrigohoe »

Ótima iniciativa Rubens Antonio Alves, estou cursando o 7º período de computação e pretendo fazer meu TCC na área de modelismo.

Boa sorte no projeto aí.
Avatar do usuário
As de espadas
membro
Mensagens: 166
Registrado em: Ter Abr 03, 2007 1:48 pm
Localização: Criciuma-sc

Mensagem por As de espadas »

Rubens, para qual finalidade ou tipo de missão seria aplicado o seu projeto?

"Um dado que gostaria de deixar apenas para mostrar como se trata de tecnologia sensível, é o fato de se adquirir sistemas como o micropilot só apos a uma consulta de finalidade de aplicação e por um preço que varia por volta de 8000,00$$ , isso se for para instituição de pesquisa. "

Vamos ver se eu entendi, o PA vai ser comprado pronto e a unica coisa que ira fazer é instalar em um aeromodelo, ou o PA seria esse da foto?
Avatar do usuário
Rubens Antonio Alves
membro
Mensagens: 22
Registrado em: Qui Jul 13, 2006 4:58 pm
Localização: Goiania GO

Mensagem por Rubens Antonio Alves »

Sim esta placa e o piloto automático que eu estou desenvolvendo , ja esta quase na hora de levar para o modelo, esta faltando apenas a parametrização das leituras dos sensores. no simulador ele ja funciona perfeitamente.

A finalidade sera um piloto automatico nacional nos moldes do Micropilot ou do Procerus , uma vez que ele sera configuravel para diversos modelos, uma das propostas de financiamento que estou tentando e para empresa de energia do estado para o monitoramento de linhas de transmissao, mas podera ser utilizado em diversas areas desde georeferenciamento a monitoramento de eventos.
Este valor e apenas para ilustrar o quanto custa para importar um sistema deste porte.

Ja o Link sao os projetos que foram selecionados pela Finep para construirem sistemas nesta linha de pesquisa, mas nao sei o quanto eles ja desenvolveram .
Avatar do usuário
guga
membro
Mensagens: 2164
Registrado em: Dom Jun 13, 2004 6:08 pm
Localização: Makawao, Maui Hawaii e São Paulo / SP

Mensagem por guga »

Pra variar nóis tamo atrazados pa carai...
mas... antes atrazados do que parados... :wink:

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=84918

8)
Aeromodelistas... Crescei e Eletrificaivos...
Avatar do usuário
Rubens Antonio Alves
membro
Mensagens: 22
Registrado em: Qui Jul 13, 2006 4:58 pm
Localização: Goiania GO

Mensagem por Rubens Antonio Alves »

Guga muito obrigado pelo link.
Realmente estamos muito atrasados, para se ter uma noção o projeto que enviamos a FINEP foi cortado por não termos histórico de VANTS na UFG , agora pergunto como podemos ter histórico se não temos investimento, é algo sem noção.
Mas iremos concluir nosso projeto em um curto espaço de tempo e mostraremos o quanto eles estão atrasados em desacreditar nas instituições de ensino deste imenso pais.
Avatar do usuário
As de espadas
membro
Mensagens: 166
Registrado em: Ter Abr 03, 2007 1:48 pm
Localização: Criciuma-sc

Mensagem por As de espadas »

Rubens, como anda o projeto
Avatar do usuário
Rubens Antonio Alves
membro
Mensagens: 22
Registrado em: Qui Jul 13, 2006 4:58 pm
Localização: Goiania GO

Mensagem por Rubens Antonio Alves »

Tudo bem AS .
Bem acabei a parte de data log para memorizar os dados dos sensores e posteriaor analize, agora vou terminar a parametrização dos sensores e começar os testes de voo asistido .
Assim que eu terminar a parte de parametrização e analize dos dados (epoca de provas) vou iniciar os testes de voo controlado, e ai sim começarei a postar os avanços.

Abraço
Avatar do usuário
As de espadas
membro
Mensagens: 166
Registrado em: Ter Abr 03, 2007 1:48 pm
Localização: Criciuma-sc

Mensagem por As de espadas »

Teria como fazer um video do seu sistema rodando no simulador ?
Avatar do usuário
Rubens Antonio Alves
membro
Mensagens: 22
Registrado em: Qui Jul 13, 2006 4:58 pm
Localização: Goiania GO

Mensagem por Rubens Antonio Alves »

Tem sim AS vou providenciar um software que grave a tela do computador e gravarei o vídeo.
Responder