Como iniciar um aero Glow?

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
tetteu_cardoso
membro
Mensagens: 66
Registrado em: Ter Jul 06, 2010 10:37 am
Localização: Criciúma - SC

Como iniciar um aero Glow?

Mensagem por tetteu_cardoso »

Bom dia a todos....
gostaria que alguem pudesse me ajudar com aeromodelo que comprei, quando o modelo estava sendo carregado as baterias pela primeira vez, eu mexi nos parafusos de regulagem dele, sendo que no outro dia quando as baterias estavam carregadas pronto para darem partida, eu tentei funcionar, ele até funcinou + ou -, entao fui tentando mexer, e até hj nao vou tou a regulagem normal, e eu já desmontei o motor umas 20 vezes, e nao vou tou a funcionar certinho. eu li em alguns foruns que devia tirar a vela e colocar no starter, que ela iria incandescer, mais nao fez isso.

o que devo fazer para voutar a conseguir ligar o meu aeromodelo e voar pela primeira vez?

obrigado.

att
Matheus Cardoso
Avatar do usuário
kikalian
membro
Mensagens: 88
Registrado em: Qui Fev 25, 2010 2:04 pm

Mensagem por kikalian »

O diagnóstico é que vc não tem experiência com modelos glow. Primeira coisa é procurar ajuda de alguém mais experiente para ligar o modelo e fazer algumas aulas antes de tentar fazer tudo sozinho.

Mas com relação as duvidas é o seguinte: se voce tirou a vela conectou o ni-starter e ela não incandeceu, é sinal de que seu ni-starter não esta carregado, ou vela danificada (troque a vela). Nunca mexa nos parafusos de regulagem do motor porque são muito sensíveis. Aqui no forum tem vários tópicos sobre regulagem de motor (baixa e alta). Leia bastante, pesquise na net e aprenda primeiro antes de mexer sozinho.

Espero ter ajudado, boa sorte, não esqueça de pedir ajuda
tetteu_cardoso
membro
Mensagens: 66
Registrado em: Ter Jul 06, 2010 10:37 am
Localização: Criciúma - SC

Mensagem por tetteu_cardoso »

kikalian, me ajudou bastante sim, mais junto com a compra do meu aero modelo eu comprei um simulador de voo, deu pra aprender a voar ali no simulador, nao sei se isto basta para voar. quanto ao funcionamento do motor, queria saber qual o modod certo de regular novamente o motor, e se a vela já nao deve estar sem funcionamento, se devo comprar outra vela?

Obrigado.
tetteu_cardoso
membro
Mensagens: 66
Registrado em: Ter Jul 06, 2010 10:37 am
Localização: Criciúma - SC

Mensagem por tetteu_cardoso »

alem do mais aqui na minha cidade é dificil de encontrar alguem com aeromodelos, ou lojas de peças para os mesmos.
Avatar do usuário
kikalian
membro
Mensagens: 88
Registrado em: Qui Fev 25, 2010 2:04 pm

Mensagem por kikalian »

Seguinte:
Eu uso como referência uns seis galões de combustivel ou seis meses (o que ocorrer primeiro) pra trocar a vela do meu motor. Sempre troco por precaução ainda com a anterior funcionando perfeitamente.
Existe ainda a recomendação para que logo após amaciar o motor, que se troque a vela.

Se voce mexeu só na agulha de alta é fácil. Feche toda a agulha da alta até travar depois abra duas voltas e meia e ligue o motor. Dai é só afinar ele conforme o motor exigir. Agora se vc mexeu na agulha da baixa ai fudeu rsrsrsrs

Tem vários tópicos aqui sobre isso, e pessoas mais experientes. Mas é só questão de regular, não tem muito segredo. Abraço e bons voos
Avatar do usuário
rgmanica
membro
Mensagens: 2038
Registrado em: Seg Nov 24, 2003 11:01 pm
Localização: Passo Fundo - RS

Mensagem por rgmanica »

cara,
como todo principiante, tá se achando o "bão" hehehehe!
Sair do simulador e ir direto pro glow, vai dar lenha, danos, machucados e até morte. Ontem eu vi um post de um que fez o mesmo. O Big que postou.

Simplesmente não vai dar! Não vai ser o primeiro e nem o último a achar que sabe logo de cara! Já vi isso acontecer e não é nada legal, pois o iniciante leva um preju e acaba ficando encostado por um tempo.

Vai er que procurar alguém por aí e regular esse motor, pois pelo visto mexeu nas agulhas e mais alguma coisa!

Abraços
Avatar do usuário
ADRIANO-PIVA
membro
Mensagens: 151
Registrado em: Ter Set 08, 2009 8:49 am
Localização: Americana-SP

Mensagem por ADRIANO-PIVA »

Pode ser varios fatores, como posiçao do tanque, agulha de alta, mto aberta ou mto fechada, agulha de baixa tbm, mto aberta ou mto fechada, vela, tenta fazer o seguinte, feche toda a agulha de alta, e abre 2 voltas e meia, e depois de a partida e va aacertando o motor, qdo tiver timindo, deixe em meio motor (stick do radio) e va acertando a agulha de baixa, procure usar um combustivel de qualidade, de preferencia com 10% de nitro, qto a vela use uma meio termo, nem mto quente e nem mto fria, uma q seria ideal é ENYA 4 ou O.S 6, pelo menos sao as velas q eu uso e nunca tive problemas...
espero ter jaudado, mas qq duvida, fique a vontade...
Abraçao
tetteu_cardoso
membro
Mensagens: 66
Registrado em: Ter Jul 06, 2010 10:37 am
Localização: Criciúma - SC

Mensagem por tetteu_cardoso »

Obrigado a todos, mais sou novo aqui neste clube, e nao sei mto bem nem utilizar este site, mais logo aprendo...

bom quanto ao avião, eu mexi na bendita agulha de baixa do motor, e nao tem como dar 2 voltas e meia na agulha de alta, pois tem um limitador que nao deixa dar neim meia volta.


Obrigado a todos, se alg puder me ajudar com mais esta.
Avatar do usuário
AgPilot
membro
Mensagens: 1646
Registrado em: Qui Abr 17, 2008 6:09 pm
Localização: Sapezal - MT

Mensagem por AgPilot »

Posta ai qual é o seu equipamento! Qual é o modelo do aero? Qual é o motor?
Qual é o rádio?

Aprender sozinho, mesmo com simulador não é fácil. Em Criciúma com certeza tem algum aeromodelista, pois não é cidade pequena!

Dar a partida num motor glow exige uma série de procedimentos, isto o simulador não ensina, por isso a necessidade de um aeromodelista experiente para te passar os macetes.

Se estivesse com um aero elétrico, ai sim, era só acelerar e sair voando!


Procure alguém com experiência para te passar os macetes, senão já vai lenhar no primeiro vôo. Aeromodelo não é brinquedo, parece fácil ver ele voando, mas não é.
tetteu_cardoso
membro
Mensagens: 66
Registrado em: Ter Jul 06, 2010 10:37 am
Localização: Criciúma - SC

Mensagem por tetteu_cardoso »

è um Alpha 40, com radio spektrun dx5.

isto é o que eu sei dele.
Responder