Fonte de PC Estabilizada 12V

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
Rafael Mariano da Silva
membro
Mensagens: 43
Registrado em: Ter Abr 20, 2010 11:10 am
Localização: São Paulo, SP

Fonte de PC Estabilizada 12V

Mensagem por Rafael Mariano da Silva »

Olá amigos do E-voo!

Tomei coragem e decidi tentar montar uma fonte estabilizada 12V daquelas de PC, conforme ensina no tutorial do site. É para utilizar no meu carregador de LiPo na rede elétrica, sem precisar deixar carregando no carro e acabar incendiando o meu prédio. rsrsrs

O detalhe é que eu não manjo patacas de eletrônica. :oops:. Mas tenho bastante vontade de aprender :D. Eu não sabia nada de solda e até já soldei os conectores das minhas LiPo's depois de aprender no tutorial.
Depois quebrou a antena do RX bem na base e consegui soldar de boa e ficou bom... Acho que com ajuda dos amigos aqui do forum, eu consiga ultrapassar mais este desafio.

Conto com a ajuda dos mais experientes, como o alexcmag, o claudio "sapo" fernandes (Guru das fontes de PC hehehe), o Sr. Marco Antônio ou quem mais puder dar um pitaco.

Para começar, já queria confirmar os materiais necessários para fazer o serviço:

- Fonte de PC AT ou ATX (óbvio)
- Resistor 2K7
- Resistor 12K
- 2 bornes (vermelho e preto). Ésta é a 2ª parte do tutorial, mas acredito que seja possível fazer só a saída para 12V de boa né?

Isso fora o ferro de solda e solda (já tenho), e o multímetro (vou comprar um... pode ser aqueles de 20,00 mesmo?).

Quero comprar tudo no fim de semana. Precisa de mais alguma coisa?

Vou montando tudo passo-a-passo, bem devagarzinho e registrando tudo com fotos (o povo aqui gosta bastante de fotos né? :?: )

Obrigado pela ajuda desde já...

Abraço, Rafael
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14900
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Rafael, existem DOIS tutoriais, cuidado. O pessoal costuma misturar tudo. Escolha um dos dois apenas. E o valor dos resistores, se for optar pelo tutorial que eu traduzi, depende da tensão do pino 1 do CI da fonte, que TEM DE SER o TL494 ou o 7500. NÃO SERVEM FONTES COM OUTROS CIs...
Dica: procure as fontes mais antigas que puder encontrar, elas são as mais fáceis de modificar (algumas das mais recentes são praticamente inpossíveis para uma pessoa "comum", e muito trabalhosas até pra quem manja do negócio).
Abraços !
Avatar do usuário
Rafael Mariano da Silva
membro
Mensagens: 43
Registrado em: Ter Abr 20, 2010 11:10 am
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Rafael Mariano da Silva »

Perfeito Mr. Caco!

Vou na Sta. Efigênia, e lá tem aparelhos de informática do "Arco da velha". Devo achar um fonte bem antiga, de preferência uma AT.

Entendi sobre os dois tutoriais. O primeiro é para fazer somente a fonte de 12V (minha opção). E o segundo é para usar também saída de 5V, para usar em arco de corte, pirógrafo, testar receptores e servos. É isso mesmo?

Então eu preciso só de dois bornes mesmo (vermelho e preto) para fazer a saída só para 12V.

Por favor, me corrijam se estiver falando besteira.

Abraço,
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14900
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Não, a diferença entre os tutoriais é que um deles não mexe na placa, o outro sim. Mas o que "não mexe" não garante a estabilização da tensão. Quando for comprar, leve uma chave phillips e um pincel, assim você pode abrir as fontes e ver qual é o CI.
Avatar do usuário
Rafael Mariano da Silva
membro
Mensagens: 43
Registrado em: Ter Abr 20, 2010 11:10 am
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Rafael Mariano da Silva »

Olá!

Fui na Sta Efigênia e comprei as tralhas...

Comprei uma fonte AT. Seguindo o conselho do Cláudio, levei a chave philips para conferir se o CI era o correto (Valeu Sapão!). Encontrei uma bem conservada e o CI era KIA494.

Olha a foto dela:
Anexos
DSCF0516.jpg
DSCF0516.jpg (17.89 KiB) Exibido 20542 vezes
Avatar do usuário
Rafael Mariano da Silva
membro
Mensagens: 43
Registrado em: Ter Abr 20, 2010 11:10 am
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Rafael Mariano da Silva »

Além da fonte comprei os resistores, os bornes e os materiais para montar um cabo que conecte no carregador...

