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Aeromodelismo elétrico

Treinador Asa Alta - Calmarco - Video - "R.I.P."

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.

Moderadores: Alvaro Sala, benites, Paulinho

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Mac2
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Treinador Asa Alta - Calmarco - Video - "R.I.P."

Mensagempor Mac2 » 07 Jul 2010 20:21

Pessoal,
Já vi que os modelos que construi até o momento (Cessna e Spitfire) não me serão úteis para as aulas de voo e que para adquirir um modelo treinador (Calmato Sport) asa baixa, corro o risco de uma lenha e aí já era minha iniciação. Então resolvi criar um passo intermediário e construir um treinador asa alta, baseado no modelo Calmato Trainer. Como não tenho a planta e as medidas originais, estou projetando um modelo com base nas proporções e perfil do Calmato.
Para começar, as medidas básicas:
- Envergadura: 1400 mm
- Comprimento: 960 mm
- Corda: 235 mm
- Área Alar: 33 dm²
- Peso Estimado: 900 g
- Carga Alar: 27 g/dm²
- Perfil Semi-simétrico NACA2411
- Largura Fuselagem: 80 a 100 mm
- Altura Fuselagem: 133 mm (ponto mais alto)

Material:
Será construído todo em Isopor P2/P3 - Densidade média de 21 kg/m³ e Depron 8mm (sanduíche de depron 4mm) para Empenagem.

Eletrônica:
- Motor: A definir, provavelmente um hexTronik DT750 Brushless (http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=6247) com hélice 11x5
- Esc 40A
- 03 servos Standard (aileron será feito com apenas 1 servo)

Acabamento:
- Trem de pouso principal de alumínio ;
- Entelagem de fita transparente ou pintura a esmalte acrílico;
- linkagem em vareta de fibra de vidro;
- Bequilha dianteira móvel de arame de aço mola

Abaixo segue os esboços e o corte da empenagem (ainda falta dar o acabamento com lixa).
Aceito sugestões, como sempre...

Abs
Mac2
Anexos
SNC00083.jpg
SNC00083.jpg (33.92 KiB) Exibido 24021 vezes
SNC00081.jpg
SNC00081.jpg (35.62 KiB) Exibido 24021 vezes
sd7090.JPG
Perfil Sd7090
sd7090.JPG (9.42 KiB) Exibido 24021 vezes
Profundor.jpg
estabilizador horizontal + profundor
Profundor.jpg (9.18 KiB) Exibido 24021 vezes
Leme.jpg
Estabilizador Vertical + Leme
Leme.jpg (22.49 KiB) Exibido 24021 vezes
Fuselagem_ACD_0.jpg
Perfil da Fuselagem
Fuselagem_ACD_0.jpg (7.13 KiB) Exibido 24021 vezes
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Mensagempor Mestre dos magos » 07 Jul 2010 21:15

Acompanhando, cuidado com trem de pouso em alumínio.

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Mensagempor Mac2 » 07 Jul 2010 21:29

[quote:32ac3786c1="Mestre dos magos"]Acompanhando, cuidado com trem de pouso em alumínio.[/quote:32ac3786c1]
Mestre dos magos,
Para este caso, alguma dica especial? Qual a precaução que devo tomar com este tipo de material?
Abs
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Mensagempor Mac2 » 07 Jul 2010 22:20

Caros,
Uma dúvida com relação a incidência da asa:
Se mantenho o ângulo de 2 graus positivos, a incidência do motor deverá ficar em zero. Correto?
Este seria o melhor ângulo para este perfil de asa (semi-simétrico) ou deveria deixá-lo alinhado com a linha da fuselagem (zero grau)?
Abs
Mac2
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Incidencia.jpg (10.3 KiB) Exibido 23930 vezes
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Mensagempor Mac2 » 07 Jul 2010 22:43

Corte do gabarito das asas - Folha de alumínio de offset.
Abs
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SNC00084.jpg
SNC00084.jpg (37.46 KiB) Exibido 23907 vezes
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Mensagempor warne » 07 Jul 2010 23:15

Mac vc gosta de complicar as coisas!!Rsrs!! Faz um treinador básico, que em 3 horas fique pronto. Esse seu projeto parece bom, só acho que o perfil não seja o melhor...mas manda vê!!
Acompanhando.
Abs
Warne
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. Francisco de Assis

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Mensagempor Mac2 » 07 Jul 2010 23:23

[quote:4e53698614="warne"]Mac vc gosta de complicar as coisas!!Rsrs!! Faz um treinador básico, que em 3 horas fique pronto. Esse seu projeto parece bom, só acho que o perfil não seja o melhor...mas manda vê!!
Acompanhando.
Abs
Warne[/quote:4e53698614]
Warne,
Acertou na mosca! As coisas fáceis não me atraem. Tenho que testar meus conhecimentos e capacidade a todo momento. Quanto ao perfil, pode ser alterado, pois ainda não cortei as asas. O perfil original é um pouco mais simétrico que este que escolhi. Mas se tiver alguma sugestão, estou aceitando conselhos.
Com relação ao treinador básico, tenho dois aqui em casa feitos pelo meu filho, mas não gosto do voo deles. Parece que você está empinando uma pipa por RC...
Abs
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Mensagempor warne » 07 Jul 2010 23:36

Rapaz quem deu a dica do perfil foi o Gilberto:
Abs
Warne
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GA30U-613.jpg
GA30U-613.jpg (9 KiB) Exibido 23868 vezes
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Mensagempor Mac2 » 07 Jul 2010 23:45

Legal este perfil. Este eu não tinha no meu banco de perfis. Deve gerar mais sustentação que o perfil que escolhi...
Abs
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Mensagempor Rafael Assis » 07 Jul 2010 23:47

Posso aproveitar o tópico pra esclarecer uma dúvida sobre a incidência da asa?

