Que é empuxo e como calcular o melhor motor.
Enviado: Qui Jul 08, 2010 10:00 am
Bom, por muito tempo estudei e desenvolvi foguetes amadores, e fui obrigado a estudar algumas coisa com referencia a empuxo.
Vamos lá entao:
[b:7a4c6ecf2e]EMPUXO[/b:7a4c6ecf2e]= Empuxo é a força com que um aviao é "empurrado", ou seja, é a força resultante , que tem sentido oposto a linha do ar ejetado pela hélice.
Para se determinar o empuxo de um modelo, usa-se o medidor de empuxo que pode ser de fabricaçao caseira e me parece que tem um modelo no evoo.
Sabendo-se o empuxo de um modelo, podemos determinar o quanto ele pode "pesar" para um possível voo.
Para que possamos entender melhor sobre o empuxo, devemos lembrar o ramo da física chamada de Mecanica que basicamente se resumem nas tres leis de movimento de Newton.
Embora todos devem saber, mas nao faz mal lembrar:
[b:7a4c6ecf2e]1- "Todo corpo permanecerá no seu estado de repouso, ou num movimento retilínio uniforme até que uma força externa atue sobre ele".
2- " A aceleraçao de qualquer corpo é proporcional a força resultante que sobre ele atue e terá a mesma direçao dessa força".
3- "Para toda força q atue sobre um corpo, haverá sempre uma força de reaçao igual e de sentido oposto a essa".
Essas leis escritas por Isac Newton definem todo o movimento de um corpo.
[/b:7a4c6ecf2e]
A carga útil de um aeroplano, é a carga que ele pode levar além da sua própria massa, ou seja, nao basta pesar um modelo sem a eletronica para se calcular qual motor seria ideal para ele...!!!
Massa-= peso do modelo
Carga útil= eletronica e demais
POR EXEMPLO
Um motor com 1 kgf de empuxo, consegue levantar do solo um modelo com 1kg de massa, incluindo a sua massa e a carga útil (eletronica)....
Nesse exemplo, hipotéticamente, esse modelo nao teria aceleraçao suficiente e consequentemente nao iria percorrer nenhuma distancia , pois a força de empuxo se anularia com a força resistiva (massa do aviao mais a massa da eletronica).
Vamos tentar usar uma simbologia para melhor explicar o fato:
força de empuxo= => fe
exemplo dessa força...1 kgf
força resistiva => fs
exemplo 1kg
lembrando o simbolo =>....igual ou maior...:oops:
Vamus lá intaum...:
massa do aviao = 550 gr
carga útil, ou seja toda a eletronica...= 450 gr
[b:7a4c6ecf2e]total 1kg[/b:7a4c6ecf2e]
VAMOS AOS CÁCULOS ENTAO :twisted:
Vejamos a força resistiva....(fr)
fr = fe - fs
Assim, fr = 1kgf - 1kg
FORÇA RESISTIVA = 0
Usando a segunda lei de Newtom, podemos observar o seguinte:
f= m x a
onde ........................f é a força,.......m é a massa.......a é a aceleraçao.
Temos entao que a aceleraçao vai ser a força dividida pela massa que é igual a zero.
Nesse caso o aviao nao sairá do lugar.
Que me corrija o Marco Antonio se estiver errado já que ele é o cara nesas coisas.
Para que o aeromodelista possa obter uma aceleraçao capaz de elevar seu modelo a uma altitude satisfatória, ele deve trabalhar com a força resistiva na seguinte relaçao:
...A FORÇA RESISTIVA NUNCA DEVE ULTRAPASSAR A 30% DA FORÇA DE EMPUXO...
Procedendo dessa maneira, consegue-se bons resultados no voo de um aeromodelo, e as vezes com motores que jamais imaginariamos ser capaz de levantar um modelo...!!!
Para terminar, vamos citar um exemplo simples que todos podem entender perfeitamente.
UM MOTOR COM 1,8 KGF
fr=força resultante
fe=força de empuxo
fs= força resistiva
Vamos colocar alguns valores imaginários:
fs= massa do modelo
massa da eletronica (carga útil)
total.................455gr
A FORÇA RESULTANTE SERIA ENTAO...............450 GR OU 0.455GR
Temos entao que
fr= fe-fs
fe= 1,8kgf
fs= 450 kg
Com um empuxo de 1,8 kgf, e seu modelo com peso total de 450 gramas incluindo a sua massa e carga útil, vai voar tranquilamente.
Lembre-se que esses valores sao aproximados já que despresamos a resistencia do ar.
Na prática, temos observado que um modelo com peso X, terá seu voo garantido se o empuxo do motor for igual a X.2, ou seja duas vezes maior que o peso dele.