Gasto total: R$ 22,00. :D

O mais legal, é que na Sta Efigênia tem um monte de lugar que vendem destas fontes. A mais barata que encontrei (12V e 10A) custava R$ 120,00 :shock: Tem fonte variável de 30V que chega a custar 270,00 mangos!!!
Anexos
Bornes, conectores e resistores. Agora é só aprender a fazer as modificações. hehehe
Bornes, conectores e resistores. Agora é só aprender a fazer as modificações. hehehe
DSCF0521.jpg (29.08 KiB) Exibido 20522 vezes
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13807
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Um jeito bem simples e garantido para quelquer leigo em informática, para usar uma fonte de PC em carregadores sem cair a tensão abaixo do limite dos carregadores, é simplesmente pegar um resistor de fio 10 ohms X 10 watts e colocar em curto o 5V da fonte, ligando os fios vermelho e preto a esse resistor fazendo esse resistor simular algo ligado à fonte e dessa maneira a fonte irá estabilizar os 12V.
As fontes de PC estabilizam as tensões quando tem carga nos 5V, se nada estiver ligado aos 5V da fonte, ela não irá estabilizar os 12v fazendo a tensão de 12V cair às vezes a menos de 10V dependendo da fonte e colocando esse resistor, a tensão permanecerá em torno de 12V sempre, baixando algumas vezes para 11,7V se usar um carregador muito potente e uma carga muito rápida das baterias.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
floydbh
membro
Mensagens: 2185
Registrado em: Seg Fev 22, 2010 8:13 pm
Localização: Belo Horizonte - MG
Contato:

Mensagem por floydbh »

Laercio, Sapo, Marcão.... eu já postei esta pergunta em outro tópico e por não querer abrir um tópico inteiro por um pargunta tão simples, vou posta-la aqui denovo para ver se vocês me ajudam:

[b:0aa887d9c6]"No caso de ligar um resistor 10ohms 10W entre 5V e GND, se eu colocar um resistor de 10K 10W, qual será a consequenica?"[/b:0aa887d9c6]

Eu já testei com o resistor no lugar e a saída de 12V estava com 12,7V SEM CARGA!

Eu to pensando em, se o valor da carga (carregador) na saida de 12V for mais pesada a fonte poderá desarmar?!
Avatar do usuário
Rafael Mariano da Silva
membro
Mensagens: 43
Registrado em: Ter Abr 20, 2010 11:10 am
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Rafael Mariano da Silva »

[quote:b41ebc7760="LaercioLMB"]Um jeito bem simples e garantido para quelquer leigo em informática, para usar uma fonte de PC em carregadores sem cair a tensão abaixo do limite dos carregadores, é simplesmente pegar um resistor de fio 10 ohms X 10 watts e colocar em curto o 5V da fonte, ligando os fios vermelho e preto a esse resistor fazendo esse resistor simular algo ligado à fonte e dessa maneira a fonte irá estabilizar os 12V.
As fontes de PC estabilizam as tensões quando tem carga nos 5V, se nada estiver ligado aos 5V da fonte, ela não irá estabilizar os 12v fazendo a tensão de 12V cair às vezes a menos de 10V dependendo da fonte e colocando esse resistor, a tensão permanecerá em torno de 12V sempre, baixando algumas vezes para 11,7V se usar um carregador muito potente e uma carga muito rápida das baterias.[/quote:b41ebc7760]

Obrigado pela contribuição Laercio!

Normalmente o pessoal coloca um HD velho ou uma lâmpada automotiva na saída de 5V para estabilizar a saída de 12. Essa do transistor eu não sabia (Aliás, de eletrônica eu não sei quase nada!).

Mas como meu objetivo é seguir o tutorial para a fonte ficar com um pouco mais de 13V e tensão estabilizada. Acho que não será necessário mexer na saída de 5V né?
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14900
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

[quote:de692a1d09="floydbh"][b:de692a1d09]"No caso de ligar um resistor 10ohms 10W entre 5V e GND, se eu colocar um resistor de 10K 10W, qual será a consequenica?"[/b:de692a1d09][/quote:de692a1d09]

A diferença entre um resistor de 10 ohms e um de 10 h ohms é só de mil vezes... Um resistor de 10 ohms ligado entre a linha de 5V e o terra vai drenar 0,5A. Um de 10 k vai drenar 0,0005A. Só essa a diferença... :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: em outras palavras, se ligar um resistor de 10K o efeito é o mesmo que usar uma fonte com os fios sujos e com a isolação deteriorada....
Quanto a desarmar, as fontes de PC têm proteção contra corrente excessiva, mas às vezes, ao modificar, a gente acaba tendo de inutilizar a proteção.
Responder