Dúvidas de um NOVATO com EDFs

Aqui colocamos todo e qualquer assunto sobre jatos elétricos, como fotos de construção, vídeos de voos, dicas, soluções e perguntas sobre estas maravilhas voadoras.
Avatar do usuário
MadMax
membro
Mensagens: 399
Registrado em: Qui Jun 18, 2009 7:55 am
Localização: NHSP

Dúvidas de um NOVATO com EDFs

Mensagem por MadMax »

Olá amigos,

Acabei de receber uma EDF 55mm e nunca tive uma. Preciso fazer alguma coisa nela ou é só ligar no ESC e testar? Ela veio com um motor 4500KV inrunner.

Atecipadamente agradeço a ajuda, sugestões e dicas.

A EDF é esta aqui, o modelo 03-100P que está nesta página http://www.himodel.com/sort.php?sub1=CJ&by=In_stock

Abcs,

....
MadMax
Cessna 182 / Extra 260 / YAK 54 / E-REVO Mamba Monster (Fusca Baja)
Avatar do usuário
paulogazola
membro
Mensagens: 447
Registrado em: Sáb Mar 17, 2007 12:12 pm
Localização: Florianópolis-SC

Mensagem por paulogazola »

Tambem sou novato com EDFs. Comprei uma 64mm na Hobbycity e estou terminando meu primeiro jato EDF - um F16 - e em breve crio uma thread pra botar as fotos.

Se for uma EDF com motor brushless, seja inrunner ou outrunner, funciona como um brushless normal? três fiozinhos e tal.

O Hudson, aqui de Floripa, manja de EDFs e de jatinhos, e me passou umas dicas (um dia vou olhar para trás e confirmar tudo isso com experiência própria). Se alguém tiver algo a acrescentar fique à vontade.

1. EDF em bancada com 100% throttle é roubada porque o fluxo de ar é limitado, fazendo ela girar em falso, então o consumo vai às alturas, podendo queimar o motor ou o ESC facilmente. Coisa que não acontece tanto com motores comuns com hélices.

2. O balanceamento de hélices é extremamente importante, especialmente as das EDFs. Um bom balanceador é um item indispensável para qquer aeromodelista.

3. Deve-se ter um ESC com controle de timming, pois esta regulagem permite definir o consumo da EDF. Não basta você comprar uma EDF (que já vem com o clássico "casamento" de motor + hélice pronto) e acelerar tudo num ESC, pois pode queimar. É preciso que a regulagem de timming "baixe a bola" do motor para evitar sobrecarga, diferente de um motor tradicional, onde a gente bota a hélice recomendada e toca ficha.

4. É comum ter EDFs que passem dos 30, 50A ou mais! Portanto devemos atentar para os limites dos componentes bateria (pra não detonar ela, inchar, etc), ESC (pra não sair fumacinha), Wattímetro e outros. E, nos testes, usar um óculos de proteção, pois ferramentas rotatórias sempre acumulam uma energia dukaraio, e quando quebram viram projéteis.
Avatar do usuário
paulogazola
membro
Mensagens: 447
Registrado em: Sáb Mar 17, 2007 12:12 pm
Localização: Florianópolis-SC

Mensagem por paulogazola »

Só como exemplo, a EDF que eu comprei diz que puxa 16A:

http://www.hobbycity.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=6632

Quando liguei no meu ESC vagabundo de 30A (sorte!) puxou 32A na bancada! Desliguei imediatamente e acabei comprando um ESC melhor, de 50A, com timming. Ainda vou estudar o que é exatamente o timming.

Só mostrei o exemplo de como é fácil queimar o ESC/motor.

Depois que balanceei o fan dela, girou bem macio, tipo "ffffffffffffffff", redondinho, sem vibração alguma.
Avatar do usuário
MadMax
membro
Mensagens: 399
Registrado em: Qui Jun 18, 2009 7:55 am
Localização: NHSP

Mensagem por MadMax »

[quote:0245ece66b="paulogazola"]Depois que balanceei o fan dela, girou bem macio, tipo "ffffffffffffffff", redondinho, sem vibração alguma.[/quote:0245ece66b]

Xiiiiiiii, detesto coisa complicada .... como faço para ver se a meléca que comprei precisa ser balanceada .... se precisar, como eu faço!? Já tô pensando em anunciar lá no compra e venda ....
MadMax
Cessna 182 / Extra 260 / YAK 54 / E-REVO Mamba Monster (Fusca Baja)
paulo voador
membro
Mensagens: 382
Registrado em: Dom Abr 11, 2010 9:13 pm
Localização: Uberaba-MG

