Preciso de ajuda - Jato de 3kg com EDF 102mm

Aqui colocamos todo e qualquer assunto sobre jatos elétricos, como fotos de construção, vídeos de voos, dicas, soluções e perguntas sobre estas maravilhas voadoras.
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Juliano Kamikaze
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Mensagem por Juliano Kamikaze »

Tudo bem Nattis?
Por acaso vc terminou o starfire?
Já fez algum vôo?
Se tiver algum registro ou filmagem
poste pra gente por favor.

Abração

Juliano
lesnik
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Mensagem por lesnik »

[quote="caioect"]Segue os links do fabricante:

Het: http://www.highendrc.com/

Mega: http://www.megamotor.cz/

ARC: http://www.lightflightrc.com/

Neu: http://www.neumotors.com/

No próprio site da neu tem um simulador próprio para EDFs... poderá fazer algumas simulações para escolher uma configuração adequada ao seu modelo.

http://www.s4a.ch/eflight/fancalc_e.htm

Antes de comprar a EDF e o motor estude bem todas as posibilidades.

Abraços,

Caio[/quote]

Oi Caio ,tudo bom desculpe a pergunta mas poderia me descrever como uso esta tabela ja vi que entende bem de motores.obrigado
Nattis
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Mensagem por Nattis »

Olá pessoal,

Desculpem a demora. Parei um pouco com aeromodelismo devido a mudança de emprego e endereço. Continuei apenas com a montagem em algumas coisas.

Eu realmente não estava disposto a gastar uma fortuna com um motor para um Jato relativamente barato, então esperei para ver se aparece alguma coisa melhor no mercado. Recebi hoje o motor Turnigy inrunner XK4082 1600kv, $51,46.

Fiz apenas um teste rápido com o motor e posso afirmar que este motor é muito, mas realmente muito superior aos motores KB, não tem comparação, muito mais potente, outro nível de contrução e material. Não consegui acelerar 100% com 6S pq o barulho é ensurdecedor, mas acredito que cheguei a uns 70%. O motor ficou no máximo morno na casa dos 50C, ESC 200A normal, uma das Lipo Zippy 2S 5200mah 30C em série com outras 2 abriu o bico.

Estou atrás de uma serra circular para cortar uma lamina de MDF de 20mm para fazer uma bancada de testes com vários medidores, tela de proteção e saco de proteção para Lipo. Quando se trata de coisas rodando na casa dos 2000Watts de potencia é bom não abrir mão da segurança. Assim que eu conseguir mais resultados porto.
Nattis
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Mensagem por Nattis »

Há! O motor XK4082 também coube perfeitamente, tem exatamente o mesmo diâmetro do spiner, o ar passa entre o motor e o "furo" para o motor de forma a refrigerar melhor.
edfarina
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Mensagem por edfarina »

[quote:c84dfe9e09="Nattis"]Há! O motor XK4082 também coube perfeitamente, tem exatamente o mesmo diâmetro do spiner, o ar passa entre o motor e o "furo" para o motor de forma a refrigerar melhor.[/quote:c84dfe9e09]

Nattis, alguma novidade do seu Star Fire?
Ele já voou ou ficou na parede? :wink:

Ganhei um Star Fire de um amigo e estou colocando um EDF Dr. Mad Thrust de 90mm, 12 pás, com potência máxima de 3600 watts com uma 8S, gerando 4,2Kg de empuxo.

A dica deste EDF, veio de dois amigos, que voam jatos (turbina) e EDFs potentes...
Nas dicas um deles me passou um vídeo, com este setup...

http://www.youtube.com/watch?v=ZnAd_L8KGEQ&feature=youtu.be
abraços,
Elton D. Farina
edfarina g mail
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wilson.pbs
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Mensagem por wilson.pbs »

[quote:631a1e5545="edfarina"][quote:631a1e5545="Nattis"]Há! O motor XK4082 também coube perfeitamente, tem exatamente o mesmo diâmetro do spiner, o ar passa entre o motor e o "furo" para o motor de forma a refrigerar melhor.[/quote:631a1e5545]

Nattis, alguma novidade do seu Star Fire?
Ele já voou ou ficou na parede? :wink:

Ganhei um Star Fire de um amigo e estou colocando um EDF Dr. Mad Thrust de 90mm, 12 pás, com potência máxima de 3600 watts com uma 8S, gerando 4,2Kg de empuxo.