Tai, espero ter ajudado em alguma coisa.
Valeu
[/b]
Vamos lá entao:
[b:7a4c6ecf2e]EMPUXO[/b:7a4c6ecf2e]= Empuxo é a força com que um aviao é "empurrado", ou seja, é a força resultante , que tem sentido oposto a linha do ar ejetado pela hélice.
Para se determinar o empuxo de um modelo, usa-se o medidor de empuxo que pode ser de fabricaçao caseira e me parece que tem um modelo no evoo.
Sabendo-se o empuxo de um modelo, podemos determinar o quanto ele pode "pesar" para um possível voo.
Para que possamos entender melhor sobre o empuxo, devemos lembrar o ramo da física chamada de Mecanica que basicamente se resumem nas tres leis de movimento de Newton.
Embora todos devem saber, mas nao faz mal lembrar:
[b:7a4c6ecf2e]1- "Todo corpo permanecerá no seu estado de repouso, ou num movimento retilínio uniforme até que uma força externa atue sobre ele".
2- " A aceleraçao de qualquer corpo é proporcional a força resultante que sobre ele atue e terá a mesma direçao dessa força".
3- "Para toda força q atue sobre um corpo, haverá sempre uma força de reaçao igual e de sentido oposto a essa".
Essas leis escritas por Isac Newton definem todo o movimento de um corpo.
[/b:7a4c6ecf2e]
A carga útil de um aeroplano, é a carga que ele pode levar além da sua própria massa, ou seja, nao basta pesar um modelo sem a eletronica para se calcular qual motor seria ideal para ele...!!!
Massa-= peso do modelo
Carga útil= eletronica e demais
POR EXEMPLO
Um motor com 1 kgf de empuxo, consegue levantar do solo um modelo com 1kg de massa, incluindo a sua massa e a carga útil (eletronica)....
Nesse exemplo, hipotéticamente, esse modelo nao teria aceleraçao suficiente e consequentemente nao iria percorrer nenhuma distancia , pois a força de empuxo se anularia com a força resistiva (massa do aviao mais a massa da eletronica).
Vamos tentar usar uma simbologia para melhor explicar o fato:
força de empuxo= => fe
exemplo dessa força...1 kgf
força resistiva => fs
exemplo 1kg
lembrando o simbolo =>....igual ou maior...:oops:
Vamus lá intaum...:
massa do aviao = 550 gr
carga útil, ou seja toda a eletronica...= 450 gr
[b:7a4c6ecf2e]total 1kg[/b:7a4c6ecf2e]
VAMOS AOS CÁCULOS ENTAO :twisted:
Vejamos a força resistiva....(fr)
fr = fe - fs
Assim, fr = 1kgf - 1kg
FORÇA RESISTIVA = 0
Usando a segunda lei de Newtom, podemos observar o seguinte:
f= m x a
onde ........................f é a força,.......m é a massa.......a é a aceleraçao.
Temos entao que a aceleraçao vai ser a força dividida pela massa que é igual a zero.
Nesse caso o aviao nao sairá do lugar.
Que me corrija o Marco Antonio se estiver errado já que ele é o cara nesas coisas.
Para que o aeromodelista possa obter uma aceleraçao capaz de elevar seu modelo a uma altitude satisfatória, ele deve trabalhar com a força resistiva na seguinte relaçao:
...A FORÇA RESISTIVA NUNCA DEVE ULTRAPASSAR A 30% DA FORÇA DE EMPUXO...
Procedendo dessa maneira, consegue-se bons resultados no voo de um aeromodelo, e as vezes com motores que jamais imaginariamos ser capaz de levantar um modelo...!!!
Para terminar, vamos citar um exemplo simples que todos podem entender perfeitamente.
UM MOTOR COM 1,8 KGF
fr=força resultante
fe=força de empuxo
fs= força resistiva
Vamos colocar alguns valores imaginários:
fs= massa do modelo
massa da eletronica (carga útil)
total.................455gr
A FORÇA RESULTANTE SERIA ENTAO...............450 GR OU 0.455GR
Temos entao que
fr= fe-fs
fe= 1,8kgf
fs= 450 kg
Com um empuxo de 1,8 kgf, e seu modelo com peso total de 450 gramas incluindo a sua massa e carga útil, vai voar tranquilamente.
Lembre-se que esses valores sao aproximados já que despresamos a resistencia do ar.
Na prática, temos observado que um modelo com peso X, terá seu voo garantido se o empuxo do motor for igual a X.2, ou seja duas vezes maior que o peso dele.
Tai, espero ter ajudado em alguma coisa.
Valeu
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