Asa voadora sem washout sem winglets sem stall VIDEO

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
scoutcesnna
membro
Mensagens: 299
Registrado em: Dom Fev 28, 2010 9:29 pm
Localização: Santo antonio do monte-MG

Mensagem por scoutcesnna »

[quote:6aaa56f241="jbentoc"]O vídeo ficou horrível (o anta aqui esqueceu a câmera e o celular que filma com melhor qualidade está com o cartão com problemas e corrompendo os arquivos mas...), mas acho que dá para ver que funcionou. Voa bem e faz curvas sem estolar em baixa velocidade. Adorei o voo e... descobri que não sou bom em pegar... podem rir... fazer o quê!

Sinceramente acredito que dá para um iniciante com pouca experiência em aviões treinadores voá-la com pouco comando porque quando coloquei rate 2 ela ficou bem arisca, respondendo muito rápido e fazendo loopings e rools fáceis e muito fechados.

http://www.youtube.com/watch?v=8erjXchReew


[yt]8erjXchReew[/yt]


Bento[/quote:6aaa56f241]



Ui qui beleza,segura peão, hsuahsauhsuaas
Avatar do usuário
jbentoc
membro
Mensagens: 690
Registrado em: Ter Out 14, 2008 11:22 am
Localização: Mateus Leme - MG

Mensagem por jbentoc »

Uia big!!! Caracas meu!!! Quantas horas tem o seu dia? Aqui em Minas são somente 24 e mesmo assim a gente tem que durmir umas oito. Eu levo uma semana para fazer uma asinha mixuruca e você faz logo três numa paulada só...

Sua asa ficou MA-RA-VI-LHOOOOOOOOOO-SA. Mentira que você nunca pilotou uma asa!

Feita a mão, sem fio de corte, sem winglets e sem WASHOUT, sem REFLEX (Que eu acho extremamente necessário dependendo do modelo).

Parabéns e bons voos.

Bento
Avatar do usuário
BigEspectro
membro
Mensagens: 4689
Registrado em: Dom Abr 03, 2005 11:18 pm
Localização: ...volta obrigatória e necessária...

Mensagem por BigEspectro »

[quote:4d4654c69b="jbentoc"]Uia big!!! Caracas meu!!! Quantas horas tem o seu dia? Aqui em Minas são somente 24 e mesmo assim a gente tem que durmir umas oito. Eu levo uma semana para fazer uma asinha mixuruca e você faz logo três numa paulada só...

Sua asa ficou MA-RA-VI-LHOOOOOOOOOO-SA. Mentira que você nunca pilotou uma asa!

Feita a mão, sem fio de corte, sem winglets e sem WASHOUT, sem REFLEX (Que eu acho extremamente necessário dependendo do modelo).

Parabéns e bons voos.

Bento[/quote:4d4654c69b]

Heehehhe, coisas de quem nao tem o que fazer, fiz as tres nesta noite q passou.
Na verdade nunca voei uma asinha zagui , mas, felizmente só lenhei na primeira tentativa ontem, depois foi só alegria.
Nao vou dizer que esse negócio de reflex, washout etc e tal é coisa de boiola pq nao é, mas pra mim o que interessa é que tem que voar e nao importa como foi feito e o que tem de especial. (embora reconheça que tem aqueles que pensam contrario, e os respeito).
A prova tai, faço nas maos, corto com uma faca velha que tenho aqui e meto lixa e boa.............................o resultado é esse.
Sei que técnicas sao indispensáveis, mas no meu caso sao dispensáveis e meus modelos, fugindo as regras, sempre voam.
Sou um modelista e procuro simplificar tudo nao atendendo a regras ou plantas, mas na hora que é necessário, respeito os projetos e boa.
Valeu cara, e mais uma vez obrigado pelas informaçoes.
O simples é mais gostoso, e pra que complicar?
Braçao.
...de volta ao passado...
Avatar do usuário
Jorge Eloi de Almeida
membro
Mensagens: 590
Registrado em: Sáb Fev 25, 2006 5:50 pm
Localização: São João del Rei,MG uai

Mensagem por Jorge Eloi de Almeida »

Bento maravilha a asa e a iniciativa,muito bom mesmo,vou começar a juntar material pra copiar a sua rssss...,e Big meu velho,nem preciso falar nada né? Tudo que vc toca vira ouro,parabéns ambos pela bela performance de suas asas!!!
A mente cria,o corpo constrói e a fé remenda!!
72710 - zagi 1,20m caseira - tucano"Shorts",padrão da RAF - Funder n'lightining - P-51d Mustang.
Avatar do usuário
BigEspectro
membro
Mensagens: 4689
Registrado em: Dom Abr 03, 2005 11:18 pm
Localização: ...volta obrigatória e necessária...