A dica deste EDF, veio de dois amigos, que voam jatos (turbina) e EDFs potentes...
Nas dicas um deles me passou um vídeo, com este setup...

http://www.youtube.com/watch?v=ZnAd_L8KGEQ&feature=youtu.be[/quote:631a1e5545]


Boa tarde amigo,

Meu kit :
HET Super Sniper blue 90mm Fan Jet V.3 ( este kit recomendo para quem possui experiência em montar aeromodelos, pois todos os suportes para servos , EDF, bateria e trem de pouso são por conta do aero-modelista.)

http://www.highendrc.com/index_eproduct_view.php?products_id=186

Eu estou utilizando este motor: Esse motor ligado da medo ( muito forte) e também recomendo para você pois seu edf é de 120 Typhoon 700-68-1500KV

O motor que escolhi foi:

Typhoon 650-68-1500 brushless motor:

http://www.highendrc.com/index_eproduct_view.php?products_id=308
Caracteristicas:
roduct Information:

-Diameter : 36 mm
-Length : 67.5 mm
-Shaft Dia. : 5 mm
-Weight : 300 grams
-Internal resistance: 13
-No load current (lo): 1.8
-Max efficiency: 88%
-Poles : 4
-No load KV : 1500
-Suggested lipo cells. : 8-10S
-Max amps: 120A (10S)
-Power Nominal: 3500 watts
-Thrust: 3.5kgs (29.6V) / 5.0 kgs (37V)

Change Sun 12 blade 90mm

OBS:
O grande desafio dos jato elétrico é aumentar o sua autonomia em voo e quantos mais blades seu edf tiver, mais consumirá e logo diminuirá sua autonomia em voo. Nesta configuração a cima consigo utilizar em velocidade máxima por somente 2 minutos, mas se utilizar um edf de 4 blades sua autonomia aumenta para 4 minutos.

O peso final do jato também é preocupante, na medida em que sofisticamos a eletrônica o seu peso aumenta em virtude da necessidade de utilizar baterias cada vez maiores .

OBS: Consegui usando lipo 8s um empuxo de 3,5Kg


Espero ter ajudado.
edfarina
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Mensagem por edfarina »

[quote:36a57359a0="wilson.pbs"]Boa tarde amigo,

Meu kit :
HET Super Sniper blue 90mm Fan Jet V.3 ( este kit recomendo para quem possui experiência em montar aeromodelos, pois todos os suportes para servos , EDF, bateria e trem de pouso são por conta do aero-modelista.)

http://www.highendrc.com/index_eproduct_view.php?products_id=186

Eu estou utilizando este motor: Esse motor ligado da medo ( muito forte) e também recomendo para você pois seu edf é de 120 Typhoon 700-68-1500KV

O motor que escolhi foi:

Typhoon 650-68-1500 brushless motor:

http://www.highendrc.com/index_eproduct_view.php?products_id=308
Caracteristicas:
roduct Information:

-Diameter : 36 mm
-Length : 67.5 mm
-Shaft Dia. : 5 mm
-Weight : 300 grams
-Internal resistance: 13
-No load current (lo): 1.8
-Max efficiency: 88%
-Poles : 4
-No load KV : 1500
-Suggested lipo cells. : 8-10S
-Max amps: 120A (10S)
-Power Nominal: 3500 watts
-Thrust: 3.5kgs (29.6V) / 5.0 kgs (37V)

Change Sun 12 blade 90mm

OBS:
O grande desafio dos jato elétrico é aumentar o sua autonomia em voo e quantos mais blades seu edf tiver, mais consumirá e logo diminuirá sua autonomia em voo. Nesta configuração a cima consigo utilizar em velocidade máxima por somente 2 minutos, mas se utilizar um edf de 4 blades sua autonomia aumenta para 4 minutos.

O peso final do jato também é preocupante, na medida em que sofisticamos a eletrônica o seu peso aumenta em virtude da necessidade de utilizar baterias cada vez maiores .

OBS: Consegui usando lipo 8s um empuxo de 3,5Kg


Espero ter ajudado.[/quote:36a57359a0]

Olá Wilson, ja fiz alguns testes com o meu EDF Dr. Mad Thrust (3600w / 4,2Kg empuxo / 8S) e estou muito satisfeito com os resultados.
Este EDF, da HK, já vem com motor e é muito potente.

O único porém, é que este EDF é de alumínio e o resultado é bem pesadinho, mesmo tendo optado por um de 90mm, em vez do de 102mm recomendado.
Mas o problema já está contornado.
Fiz suportes novos de alumínio duro, para levar o EDF o máximo pra frente possível.

Como ainda não tenho ESC HV (para 8S), vou alimentá-lo com 7S, de 3700mAh, com um ESC de 125A (2-7S).
Já passei a fiação do ESC para a bateria que fica bem lá no nariz do modelo.
Exagerei um pouquinho nos fios e conectores, superdimensionando-os.... hehehehe ... nem vão amornar.

