Concurso cultural E-vôo - encerrado

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14800
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Concurso cultural E-vôo - encerrado

Mensagem por alexcmag »

Por mais que eu e muitas outras pessoas alertemos e demonstremos o quanto escrever corretamente facilita a vida no fórum, nosso idioma continua sendo severamente massacrado por aqui.

Já tentei filtrar os erros mais comuns, mostrar as correções necessárias, corrigir eu mesmo, mas mesmo assim a qualidade da escrita de muita gente continua ruim.

Não se trata de falta de estudo, é desprezo mesmo. Muitos dos que fazem isto têm segundo grau completo e erram mais do que uma criança na primeira série.

Conscientizar a juventude de que o domínio do idioma é importante é algo que contribui para o futuro dela mesma e do país. Exceto traficante, banqueiro de jogo de bicho, jogador de futebol e um ou outro cantor, todos os empregos que conheço que pagam mais de R$1500/mês exigem que se escreva corretamente, principalmente nos dias de hoje em que a maior parte da comunicação corporativa é feita por e-mail. Muitos exigem também o domínio de outros idiomas.

Mas como para muitos o futuro não é algo muito palpável, resolvi lançar o "Concurso Cultural E-voo". Onde quem prestar atenção no que escrever sai ganhando não apenas no futuro distante, mas no próximo mês.

Qualquer concurso fica mais interessante com um prêmio legal, quanto a isto já decidi.

Minha filha de seis anos quer um avião para aprender a pilotar e estou projetando um para ela. Farei outro igual para o concurso.

Para ficar bonitinho, será um Cessna semi-escala, não tão grande quanto meu Cessnão de 2m, mas que seja estável, dócil e voe bem. Deve ser algo entre 1,2m e 1,5m de envergadura, para motor 400 reduzido (que atualmente é barato e resistente) ou um brushless equivalente, e farei-o de forma a poder ser enviado por sedex para qualquer lugar do país. Vou postando os detalhes conforme estiver projetando-o e construindo-o.

As regras são simples:

1) O concurso se inicia neste momento e termina às 23:59 do dia 07/03/2006;

2) Para a inscrição é necessário escrever neste tópico uma redação curta, mas com no mínimo 3 parágrafos, descrevendo por que gosta de aeromodelismo. Esta redação não poderá conter erros grosseiros, ou será desclassificada no ato;

3) Durante o período do concurso, os participantes deverão escrever no mínimo 30 mensagens no fórum. Vale fazer uma pergunta nova, resposta a uma pergunta postada por outra pessoa, comentário acrescentando informação útil a um tópico, reescrever resumindo um artigo extenso com suas palavras para deixá-lo mais fácil de entender a inciantes, compilando informações obtidas de fontes distintas para montar um artigo que seja útil para aeromodelismo elétrico, traduzir artigo em outro idioma com suas palavras e que seja útil para aeromodelismo elétrico;

4) Se neste período o participante escrever com gírias de internet ou erros grosseiros de ortografia (tipo aki, poko, cirquito, calda e coisas do tipo) será desclassificado. Como não quero ser carrasco, esperarei 24hs após o texto ser escrito antes de tomar alguma atitude, assim o autor terá tempo para perceber o erro e corrigí-lo. Para não cair nesta regra, sugiro reler tudo que publicar e na dúvida usar um dicionário ou procurar o termo no Google;

5) O participante que escrever perguntas excessivamente óbvias ou cuja resposta possa ser encontrada na primeira página de resposta ao se utilizar o botão pesquisar do fórum com as palavras da pergunta como chave de consulta receberá um ponto negativo para cada palavra do tópico;

6) O participante que escrever um texto inútil que não acrescente nada ao tópico, tipicamente os que escrevem apenas um sorrizinho, ou "que lindo", ou "mande fotos", "quero a planta", "eu também" e coisas do tipo, também será desclassificado;