Mensagem por BigEspectro »

Bento, só tenho uma dúvida com respeito as medidas para encontrar o CG...
Tenho que contar as medidas com os ailerons ou primeiro encontro o CG sem eles e depois os coloco?
Valeuz
Avatar do usuário
jbentoc
membro
Mensagens: 690
Registrado em: Ter Out 14, 2008 11:22 am
Localização: Mateus Leme - MG

Mensagem por jbentoc »

Notei que a sua decolou cabrada, acho que o CG ficou um pouco adiantado. A que eu fiz com ailerons cortados no próprio perfil e com perfil simétrico (o que vou mandar para você) teve melhor rendimento, ficou super veloz e, como você, passei do ponto de aterrizagem várias vezes por ela planar demais. Um colega que voa zagi e estava na pista ficou de boca aberta falando que a dele já teria estolado logo na decolagem.


A melhor maneira que encontrei foi esta abaixo, já com tudo instalado, ailerons, e eletrônica, qualquer dúvida estou a disposição.

PS: Que lindo voo. Salvei o vídeo para guardar de recordação. As minhas foram batizadas de Bumerangue, sou da paz, não gostei do nome de "assassina".

Bons voos.

Essa imagem abaixo foi encontrada no tópico do Evoo a um ano atrás, não me lembro mais em qual por isso não dei o mérito, assim que encontrar edito para dar o crédito a quem de direito.

Bento
Anexos
cg de zagi.jpg
cg de zagi.jpg (28.82 KiB) Exibido 10408 vezes
"Todo problema contém as sementes de sua própria solução." - Stanley Arnold
Avatar do usuário
GRANATO
membro
Mensagens: 2220
Registrado em: Sex Nov 11, 2005 4:18 pm
Localização: Birigui-SP (49) 16200-335

Mensagem por GRANATO »

Bento, conforme eu havia te dito, iria fazer algumas experiências com essa asinha.

Aí estão algumas fotos da primeira, para ter noção do perfil SD8040.
Anexos
moto_0705.jpg
moto_0705.jpg (20.66 KiB) Exibido 10050 vezes
moto_0704.jpg
moto_0704.jpg (20.85 KiB) Exibido 10050 vezes
moto_0703.jpg
moto_0703.jpg (23.52 KiB) Exibido 10050 vezes
moto_0702.jpg
moto_0702.jpg (22.48 KiB) Exibido 10050 vezes
Avatar do usuário
GRANATO
membro
Mensagens: 2220
Registrado em: Sex Nov 11, 2005 4:18 pm
Localização: Birigui-SP (49) 16200-335

Mensagem por GRANATO »

Conforme sua dica, os elevons são de pluma, chapeados com balsa 1mm. Ficaram bem firmes.

A eletronica fiz conforme o projeto, só para ver o resultado. Mas, ainda prefiro os servos deitados, apenas com os horns aparecendo e, se o perfil é mais grosso como esse, embutir tudo, com o arame saindo já lá no elevon.

Preparei um motorzinho AoXing que tinha aqui e hélice Zagi 5x4,5.
Anexos
moto_0709.jpg
moto_0709.jpg (31.83 KiB) Exibido 10046 vezes
moto_0708.jpg
moto_0708.jpg (28.58 KiB) Exibido 10046 vezes
Anteninha sintonizada ( 25cm)
Anteninha sintonizada ( 25cm)
moto_0707.jpg (23.73 KiB) Exibido 10046 vezes
moto_0706.jpg
moto_0706.jpg (25.67 KiB) Exibido 10046 vezes
Para obter algo que você nunca teve, é preciso fazer algo que nunca fez.
Avatar do usuário
GRANATO
membro
Mensagens: 2220
Registrado em: Sex Nov 11, 2005 4:18 pm
Localização: Birigui-SP (49) 16200-335

Mensagem por GRANATO »

Entelei com fita mesmo, um restinho que tinha por aqui.

Quanto ao voo, fez o que tinha que fazer. Deixei o CG um pouco adiantado, até demais, por receio, porque asas com CG atrasado é lenha certa.

Apesar do vento forte, o celular que deu um tilt na camera, etc... deu para fazer um voozinho de testes, voando lento ( sem stall ) e mais rapidinho já que o motor/hélice permitem isso.

Ficou com 398g, pronta para voar com bateria 1250.

Pena que o filme ficou apenas o azul ( parecendo aqueles filmes antigos ), e não tem corte nenhum. Foi só o voo de teste mesmo, e precisou cabrar tudo o trim de profundor por causa do CG mais nada.


[yt]f8msjkY5b5Y[/yt]
Anexos
Inferior
Inferior
moto_0711.jpg (36.66 KiB) Exibido 10045 vezes
Superior
Superior
moto_0710.jpg (33.42 KiB) Exibido 10045 vezes
Avatar do usuário
jbentoc
membro
Mensagens: 690
Registrado em: Ter Out 14, 2008 11:22 am
Localização: Mateus Leme - MG

Mensagem por jbentoc »

Ficou muito bacana!

Granato, eu faço os elevons iniciando em 20mm na raiz e finalizando em 45mm(editado) na ponta, isso para diminuir o efeito freio aerodinâmico que o elevons cabrado faz nessa região central. Pelos meus testes ela melhorou muito nos rolls, sem aquele efeito barril.

Deve ter ficado bem divertida com esses comandos.

Bento
Responder