Quando o perfil é plano-convexo, a parte plana é a linha que define o angulo de ataque? (neste caso, o bordo de ataque ficaria a x graus acima da linha de voo, inclinado no bordo de fuga)

A medida para este GA30U-613.5 é feita até a linha verde?

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Mensagempor Mac2 » 08 Jul 2010 00:03

Rafael,
Eu também tenho uma série de dúvidas sobre este assunto, porem o que estou entendendo até o momento (me corrijam os mais experientes se eu estiver falando besteira) é que o ângulo de incidência é calculado com base na linha traçada entre os dois pontos mais extremos do perfil. Por exemplo, o perfil clark-y é um dos mais conhecidos e utilizados em construções básicas e ele possui uma base plana, porém ela não está "alinhada"com o eixo do perfil. O grau de incidência é dado pelo eixo do perfil e não pela base do mesmo.
Acho que é isto, mas vamos esperar a manifestação do pessoal mais experiente.
Em tempo, você pode dar uma olhada neste tópico: http://www.e-voo.com/artigos/asas/ que fala justamente de asas.
Abs
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clark-y.JPG
clark-y.JPG (11.94 KiB) Exibido 23840 vezes
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Mensagempor LaercioLMB » 08 Jul 2010 00:24

[quote:8ba42db88b="Mac2"]Rafael,
Eu também tenho uma série de dúvidas sobre este assunto, porem o que estou entendendo até o momento (me corrijam os mais experientes se eu estiver falando besteira) é que o ângulo de incidência é calculado com base na linha traçada entre os dois pontos mais extremos do perfil. Por exemplo, o perfil clark-y é um dos mais conhecidos e utilizados em construções básicas e ele possui uma base plana, porém ela não está "alinhada"com o eixo do perfil. O grau de incidência é dado pelo eixo do perfil e não pela base do mesmo.
Acho que é isto, mas vamos esperar a manifestação do pessoal mais experiente.
Abs
Mac2[/quote:8ba42db88b]

Você está certo com a sua teoria Mac2, é exatamente assim que se calcula a incidência de uma asa, pelo eixo do perfil.
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Mensagempor warne » 08 Jul 2010 00:28

Eu também deixo pra quem sabe explicar melhor .
Link do Gilberto onde ele fala do perfil.
http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=1186709

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=70738&postdays=&postorder=asc&start=0

Abs
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Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. Francisco de Assis

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Mensagempor LaercioLMB » 08 Jul 2010 00:29

Quanto a sua versão do Calmato que deseja construir, não seria essa da foto abaixo?
O Calmato tem nas duas versões, asa alta e asa baixa.
Anexos
calmatoasaalta.jpg
calmatoasaalta.jpg (19.04 KiB) Exibido 23825 vezes
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Mensagempor Mac2 » 08 Jul 2010 00:32

[quote:c5ab790929="LaercioLMB"]Quanto a sua versão do Calmato que deseja construir, não seria essa da foto abaixo?
O Calmato tem nas duas versões, asa alta e asa baixa.[/quote:c5ab790929]
Exatamente, o asa alta. Mas pelos desenhos que tenho, não consegui descobrir o perfil da asa. Na descrição do fabricante diz que o treinador é semi-simétrico e o asa baixa é simétrico.
Este da foto tem 1600 mm de envergadura, e como estou fazendo em isopor P3, reduzi um pouco a escala para 1400 mm.
veja abaixo as especificações do site:
[size=9:c5ab790929][b:c5ab790929][color=darkblue:c5ab790929]Technical Dat[/color:c5ab790929]a[/b:c5ab790929]
Length 1,300mm
Width 1,600mm
Weight 2,400 - 2,500g (approx.)
Wing Area 43dm2
Wing Load 58g/dm2 (approx.)
[b:c5ab790929]Wing Type Original Semi-Symmetrical [/b:c5ab790929][/size:c5ab790929]

Abs
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Mensagempor LaercioLMB » 08 Jul 2010 00:40

[quote:9bbde42918="Mac2"][quote:9bbde42918="LaercioLMB"]Quanto a sua versão do Calmato que deseja construir, não seria essa da foto abaixo?
O Calmato tem nas duas versões, asa alta e asa baixa.[/quote:9bbde42918]
Exatamente, o asa alta. Mas pelos desenhos que tenho, não consegui descobrir o perfil da asa. Na descrição do fabricante diz que o treinador é semi-simétrico e o asa baixa é simétrico.
Este da foto tem 1600 mm de envergadura, e como estou fazendo em isopor P3, reduzi um pouco a escala para 1400 mm.
Abs
Mac2[/quote:9bbde42918]