Agora, estou trabalhando nos trens de pouso, que serão com freios elétricos, parecidos com os da HK. :D
Os freios elétricos, serão ABS, ou melhor, ABF (anti bloqueio e progressivos) :wink:
Executei os trens (pernas) em Duralumínio, de forma bem simples. Espero que fiquem bons.
O problema são as molas, que ainda não testei, com o peso final, chegando perto dos 3,6Kg.
Mesmo com apenas 7S, devo ter um empuxo próximo de 1:1
As fotos do meu modelo estão no Facebook (vou tentar linca-las aqui).
abraços,
Elton D. Farina
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edfarina
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Mensagem por edfarina »

Conferindo a altura das pernas dos trens, ainda sem as molas e articulações travadas.

[img:4c15809345]https://fbcdn-sphotos-a-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xpa1/t1.0-9/10155253_10203502631432655_1348775731_n.jpg[/img:4c15809345]

[img:4c15809345]https://fbcdn-sphotos-c-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xap1/t1.0-9/1014050_10203502634992744_1764469536_n.jpg[/img:4c15809345]
abraços,
Elton D. Farina
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O protótipo, bem tosco, cortado à mão, apenas para avaliar a ideia.

[img:bf6047eac2]https://fbcdn-sphotos-g-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xaf1/t1.0-9/1975014_10203283901964555_643565113_n.jpg[/img:bf6047eac2]

[img:bf6047eac2]https://fbcdn-sphotos-a-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xpa1/t1.0-9/1796477_10203283902004556_702997775_n.jpg[/img:bf6047eac2]

[img:bf6047eac2]https://fbcdn-sphotos-e-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xaf1/t1.0-9/1653491_10203283902844577_1076980064_n.jpg[/img:bf6047eac2]

[img:bf6047eac2]https://scontent-b-gru.xx.fbcdn.net/hphotos-xap1/t1.0-9/1911913_10203283902964580_720762427_n.jpg[/img:bf6047eac2]

[img:bf6047eac2]https://scontent-a-gru.xx.fbcdn.net/hphotos-xpa1/t1.0-9/1661872_10203283904524619_627499753_n.jpg[/img:bf6047eac2]

Este do teste, com diâmetro de 20mm.
Depois, usinei as pernas para 14mm de diâmetro. Ficaram leves.

[img:bf6047eac2]https://fbcdn-sphotos-b-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xap1/t1.0-9/1779315_10203313404102090_267494851_n.jpg[/img:bf6047eac2]

[img:bf6047eac2]https://fbcdn-sphotos-h-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xpf1/t1.0-9/10013503_10203356441297993_997662667_n.jpg[/img:bf6047eac2]

[img:bf6047eac2]https://fbcdn-sphotos-d-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xfp1/t1.0-9/1920010_10203365935935353_378115483_n.jpg[/img:bf6047eac2]
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O EDF Dr. Mad Thrust.

[img:48d67864ca]https://fbcdn-sphotos-b-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xfp1/t1.0-9/1377292_10202273309820383_844518364_n.jpg[/img:48d67864ca]

Os suportes originais, permitiam levar o duto apenas uns 30mm pra frente da furação original.
Troquei também os tacos de balsa, que eram para um EDF de 102mm por novos, mais largos em Loro Frejó, para fixar a EDF de 90mm

[img:48d67864ca]https://scontent-b-gru.xx.fbcdn.net/hphotos-xap1/t1.0-9/1920352_10203489301979427_416827606_n.jpg[/img:48d67864ca]

Mas ainda não foi suficiente, o novo reposicionamento do EDF, para acertar o CG.

[img:48d67864ca]https://scontent-a-gru.xx.fbcdn.net/hphotos-xpa1/t1.0-9/10153243_10203489305179507_1948782195_n.jpg[/img:48d67864ca]

Copiando a furação, para a execução de novos montantes.

[img:48d67864ca]https://scontent-b-gru.xx.fbcdn.net/hphotos-xap1/t1.0-9/10250237_10203767985426339_939427544612136114_n.jpg[/img:48d67864ca]

Os montantes, ainda não ficaram bons, então, refiz, mais dois, mais longos que levaram o EDF mais de 60mm pra frente, e então o CG para o lugar correto.

[img:48d67864ca]https://fbcdn-sphotos-d-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xpf1/t1.0-9/10313562_10203784812687010_4178003213327288663_n.jpg[/img:48d67864ca]

Agora sim... tive que remodelar a primeira caverna à frente do Spinner do EDF.

[img:48d67864ca]https://fbcdn-sphotos-a-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xpf1/t31.0-8/p843x403/1398606_10203784813207023_2899879621903350303_o.jpg[/img:48d67864ca]

[img:48d67864ca]https://scontent-a-gru.xx.fbcdn.net/hphotos-xfp1/t31.0-8/p843x403/10272773_10203784816167097_3885579778796368644_o.jpg[/img:48d67864ca]
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