7) Quem utilizar incorretamente a pontuação ou a separação de linhas (não dividir os textos em parágrafos ou dividir excessivamente) perderá um ponto a cada pontuação ou quebra de linha errada. Só aplicarei estas regras em casos de abuso, se o texto for bem compreensível e o erro não for grave, não será julgado;

7) O participante que ofender algum outro membro do fórum será desclassificado;

8 ) A classificação dos participantes para concorrer ao prêmio ocorrerá por percentual de acertos (palavras escritas corretamente dividido pelo total de palavras escritas no período). 100,0% de acerto recebe 1000 pontos, 90,0% de acertos 900 pontos, etc.;

9) Se por algum motivo a regra 8 ficar muito complicada de se medir, pelo número de participantes ou de mensagens muito alto, estabelecerei um período menor dentro do período do concurso intervalo no qual farei esta medição;

10) Após medida a pontuação dos participantes, serão descontados os pontos previstos no regulamento, e ordenados os participantes do maior para o menor, sendo o que alcançar a maior pontuação o vencedor (exceto em caso de empate);

11) Não podem participar deste concurso pessoas diretamente ligadas (parentes próximos, cônjuges, etc.) à equipe de administração e moderação do fórum;

12) Por fim, se houver empate entre os participantes, abrirei uma enquete para que os demais membros do fórum escolham a melhor redação entre os que estiverem empatados em primeiro;

13) Qualquer outro problema com regras que ocorra durante o período será decidido pela comissão julgadora (eu);

14) O prêmio será um aeromodelo treinador asa alta feito em espuma de EPS ou material semelhante, sem motor, bateria ou eletrônica, que o ganhador poderá comprar e instalar como melhor lhe convier;

15) Como trata-se de um aeromodelo artesanal que uma pessoa física (eu) fará para entregar a uma outra pessoa física que prove ser merecedora, não cabe nenhum tipo de reclamação pelo resultado, já que ninguém precisará desembolsar nenhum valor monetário para dele participar.

Para ajudar, segue uma lista de links onde se pode aprender muito sobre como escrever bem:
http://www.vitoria.es.gov.br/manual/apresenta.htm
http://www.pucrs.br/manualred/
http://www.vestibular1.com.br/menu/redacao.htm

Além disto, qualquer biblioteca tem dicionários e na maioria das casas tem livros de língua portuguesa.

O Google também é uma ótima opção de busca para tirar as dúvidas. Tente buscar "calda" no google e achará várias receitas culinárias. Se procurar "cauda" achará várias referências a apêndices existentes na região posterior de muitos animais... Com uma pesquisa simples desta, pode-se perceber claramente qual destas palavras se refere à parte posterior de nossos aeromodelos, por exemplo.

Relação de inscritos até o momento:
- carlos renato r batista
- Luís Henrique Rodrigues
- dark
- david loos
- Rafel Leite
- companheiradepista
- Danangeli
- jociel luciano
- srpab
- marciorct
- dragonfly
- formel
- romulo_rj
- aerocado
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14800
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Mais um detalhe, se algum membro do fórum for graduado em língua portuguesa, magistério ou semelhante, e não quiser participar do concurso, convido-o a participar do julgamento dos participantes.
kiev-locha
membro
Mensagens: 457
Registrado em: Qua Out 05, 2005 11:44 pm
Localização: xxx

Mensagem por kiev-locha »

Excelente idéia essa a sua, realmente, há erros crassos enormes na escrita de muitos, mas há os que escrevem muito bem, sabem colocar as idéias corretamente escritas, com conteúdo e significado. E aqui coloco os meus parabéns a você por essa iniciativa. Vamos todos participar desse concurso cultural.

