[quote:bf3ffe7ade="alexcmag"]Acho que o Sérgio está usando copy/paste demais...
Guilherme, é bem isto o que o Ricardão disse, [b:bf3ffe7ade]para começar você não precisa fazer a mínima idéia do que são estes coeficientes. [/b:bf3ffe7ade]Principalmente para glow que os modelos geralmente usam os mesmos perfis e não estão nem aí para isto.
Quando você começar a projetar os próprios modelos terá que se preocupar com o Cl e Cd, e bem pouco com o Cm.
Você só precisa se preocupar mesmo com o Cm se for fazer uma asa voadora, principalmente se for plank, mas se seguir os perfis já projetados e indicados para estas aplicações já são todos adequados.[/quote:bf3ffe7ade]
Correção... quem disse isso fui eu!
Coeficiente de momento aerodinamico
- Marco Antonio
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Não usei copy/paste nenhum. Eu estudo isso, to fazendo duas graduações não é atoa. E eu não disse que precisava saber disso pra entender de aeromodelismo, só respondi a pergunta do gzanini. E de aeromodelismo eu não entendo quase nada, to começando agora também. To aqui pra aprender, não pra reinventar a roda.
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[quote:ed95353d7b="Abib"][quote:ed95353d7b="Sergio Duarte UFMG"]Mas existe o coeficiente de momento e o coeficiente de arrasto aerodinâmico, são duas coisas distintas.
O coeficiente de arrasto aerodinâmico, Cd, é usado para calcular de forma simples o arrasto de acordo com a equação:
D = 0,5*rho*S*V²*Cd
onde D é o arrasto em Newtons, rho a densidade do fluido do escoamento(kg/m³), S a área "molhada" do objeto imerso no escoamento(m²), V a velocidade do objeto no escoamento(m/s), e Cd p COEFICIENTE DE ARRASTO AERODINÂMICO.
M = 0,5*rho*S*V²*c*Cm
onde M é o momento em Newton*m, rho a densidade do fluido do escoamento(kg/m³), S a área "molhada" do objeto imerso no escoamento(m²), V a velocidade do objeto no escoamento(m/s), c é o comprimento do braço da força em metros, e Cm é o COEFICIENTE DE MOMENTO AERODINÂMICO.
Em geral, o Cm costuma ser constante para variações no angulo de ataque da aeronave. E pode ser um coeficiente picante ou cabrante dependendo do perfil adotado.
Espero ter esclarecido.[/quote:ed95353d7b]
S NÃO é área Molhada..
É Área Projetada!!!![/quote:ed95353d7b]
Correção, S é a área molhada da asa(ou outra superfície aerodinamica) sim, não é só a área projetada que gera arrasto, momento ou sustentação.
O coeficiente de arrasto aerodinâmico, Cd, é usado para calcular de forma simples o arrasto de acordo com a equação:
D = 0,5*rho*S*V²*Cd
onde D é o arrasto em Newtons, rho a densidade do fluido do escoamento(kg/m³), S a área "molhada" do objeto imerso no escoamento(m²), V a velocidade do objeto no escoamento(m/s), e Cd p COEFICIENTE DE ARRASTO AERODINÂMICO.
M = 0,5*rho*S*V²*c*Cm
onde M é o momento em Newton*m, rho a densidade do fluido do escoamento(kg/m³), S a área "molhada" do objeto imerso no escoamento(m²), V a velocidade do objeto no escoamento(m/s), c é o comprimento do braço da força em metros, e Cm é o COEFICIENTE DE MOMENTO AERODINÂMICO.
Em geral, o Cm costuma ser constante para variações no angulo de ataque da aeronave. E pode ser um coeficiente picante ou cabrante dependendo do perfil adotado.
Espero ter esclarecido.[/quote:ed95353d7b]
S NÃO é área Molhada..
É Área Projetada!!!![/quote:ed95353d7b]
Correção, S é a área molhada da asa(ou outra superfície aerodinamica) sim, não é só a área projetada que gera arrasto, momento ou sustentação.
Aluno de Graduação de Engenharia Mecânica e Engenharia Aeronáutica pela UFMG