Mensagem por paulo voador »

liga ela !
se ela rodar estranho, fazendo ruido ou vibrando!
va diminuindo a aceleração!!
e depois veja se o mesmo aconteçe e tente ver o lado q ela mais vibra
pare e coloque uma fita adesiva em uma das pas ( a isolante é mais pesada)
depois lige se parar de vibrar
pare a edf e lixe a pá inversa a q esta com a fita , tire a fita e lige se vibrar lixe mais
assim por diante!
Avatar do usuário
paulogazola
membro
Mensagens: 447
Registrado em: Sáb Mar 17, 2007 12:12 pm
Localização: Florianópolis-SC

Mensagem por paulogazola »

eu utilizei duas xícaras e o resultado foi impressionante: fazendo em um ambiente livre de vento, fica um resultado de alto nível, quase como se tivesse usado um balanceador mesmo.

O eixo é de vareta de fibra de vidro, o que uso para longarinas. Usei uma lixa para deixá-lo bem arredondado, sem "dentes" que possam interferir - o balanceamento é algo bem sensível mesmo à precisão das partes.

Como o troço não é a melhor ferramenta de precisão do mundo (é no zóiômetro mesmo), convém ir girando 1/4 de volta, por exemplo, para ver se o lado da turbina que tende a descer é realmente "mais pesado" ou é problema da vareta/xícara que puxa praquele lado. Obviamente, se girando a posição da turbina em relação ao eixo o lado que desce for o mesmo, temos certeza que é a turbina mesmo.

Após identificar o lado mais pesado, ou você lixa o corpo da turbina deste lado (jamais a pá) ou você cola alguma coisa do outro lado, mais leve, para acrescentar-lhe peso. Eu geralmente uso fita isolante, que é super pesada. Um quadradinho pode ser a diferença q vc precisa. O ideal é colar por dentro, para não interferir na aerodinâmica e também para não se soltar com a força centríPETA (colando por dentro, a força é centríFUGA, empurrando a fita na carcaça).

Outra vantagem da fita é poder cortar 1mm dela, caso tenha usado fita demais, ou seja: dá pra ajustar.
Anexos
2
2
IMG_6873.JPG (25.76 KiB) Exibido 1929 vezes
1
1
IMG_6874.JPG (32.96 KiB) Exibido 1929 vezes
3
3
IMG_6872.JPG (24.03 KiB) Exibido 1930 vezes
Avatar do usuário
MadMax
membro
Mensagens: 399
Registrado em: Qui Jun 18, 2009 7:55 am
Localização: NHSP

Mensagem por MadMax »

Valeu Paulogazola e Paulo Voador,

Durante a semana vou tentar testar na bancada e mostro o resultado que consegui com a 55mm.

Obrigado!

...
MadMax
Cessna 182 / Extra 260 / YAK 54 / E-REVO Mamba Monster (Fusca Baja)
Avatar do usuário
MadMax
membro
Mensagens: 399
Registrado em: Qui Jun 18, 2009 7:55 am
Localização: NHSP

Mensagem por MadMax »

Fiz o cálculo da Carga Alar do F-22 (66% do original) e cheguei neste valor: 39,47g/dm^2

Supondo que a EDF dê um empuxo de 200g, qual a relação entre o empuxo de 200g e a Carga Alar de 39,47g/dm^2.

Que conclusão eu posso chegar com estes números com relação ao vôo?

...
Anexos
carga_alar_F-22.jpg
carga_alar_F-22.jpg (38.79 KiB) Exibido 1894 vezes
MadMax
Cessna 182 / Extra 260 / YAK 54 / E-REVO Mamba Monster (Fusca Baja)
Avatar do usuário
paulogazola
membro
Mensagens: 447
Registrado em: Sáb Mar 17, 2007 12:12 pm
Localização: Florianópolis-SC

Mensagem por paulogazola »

Não faço nem idéia da carga alar para jatos. Como eles são rápidos, acaba compensando a asa pequena. E um empuxo de 200 onde o peso total é 360, dá 56%.

Dá uma procurada em outros jatos EDF, com peso e empuxo, pra teres uma referência.
Avatar do usuário
MadMax
membro
Mensagens: 399
Registrado em: Qui Jun 18, 2009 7:55 am
Localização: NHSP

Mensagem por MadMax »

Alguém pode me explicar se existe alguma relação entre estes valores?

-> 39,47g/dm^2 - Carga Alar
-> 388g - Empuxo gerado pela EDF

Desde já agradeço!

...
MadMax
Cessna 182 / Extra 260 / YAK 54 / E-REVO Mamba Monster (Fusca Baja)
Responder