Para ficar um voo lento, pode fazer com perfil Clark Y mesmo, sem nenhum problema ou pode usar um perfil NACA2412 com 2° de incidência positiva que também será ótimo.
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Mensagempor Mac2 » 08 Jul 2010 00:54

Entendido. Os dois perfis possuem boa sustentação e o NACA2412 parece ser um pouco mais rápido. Tem também o NACA2411 que é muito parecido com o NACA2412 e este eu tenho em DWG. Você vê alguma diferença entre estes dois modelos NACA?
Abs
Macs
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naca2411.JPG
naca2411.JPG (10.56 KiB) Exibido 23798 vezes
naca2412 x Clarky.jpg
naca2412 x Clarky.jpg (16.64 KiB) Exibido 23798 vezes
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Mensagempor Farleytufao » 08 Jul 2010 02:01

Bom.. testando o que entendi sobre angulo de incidência. A diferêcia entre a NACA2411 para a NACA 2412 é que a segunda tem um angulo de incidência maior. Gostaria de saber qual a diferenca exata! seria um aumento da pressão aerodinamica no bordo de ataque inferior deixando ele mais lento mas gerindo mais sustentação ? ou estou falando besteira ?

Desde já agradeço !

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Mensagempor Mac2 » 11 Jul 2010 22:39

Pessoal,
Neste final de semana não consegui avançar muito, pois estava viajando.
Desde a última sexta-feira, recortei as asas com perfil Naca 2411, Lixei a empenagem e as duas semi-asas e recortei o perfil da fuselagem. Para a fuselagem, serão duas metades de 4 cm de largura cada, unidas longitudinalmente. Irei aliviar a fuselagem através da escavação de cavernas antes da junção das duas metades. Durante esta escavação, irei deixar os espaços e suportes para a eletrônica e lincagem. Os ailerons irei fazer de balsa, pois com esta envergadura o isopor não aguentará e irá ceder no primeiro comando.
Abaixo fotos desta etapa.
Abs
Mac2
Anexos
SNC00085.jpg
Empenagem em Sanduiche de Depron 4mm
SNC00085.jpg (35.93 KiB) Exibido 23578 vezes
SNC00087.jpg
Corte das semi-asas
SNC00087.jpg (33.33 KiB) Exibido 23578 vezes
SNC00086.jpg
Perfil da Fuselagem
SNC00086.jpg (34.27 KiB) Exibido 23578 vezes
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Mensagempor betodebem » 12 Jul 2010 16:42

Muito bom, acompanhando... :)

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Mensagempor isaias2412 » 13 Jul 2010 08:55

ola paderia disponibilizar a planta para nos ?

muito bom esse modelo vai ser eletrico ou glow ?
Aéros
Ugly Stick 50cc, tico glow eletrificado, pastinha glow, extra 300s 1.20 cm, edge 540 1.65 cm, shok flyer, katana 1.20 cm

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Mensagempor Mac2 » 13 Jul 2010 09:26

[quote:1e08e854f1="isaias2412"]ola paderia disponibilizar a planta para nos ?
uito bom esse modelo vai ser eletrico ou glow ?[/quote:1e08e854f1]
Isaias2412,
Não tenho a planta deste modelo. Somente os esboços e as medidas que foram publicados no começo do post. Eu redimensionei a impressão para que estivesse dentro das medidas desejadas.
Abs
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Mensagempor Mac2 » 13 Jul 2010 22:36

Preparando para fazer as cavernas. Hoje estive pensando em como fazer a estrutura interna do modelo. Como irei escavar o isopor para aliviar peso, pensei em já deixar os espaços certos para a eletrônica. A ideia é deixar o suporte dos servos, bateria e esc moldados no isopor e, se necessário, um chapeamento interno com palitos de sorvete ou compensado naval para as fixações dos servos.
A parede de fogo pretendo fazer com sanduiche de compensado de 2mm. Alguma sugestão diferente?
Abs
Mac2
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Fuselagem_ACD_0 - Cópia.jpg
Fuselagem_ACD_0 - Cópia.jpg (11.16 KiB) Exibido 23226 vezes
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Mensagempor Rafael Assis » 13 Jul 2010 22:43

[quote:1ee9bee5ff="Mac2"]Alguma sugestão diferente?[/quote:1ee9bee5ff]

esc na parte de cima?! :roll:

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Mensagempor Mac2 » 13 Jul 2010 22:47

[quote:fcbced89bb="Rafael Assis"][quote:fcbced89bb="Mac2"]Alguma sugestão diferente?[/quote:fcbced89bb]
esc na parte de cima?! :roll:[/quote:fcbced89bb]
Normalmente é colocado na parte de cima, porem pretendo fazer uma abertura na fuselagem para a entrada de ar e resfriamento do ESC.
Também poderia ser feito por cima, mas acredito que teria que fazer uma entrada de ar mais "aparente" que na parte inferior. Era isso?
Abs
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