Um povo que lê é um povo culto e sábio e além do mais, a leitura enobrece o homem e, aquele que lê consegue escrever e ponderar sobre tudo.
Avatar do usuário
david loos
membro
Mensagens: 1144
Registrado em: Qua Jun 29, 2005 7:21 pm
Localização: Brusque SC

Mensagem por david loos »

posso tentar me defender?

meu teclado do computador, esta totalmente desconfigurado, entao eu nao consigo fazer a pontuacao correta, pois os sinais estao todos trocados no teclado (alguns nao funcionam, como por exemplo os dois pontos,etc... ja tentei mexer na configuracao do teclado,

mas cada vez que eu mexo, o teclado piora... nao sei mais o que fazer, sabado eu irei atras de um teclado novo ( em dia de semana e meio complicado, pois trabalho das 8 da manha as 6 da tarde... nao sei se eu posso participar deste concurso, mas posso garantir que se meu teclado estivesse funcionando perfeitamente eu acentuaria as palavras certas... esta e a minha explicacao...

obrigado pela compreensao.
Avatar do usuário
carlos renato
membro
Mensagens: 3795
Registrado em: Dom Abr 17, 2005 9:08 pm
Localização: Itanhaém/sp frequência:72.630 e 2.4ghz
Contato:

Mensagem por carlos renato »

Brilhante iniciativa Alex! Vai ser divertido ter que escrever corretamente para levar o premio.
Vamos a redação.

Aeromodelismo

O aeromodelismo, no meu ponto de vista, é realmente algo muito fascinante pelo simples motivo de ter em nossas mãos, todo o controle sobre o modelo, e, podermos colocar na pratica, todas as manobras que a cada vôo vão sendo criadas em nossa mente, além de combater o estresse depois de alguns dias de trabalho.

A sensação de que nós mesmos estamos dentro do aeromodelo é emocionante, principalmente quando tudo da certo durante cada vôo. A emoção é tanta que quando ocorre algum imprevisto acarretando alguma queda, ou uma pequena lenha, sentimos o impacto quando o modelo cai no chão, mais faz parte.

Pratico aeromodelismo há um ano, inicialmente comecei com os modelinhos do mercado livre e no decorrer do tempo conheci o fórum e-voo, onde tive o prazer de conhecer pessoas muito bacanas e adquirir um pouco mais de conhecimento sobre o assunto.
Nunca diga nunca. Amanhã, quem sabe!
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19364
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Parabéns Alex... vou contribuir no premio com um motor 400 GWS e um 280 GWS, ambos novos :shock:

8)
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14800
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

[quote:1c8b663151="david loos"]posso tentar me defender?

meu teclado do computador, esta totalmente desconfigurado, entao eu nao consigo fazer a pontuacao correta, pois os sinais estao todos trocados no teclado (alguns nao funcionam, como por exemplo os dois pontos,etc... ja tentei mexer na configuracao do teclado,

mas cada vez que eu mexo, o teclado piora... nao sei mais o que fazer, sabado eu irei atras de um teclado novo ( em dia de semana e meio complicado, pois trabalho das 8 da manha as 6 da tarde... nao sei se eu posso participar deste concurso, mas posso garantir que se meu teclado estivesse funcionando perfeitamente eu acentuaria as palavras certas... esta e a minha explicacao...

obrigado pela compreensao.[/quote:1c8b663151]

Não se preocupe, como o meio de digitação é teclado e há restrições técnicas, teclas falham, etc., não colocarei na conta os acentos ausentes, assim como não conto como erro pequenos erros de digitação, por exemplo uma letra faltando em uma palavra que a pessoa sempre escreve corretamente.

Você escreve bem, seus tópicos são fáceis de entender.

Mas para ser justo com todos, se quiser participar, use o shift para deixar os inícios de orações e nomes próprios em letras maiúsculas que está de bom tamanho.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14800
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

[quote:0369c4b258="Marco Antonio"]Parabéns Alex... vou contribuir no premio com um motor 400 GWS e um 280 GWS, ambos novos :shock:

8)[/quote:0369c4b258]

Legal, ambos são com redução???

Se forem, o prêmio passa a ser um treinadorzão com motor 400 e faço um outro treinador menorzinho pra mandar com o motor 280, pro segundo colocado.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19364
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

São DD alex, mas eu arrumo uma redução para o 280 :wink:
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14800
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Beleza, então sai um treinadorzinho pro 280, e tenho 1 mês pra providenciar uma redução pra 400.
Responder