Dúvidas sobre Ducted Fan

Qual o motor certo para qual modelo, qual hélice para tal redução, quantas voltas de fio em tal brushless.
Avatar do usuário
caioect
membro
Mensagens: 1744
Registrado em: Seg Ago 23, 2004 8:09 pm
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por caioect »

O desenho abaixo ilustra bem os detalhes de um duto (anel, entrada, fan e saída) para um fan de 80mm com compartimento do motor de 40mm. Inclusive sugere um duto de saída com três etapas; primeiro uma redução no diâmetro de 80mm para 69.2mm (100% FSA), segundo mantém o diâmetro constante (100% FSA) e terceiro um estrangulamento para 62mm (80% FSA). O anel consta com 140% FSA, mas o diâmetro de 90mm corresponde a 169% FSA ou 126% da área de entrada.

Anel: 90mm - 169% FSA ou 126% da área de entrada!
Entrada: 80mm - 133% FSA
Fan: 69,2mm - 100% FSA
Saída: 62mm - 80% FSA

[img:1ee573a5d7]http://static.rcgroups.com/forums/attachments/9/5/0/0/a536933-187-Duct%20layout.jpg[/img:1ee573a5d7]

http://www.rcgroups.com/forums/attachment.php?attachmentid=536933

http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=331157
Avatar do usuário
Yensid
membro
Mensagens: 1148
Registrado em: Ter Nov 03, 2009 4:22 pm
Localização: Pombal, PB

Mensagem por Yensid »

Caio, você está me dando uma ajuda e tanto e pelo que já andei pesquisando aqui no site, você tem bastante experiência em EDF. Portanto, agradeço tua disposição em compartilhar teus conhecimentos comigo e com os outros colegas, agora, não consegui encontrar disponível para aquisição a EDF da eflite de 70mm, porém achei a HET 9305 EDF 90mm. Acho que ela também seria adequada para o meu projeto, não?! Agora, que motor, bateria e esc colocar?
Estava pensando no seguinte conjunto:
- EDF 90mm HET 9305
- Motor Typhoon 600-33 ou Scorpion SII-3032-880Kv(V2)
- Lipo Hyperion 4s 4000mAh
- ESC EMAX 80A.
O que acham? É um bom conjunto para o meu projeto?

Outra coisa, acho que devido a minha inesperiência em EDF, não consegui encontrar as informações sobre o comprimento dos ductos... apenas encontrei, muito bem explanado, a área dos mesmos. Além disso, você fala sobre o anel de entrada que deverá ser em torno de 140% de FSA; esta área pode ser dividida em três entradas distintas, que convergem para um ducto central na entrada da EDF, e cujas áreas somadas sejam igual a 140% de FSA?
Um forte abraço a todos que estão acompanhando e cooperando!
Disney
A diferença entre aeromodelista e piloto de aeromodelo são as obras de arte que colocamos para voar!
ACCA - Sócio 006 * BRA 16905
Avatar do usuário
caioect
membro
Mensagens: 1744
Registrado em: Seg Ago 23, 2004 8:09 pm
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por caioect »

Uma HET 9305 90mm é mais adequqada a modelos de 2 a 3kg!

Exitem também outras marcas de EDF 70mm que são muito boas como, Wemotec, Sapac, HET, Vasa, RC Lander, Schubeller e etc... Aqui no Brasil encontrará algumas EDFs no Asas Elétricas, Hobbyfly, BigField e etc...

Além do peso, outra coisa que pode interfer na escolha da EDF é o tamanho do modelo... sabe as dimensões do modelo que pretende montar? Seria bom definir primeiro o modelo para escolher a EDF correta.

Quanto ao duto, o desenho acima mostra somente as áreas antes do fan (CA - anel, FA - duto de entrada) e depois do fan (AFA - duto de saída, Exa - saída). O fan está posicionado em FSA. As 3 etapas que comentei é no duto de saída: (1) FSA -> AFA, (2) AFA -> AFA e (3) AFA -> Exa .

O comprimento dos dutos normalmente depende mais do modelo que for utilizar... é claro que quanto mais curto melhor. Quanto mais longo o duto maior será a perda de carga o que reduz tanto o empuxo como a velocidade.

