Usando speed control como ubec

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
julianoaeropassos
membro
Mensagens: 4
Registrado em: Qua Fev 03, 2010 1:32 am
Localização: Passos MG

Usando speed control como ubec

Mensagem por julianoaeropassos »

Olá amigos fiz um teste com um speed control do Cessna da Art Tech usando ele como ubec para poder ligar uma bateria de Lipo, a tensão de saida é de +- 5 volts, até agora ta tudo bem. Agora só falta o teste de voo. Boa sorte pra mim.Valeu
Avatar do usuário
galo_ivi
membro
Mensagens: 421
Registrado em: Dom Dez 06, 2009 1:25 am
Localização: Campo Grande - MS
Contato:

Mensagem por galo_ivi »

Juliano, de quantos amperes é o BEC do seu ESC?
Tome cuidado, tem vários tópicos alertando que esses ESC's tem baixa amperagem e dependendo do setup do seu aero esse sistema pode não dar conta.
Os meus ESC's tem bec de 1,5A por exemplo.
No mercado livre você encontra BEC pra lipo de 5A por menos de R$ 30,00.

Abraço
Avatar do usuário
julianoaeropassos
membro
Mensagens: 4
Registrado em: Qua Fev 03, 2010 1:32 am
Localização: Passos MG

Mensagem por julianoaeropassos »

Meu Esc é de 20 amp mas o bec dele eu não sei, hoje voei com ele por 1 hora e pouco e a bateria gastou 5% da carga, e não deu aquecimento. Os controles funcionaram bem ,mas ainda não sei como vai funcionar. Grato pela dica.Valeu
Avatar do usuário
kaquinho2002
membro
Mensagens: 24
Registrado em: Qui Jun 04, 2009 10:40 am

Mensagem por kaquinho2002 »

achei muito interesante isso de usar um esc com bec no receptor.
mas como é o procedimento? como é as ligações? é só colocar o conector no canal BAT do receptor ao invés de ser no canal 3?

estou migrando de eletrico para glow e saber que posso aproveitar alguma coisa me deixa mais animado.
valeu...
Isaac Candido
Avatar do usuário
AngeloJunior
membro
Mensagens: 153
Registrado em: Seg Jul 27, 2009 8:09 pm
Localização: São Paulo/SP

Mensagem por AngeloJunior »

Olá, em qual Aero e com quantos servos (e que tipo) que você fez este teste?
Avatar do usuário
diegovkf
membro
Mensagens: 806
Registrado em: Ter Fev 03, 2009 10:28 pm
Localização: Belo Horizonte, MG

Mensagem por diegovkf »

Nao da certo, e perigoso ate queimar o ESC, ja tentei e ele esquenta muito, o receptor fica mandando sinal pra ele e esquenta ate queimar, coloca um UBEC separado ou uma bateria propria de receptor.
Avatar do usuário
Marcelo Galli
membro
Mensagens: 818
Registrado em: Seg Jun 12, 2006 10:58 pm
Localização: Penápolis,SP 41

Mensagem por Marcelo Galli »

[quote:e34d9b5e02="diegovkf"]Nao da certo, e perigoso ate queimar o ESC, ja tentei e ele esquenta muito, o receptor fica mandando sinal pra ele e esquenta ate queimar, coloca um UBEC separado ou uma bateria propria de receptor.[/quote:e34d9b5e02]

Para não queimar o esc amigo é so tirar o fio vermelho da tomada que vai pro rx e pronto pode voar tranquilo...


espero ter ajudado
Avatar do usuário
kaquinho2002
membro
Mensagens: 24
Registrado em: Qui Jun 04, 2009 10:40 am

Mensagem por kaquinho2002 »

hoje fiz um teste e funcionou legal, só não sabia que queimava o esc, eu tenho que eliminar o fio vermelho? mas nos testes sem o fio vermelho não da voltage e o rx não liga.
outra, mesmo colocando o esc no canal bat do receptor ele manda voltagem pro esc?

vermelho x marron = 5,03V
vermelho x amarelo = 4,51V
marron x amarelo = 0,00V

e ai?

abraços...
Isaac Candido
Avatar do usuário
diegovkf
membro
Mensagens: 806
Registrado em: Ter Fev 03, 2009 10:28 pm
Localização: Belo Horizonte, MG

Mensagem por diegovkf »

Se voce tirar o fio vermelho vai ser um grande desafio para ligar ja que voce tirou o positivo.
Manda por causa do fio de sinal, se tirar o fio branco/amarelo provavelmente daria certo, porem nao e recomendado, gambiarra ou medo de gastar dinhero nao da certo no aeromodelismo, o certo e comprar a bateria do RX ou um UBEC apropriado.
Avatar do usuário
Marcelo Galli
membro
Mensagens: 818
Registrado em: Seg Jun 12, 2006 10:58 pm
Localização: Penápolis,SP 41

Mensagem por Marcelo Galli »

Desculpe agora que entendo o que vc fes rsrsrs

vc esta usando um speed como bec né .....

pensei que estava usando um ubec para alimentar o rx por o speed art-tech ser baixa A o ubec do speed......

porisso minha resposta no topico de tirar o fio vermelho do speed para não gerar 2 alimentação no rx ....

DESCULPAAAAA vlw

ja que esta usando o speed como bec não precisa tirar nenhum fio é so ligar no batt do rx e pronto (ja usei muitos speed queimado como bec mas tirava todos os fetts para não aquecer) se o seu estiver funcionando o speed vai aquecer um pouco.

Abçs
Responder