Construção do Micro Heli 4 canais!!

Neste fórum falamos sobre os aeromodelos radio-controlados com peso final abaixo de 143,4 gramas, verdadeiras jóias aeromodelísticas.
Avatar do usuário
qbrado
membro
Mensagens: 476
Registrado em: Qui Fev 24, 2005 6:56 pm
Localização: Belo Horizonte

Construção do Micro Heli 4 canais!!

Mensagem por qbrado »

Pessoal? Como vão? tranquilinho?

Até que enfim começarei um projeto que estou enrrolando desde ano passado! Estou começando a construir um micro heli. Por enquanto estou a fazer seu corpo, todo em fibra de carbono modelado por mim mesmo e sua hélice principal. Bom, por enquanto estou querendo usar o N20 ou o KP00, ainda estou em dúvida qual seria melhor em termos de torque e consumo. Minha primeira perguntinha é que para se fazer o cálculo da distância entre o eixo principal e o rotor, o que devo levar em consideração? Faço Eng Mecatrônica, tenho uma noção de física. Eu teria que calcular o momento relacionado com o peso do "corpo principal" e a cauda (com motor e aste)? Usarei o RFMA II do marco com 3 canais extensível para 4, bastando apenas acoplar o 4º canal, um toque genial do Marco Antonio. Em breve voltarei com outras dúvidas/atualizações. Quem puder me ajudar ficarei agradecido! Abraço a todos

Tiago
Quero Tudo e mais nada!!!
Avatar do usuário
qbrado
membro
Mensagens: 476
Registrado em: Qui Fev 24, 2005 6:56 pm
Localização: Belo Horizonte

redução

Mensagem por qbrado »

Abaixo segue a redução que será usada para o motor principal e sua respectiva haste. Ela é muito usada em motores da DIDEL, e é levíssima. Aliás, pretendo que o micro heli tenha peso máximo na faixa de 16 a 19g!! Estou esperando críticas/sugestões.
Anexos
Redução didel de 81 dentes
Redução didel de 81 dentes
2.JPG (13.4 KiB) Exibido 6049 vezes
1.JPG
1.JPG (12.82 KiB) Exibido 6052 vezes
Quero Tudo e mais nada!!!
Avatar do usuário
neto_guima
membro
Mensagens: 1167
Registrado em: Dom Fev 27, 2005 2:42 pm
Localização: São Paulo - sp

Mensagem por neto_guima »

Vai ter gyro ???

Eu acho que pode ficar sem, mas vai ficar bem dificil para pilotar...
Avatar do usuário
qbrado
membro
Mensagens: 476
Registrado em: Qui Fev 24, 2005 6:56 pm
Localização: Belo Horizonte

Mensagem por qbrado »

[quote:c588dacfaf="neto_guima"]Vai ter gyro ???

Eu acho que pode ficar sem, mas vai ficar bem dificil para pilotar...[/quote:c588dacfaf]

Olha... já me perguntaram sobre isso, mas creio que não vai ser necessário. Farei a "função" do gyro no controle. Vamos ver se dará certo. A pretenção por enquanto é ser do estilo do pixelito, não aquele de controle de infravermelho e tal... mas da maneira que fazem modificações no RCGROUPS, com atuadores.
Quero Tudo e mais nada!!!
Avatar do usuário
Marcelo
membro
Mensagens: 1788
Registrado em: Ter Nov 25, 2003 1:10 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por Marcelo »

Poxa , ai sim :)
Tava demorando :)

QUERO VER LOGO ISSO ! :)
Avatar do usuário
qbrado
membro
Mensagens: 476
Registrado em: Qui Fev 24, 2005 6:56 pm
Localização: Belo Horizonte

Mensagem por qbrado »

[quote:b81014806c="Marcelo"]Poxa , ai sim :)
Tava demorando :)

QUERO VER LOGO ISSO ! :)[/quote:b81014806c]

Calma marcelão... vamos devagarinho!!! Vou precisar da ajuda de todos vocês... esse projeto vai ser nosso! Abraços
Quero Tudo e mais nada!!!
Avatar do usuário
david loos
membro
Mensagens: 1144
Registrado em: Qua Jun 29, 2005 7:21 pm
Localização: Brusque SC

Mensagem por david loos »

cara, eu comecei a fazer um micro heli 2CANAIS usando TX FERRARI!... final das contas, arrumei uma p**a dor de cabeca e um tx ferrari queimado!... mas que o bichinho voou voou!, ele levantou +ou - 2 cm do chao... mas valeu a tentativa...

continue fazendo seu heli, tenho certeza que ele vai voar!

a proposito... onde voce faz engenharia mecatronica? ( cidade e estado?) eu pretendo fazer esta faculdade!

boa sorte com seu heli!

valeu!
Avatar do usuário
qbrado
membro
Mensagens: 476
Registrado em: Qui Fev 24, 2005 6:56 pm
Localização: Belo Horizonte

Mensagem por qbrado »

[quote:73879fd0e8="david loos"]cara, eu comecei a fazer um micro heli 2CANAIS usando TX FERRARI!... final das contas, arrumei uma p**a dor de cabeca e um tx ferrari queimado!... mas que o bichinho voou voou!, ele levantou +ou - 2 cm do chao... mas valeu a tentativa...
continue fazendo seu heli, tenho certeza que ele vai voar!
a proposito... onde voce faz engenharia mecatronica? ( cidade e estado?) eu pretendo fazer esta faculdade!
boa sorte com seu heli!
valeu![/quote:73879fd0e8]

Ótima tentativa, mas é assim que se começa!! Faço Mecatrônica na PUC-MINAS em Belo Horizonte. É um curso muito bom, muito bom mesmo. Mas tens que ter muita dedicação, assimilação com matemática e física, e estudar pelo menos algumas horas por dia (+ou- 4h) e além claro de gostar do que faz. Se passa muito estresse as vezes, mas o que é bom que é facil? Nada que eu conheça!! Então vá em frente.
:wink:
Fora isso... voltando ao que nos interessa por enquanto... alguém sabe por onde posso começar os cálculos?
Abraços

Tiago
Quero Tudo e mais nada!!!
Avatar do usuário
david loos
membro
Mensagens: 1144
Registrado em: Qua Jun 29, 2005 7:21 pm
Localização: Brusque SC

Mensagem por david loos »

a unica coisa que sei de Heli e que o CG fica exatamente no eixo que vai para a a helice...



valeu!
Avatar do usuário
qbrado
membro
Mensagens: 476
Registrado em: Qui Fev 24, 2005 6:56 pm
Localização: Belo Horizonte

...

Mensagem por qbrado »

Ninguém???
:cry:
Quero Tudo e mais nada!!!
Responder