Um abraço,

Caio
Avatar do usuário
Yensid
membro
Mensagens: 1148
Registrado em: Ter Nov 03, 2009 4:22 pm
Localização: Pombal, PB

Mensagem por Yensid »

O projeto é este que segue abaixo:
[img:e531aff083]http://ldq4dw.blu.livefilestore.com/y1pMDw6Xw9cYYtDhjxVD48dpwV8W3qacNP2ujvt8x5WkreOhnSqtVfpQ2DLmp612dFdG9EId_WH_vu0BpSGed-4EVPTj0Gxeb5c/me-163_peq.jpg[/img:e531aff083]
A envergadura será de 1,80m e o comprimento de 1,15m.
Vou ter que fazer algumas pequenas modificações, pois este era um avião foguete e terei de "criar" as entradas de ar para o EDF. Estou pretendendo criar uma embaixo do corpo e duas sob as asas. O que vocês acham? Outra coisa: seria bom testar o vôo antes com um motor em push?
Abraços!
Disney
A diferença entre aeromodelista e piloto de aeromodelo são as obras de arte que colocamos para voar!
ACCA - Sócio 006 * BRA 16905
Avatar do usuário
caioect
membro
Mensagens: 1744
Registrado em: Seg Ago 23, 2004 8:09 pm
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por caioect »

A envergadura é bem grande... vai precisar de bastante empuxo para vencer a área de arrasto. Uma de 70mm pode não ser suficiente! Nesse tamanho será melhor uma de 90m, como a HET 9305 ou a Wemotec Midi Fan 90mm.

EDF: Midi Fan Pro 90mm
Motor: ARC 36-55-1.5W 1850Kv
LiPO 6s 4000mah: 21.41v / 79.94A / 1716W / 34,850rpm / 2.65kg / 280km/h

http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=846287
Avatar do usuário
FernandoArt
membro
Mensagens: 341
Registrado em: Dom Mar 02, 2014 10:39 pm
Localização: Caçador - SC

Re: Dúvidas sobre Ducted Fan

Mensagem por FernandoArt »

Yensid escreveu:Ao pessoal que tem muito mais experiência que eu e de quem aprendo diariamente aqui neste site - todos vocês! Estou pretendendo montar meu primeiro jato utilizando um Ducted Fan e gostaria de estudar um pouco antes disso, pois o projeto será, acredito, algo novo que não encontrei em minha busca na net. Como faço para definir o tamanho e forma das entradas e saídas de ar utilizadas nestes motores? Se alguém souber ou existir algum site, agradeço a atenção dos colegas!
Disney Martins


Amigo quer uma EDf boa usa as Freewing Special metal de 70mm 12 laminas 6s 2100kv.... olha elas assoviando aí. detalhe, nesse jatinho to usando 4 lipos 2200mah 3s associadas e em paralelo num pac de 4400kv a 6s...
https://www.youtube.com/watch?v=72MWN5rQnuA
:P :P :P :P :P :P :P :P
Avatar do usuário
Douglas Lenz
membro
Mensagens: 1119
Registrado em: Qui Mar 01, 2012 1:56 pm
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Re: Dúvidas sobre Ducted Fan

Mensagem por Douglas Lenz »

Fernado

Te passou.

O post era de 2010 !! hehehe!
Abração do meu tamanho!!
Respeitosamente
Douglas Lenz
Avatar do usuário
FernandoArt
membro
Mensagens: 341
Registrado em: Dom Mar 02, 2014 10:39 pm
Localização: Caçador - SC

Re: Dúvidas sobre Ducted Fan

Mensagem por FernandoArt »

Douglas Lenz escreveu:Fernado

Te passou.

O post era de 2010 !! hehehe!


Caro amigo Douglas Lenz,
Mas não deixa de ser uma ajuda, ou estou errado?
Pois várias, e várias, e várias, e várias.... outras pessoas irão procurar ajuda aqui com a mesma duvida e irão encontrar a minha resposta...
Pra alguma coisa servirá disso não tenha dúvida amigo. :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
:P :P :P :P :P :P :P :P
Responder