Dúvidas de um NOVATO com EDFs

Aqui colocamos todo e qualquer assunto sobre jatos elétricos, como fotos de construção, vídeos de voos, dicas, soluções e perguntas sobre estas maravilhas voadoras.
Avatar do usuário
MadMax
membro
Mensagens: 399
Registrado em: Qui Jun 18, 2009 7:55 am
Localização: NHSP

Dúvidas de um NOVATO com EDFs

Mensagem por MadMax »

Olá amigos,

Acabei de receber uma EDF 55mm e nunca tive uma. Preciso fazer alguma coisa nela ou é só ligar no ESC e testar? Ela veio com um motor 4500KV inrunner.

Atecipadamente agradeço a ajuda, sugestões e dicas.

A EDF é esta aqui, o modelo 03-100P que está nesta página http://www.himodel.com/sort.php?sub1=CJ&by=In_stock

Abcs,

....
MadMax
Cessna 182 / Extra 260 / YAK 54 / E-REVO Mamba Monster (Fusca Baja)
Avatar do usuário
paulogazola
membro
Mensagens: 447
Registrado em: Sáb Mar 17, 2007 12:12 pm
Localização: Florianópolis-SC

Mensagem por paulogazola »

Tambem sou novato com EDFs. Comprei uma 64mm na Hobbycity e estou terminando meu primeiro jato EDF - um F16 - e em breve crio uma thread pra botar as fotos.

Se for uma EDF com motor brushless, seja inrunner ou outrunner, funciona como um brushless normal? três fiozinhos e tal.

O Hudson, aqui de Floripa, manja de EDFs e de jatinhos, e me passou umas dicas (um dia vou olhar para trás e confirmar tudo isso com experiência própria). Se alguém tiver algo a acrescentar fique à vontade.

1. EDF em bancada com 100% throttle é roubada porque o fluxo de ar é limitado, fazendo ela girar em falso, então o consumo vai às alturas, podendo queimar o motor ou o ESC facilmente. Coisa que não acontece tanto com motores comuns com hélices.

2. O balanceamento de hélices é extremamente importante, especialmente as das EDFs. Um bom balanceador é um item indispensável para qquer aeromodelista.