Coeficiente de momento aerodinamico

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
gzanini
membro
Mensagens: 4
Registrado em: Seg Abr 19, 2010 3:58 pm
Localização: Bauru - SP

Coeficiente de momento aerodinamico

Mensagem por gzanini »

Boa noite!
Sou iniciante e estou seguindo uma literatura basica para a montage mdo meu primeiro avião que cita muito coeficiente de momento aerodinamico, nao consigo encontrar detalhes sobre este parametro. Alguem poderia me explicar com detalhes o que é ele e o que ele influencia em um aeromodelo de combustao!?
Obrigado
Guilherme Zanini
Avatar do usuário
Lambreta
membro
Mensagens: 4459
Registrado em: Sáb Abr 30, 2005 9:44 am
Localização: BH/MG
Contato:

Mensagem por Lambreta »

Na wiki fala a respeito.. já consultou?
Marco Aurélio
SD-10G/F3J Supra/DG808S 4m/Condor 3m/DLG Steigeisen... e uma zag
Site: planabh
Avatar do usuário
galo_ivi
membro
Mensagens: 421
Registrado em: Dom Dez 06, 2009 1:25 am
Localização: Campo Grande - MS
Contato:

Mensagem por galo_ivi »

Primeiro link no Google

http://pt.wikipedia.org/wiki/Aerodin%C3%A2mica
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Re: Coeficiente de momento aerodinamico

Mensagem por claudiorfernandes »

[quote:fb3ebcbaf4="gzanini"] coeficiente de[color=red:fb3ebcbaf4] momento [/color:fb3ebcbaf4]aerodinamico,[/quote:fb3ebcbaf4]

Não seria coeficiente de ARRASTO aerodinâmico ? o termo "Momento" indica uma força apliaca a uma determinada distância de um eixo de giro...
Avatar do usuário
Sergio Duarte UFMG
membro
Mensagens: 55
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 6:39 pm
Localização: BH, MG

Mensagem por Sergio Duarte UFMG »

Mas existe o coeficiente de momento e o coeficiente de arrasto aerodinâmico, são duas coisas distintas.

O coeficiente de arrasto aerodinâmico, Cd, é usado para calcular de forma simples o arrasto de acordo com a equação:
D = 0,5*rho*S*V²*Cd