Coeficiente de momento aerodinamico

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

[quote:bf3ffe7ade="alexcmag"]Acho que o Sérgio está usando copy/paste demais...

Guilherme, é bem isto o que o Ricardão disse, [b:bf3ffe7ade]para começar você não precisa fazer a mínima idéia do que são estes coeficientes. [/b:bf3ffe7ade]Principalmente para glow que os modelos geralmente usam os mesmos perfis e não estão nem aí para isto.

Quando você começar a projetar os próprios modelos terá que se preocupar com o Cl e Cd, e bem pouco com o Cm.

Você só precisa se preocupar mesmo com o Cm se for fazer uma asa voadora, principalmente se for plank, mas se seguir os perfis já projetados e indicados para estas aplicações já são todos adequados.[/quote:bf3ffe7ade]

Correção... quem disse isso fui eu!
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Sergio Duarte UFMG
membro
Mensagens: 55
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 6:39 pm
Localização: BH, MG

Mensagem por Sergio Duarte UFMG »

Não usei copy/paste nenhum. Eu estudo isso, to fazendo duas graduações não é atoa. E eu não disse que precisava saber disso pra entender de aeromodelismo, só respondi a pergunta do gzanini. E de aeromodelismo eu não entendo quase nada, to começando agora também. To aqui pra aprender, não pra reinventar a roda.
Avatar do usuário
Sergio Duarte UFMG
membro
Mensagens: 55
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 6:39 pm
Localização: BH, MG

Mensagem por Sergio Duarte UFMG »

[quote:ed95353d7b="Abib"][quote:ed95353d7b="Sergio Duarte UFMG"]Mas existe o coeficiente de momento e o coeficiente de arrasto aerodinâmico, são duas coisas distintas.

O coeficiente de arrasto aerodinâmico, Cd, é usado para calcular de forma simples o arrasto de acordo com a equação:
D = 0,5*rho*S*V²*Cd
onde D é o arrasto em Newtons, rho a densidade do fluido do escoamento(kg/m³), S a área "molhada" do objeto imerso no escoamento(m²), V a velocidade do objeto no escoamento(m/s), e Cd p COEFICIENTE DE ARRASTO AERODINÂMICO.

M = 0,5*rho*S*V²*c*Cm
onde M é o momento em Newton*m, rho a densidade do fluido do escoamento(kg/m³), S a área "molhada" do objeto imerso no escoamento(m²), V a velocidade do objeto no escoamento(m/s), c é o comprimento do braço da força em metros, e Cm é o COEFICIENTE DE MOMENTO AERODINÂMICO.

Em geral, o Cm costuma ser constante para variações no angulo de ataque da aeronave. E pode ser um coeficiente picante ou cabrante dependendo do perfil adotado.

Espero ter esclarecido.[/quote:ed95353d7b]


S NÃO é área Molhada..

É Área Projetada!!!![/quote:ed95353d7b]


Correção, S é a área molhada da asa(ou outra superfície aerodinamica) sim, não é só a área projetada que gera arrasto, momento ou sustentação.
Aluno de Graduação de Engenharia Mecânica e Engenharia Aeronáutica pela UFMG
Responder