Coeficiente de momento aerodinamico

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
gzanini
membro
Mensagens: 4
Registrado em: Seg Abr 19, 2010 3:58 pm
Localização: Bauru - SP

Coeficiente de momento aerodinamico

Mensagem por gzanini »

Boa noite!
Sou iniciante e estou seguindo uma literatura basica para a montage mdo meu primeiro avião que cita muito coeficiente de momento aerodinamico, nao consigo encontrar detalhes sobre este parametro. Alguem poderia me explicar com detalhes o que é ele e o que ele influencia em um aeromodelo de combustao!?
Obrigado
Guilherme Zanini
Avatar do usuário
Lambreta
membro
Mensagens: 4459
Registrado em: Sáb Abr 30, 2005 9:44 am
Localização: BH/MG
Contato:

Mensagem por Lambreta »

Na wiki fala a respeito.. já consultou?
Marco Aurélio
SD-10G/F3J Supra/DG808S 4m/Condor 3m/DLG Steigeisen... e uma zag
Site: planabh
Avatar do usuário
galo_ivi
membro
Mensagens: 421
Registrado em: Dom Dez 06, 2009 1:25 am
Localização: Campo Grande - MS
Contato:

Mensagem por galo_ivi »

Primeiro link no Google

http://pt.wikipedia.org/wiki/Aerodin%C3%A2mica
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Re: Coeficiente de momento aerodinamico

Mensagem por claudiorfernandes »

[quote:fb3ebcbaf4="gzanini"] coeficiente de[color=red:fb3ebcbaf4] momento [/color:fb3ebcbaf4]aerodinamico,[/quote:fb3ebcbaf4]

Não seria coeficiente de ARRASTO aerodinâmico ? o termo "Momento" indica uma força apliaca a uma determinada distância de um eixo de giro...
Avatar do usuário
Sergio Duarte UFMG
membro
Mensagens: 55
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 6:39 pm
Localização: BH, MG

Mensagem por Sergio Duarte UFMG »

Mas existe o coeficiente de momento e o coeficiente de arrasto aerodinâmico, são duas coisas distintas.

O coeficiente de arrasto aerodinâmico, Cd, é usado para calcular de forma simples o arrasto de acordo com a equação:
D = 0,5*rho*S*V²*Cd
onde D é o arrasto em Newtons, rho a densidade do fluido do escoamento(kg/m³), S a área "molhada" do objeto imerso no escoamento(m²), V a velocidade do objeto no escoamento(m/s), e Cd p COEFICIENTE DE ARRASTO AERODINÂMICO.

M = 0,5*rho*S*V²*c*Cm
onde M é o momento em Newton*m, rho a densidade do fluido do escoamento(kg/m³), S a área "molhada" do objeto imerso no escoamento(m²), V a velocidade do objeto no escoamento(m/s), c é o comprimento do braço da força em metros, e Cm é o COEFICIENTE DE MOMENTO AERODINÂMICO.

Em geral, o Cm costuma ser constante para variações no angulo de ataque da aeronave. E pode ser um coeficiente picante ou cabrante dependendo do perfil adotado.

Espero ter esclarecido.
Avatar do usuário
Sergio Duarte UFMG
membro
Mensagens: 55
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 6:39 pm
Localização: BH, MG

Re: Coeficiente de momento aerodinamico

Mensagem por Sergio Duarte UFMG »

[quote:d73f1f82bb="gzanini"]Boa noite!
Sou iniciante e estou seguindo uma literatura basica para a montage mdo meu primeiro avião que cita muito coeficiente de momento aerodinamico, nao consigo encontrar detalhes sobre este parametro. Alguem poderia me explicar com detalhes o que é ele e o que ele influencia em um aeromodelo de combustao!?
Obrigado[/quote:d73f1f82bb]

Ele irá influenciar qualquer aeronave. Voce tem que identificar cada perfil de cada superficie da aeronave, e calcular de acordo com cada perfil a configuração das superficies para um vôo reto nivelado a velocidade constante. Da uma olhada nesse site, tem praticamente todos os dados geometricos e aerodinamicos de um monte de perfis.

http://worldofkrauss.com/
Aluno de Graduação de Engenharia Mecânica e Engenharia Aeronáutica pela UFMG
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

... quando fiz meu primeiro(vichi mais de três décadaas) avião o único momento que me importava era o momento de voar.
Quando fiz o ultimo fiquei preocupado em que momento ele ia ficar pronto.. e não ficou ainda.
Precisa meeeeeeeesmo disso tudo????????????????

:roll: :roll: :roll: :roll: :roll:
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Ricardão
membro
Mensagens: 1065
Registrado em: Sex Mai 18, 2007 8:17 am
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Ricardão »

Para brincar de aviãozinho não precisa... aliás nem precisa saber o que é um aerofólio, basta copiar o que foi bem sucedido antes ou comprar algo pronto e ir brincar.

Para entender como os aeromodelos funcionam e contribuir para o hobby com alguma coisa nova, precisa sim; para fazer aeronaves reais também precisa disso e muito mais, tem até gente que se gradua acadêmicamente para se habilitar a entender disso.
Avatar do usuário
Abib
membro
Mensagens: 4349
Registrado em: Qui Dez 14, 2006 12:59 pm
Localização: SP - 35

Mensagem por Abib »

[quote:96bcef33cc="Sergio Duarte UFMG"]Mas existe o coeficiente de momento e o coeficiente de arrasto aerodinâmico, são duas coisas distintas.

O coeficiente de arrasto aerodinâmico, Cd, é usado para calcular de forma simples o arrasto de acordo com a equação:
D = 0,5*rho*S*V²*Cd
onde D é o arrasto em Newtons, rho a densidade do fluido do escoamento(kg/m³), S a área "molhada" do objeto imerso no escoamento(m²), V a velocidade do objeto no escoamento(m/s), e Cd p COEFICIENTE DE ARRASTO AERODINÂMICO.

M = 0,5*rho*S*V²*c*Cm
onde M é o momento em Newton*m, rho a densidade do fluido do escoamento(kg/m³), S a área "molhada" do objeto imerso no escoamento(m²), V a velocidade do objeto no escoamento(m/s), c é o comprimento do braço da força em metros, e Cm é o COEFICIENTE DE MOMENTO AERODINÂMICO.

Em geral, o Cm costuma ser constante para variações no angulo de ataque da aeronave. E pode ser um coeficiente picante ou cabrante dependendo do perfil adotado.

Espero ter esclarecido.[/quote:96bcef33cc]


S NÃO é área Molhada..

É Área Projetada!!!!
Mostre a um Sábio onde ele errou e ele te agradecerá.
Mostre a um Ignorante onde ele errou e ele te insultará.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Acho que o Sérgio está usando copy/paste demais...

Guilherme, é bem isto o que o Ricardão disse, para começar você não precisa fazer a mínima idéia do que são estes coeficientes. Principalmente para glow que os modelos geralmente usam os mesmos perfis e não estão nem aí para isto.

Quando você começar a projetar os próprios modelos terá que se preocupar com o Cl e Cd, e bem pouco com o Cm.

Você só precisa se preocupar mesmo com o Cm se for fazer uma asa voadora, principalmente se for plank, mas se seguir os perfis já projetados e indicados para estas aplicações já são todos adequados.
Responder